AG Clube 30/9 - [R&C aprovado com 61,1% dos votos]

Se fosse só a do ponto 3…

Ja não sou sócio há mais de 23 anos, mas la estarei, como estive nas 2 ultimas eleições.

Onde eh que a malta se reúne?.. malta do forum.

SL

A caldeirada há de começar logo no ponto 1 e há de se estender até ao ponto 6 ;D. Este último então…foi o que surgiu na última AG e que levou praticamente todos os presentes a votar a favor da sugestão da criação da comissão de acompanhamento…excepto os votos contra do Godinho Lopes e dos 3 mosqueteiros ao lado dele…por isso tb aguardo com grande expectativa a votação desse ponto.

…lá estarei, como é óbvio.

Diria mesmo, que da forma que as coisas estão, é capaz de começar antes do ponto 1. Ainda assim, não creio que aconteça algo de tão condimentado, nem tão forte, que se lhes torne por demais indigesto.

Meus amigos, depois de tudo o que se lê por aqui, se o número de sócios nesta AG for o costumeiro é absolutamente ridículo e os Sportinguistas merecem a direcção que têm. Tão simples como isto!

Redacção das várias propostas a serem votadas:

(peço desculpa ser tudo em links externos)

[url]http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/Proposta_Ponto1_AG300912.pdf[/url]

[url]http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/Proposta_Ponto2_AG300912.pdf[/url]

[url]http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/Proposta_Ponto3_AG300912.pdf[/url]

[url]http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/Proposta_Ponto4_AG300912.pdf[/url]

[url]http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/Proposta_Ponto5_AG300912.pdf[/url]

[url]http://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/Proposta_Ponto6_AG300912.pdf[/url]

errrr… não percebo nada disto, mas, entendi bem que pagamos €183.000 por “equipamentos desportivos” ? E na tabela de Vendas e serviços prestados (p. 22), em vendas só menciona o Jornal, então a Loja Verde e merchandising entra onde?

Eu sei que isto são detalhes, mas é que como disso não percebo mesmo nada de relatórios financeiros, para mim é tudo um bocado opaco.

Já agora, mesmo no fim a certificação das contas do KPMG (quem são?) diz que o passivo se encontra subavaliado em 19.5 M€ e o resultado líquido negativo sobreavaliado em 1.2 M€, isto quer dizer o quê?!

Fico muito contente pelo facto do Conselho Fiscal propor um louvor aos sócios etc - pensaram em mim!

O relatório ainda não tive tempo de ver.

O Ponto 6 trata da “permuta” do terreno onde está o parque de estacionamento em estrutura metálica, pelos parques onde se situam as roullotes por baixo da 2ª circular, o outro mais a Norte também sob a 2ª circular e o parque entre o lote da churrasqueira e o lote do Boia sob o viaduto do Metro.

Loja Verde e Merchandising entram nas contas da SAD… Que têm AG Marcada para Sexta Feira ás 18:00.

Quanto a esses valores, significam que o Passivo é superior em 19.5 Milhões € ao valor divulgado nesse relatorio, e que o REL é inferior em 1.2 Milhões de € (diferença positiva) ao que foi divulgado no relatorio. Ou seja se divulgaram 5 Milhões € de Prejuizo, afinal é “só” 3,8 Milhões de Prejuizo. A KPMG, é a auditora que audita, e “valida” as contas do grupo Sporting.

Ps: Onde posso consultar o Relatorio do Clube?

SL

Não vou ter tempo de brevemente ver tudo, mas sobre o relatório, se calhar basta ler o relatório dos auditores que já ficam bastamente esclarecidos… :wink: Aliás, leiam o ponto 9 do relatório dos auditores que a coisa então fica extremamente esclarecida!

Gtony, no fim do .pdf do ponto um no link que postei atrás está o Relatório.

O Merchandising entra nas contas da SAD, o valor é pouco expressivo a nível de receitas. Resumiram-se a 1,288 milhões de euro.
Os lampiões que têm a mania que a marca benfica vale muito, etc, etc… É superior, mas resume-se a 3 milhões de euro…
Valores baixos tendo em conta as receitas e as despesas que ambos os Clubes têm.

Caso apresentassem contas consolidadas, seria tudo mais claro…

O pagamento de 8 milhões de euro a empresas do grupo, também é uma coisa estranha e uma dívida criada que os actuais dirigentes nunca a explicaram bem…

Relativamente a questões mais técnicas pode ser que o Painatalao ou o Sempre Presente possam esclarecer melhor.

A meu ver, o essencial do ponto 1 (Relatório e Contas) está vertido no parecer da KPMG (Certificação das Contas) parágrafo 10.1 e cito :

Em 30 de Junho 2012, o capital próprio do SCP ascende a 6,6 milhoes de Euros (Junho 2011 : 10,3 milhões de Euros).
No entanto, caso fossem considerados os ajustamentos decorrentes do nosso exame, acima mencionados nos parágrafos 7 e 8, o capital próprio à mesma data seria negativo em 240,8 milhões de Euros (Junho 2011 : 187,7 milhões de Euros).
Assim, a continuidade das operações encontra-se condicionada ao sucesso da actividade futura, ao suporte financeiro, por parte dos Sócios e à capacidade de obtenção de recursos financeiros provenientes de instituições de crédito

Portanto, é uma questão de fazer contas : abdicando das maquilhagens financeiras (em que estes dirigentes são excepcionais), o afundamento do Clube (em Capitais próprios) só no último ano cifrou-se em 53,1 milhões de Euros.

Sem comentários !!!

[…] em conformidade com os princípios contabilísticos geralmente aceites em Portugal […]

Ah e tal coiso e tal… :lol:

Thanks PSilva :great:

Vou dar uma leitura atenta ao relatorio. Pena é que omita certas questões que no meu entender deviam ser analisadas a nivel de clube. Assim por alto, notei algumas incongruencias.

Os relatorios da SAD estão normalizados e “legiveis” (Outro nivel de exigencia que a CMVM impõe em sociedades cotadas), mas este relatorio do Clube á 1ª vista parece-me uma teia de relações entre o Sporting Clube e as diversas sociedades que compõem o universo Sporting, que mais parece um labirinto sem saída de dificil compreensão. Certamente o Sr. Godinho Lopes perceberá esta teia.

As contas entre Clube, SAD, SGPS, SCS e SPM estão uma valente confusão.

Relativamente ao Balanço, seria de todo interessante que o Sporting esclarecesse o que é de quê, o que é de quem e em que valores, as contas abertas entre as diversas sociedades, e as dividas das sociedades imputaveis ao Sporting Clube de Portugal.

O resultado é 1,2 MEeros maior do que o divulgado (neste caso, mais negativo), levando apenas em consideração as reservas quantificáveis. As restantes reservas não são passíveis de quantificar, mas para bom entendedor meia palavra basta… No nosso caso não, o CA diz que no relatório não vai gerar lucro nos anos vindouros mas tudo assobia para o lado, depois dão-se entrevistas a dizer que a recuperação começa este ano, quando para gerar activos não foram capazes de o demonstrar com fiabilidade.

No dia em que o Clube consolidar 100% a SAD, como o deveria fazer, dá entrada a insolvência, ponto

Em lado nenhum especial, mas no multidesportivo normalmente à frente tens os fieis apoiantes dos dirigentes, sobretudo do lado direito de quem está virado para a mesa…

É fácil perceber quem é a malta do fórum. Normalmente levam turbantes de talibãs! Já tenho o meu pronto.

Sim, os “contras” geralmente estão a meio da sala do lado esquerdo (janelas).

Na última AG não me deixaram entrar de AK, ficou no bengaleiro, mas entrei de turbante.

Lá estarei como sempre, para votar contra tudo o que me atirarem para cima.

Eu diria que «os contras» estão em quase toda a parte (menos nos lugares da frente), dada a habitual vitimização dos coitadinhos dos dirigentes.