Muito cético em relação ao I-voting ainda por mais com esta direção a implementar. Tenho de ver o que vai ser feito para ter confiança no processo. Se as eleições e AGs já são maipuladas sem isto, imagino se tiverem.
Este modelo já é aplicado em várias ordens profissionais e em outros locais. E até hj nunca ninguém se queixou de ter havido problemas.
Neste clube, tudo seja evolução é sempre a deitar abaixo, principalmente pelos velhos do Restelo, aka crokettes. Até estou admirado como deixam isto avançar…
Concordo com o ivote, duvido do método.
Se com voto presencial ainda temos de levar com código de barras como vou acreditar que isto vai ser imparcial e anónimo?
Como vão garantir que quem vota é o sócio?
É mais fácil manipular uma votação convencendo um octagenário com 25 votos a votar usando uma tecnologia com que não está à vontade, do que convencendo-o a ir ao pavilhão para ele votar como dá mais jeito.
É só isso que tenho a dizer.
Votar electrónicamente sim, mas nos núcleos, 1 no Norte, outro Sul e outro no Centro. Assim penso qie não haveriam suspeitas.
Viável, no sentido de praticável? Sim.
Mas confiável? Tenho dúvidas.
Esta é uma matéria sobre a qual não podem haver quaisquer hesitações ou suspeitas, mas a busca de mecanismos que expandam o acesso dos sócios à governação do seu clube deve ser continuamente encorajada.
O Sporting Clube de Portugal, apesar de ter as suas infraestruturas em Lisboa, não é um clube de Lisboa e para os lisboetas.
Usufruam dos núcleos. Não de todos, mas de pelo menos 1 por distrito.
Há anos, décadas, pelo menos uma, que pedimos que o Sporting explore os seus núcleos.
Sou a favor do I-vote mas não acredito que não usem para dar umas chapeladas
Mas o voto eletrónico atualmente já e usado nas eleições do Sporting… só que tem de se deslocar… e até hj houve algum problema com isso?
Isso é a mesma história dos autocarros dos velhos e afins.
Teorias de conspiração sempre iguais, sem qualquer fundamento e que só distraem as pessoas de assuntos mais sérios e reais.
Com o i-voting existe sim um problema real que é a possibilidade de ataque informático que tenta manipular os resultados “apagando” ou “inserindo” milhares de votos ou que obtenham os dados de acesso em massa e que votem em nome de milhares de pessoas sem autorização.
Outro grande problema é a inexistência de um comprovativo físico do voto para poder comparar com resultados informáticos.
Esses sim são problemas muito mais importantes do que o Sr. Zé de 80 anos querer votar e o neto estar a “ajudar” mas votar na opção contrária sem autorização do Sr. Zé, porque este caso também pode acontecer com o sistema actual e não há nada que se possa fazer.
Acho que a opção mais segura seria o voto electrónico presencial nos núcleos, um por distrito por exemplo e i-voting para residentes fora de Portugal como teste piloto.
Vem com muitos anos de atraso.
O Sporting será finalmente o que está no seu nome: Clube de Portugal.
Como dizia no outro tópico, porque só descobri este agora, com este sistema não dá para aceitar, é demasiado simples contornar a autenticação exigida.
Dá para fazer e-voting, mas sem homologação imediata dos resultados, e não do jeito mencionado.
Por um lado, o bom do I-Voting é que as pessoas sportinguistas do Norte que sentem que não vale a pena ser sócio do clube têm mais razões para se fazerem sócias porque poderiam facilmente intervir na vida do clube.
Então mas a questão é exatamente essa lol
Aquilo que seria temível (angariar um punhado de sócios seniores com 25 votos para inquinar uma votação) mas pouco provável (pela dificuldade logística de angariar esses sócios, convencê-los a ir a Lisboa e explicar-lhes em que urna devem colocar o voto), passa a ser uma possibilidade real com a implementação de um voto eletrónico.
Da perspetiva de alguém que queira inquinar uma votação, angariando os votos de sócios seniores desinteressados ou indisponíveis para ir a Lisboa, o que achas mais exequível: convencê-los a ir a Lisboa ou convencê-los a disponibilizar o telemóvel e os dados pessoais para alguém dispôr dos seus votos?
Quem quiser falsear uma votação introduzindo votos falsos ou eliminando votos verdadeiros tanto pode fazê-lo num sistema de voto eletrónico (contratando um hacker para piratear o sistema) como num sistema de voto em papel (corrompendo alguém das mesas de voto, alguém com acesso aos dados dos sócios, ou roubando/copiando boletins de voto).
Não é por aí.
O i voting irá aproximar as pessoas do clube. Ainda não perceberam isso?
Deixem se de invenções sobre roubos e pirataria, o sistema perfeito não existe em lado nenhum…
Por mim é implementar com muita comunicação e informação do processo. Eu sendo dos sortudos que mora perto do Estádio continuarei a votar presencialmente. Mas pode calhar não estar por Lisboa em Alguma AG e assim sei que mesmo assim poderei dar a minha opinião.
Para ai se se pode votar remotamente em ags, as ags vão ser transmitidas?
Para serem transmitidas, tem de se acabar com esta palhaçada das AG alargadas aka eleitorais. Ninguém vai estar um dia inteiro agarrado a uma TV a ver o decorrer da AG.
Puxar isto para cima que a brigada do nojo anda no tópico do Bruno e do fivelas a falar muito, deve ser para os temas da AG não se discutirem muito… não dá jeito!
Eu voto contra tudo. Obrigado