Compreendo as tuas objecções, as quais não consigo rebater até porque não aprofundei a ideia. Parece-me no entanto e em abstracto, admitindo o erro, uma representação mais directa da massa de sócios!
Mas o teu sistema ideal também me parece uma boa evolução para o sistema de votos!
Também sinto isso. Infelizmente as votações estão decididas à partida. Mas se nós, os “dissidentes” pensarmos assim, aí é que elas ficam mesmo decididas. Continuarei a ir nem que seja por uma questão de consciência. Ao menos os meus 7 votos contra este estado de coisas.
E já que como sócios as AG’s são das poucas plataformas que temos de participar “activamente” na vida do nosso Clube, terei sempre que marcar presença.
E depois sempre podes pensar: deixa-me lá aproveitar a oportunidade para votar em consciência enquanto os sócios ainda participam nas decisões do clube. Daqui a 5 anos (ou menos) já não vamos ter estas oportunidades.
Terão sido os casuals as almas clarividentes a infiltrar a nefasta exibição de borra-botismo que ontem aconteceu, e dizer das boas ao girafinha?
Fica a questão no ar. Em caso afirmativo:
FORÇA LEÕES!!! A vossa força é um dos muito poucos elementos capazes de mudar alguma coisa no nosso clube…
Ontem assisti à Assembleia rodeado de quem me acompanha habitualmente nos jogos e de 2 ilustres Sócios do Sporting Clube de Portugal, ambos com 19 votos cada!
Assistimos com imensa tristeza aos tristes exemplos de desorganização, desrespeito pelo Clube, pelos Sócios que assistiam e um total desprezo pela massa associativa.
Factos: membros da direcção atrasados, um deles 2h05m! :o; Nobre Guedes ao seu mais alto nível, a destabilizar, a ver e a mostrar sms`s aos restantes membros da direcção, tal como se estivesse numa qualquer cafetaria lá para os seus lados, a fazer desenhos na folha de trabalhos e, quando se apercebeu que estavam a observá-lo, rasgou a mesma folha que, supostamente, deveria estar a servir de suporte a eventuais notas referentes aos temas que se estavam a discutir. Mas o ponto alto deste senhor foi, às 22h15, dizer para o outro (que não sei quem é, nem tão pouco Sócios com mais de 30 anos o sabiam, o tal que chegou 2h05m atrasado) que se ia embora e lá foi ele, divertido, como se nada fosse. Aliás, nada fez. Nada faz…e não recebe da SAD o ordenado mínimo.
Não entendo como é possível.
Quando chegou a hora da votação, perdão, a hora da feira de carcavelos, 3 pontos a sublinhar:
enorme falta de organização no sistema de votação das propostas, é rdidículo, numa altura destas, a contagem ser feita por funcionários como se estivessem a contar crianças numa excursão ao Portugal dos Pequeninos;
FSF escandalizado e a apontar para os Sócios que se encontravam junto de nós e a dizer-lhes que não podia ser e que não podiam fazê-lo, porque estes tinham acabado de votar contra a presença da SAD, por inerência, no Congresso;
FSF a dar uma palmada no braço de Moniz Pereira, quando este levantou a cartolina com os seus 25 pontos contra uma proposta da sad - triste, muito triste.
Enfim, mais do mesmo, viva a soberba, a arrogância e a prepotência e siga para bingo que o titanic, perdão, o Sporting está prestes a ir ao fundo!
Também não queria deixar de salientar a presença do espectacular, do maravilhoso e impecável João Pedro Varandas. Que bem que ele fica com os seus fatinhos imitação Wesley. Uau.
Este menino, do alto da sua prepotência e peitinhos de perú, barafustou, ralhou, gesticulou porque a sua soberba não lhe permite encaixar críticas quanto ao documento da sua co-autoria e que, não querendo ser duro, qualquer estagiário faria melhor.
Que engraçado vê-lo fazer gestos e a abanar a cabeça só e apenas porque Sócios não concordavam com a sua proposta.
[b]E não, não são os Sócios e simpatizantes do Sporting Clube de Portugal que precisam do Clube, é o Clube que precisa de Sócios e simpatizantes. De maior nº e de mais acção!
Em primeiro lugar queria agradecer ao one_o_six o excelente relato dos acontecimentos, que permitiu a todos os que como eu gostariam de ter estado nesta AG, mas por motivos vários não puderam estar lá, ficassem a saber tudo o que se passou.
Do relato só me ficou uma dúvida, quando afirmas que muitos estavam lá apenas para votarem a favor dos actuais dirigentes, independentemente de concordarem ou discordarem das suas propostas. Não percebi o que te levou a tirar essa inacreditável conclusão.
Quanto ao resto infelizmente existe um grupo de sócios que não respeita nada nem ninguém, teimando em sujar o nome do Sporting, com atitudes lamentáveis que demonstram uma enorme falta de civismo, princípios e educação, que são bens que lamentavelmente cada vez mais escasseiam neste pobre país.
O pior é que esta gente faz e diz tudo o que quer, sem que nada lhes aconteça, pois ninguém se quer chatear com estes rapazes, que são muito fortes quando estão juntos, mas que mesmo assim se escondem ao fundo da sala lançando uns impropérios que depois ninguém sabe donde vieram, ou que escrevem nas paredes cobardemente pela calada da noite.
Numa AG destas naturalmente que haverá seguranças, mas tentar pôr na ordem esta gente que actua em grupos, ou mesmo expulsá-los como devia ser feito, não é tarefa fácil, pois no fundo o que eles querem é armar barafunda, e transformar um Clube com uma tradição e cultura centenárias, num circo ao estilo dos lampiôes.
No entanto calcúlo que os estatutos do Sporting Clube de Portugal prevêem a suspensão ou até mesmo a expulsão dos sócios que não cumpram os seus deveres ou que cometem determinadas infracções, pelo que acho que a Direcção deve actuar no sentido de identificar os prevaricadores e tomar medidas de acordo com as normas do Clube, para evitar que situações destas se repitam e alastrem.
São estas coisas que explicam porque é que o Dr. José Roquete pagou do seu bolso ao Santana para este ser o Presidente, ou porque é que o Dr. Dias da Cunha apelidou esta gente de energúmenos, ou porque é que o Dr. Soares Franco quer retirar poderes aos sócios, ou ainda porque é tão difícil encontrar gente capaz com vontade de apresentar uma alternativa a esta Direcção, que já só está lá quase por obrigação, limitando-se a escolher as soluções mais fáceis para saírem do buraco que abriram e onde se meteram, mas a verdade é que ninguém está para aturar gente desta e estão no seu direito, eu também não queria.
Quero também deixar aqui mais uma vez uma palavra de apreço para o Movimento Leão de Verdade, um grupo de pessoas que com grande nível e elevação, tem tentado defender aquilo que julgam ser os interesses do nosso Clube, contra o rumo que ele tomou, mas que infelizmente se deparam não só com os obstáculos que esta Direcção lhes coloca, como vêem as suas vozes serem abafadas pela gritaria daqueles que não tem capacidade para mais do que assim chamar a atenção duma imprensa que gosta mesmo é de chafurdar na porcaria e que ignora e até se sente incomodada pelos que marcam a diferença.
Provavelmente esta luta será improfícua, mas daqui expresso a minha grande admiração por todos aqueles que não baixaram os braços e pelo menos tentaram, só é pena serem poucos, mas enquanto existirem alguns haverá esperança.
Enquanto Leões como os que ontem estiveram na AG permanecerem activos, o Sporting Clube de Portugal não morre. Quanto ao bafio pestilento provocado pelos “notáveis leoninos”, mais do mesmo… São eles, os verdadeiros responsáveis pelo facto do Sporting não evoluir.
Destaque ainda para a atitude do “Felipe”, que já no final levou com os Leões em cima e lá ficou uns bons 10 minutos a trocar e, sobretudo, ouvir as impressões dos que realmente sofrem pelo Sporting (o que não invalida de forma alguma, todas as críticas e mais algumas feitas ao seu trabalho).
Quanto à votação, nada de novo. A brigada do reumático não perdoa…
Atenção que nessa votação o Moniz Pereira já tinha votado a favor logo mesmo que por decisão própria tivesse que votar contra, já não podia, o Soares Franco ainda temeu o pior :lol:
Quanto há assembleia, só tenho uma coisa a dizer, enquanto o Lar da 3ª Idade não acabar, não saimos da cepa torta, a luta tem de continuar e a ‘‘juventude’’ que esteve presente ontem em bom número, tem de aumentar para de futuro sermos nós a levar a melhor.
Quanto ao Soares Franco gostei mesmo foi lá fora quando lhe perguntaram se sábado iria jogar golfe ou iria estar de baixa, ou homem nem sabia onde se havia de meter, tendo mesmo fugido há questão. :rotfl:
O lar de 3ª idade não tem de acabar, longe disso. Se eles estão lá é porque sempre mantiveram uma ligação com o clube, nos bons e nos maus momentos. O que não devia acontecer é que apenas meia dúzia de pessoas consigam decidir uma votação devido à enorme diferença de votos que possui.
E não somos nós, a dita “minoria de bloqueio”, que temos que levar a melhor, é o Sporting :great:
Quanto ao ambiente da AG, tenho que concordar que houve alguma peixaria que em nada ajuda a elucidar os sócios mais velhos daquilo que realmente se passa.
MRG amigo a Assembleia é para se partilhar opiniões entre muitas outras coisas, uma coisa é certa, ontem alguns temas mexeram com algumas pessoas, inclusive os tais ‘‘velhos’’ que deviam dar o exemplo provavelmente até foram uns dos responsáveis pela tal ‘‘peixaria’’, inclusive quando se depararam com um grupo de sócios com um número considerável que estava contra grande parte das votações, não paravam de olhar para trás a contar votos, até parece que estavam com medo de alguma coisa, aliás para mim aquelas votações tem muito que se lhe diga, o Soares Franco que o diga. :-X
Isso também notei. E ainda mais estranhei foi o facto de FSF estar ele próprio a contar os votos.
Mas há que compreender que os “velhos”, por mais verdades que sejam ditas, se for em tom de peixeirada nunca vão dar credibilidade.
Os membros do LdV, mesmo defendendo uma auditoria que não é vista com muito bons olhos por muitos dos que lá estavam na primeira fila, expuseram o assunto de tal forma que não dá muita margem de manobra para reclamar. Fosse aquilo proposto com peixeirada e nunca mais se ouvia falar de auditoria.
Se se quiser reclamar dos maus exemplos que FSF dá em ir para o golfe, ou da falta de contas consolidadas, ou mesmo do facto dos filhos dele serem benfiquistas, suba-se ao palanque e, de forma civilizada, diga-se o que se tem a dizer.
Eu próprio que votei a favor da grande maioria das propostas alternativas, e sou um contestatário destas últimas direcções, não gostei muito daquela peixeirada porque não transmite credibilidade nenhuma a uma “minoria de bloqueio” que se pretende que cresça e que possa devolver o Sporting aos Sportinguistas.
Exactamente, não será com peixaradas que lá vamos…pelo menos em AGs... Ficaram azuis quando ouviram o RA falar em auditoria...pois é, A6s para os SGs, ordenados de 5 dígitos para os NBs…