Torço para que seja titular na 6a feira
Desde que seja na frente, tudo bem.
Se não consegues entender a diferença entre um jogador de 18 anos que se estreia e um de 30 anos, a culpa não é do fórum.
Ainda assim, há que dizer que já defendi o Paulinho de alguns exageros por estas bandas.
Não sendo o PL que o SCP precisa para titular, não é tão mau como se diz.
Meter este puto a fazer a ala toda, com a equipa a dormir foi bem pensado.
Lógico que correu mal, aliás bastaria falhar o primeiro drible serve para bode expiatório das fífias dos do costume…
Mais um em lume brando…
Ele falhou todas as jogadas
Nunca vi uma estreia tão má
Até dou de barato a parte defensiva mas ofensivamente a fazer em teoria o que mais gosta foi horrível.
Creio que não passou por um único jogador.
Faltou-lhe a experiencia para entender que o drible não estava a sair e por isso teria sido melhor circular a bola e jogar mais pela certa.
Não perdemos pontos e melhores dias virão.
Não passa a ser horrível por causa disso
O Afonso foi campeão sub 17, ano seguinte subiu para equipa b e esteve um tempao lesionado, agora aparece a jogar. Talento tem de sobra, preparado não está.
eu gostava de ver o Amorim apostar no Afonso no lado direito em vez do Esgaio …give the kid a chance ! na minha opinião rende mais na direita .
Afonso Moreira tem que ser opção mas no trio da frente, nunca como ala ainda para mais com os pés trocados o mesmo sucede com o Geny. O N.Santos foi adaptado ali mas já tinha algumas rotinas, mesmo que poucas, a jogar como ala no Rio Ave em vez de a extremo. E vindo ele de uma equipa como o Rio Ave que defendia muito mais que um Sporting que joga ao ataque em 80% dos jogos, óbvio que ajudou a adaptar-se melhor naquela posição, agora o Afonso e o Geny que preparação é que têm para ter que defender e fazer a ala toda se sempre foram extremos? É tudo muito bonito a extremo perdes a bola num drible e sabes que tens o ala atrás neste sistema ou o lateral atrás numa linha de 4 defensiva ou ainda um dos médios que pode fazer uma dobra nessa situação de perda de bola. O Amorim que se deixe de querer inventar sempre uma posição nova para cada jogador novo do plantel. Se são extremos que os ponha a jogar a extremo.
Surreal o exagero e o desrespeito que por aqui vai e pelas redes sociais (e que começou no estádio, diga-se).
Falhou? Sim, falhou, várias vezes. Ofensivamente sinto que o Afonso sentiu falta do overlap de um lateral e, instintivamente, procurou demasiadas vezes essa linha de passe que nunca apareceu (poderia ter aparecido se Matheus Reis ainda estivesse em campo). Defensivamente nem vou dizer que falhou, porque o Afonso não é um defesa (e o Amorim não quer que ele seja um defesa, conforme já deu a entender várias vezes – a ideia é poder jogar por vezes apenas com 4 defesas – 3 centrais + 1 ala). A equipa não pode ver o Afonso naquela posição e esperar que tenha os mesmos comportamentos defensivos do Matheus Reis. É preciso trabalhar isto.
Sinto-me só na obrigação de deixar alguns lances onde o Afonso esteve bem, para rebater a ideia ridícula de que ‘só fez merda’ ou que ‘foi a pior estreia de um miúdo’, conforme li por aí nos últimos dias.
- Bem posicionado recupera a bola e na raça ganha ainda a 2ª bola. Conduz e lança o Paulinho no ataque:
- Recebe na linha e é obrigado a arriscar o 1vs1 com o defesa, porque está completamente desapoiado. Preparava-se para ganhar a linha, mas sofre falta (não assinalada):
- Recebe na linha ainda no meio-campo do Sporting e, uma vez mais, completamente desapoiado, decide jogar seguro e devolver ao guarda-redes (ao contrário do que o Coates fez no lance do 2º golo apesar de ter melhores linhas de passe – preferiu arriscar desnecessariamente um passe longo e queimar um colega de equipa):
- Com 2 adversários em cima saca a falta. Numa altura em que estão Coates + Inácio + Diomandé + Paulinho + Gyokeres em campo, o golo pode facilmente surgir de uma bola parada:
- Bom cruzamento para a zona do penalti, conforme mandam as regras. Não apareceu lá ninguém, mas devia ter aparecido:
- Desapoiado, uma vez mais, e em inferioridade perante o adversário (2vs1), inventa espaço para tirar o cruzamento. O cruzamento, depois, não é o melhor:
- Excelente a descobrir Gyokeres no corredor central:
- Nova recuperação de bola:
- Bom cruzamento a descobrir Paulinho:
São só alguns lances, nada de extraordinário, é certo, mas também algumas boas indicações.
Espero que o Afonso volte a jogar com o Casa Pia. Voltando o Nuno Santos, a possibilidade de ser aposta diminui (algo que também pode ter pesado no jogo contra o Vizela), ou seja, podemos não voltar a vê-lo em campo tão cedo.
Depois disto também me sinto na obrigação de reafirmar que sim o Afonso infelizmente só fez merda e que sim foi uma das piores estreias de um miúdo.
Perder 14(!!!) vezes a bola quando se é ala e se tá em campo 25 min é obra!
E senti-me com esta obrigação não para malhar no puto, que espero que volte a trabalhar duro para agarrar com unhas e dentes uma futura oportunidade, mas porque pensava que leituras alternativas de realidade era algo exclusivo da esfera lampionica.
A reação começou no estádio porque foi genuína, imediata e visceral. Estávamos com ilusões de ver mais um Leão crescer e acabamos por ver o equivalente futebolístico de um acidente automóvel.
Em suma, espero que o Afonso nem sequer nos convocados esteja para o Casa Pia, a ultima coisa que o jogador precisa e de mais pressão e de haver possibilidade de mais uma falha que acontecendo de novo, pode ter repercussões negativas na carreira.
Precisa de minutos na realidade da B, ganhar confiança e provavelmente jogar numa posição onde está mais confortável. Quiçá na taça da carica tenha hipótese de mostrar a sua qualidade. Tem tempo.
Logicamente.
O Rodrigo Ribeiro o ano passado foi posto em lume brando porque foi lançado em casa quando perdiamos com o Chaves.
O Afonso Moreira foi posto em lume brando porque foi lançado em casa quando ganhavamos por dois ao Vizela.
E, se nenhum deles tivesse sido lançado em nenhum momento, estavam a ser postos em lume brando.
Este treinador é um incendiário.
Onde vocês vêem uma exibição epicamente falhada, para mim serviu para reforçar ainda mais que i Afonso tem um talento brutal. E é para se afirmar já.
Onde vocês vêem perdas de bola, eu vejo um miúdo de 18 anos sem medo absolutamente nenhum de ir logo no 1x1. Na minha experiência, os que tiveram este perfil ( e toque de bola claro) eram craques
Está época parece-me que não vamos jogar com 2 alas. Jogaremos sempre com 1 mais ofensivo dum lado e defensivo noutro. Com o Vizela, jogou Geny porque na esquerda jogou o Matheus. Quando entrou o Afonso, ele pôs o Esgaio.
Por isso parece me um erro dizer que estamos a adaptar o Geny e o Afonso a alas. Eles jogam com mais liberdade, porque o lateral oposto faz a defesa a 4. Claro que terão de ter compromisso defensivo, mas acho que mal lhes não ser exigido defensivamente o mesmo que à época passada
Se não consegues entender a diferença entre avaliar o desempenho baseado na observação e insultar, a culpa também não é minha, nem do fórum.
Jogou mal isso é óbvio.
Mas não posso sentir orgulho em ser de um clube que aposta nos jovens e depois não conseguir conceber que estes possam ter este tipo de jogos.
Eu mostrei lances, em vídeo. Tu mostras estatísticas que não dizem nada. Nas 14 perdas da posse de bola (diferente de perdas de bola) constam:
- as vezes que a perdeu mas a seguir a recuperou,
- as vezes que driblou e foi parado em falta,
- os cruzamentos que encontraram o adversário (mesmo que bem tirados).
É fácil verificar situações destas nos clips que deixei aí. Mais, são estatísticas que não dizem da qualidade dos apoios que o Afonso recebeu (uma coisa é perder a posse com linhas de passe disponíveis, outra sem linhas de passe disponíveis). Dizem zero.
O Afonso tem 2/3 perdas da posse de bola que são evitáveis (derivadas de situações onde, na minha opinião, instintivamente espera o overlap do lateral - e quando o overlap não aparece perde o timing de jogar para trás ou para o meio). Não são as “14” perdas de posse de bola que importam ao adepto do Sporting, são estes 2/3 lances. O Afonso agora são estes 2/3 lances, apesar dos dos alguns bons apontamentos entretanto completamente esquecidos. E são esses lances que motivaram os assobios no estádio, o aparecimento de print screens estatísticos na internet, as opiniões de que tem de ir para a B, que não está preparado e que foi ‘a pior estreia de um miúdo’.
Cada adepto é livre de dizer o que quiser e manifestar-se quando lhe apetecer. Para mim, é estupidez.
Há avaliações e avaliações…
E mantenho tudo aquilo que disse e acho que fui bem claro.
Algo que não se menciona porque fez de facto um péssimo jogo, na falta duríssima que sofre do Tomás Silva, não só sacava um amarelo ao oponente direto, como ganhava confiança que acabou por perder, pequenos detalhes que prejudicam o jogador e o Sporting como sempre, é um lance onde não se admite que o árbitro não tenha visto, condiciona a logo o Tomás e dava outra confiança ao Afonso, não tenho muitas dúvidas até porque contra o Sporting estes “pequenos” detalhes condicionam nos praticamente todos os jogos.
Concordo. É por saber que os putos podem ter jogos assim que digo que ele tem de ser protegido no futuro imediato, porque a possibilidade de correr mal é real e a verificar-se seria muito lesiva para o Afonso.
Branquear o que se passou não ajuda ninguém. O jogador tem talento, falta agora mostrar o que vai ser mais importante para o resto da carreira que é a resposta à adversidade.
Temos de lhe dar tempo e condições de trabalho, se ele trabalhar e aprender com os erros, será melhor por isso e novas oportunidades virão para fazer esquecer este jogo.