Tu precisas de uma alternativa ao Pote, um extremo puro, jogador de ataque com 1 para 1 e golo, o Pote vai para a quinta época sem alternativa, depois precisas de um ala titular com características semelhantes ao Geny mas mais completo em termos defensivos, andar a ir buscar 2 em 1 que depois não se destaca em nenhuma vertente é um erro, há que investir e é já, este ano em ambas as posições, cruciais para um excelente época, isso e a alternativa ao Gyo, nem brinquem com mais multi funções que depois deviam é ser fortes nas funções que desempenham e não são porque são 50/50.
O Geny também não tinha…
Não me recordo de o ver jogar a lateral na formação ou na B uma única vez. Nos empréstimos não acompanhei tanto, mas também duvido.
O Amorim falou o ano passado em ter cada vez mais 3 defesas e defender só com 3, sem laterais tão tradicionais. De qualquer forma ficaria com uma boa opção defensiva para cada (Matheus e Fresneda).
Depois de uma época para esquecer por lesão e pouca utilização, só por milagre vai mostar alguma coisa que justifique não ser emprestado.
Da próxima, convém não emprestar a quem esteja bem servido de extemos (para o nível do clube)… ir para o gil que tinha o felix na posição dele, tinha de ter arrancado brutalmente… não aconteceu.
Tem, porque trabalhou nisso.
O Geny melhorou em aspectos defensivos, mas continua sem ser um jogador exímio nesse domínio. Com mais algum tempo, a tendência será melhorar em tudo o que ele pode melhorar.
Vale o mesmo para o Afonso.
Acho que o Afonso merece perfeitamente mostrar-se à equipa técnica e lutar pelo seu lugar.
Vem de alguns meses com pouca utilização, também por causa de uma lesão, tal como há um ano o Geny vinha de dois anos com pouca utilização.
Tem de se focar em dar a vida a cada treino e lutar em todos os minutos. Se for para emprestar, tem de o encarar como uma oportunidade única para crescer.
Também vejo mais o Afonso como opção para o trio da frente, mas a equipa técnica saberá se ele poderá corresponder na ala.
O Geny tem pique para apanhar os alas adversários, o Afonso não.
Logo aí está um mundo de diferença.
O jogo com o Vizela a época passada foi muito claro.
Mas o Geny em muitos jogos não baixava tanto a defender como o ala contrário… era-lhe exigido menos a defender. E por acaso, tendo pique, após 10/15 metros de corrida por ser baixinho (pernas menos compridas) não tinha passada larga para recuperar. Ou seja, a recuperar em contra ataques adversários, o campo que tinha de percorrer para trás não lhe era assim tão benéfico.
O jogo com o Vizela é um pouco “injusto”. O próprio Geny não ficou no plantel à primeira tentativa quando andava a treinar naquele lugar. E o ano passado quando volta para a pre época, já com 22 ou 23 anos (creio) ninguém dava nada por ele naquele lugar.
Não estou a dizer que vá sequer fazer muitos jogos naquela posição, NS e MR terão sempre clara primazia, mas um 2 em 1 era importante até para a eventualidade do NS se lesionar.
Ficar com um jogador só para aquela posição, tendo o Nuno e o Matheus, não faria muito sentido a meu ver, seria para ter muito poucos minutos. Agora alguém que conte para duas posições, para a do Pote sobretudo mas que possa muito pontualmente jogar ali… já me fez mais sentido.
Também acho que seria bom contratar um extremo para o Afonso poder crescer com minutos noutro lado, mas às vezes o perfeito é inimigo do bom e percebo que a prioridade neste momento seja mesmo a contratação de um PL.
Não acredito muito que o Travassos fique nos A mas posso, claro, estar enganado.
Isso pode ajudar a disfarçar algumas lacunas ao nível do posicionamento e da concentração. Mas o Geny teve algumas dificuldades, em alguns jogos, que é natural, tendo em conta o processo a que teve que ser sujeito para poder jogar como ala no sistema do Ruben.
O Afonso vai precisar de trabalho, se houver uma ideia concreta de o colocar ali.
Mas, parece-me, o treinador gosta de criar conexões posicionais. Por exemplo, é frequente vermos no Sporting, em todos estes anos, jogadores que podem fazer a lateral e a posição de central do mesmo lado. Assim como já aconteceu serem utilizados jogadores do tridente ofensivo na ala.
Portanto, é positivo que os jogadores saibam as rotinas dos jogadores com quem têm que se associar mais vezes, durante o jogo.
Por outro lado, apesar do figurino base ser o 3-4-3 (que varia entre o 5-2-3, o 5-4-1 ou 3-2-5 / 3-2-4-1, etc.), o Ruben já pôs a equipa a jogar em 4-4-2, em vários momentos de vários jogos. E isso pede uma função diferente ao lateral que possa defender mais à frente, mas que o obriga a dominar rotinas defensivas.
Vamos ver se vai ficar no plantel, porque o mercado está longe de estar fechado e porque o Ruben tem inventado soluções com os jogadores que tem ao dispor.
Gostava de o ter visto jogar…
Percebo que o Amorim o queira ver o melhor (mais?) possível, mas é de evitar que só seja colocado no fim do mercado. Quanto mais cedo se entrosar na nova equipa e jogar, melhor para todos.
Entre passar uma época no banco ou jogar numa equipa da 1ª liga que nos dê algumas garantias de que vai ter mais minutos do que se ficasse, a escolha é simples!!!
Caso não saia ninguém nao me parece que vá ter muitas oportunidades para jogar e se sair joga, evolui e tem oportunidade de mostrar o seu valor.
Porque hipoteticamente se nao evoluir o suficiente para se afirmar no Sporting ao menos já têm alguma experiencia de 1ª liga e torna se um jogador com mais mercado do que se passar 1 ou 2 epocas no banco do Sporting…
SL.
Algum clube em vista para o Afonso?
Por mim era emprestado para o Championship.
Emprestar ao Panathinaikos.
Vinha de lá uma máquina. +46 jogos / época
Para mim teria ido com a equipa para a Madeira e ficava lá… Seria um jogador interessante nas mãos do Margarido e teria boas possibilidades de ser habitual titular.
Parece que o querem emprestar com cláusula de compra.
No ano passado fez uma boa pré-época…seguido de um jogo menos conseguido contra o Vizela e parece que foi o fim da linha ![]()