Afonso Moreira diz querer seguir os passos de Dário Essugo e vingar na equipa principal
Afonso Moreira assinou contrato profissional com o Sporting. O jogador de 16 alinha na posição de extremo e está nos leões desde 2018/2019.
“Sempre foi um grande objetivo assinar este vínculo desde o dia em que cheguei ao Sporting. Isto demonstra que o clube confia em mim e cabe-me agora retribuir essa confiança e fazer os adeptos do nosso clube felizes”, disse à “Sporting TV”, assinalando a satisfação por passar de contrato de formação a profissional, considerando ainda que as últimas três épocas “foram muito positivas a nível individual e coletivo”.
Definindo-se como um jogador “rápido e objetivo”, Afonso Moreira foi chamado em 2021 à Seleção de sub-16 e guia-se pelos sucessos dos colegas. “Tenho como referências todos os que fizeram o mesmo trajeto formativo do que eu, tal como o Nuno Mendes ou o Dário Essugo, que tem a minha idade e chegou à equipa principal. Ambiciono fazer o mesmo percurso e sei que o Sporting aposta muito na formação e o meu principal objetivo é chegar à equipa A e vou fazer tudo para que tal aconteça o mais rápido possível”, terminou.
Está a jogar muito. E gosto do facto de ele levantar sempre a cabeça em todas as jogadas antes de decidir: fê-lo no cruzamento para o golo do Rodrigo e agora teve uma arrancada incrível, em grande velocidade, em que levantou a cabeça várias vezes para ver se já tinha alguém bem posicionado.
Não conhecia. Mais um jogador de futuro. Faz lembrar um bocado aquele energúmeno que treina o porco. Mas o golo que fez é de muita qualidade técnica no remate, superior ao Conceição.
Tenho aproveitado este Europeu para o conhecer melhor e tenho a dizer que estou muito bem impressionado. Como outros escreveram para trás, faz lembrar extremos de gerações anteriores, de há 20 ou 30 anos atrás.
Esta geração pode-nos vir a dar muitas alegrias, há tanto potencial aqui.
Do pouco que vi dele, pareceu-me ter personalidade. Não tenho como afirmar com o pouco conhecimento que tenho dele. Mas, se for o caso, não devemos ter medo de apostar. Lançamos o Essugo e não me parece ter a maturidade competitiva do Afonso. E é bem mais exigente jogar no miolo, uma aposta bem mais arriscada. Não ficaria surpreso com uma aposta imediata no Afonso. Tão pouco no sucesso dessa aposta.