A última imagem do backstage ou uma das últimas mostra bem pq é q acredito q o Afonso vai ter o q futuro q quiser no Sporting. Acima de tudo, sente o q está a vestir e o q está a representar
Tnh a certeza que vai partir tudo em muitos jogos q entrar este ano
Mas perdas de bola e duelos perdidos num extremo não é a mesma coisa que num ala.
O estatuto do Pote vem de que também nestes 3 anos tem demonstrado ser o mais competente a mete-la lá para dentro ou ser o mais influente a que o golo apareça. Tem períodos em que é pouco intenso e acomodado porque pode, não tem concorrência.
Já o Afonso, quis muito, tem vontade e ganas, mas correu mal. That’s life
Eu coloquei um comparativo estatístico entre um miúdo de 18 anos e um gajo titular á 3 anos.
Concordo que o miúdo não tenha jogado nepia, mas um dos gajos mais influentes da equipa não lhe ficou atrás, só isso.
Esse overlap pode ser feito pelo central do lado esquerdo (o Matheus Reis faz bem esse movimento, mas já não estava em campo).
Há um lance com o Edwards, onde o Afonso espera que este lhe apareça na costas e mete a bola em profundidade, mas o Edwards não fez a movimentação.
Mas o meu ponto era exatamente o que mencionaste depois: o Afonso tem os instintos do extremo, pensa como um extremo. Tem a tendência de esperar pela subida de alguém pelas suas costas e procurar essa linha de passe. Se a ideia é mantê-lo a ala, sim, tem de perder essa tendência…
O que mais gostei no Afonso foi que, apesar das jogadas lhe terem corrido quase todas mal, nunca se escondeu.
Tentou, tentou e tentou novamente, mesmo falhando os dribles, os passes.
Quando o AM entra o Sporting está a ganhar 2-0 com o jogo totalmente sob controlo.
Qual a necessidade de estar a forçar subidas SEM BOLA de um central?
Não estou a discutir a necessidade de o fazer. Perguntaste quem poderia fazer esse overlap ao ala e eu limitei-me a responder.
O que eu estou a discutir é a tendência do Afonso procurar instintivamente essa movimentação nas suas costas, porque está habituado a jogar a extremo. Acredito que foi essa a causa de algumas perdas de bola do Afonso no último jogo (não concordo com a ideia que seja um jogador invejoso, nem que tenha entrado com a ideia de decidir o jogo): ao procurar essa linha de passe (lá está, por estar habituado a jogar extremo com um lateral a fazer as costas), perdeu o timing de colocar a bola noutras zonas e eventualmente perdeu a bola.