AG Sporting: O I-voting. Será viável?

Até podia dizer umas merdas, mas que interessa, já está aprovado por natureza. Siga e boa sorte.

PS. Pelo menos n tenho de fazer 600 k, mas a preocupação n é essa.

1 Curtiu

Excelente! Sporting Clube DE PORTUGAL. Finalmente lembraram que nao somos o Sporting Clube de lisboa. Aprovar isto! SL

1 Curtiu

Próximo passo: AGs delegadas :expressionless:

Vão arranjar maneira de acabar com a já pouca discussão, análise a critica.

1 Curtiu

Sobre o tema, importa ler o que o CNPD escreveu:

PARECER_2021_30.PDF (2.2 MB)

Excelente medida e espero que seja aprovada. Ao dia de hoje nao faz qualquer sentido limitar desta forma todos aqueles que vivemos fora de Lisboa ou de Portugal de poder participar nas decisoes do clube.

Então querem fazer o Voto Universal para qualquer sócio poder votar de onde quiser e dizes que o próximo passo são as AG’s delegadas que são precisamente o oposto do que vai estar a votação agora?

Não faz qualquer sentido o que dizes.

No voto eletrónico, quem certifica que a pessoa que está atrás do computador é realmente o sócio que vai usar do seu direito de voto?

És contra isto?

Isto vai permitir quem é daqui do Norte votar… sem ter de percorrer metade do país. Que mal poderá haver nisto?

Isso é outra coisa. Isso é matéria de discussão dentro do tópico do voto universal e é um ponto muito discutível.

Mas falaste das AG’s delegadas que são o oposto do que estão a implementar agora e portanto não faz qualquer sentido falar delas.

Não sou contra o i-voting, não meto é as minhas mãos por quem está lá. O que é diferente. Anyway, vai tudo de acordo com o que os sócios decidirem, portanto para mim tá tudo bem.

Sinceramente, num ambiente tao regulado, acho mais difícil haver “desvios” à moda antiga, do que através destes sistemas.

Eu referi as ags delegadas no sentido em que, de tempos a tempos, existem direções que têm ideias (iluminadas ou não) que já foram referidas anteriormente.
Se bem me lembro, esta questão do i-voting já tinha sido abordada anteriormente.

Eu até concordo com a premissa mas sou da opinião que se dela validar a identidade de quem vota. Ou seja, até podem utilizar o i-voting mas meter os computados nos núcleos e haver alguém do clube a validar esse processo.

3 Curtiram

Pelo menos que me dêem o comprovativo em quem votei. Já n era mau. Amigo você votou neste companheiro para Presidente ou whatever, está aqui o comprovativo com o número x referente ao sócio y. Mas isso sou eu mais os meus pensamentos.

1 Curtiu

Hoje em dia ha mil e uma formas de montar isto de forma segura. Todos os dias cada um de nós faz transaçoes e autorizacoes muito mais importantes e sensiveis que esta, no seu telemovel ou no conforto de casa

Concordo em absoluto com o i voting. Se hj já se faz transações pelo smartphones, ou até com o cartão de cidadão a chave móvel, qual a dificuldade em implementar o voto á distância?

1 Curtiu

Acho excelente medida, finalmente poder votar para tirar de lá o mentiroso compulsivo.

Que seja para trazer, posteriormente, a votação mais importante de todas: a venda da maioria da SAD ao fundo saudita! O maior problema do clube são os sócios!

1 Curtiu

Há vinte anos que se fazem experiências em Portugal com voto electrónico e não por acaso subsistem várias dúvidas sobre a garantia de não manipulação. Não dá para levar isto de ânimo leve.

3 Curtiram