Analisando a nossa actuação no Mercado de Inverno 09/10, apraz-me dizer que está a ser tão atípica quanto os resultados desta primeira metade da época. No entanto, se as nossas prestações na Liga Sagres são negativas, já no campo das contratações, parece-me que estamos no bom caminho. As escolhas parecem-me acertadas e incidem sobre as carências do plantel.
Mexer (Edson André Sitoe): Contratado por valores irrisórios, o central Moçambicano foi o primeiro sinal de que o Sporting não está a contratar por catálogo aos empresários “amigos” e que simultaneamente está atento a outros Mercados que não o Europeu e o Sul-Americano. Sobre a valia técnica do jovem de 21 anos pouco há a dizer, devido à pouca visibilidade do campeonato Moçambicano. Esperemos que, depois de adaptado ao ritmo e exigência da nossa Liga, possa dar retorno desportivo ou financeiro. Foi o único que não foi contratado para ser titular da primeira equipa.
João Pereira: Aclamado como um dos melhores laterais direitos portugueses e talvez o melhor a actuar em Portugal, o rebelde João Pereira chega a Alvalade por 3 milhões de euros, uma verba perfeitamente aceitável dada a dimensão actual do Sp Braga e a influência do jogador, para reforçar uma das posições mais carenciadas do plantel. Apesar de ser desejado pelos benfiquistas e dos braguistas já chorarem por ele, João Pereira não reúne consenso no Sporting. O passado benfiquista e o estilo provocatório com que defronta os adversários é, para alguns, razão para ser considerado anti-Sportinguista provocando desconforto a alguns Leões. Na minha opinião, o João Pereira é a melhor contratação deste Inverno e vai provar ser tão anti-benfiquista e anti-braguista, quanto foi anti-adversário quando os representou. A raça e a velocidade que colocará em campo serão contagiantes, passando o Sporting a ter 2 pulmões (Moutinho e JP) e um jogador que vai jogar sujo quando for preciso. Escrevam: Vai estar no Mundial!
Sinama-Pongolle: Antiga estrela do Le Havre e do Recreativo Huelva e aposta de Liverpool e Atlético Madrid, o francês também não reúne consenso entre os adeptos por perder em comparação com outros nomes mais desejados e por não ser conhecido ainda o valor da transferência (que não deverá ser superior a 5 milhões de euros) mas que será a 2ª contratação mais cara de sempre (1ª é o Tello por 7,5M€).
Os “Colchoneros” estão obrigados a alguns compromissos financeiros (dar 50% de todas as transferências aos Bancos) o que deu origem a uma época desportiva catastrófica. Por esse motivo, os adeptos do Atlético estão favoráveis à saída de TODOS os jogadores, à excepção de 3 miúdos da cantera com muito por provar, do Forlan e do Aguero (alguns dizem que o Forlan está em fase descendente e que também ele devia ser vendido) ignorando por completo a valia de jogadores como Maxi Rodriguez, Simão, Sinama, Assunção, que claramente seriam, ou foram, estrelas em Portugal. Sinama não está a ser mais “empurrado” para Portugal do que o foram Aimar, Javi García, ou Saviola. A leitura dos comentários “colchoneros” são impróprios para cardíacos, mas não representam coisíssima nenhuma.
Estou confiante de que, com Sinama, teremos em mãos um dos melhores avançados a actuar em Portugal, o que é muito animador.
Aguardo agora com alguma ansiedade a contratação de um central alto e de um lateral esquerdo, ambos com muita qualidade, e o desfecho de hipóteses como o Rúben Micael, que claramente fariam do nosso plantel um dos melhores em Portugal… algo inimaginável até há bem pouco tempo.