Não estou a discutir a necessidade de o fazer. Perguntaste quem poderia fazer esse overlap ao ala e eu limitei-me a responder.
O que eu estou a discutir é a tendência do Afonso procurar instintivamente essa movimentação nas suas costas, porque está habituado a jogar a extremo. Acredito que foi essa a causa de algumas perdas de bola do Afonso no último jogo (não concordo com a ideia que seja um jogador invejoso, nem que tenha entrado com a ideia de decidir o jogo): ao procurar essa linha de passe (lá está, por estar habituado a jogar extremo com um lateral a fazer as costas), perdeu o timing de colocar a bola noutras zonas e eventualmente perdeu a bola.
Em 100 casos concordaria contigo em 99… mas este puto tem uma autoconfiança ridícula nele próprio. Eu acredito que ele vai voltar a entrar e vai entrar com tudo, como se nada fosse.
Não recupera. Alivia e não de forma positiva. Sim, corrige depois bem o erro.
Tens aí lances em que fazes uma interpretação demasiado positiva da coisa. Eu não invento espaço quando um defesa me condiciona o espaço e é ele quem escolhe o que vou fazer. É o mesmo que quando os laterias “obrigam” o avançado a dirigir-se para a linha de fundo e cruzar. Não sou eu que descubro o espaço, são ele que me condicionam o movimento. Da mesma forma, cruzar para avançados que estão de costas para a baliza e com os defesas de frente para a bola não é bom cruzamento.
Tens um lance, dos primeiros dele, que acontece quase o mesmo que no lance do golo e ele faz bem.
Tal como o exagero de queimar logo o rapaz nas redes sociais não ajuda nada, reinterpretar lances também não. O treinador tem de sentar com ele, analisar os lances, dizer que sim, foi bom esforço e tal, demonstrar como deveria agir naqueles lances e treinar. É só isso.