Afonso Moreira

Extremo de 16 anos assina contrato profissional com o Sporting

Fotografia: Reprodução/ Sporting CP

Frederico Bártolo

26 Julho 2021 às 19:15

TÓPICOS

|0x0

Afonso Moreira diz querer seguir os passos de Dário Essugo e vingar na equipa principal

Afonso Moreira assinou contrato profissional com o Sporting. O jogador de 16 alinha na posição de extremo e está nos leões desde 2018/2019.

“Sempre foi um grande objetivo assinar este vínculo desde o dia em que cheguei ao Sporting. Isto demonstra que o clube confia em mim e cabe-me agora retribuir essa confiança e fazer os adeptos do nosso clube felizes”, disse à “Sporting TV”, assinalando a satisfação por passar de contrato de formação a profissional, considerando ainda que as últimas três épocas “foram muito positivas a nível individual e coletivo”.

Definindo-se como um jogador “rápido e objetivo”, Afonso Moreira foi chamado em 2021 à Seleção de sub-16 e guia-se pelos sucessos dos colegas. “Tenho como referências todos os que fizeram o mesmo trajeto formativo do que eu, tal como o Nuno Mendes ou o Dário Essugo, que tem a minha idade e chegou à equipa principal. Ambiciono fazer o mesmo percurso e sei que o Sporting aposta muito na formação e o meu principal objetivo é chegar à equipa A e vou fazer tudo para que tal aconteça o mais rápido possível”, terminou.

4 Curtiram

Marcou hoje nos sub-17 :muscle:

3 Curtiram

que bem joga este miúdo craque

1 Curtiu

Está a jogar muito. E gosto do facto de ele levantar sempre a cabeça em todas as jogadas antes de decidir: fê-lo no cruzamento para o golo do Rodrigo e agora teve uma arrancada incrível, em grande velocidade, em que levantou a cabeça várias vezes para ver se já tinha alguém bem posicionado.

O Martim é que assistiu o RR, deves estar a pensar na primeira oportunidade de golo defendida pelo redes sueco.

1 Curtiu

Exato, tens razão. Foi numa jogada que deu um cruzamento antes, não foi no do golo!

Não conhecia. Mais um jogador de futuro. Faz lembrar um bocado aquele energúmeno que treina o porco. Mas o golo que fez é de muita qualidade técnica no remate, superior ao Conceição.

É um extremo à antiga, um pouco como o Nuno Santos.

1 Curtiu

Tem potencial. Espero vê-lo a titular nos juniores para o ano, como outros que aqui estão (Francisco Silva, Barroso, Muniz…).

1 Curtiu

E espero q o Vivaldo, Guilherme Santos e Alexandre Brito também n haja tentação de os puxar para os sub 23.

Tenho aproveitado este Europeu para o conhecer melhor e tenho a dizer que estou muito bem impressionado. Como outros escreveram para trás, faz lembrar extremos de gerações anteriores, de há 20 ou 30 anos atrás.

Esta geração pode-nos vir a dar muitas alegrias, há tanto potencial aqui.

1 Curtiu

Se faz lembrar esses extremos então hoje em dia só para lateral

2 Curtiram

O Figo hoje seria lateral? É que é quem mais me faz mais lembrar pelo estilo de jogo.

2 Curtiram

O Figo não era um extremo de há 20, 30 anos, era um extremo que fazia o que se pede a um extremo/ponta hoje em dia…

Devo ter percebido mal porque para mim o perfil geral dos extremos há 20/30 anos era linha linha linha… depois haviam exceções, como o Figo.

cracalhão

2 Curtiram

Este é como o algodão, não engana.
Agarrar e bem já, de preferência com pré época.

4 Curtiram

Mesmo a sério. Máquina!

2 Curtiram

O miúdo nesta idade precisa mesmo é de jogar. Sim, é um dos melhores da nossa (excelente) equipa de juvenis… a jogar contra juvenis.

Vamos com calma para nem o queimarmos nem lhe tirarmos os pés da terra.

Importa agora é continuar a jogar, ou nos júniores, ou nos sub-23.

5 Curtiram

Do pouco que vi dele, pareceu-me ter personalidade. Não tenho como afirmar com o pouco conhecimento que tenho dele. Mas, se for o caso, não devemos ter medo de apostar. Lançamos o Essugo e não me parece ter a maturidade competitiva do Afonso. E é bem mais exigente jogar no miolo, uma aposta bem mais arriscada. Não ficaria surpreso com uma aposta imediata no Afonso. Tão pouco no sucesso dessa aposta.

1 Curtiu

Creio ser cedo. Deixem o rapaz crescer, terminou muito bem a época contra pessoal da sua idade.

No próximo ano faria sentido estar nos Sub23 e descer pontualmente aos Sub19 para jogar.

1 Curtiu