Análise da época 2009/2010 (Plantel, Entradas e Saídas, Treinador, etc)

Bem a entrada de Pongolle, mediante o investimento que foi feito no jogador, acrescenta dois tipos de opções. Poderá cair numa das linhas num 4 5 1 ou poderá jogar ao lado de Liédson num 4 4 2. De certa maneira precisávamos destas duas opções. Comprou-se um que faça as duas. Sai mais barato.

Mas o barato sai caro.

Eu diria Moutinho E Veloso. E não sei porquê, acho que o Sporting faz bem em vendê-los. A ânsia de os manter a todo o custo, quiçá contrariados, levou-nos a esta situação. Com André Santos, Micael(se sair um, este entra) e Rabiu a entrarem, e o possível crescimento de Adrien, acho que teríamos um meio campo para o futuro, talvez com menos tiques de estrela/diva que estes sujeitos têm. Mesmo assim, acho que o Sporting deveria contratar uma “retroescavadora” para o meio. Ou encorpar um dos que lá esteja. Precisamos de um gajo que não tenha medo de ir ao choque. E ainda faríamos uma gracinha na Europa League, digo eu.

Se forem bem vendidos, também concordo que saiam. Mas apenas se forem mesmo bem vendidos, o que tendo em conta a forma recente, me parece duvidoso - principalmente o Moutinho.

Convém não esquecer que estamos em ano de Mundial e estes dois meninos devem estar presentes… era motivá-los e mete-los a dar o litro até o final da época com a “promessa” de vende-los após o Mundial. win-win situation. Têm 6 meses para convencer Queiroz que são mais do que 2ªs/3ªs escolhas na Selecção.

Se saírem os dois, deve entrar três jogadores, pois apenas temos 3 médios centros para duas posições. Como disse, se saírem os dois deve entrar Sandro do Internacional, Rúben Micael e a promoção de algum miúdo à equipa principal.

Com este nível de investimento parece-me óbvio a inevitibilidade da venda de um dos dois em Junho.

No imediato acredito em mais dois reforços. Um externo (defesa esquerdo) e um interno (Rabiu ou André Santos).

É quase certo que Moutinho e Veloso sairão do Sporting no fim da época e acho isso positivo, desde que parte do dinheiro seja usado para continuar a fortalecer o plantel.

Conto com uns 30 milhões pela venda dos 2 jogadores, podem pegar em 10-15 e aplicar no reforço do plantel.

Analisando a nossa actuação no Mercado de Inverno 09/10, apraz-me dizer que está a ser tão atípica quanto os resultados desta primeira metade da época. No entanto, se as nossas prestações na Liga Sagres são negativas, já no campo das contratações, parece-me que estamos no bom caminho. As escolhas parecem-me acertadas e incidem sobre as carências do plantel.

Mexer (Edson André Sitoe): Contratado por valores irrisórios, o central Moçambicano foi o primeiro sinal de que o Sporting não está a contratar por catálogo aos empresários “amigos” e que simultaneamente está atento a outros Mercados que não o Europeu e o Sul-Americano. Sobre a valia técnica do jovem de 21 anos pouco há a dizer, devido à pouca visibilidade do campeonato Moçambicano. Esperemos que, depois de adaptado ao ritmo e exigência da nossa Liga, possa dar retorno desportivo ou financeiro. Foi o único que não foi contratado para ser titular da primeira equipa.

João Pereira: Aclamado como um dos melhores laterais direitos portugueses e talvez o melhor a actuar em Portugal, o rebelde João Pereira chega a Alvalade por 3 milhões de euros, uma verba perfeitamente aceitável dada a dimensão actual do Sp Braga e a influência do jogador, para reforçar uma das posições mais carenciadas do plantel. Apesar de ser desejado pelos benfiquistas e dos braguistas já chorarem por ele, João Pereira não reúne consenso no Sporting. O passado benfiquista e o estilo provocatório com que defronta os adversários é, para alguns, razão para ser considerado anti-Sportinguista provocando desconforto a alguns Leões. Na minha opinião, o João Pereira é a melhor contratação deste Inverno e vai provar ser tão anti-benfiquista e anti-braguista, quanto foi anti-adversário quando os representou. A raça e a velocidade que colocará em campo serão contagiantes, passando o Sporting a ter 2 pulmões (Moutinho e JP) e um jogador que vai jogar sujo quando for preciso. Escrevam: Vai estar no Mundial!

Sinama-Pongolle: Antiga estrela do Le Havre e do Recreativo Huelva e aposta de Liverpool e Atlético Madrid, o francês também não reúne consenso entre os adeptos por perder em comparação com outros nomes mais desejados e por não ser conhecido ainda o valor da transferência (que não deverá ser superior a 5 milhões de euros) mas que será a 2ª contratação mais cara de sempre (1ª é o Tello por 7,5M€).
Os “Colchoneros” estão obrigados a alguns compromissos financeiros (dar 50% de todas as transferências aos Bancos) o que deu origem a uma época desportiva catastrófica. Por esse motivo, os adeptos do Atlético estão favoráveis à saída de TODOS os jogadores, à excepção de 3 miúdos da cantera com muito por provar, do Forlan e do Aguero (alguns dizem que o Forlan está em fase descendente e que também ele devia ser vendido) ignorando por completo a valia de jogadores como Maxi Rodriguez, Simão, Sinama, Assunção, que claramente seriam, ou foram, estrelas em Portugal. Sinama não está a ser mais “empurrado” para Portugal do que o foram Aimar, Javi García, ou Saviola. A leitura dos comentários “colchoneros” são impróprios para cardíacos, mas não representam coisíssima nenhuma.
Estou confiante de que, com Sinama, teremos em mãos um dos melhores avançados a actuar em Portugal, o que é muito animador.

Aguardo agora com alguma ansiedade a contratação de um central alto e de um lateral esquerdo, ambos com muita qualidade, e o desfecho de hipóteses como o Rúben Micael, que claramente fariam do nosso plantel um dos melhores em Portugal… algo inimaginável até há bem pouco tempo.

Pongolle é claramente um tiro de pólvora seca.

Só se explicará se tiver sido em condições financeiras muito favoráveis.

A não ser assim e se implicar a não contratação de Ruben Micael, de um Central de estatura e de um grande Lateral Esquerdo, podemos concluír que o Betencourt cometeu um verdadeiro hara kiri nesta fase de abertura do mercado.

Os adeptos jamais perdoarão uma segunda onda de Caicedos e Angulos…

Conclusão: o que está para vir será determinante e pode fazer esquecer este fiasco do Pongolle.

:whistle:

Tu acreditas mesmo no que escreves?!

Boa análise/resumo/opinião :great:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Acho que apesar de tudo não se deveria fazer já análises profundas, até porque o mercado só fecha a 31 de Janeiro, até lá tudo é possível,mas estou agradado com as contratações e aguardo ansiosamente o resultado das mesmas nas exibições do Sporting… Até ao lavar dos cestos é vindima, portanto tenhamos calma rapaziada!!!

Venho aqui deixar o meu plantel tendo em conta as contrataçoes feitas e as que eu desejava. Era uma equipa excelente.

Rui Patricio
                                    Stoikovic

J. Pereira Carriço Coates/Diego Angelo Veloso
Abel Tonel/Polga Caneira DE

Moutinho         Ruben Michael/Hugo Viana
                        Adrien                 Andre Santos

Vuk Matias Izmailov
Djalo Rabiu Maxi/Targino/Desmarets/Doumbia

Liedson
                                  Pongolle
                                   Saleiro

DE- varias opçoes: Alonso, Evaldo, Diogo (sao paulo), julio cesar

Eu ficava satisfeito. o Doubbia aparece ali na ala esquerda mas era para jogar a PL, porque o pongolle pode jogar ali.

Postiga, tonel ou polga, grimi, andre marques, pedro silva e caicedo vendidos ou emprestados. Conforme as oportunidades. Caicedo recambiado.

Boa análise, embora não concorde inteiramente com ela.

O Del Horno discordo, porque já o vi a jogar e apesar de ser muito bom quando está numa fase boa, alterna com fases muito más e é portanto uma super-incógnita. O Pongolle dou de barato porque nunca o vi jogar, por isso passa. O Ruben Micael idem aspas aspas, parece-me um bom reforço para o meio-campo.

Para completar ia buscar o Diego Ângelo para defesa-central e o Suazo para ponta-de-lança e aí sim creio que teríamos um plantel temível para território nacional.

Recapitulando, para o Ataque:

• Ruben Micael
  • Pongolle
  • Suazo

Para a Defesa:

• João Pereira
  • Diego Ângelo

gabriel, continua a faltar o avançado matador que precisamos, que irá substituir o Liedson.

Epá, mas se vier o Suazo eu dou pulos de alegria, não tenham dúvidas!

Só não sei como poderá encaixar simultaneamente no onze o Suazo, o Micael e o Sinama. Reparem que pelas minhas contas, no 4-3-3 e sem o Suazo, o Matías abanca. Com o Suazo como seria?

e? Os campeonatos ganham-se também pelo banco. Cada um que faça à vida!

Com o Suazo é muito simples, metes o Suazo e o Liedson na frente e depois só tens é de meter a bola lá perto. :mrgreen:

Mais a sério Gabriel, recordo-te a equipa tipo de 2001/2002, altura em que vencemos o campeonato com Jardel:

01 • Nélson Pereira (GR)
15 • Hugo Vieira
22 • Roberto Severo “Beto” (Capitão)
05 • Philip Babb
23 • Rui Jorge
04 • Rui Bento
17 • Paulo Bento
10 • Sá Pinto
25 • João Vieira Pinto
07 • Marius Niculae
16 • Mário Jardel

Ora, se vires o ataque desta equipa podes constatar que consegues perfeitamente meter Suazo, Liedson, Pongolle e Matias no mesmo onze. E para além disso tens depois uma enorme quantidade de variantes que podem ser utilizadas, com Izmailov, Vukcevic, Ruben Micael e Moutinho (e já retirei da equação o Postiga e o Djaló porque acho que é hopeless).

Essa equipa jogava em 4-4-2 com dois trincos que limpavam tudo, os Pintos nas alas e dois avançados.

Matías e Pongolle nas alas, num 4-4-2, não tiraria o melhor partido das suas características. Além de que continuarias a ter lugar para 2 médios centro: Veloso e Moutinho… o Ruben Micael não entrava nas contas e bons suplentes para o meio campo já nós temos, não é necessário gastar dinheiro.

Nessa táctica, sempre preferiria pôr o Moutinho na ala e tirar o Matías ou o Pongolle da equipa. Mas lá está, sobra sempre um.
Concluindo, acho que se a vinda do Pongolle se confirmar, já não vem o Suazo nem outro da mesma valia.

Então mas achas mesmo que o João Pinto e o Sá Pinto também estavam talhados para as alas? ;D O 4-4-2 do Sporting é que era diferente do clássico, mas resultava.

Seja como for, agora que já gastámos 9 milhões em Pongolle + João Pereira, fica apenas a faltar o Ruben Micael por 5 ou 6 M€ e tens aí os 15. O Suazo foi um sonho de uma noite de verão:wink: