Abordagem ao Dossier – Pontas de Lança do SCP - 2015/2016

Montero
Tanaka
Rubio

Não faz sentido vender nenhum destes, já mostraram que são bons jogadores. Se saíssem acabávamos por ir buscar jogadores com valores semelhantes.
Achava bem a contratação do Hassan, jogador fisicamente semelhante a Slimani, mas isso depende do dinheiro disponível, a posição prioritária seria sempre um extremo.

São bons para roçar o banco.

Sim porque consegues contratar melhor. Que eu saiba o Sporting ainda está em crise.

Entre Rubio, Montero e Tanaka, só ficava um. Como terceira opção. Têm todos aspectos a favor e contra. Mas não dá para ocupar duas vagas na frente com dois gajos que não são acima da média, ou sequer próximos desse patamar. Slimani é vender. Vender sem hesitar. O gajo é bom PL. E ele para as Alemanhas e o caraças até era menino para se revelar ainda mais. Ou num Stoke qualquer. Mas não podemos andar constantemente, ano após ano, a brincar aos ataques. Slimani é curto. Como são curtos os outros. O que A tem, B não tem, C pode vir a ter mais ainda não tem, enquanto que D tem às vezes. E isto não chega. Naquilo que idealizo, há duas entradas e uma vaga para Rubio/Montero/Tanaka. Os meus:

1- Léo Baptistão
2- Facundo Ferreyra
3- Rubio/Montero/Tanaka

Um deles chegaria em definitivo. O outro emprestado com opção de compra. Qualquer um deles pode chegar por via das duas modalidades de transferência. Talvez preferisse comprar o Baptistão. O enquadramento actual dos dois jogadores é idêntico. Ambos jovens. Ambos estiveram emprestados dutante esta temporada. Os dois obtiveram pouco ou nada desse tempo de empréstimo. O Baptistão, por exemplo, está só tapado por Mandzukic, Torres e Jimenez, um gajo que custou 10 milhões e pouco calça. E ainda há Griezmann e R.Garcia que também aí joga quando os jogos são a doer. O gajo é muito bom. Chegou de uma época excelente no Rayo ([member=16426]andredesterro) ao Atlético, e apanha com Diego Costa, David Villa ou Adrian. E na seguinte com os nomes já referidos. Não acredito que se coloquem muitos entraves à sua saída. Muito bom avançado. Móvel, daqueles que não só cai nos flancos como se desembaraça com grande à vontade, quando mete a bola na frente e embala, emabala mesmo. É um avancado versátil acima de tudo, sem que isso signifique pouco golo. Aliás, ele nos primeiros tempos até jogava mesmo a partir da esquerda e não só marcava como assistia em catadupa.

O Ferreyra é o típico caso do sul-americano que aterra na equipa errada, no contexto errado, onde ele próprio parece um erro. Chega à Ucrânia, numa equipa de brazucas, faz uns jogos e é emprestado na época consequente. Esteve (está) em Inglaterra. Newcastle. Onde flopa com estrondo. O que nem seria uma previsão muito ousada. Este gajo é um matador. Matador mesmo. Não tem tanta técnica, em termos de drible, controlo e passe como o Baptistão, mas é mais 9. É potente a fugir, tem mais olfacto de golo. Ele vive mesmo para o golo. Não vai contribuir tanto na construção de jogo, e até parece assim meio tosco, mas não é nenhum inábil. É mais parecido com o Slimani. Mas com mesmo muito mais potencial. Incomparável.

Era uma boa mescla para a frente. E acredito mesmo que podíamos ser bem sucedidos. Nem que fosse apenas um dos dois. Eles devem ter custado à volta do mesmo os dois. Ali nos 5/6 milhões. Não valorizaram muito. Para não dizer nada. Qualquer um dos dois caía aqui bem. Os dois era de sacar broches infinitos ao presidente.

Existe um avançado cujo valor de mercado ronda os 5M. Recentemente marcou 2 golos na vitória do Espanyol ao Vilarreal por 3-0.

Evoluiu muito desde a sua (breve e merdosa) passagem por Alvalade. A minha pergunta é:

Acham possível ou viável a compra do Caicedo? Sem risos, por favor :mrgreen:.

E salários para essa gente toda?

Compensa mais ficar com Rubio, Montero e Tanaka porque são mais baratos ao final do mês ? Sendo que o Rubio, ao que parece, nem deve ser assim tanto. No caso dos que falei, seguramente que não seria esse o impedimento. Há gajos no nosso plantel a ganhar mais. Eu sei que falar aqui é fácil. No entanto, pessoalmente, não considero fantasiosos nenhum dos nomes. Se existe sector que requere um esforço extra, é o ataque. Corte-se nos Naby Sarres e nos Sackos. Aqui estão dois milhões. É um cálculo demasiado simplista e até precipitado, mas este ano não pode haver gastos supérfluos deste tipo.

Se partirmos para outra época em que o conjunto de avançados renda só pouco mais de 20 golos no campeonato, mais vale pensar já em 2016/17.

Os dois avançados do porto, juntos, levam 20 golos. Exactamente o mesmo número que os 2 avançados do porto. Ainda assim, o Sporting tem menos doze golos no Campeonato.

Falar nos dois avançados do porto quando apenas um deles joga 95% do tempo é um pouco injusto. Mesmo assim só o Jackson tem os mesmos golos na liga que Slimani e Montero. E nós ainda jogámos algum tempo em 4-4-2.

O Jackson leva 120 minutos para marcar um golo, o Abubakar também. Nós temos o Slimani com 130 minutos e o Montero com 180, só o Tanaka tem uma média superior ( 70), mas nas outras competições, onde teve mais tempo de jogo, não mantém essa média.
Isto já para não falar que no conjunto das competições Jackson+Abubakar têm 34 golos e o nosso trio de pontas de lança tem somente 27.

Parece-me que há aqui uma décalage clara em nosso prejuízo e que urje colmatar para o ano. Em vez de um ponta de lança com 10 golos em Abril, precisamos de um que se aproxime dos 20. Além disso melhorar o aproveitamento dos médios também é importante. Temos um João Mário com 5 golos, que até pode parecer bom, mas para as ocasiões que falhou estupidamente esse número poderia ser facilmente dobrado. Depois também temos um Adrien que, fora penaltis, é uma nulidade no remate à baliza…

Eu acho que há uma diferença, sim. Não que seja clara. Isto é, o Sporting não tem conseguido ter um avançado que garanta o mesmo rendimento que Jackson ou Jonas (pelo tempo de utilização), mas o treinador soube gerir as qualidades dos seus avançados, com os 3 a contribuírem para os golos e para a equipa.

Idealmente, gostaria tentar contratar “O” ponta-de-lança. Mas penso que, num Clube com as dificuldades financeiras do Sporting, tal só deveria ser tentado caso se consiga boas vendas, em especial pelo Slimani. Talvez abrisse uma boa janela de oportunidade para o substituir com qualidade, com alguma sorte num ponta-de-lança ainda mais completo.

É evidente, para mim, que o Sporting não tem os argumentos do porto, por exemplo. Mas vejo sinceramente como acções mais prioritárias a renovação com o Carrillo, a manutenção do William e a contratação do Ewerton, que a mudança na frente de ataque.

O Sporting terá sempre como objectivo discutir o título. Mas não terá as mesmas condições dos outros. Com Slimani e Montero, ou com outra dupla qualquer.

Se chegarem boas propostas pelo Slimani… sim, não me importaria de vender e contratar um avançado que pudesse ser “craque” da equipa. Se não… deixava o Slimani cá ficar mais um ano, e reforçava outras posições.

Para mim a diferença de golos, mais ainda que no avançado, poderá ser conseguida através de um incremento dos processos colectivos (é o primeiro ano do treinador, e isso também faz diferença) e através do maior contributo dos outros jogadores (do lateral-direito, em particular, que tem de aparecer com bem mais perigo na frente, e depois dos que jogam atrás do PL no corredor central, onde de bola corrida só João Mário cria desequilíbrios e situações de finalização regularmente).

Se isso, sem novo avançado, será suficiente para dar o salto? Não sei. Depende de muitos factores (até de eventuais mexidas nos rivais). Mas não me parece trágico, nem me parece que o caminho do Sporting esteja errado ou justifique loucuras e sangrias.

Precisamos de encontrar o nosso Jackson…com Montero…Tanaka e Rubio…não ficamos mal servidos de segundas linhas…e fazer um excelente negócio com o Super Slim…

Isso é a visão redutora de um mau negociador.

E confundes alhos com bugalhos. Porque o Sporting não vendeu, por exemplo, o Dier (que nem era titular, logo nem era dos mais valorizados) por iniciativa própria. Já foi explicado os contornos desse negócio.

O Sporting pode bem fazer para o lugar de ponta-de-lança aquilo que fez para a posição de lateral-esquerdo. E investindo com dinheiro da venda dos vários excendentários que tem. Sim, também Montero e Tanaka se for caso disso. Porque de repente esses não ficaram a valer nada, como agora se quer fazer crer.

Porque, sim, acho piada que alguns fãs do Montero (mesmo os mais óbvios como ali o poeiras - a LOLADA é bem dirigida porque quem conhece a postura dele sabe bem que a intenção dele com aquela frase não tem nada a ver estritamente com os melhores interesses do Sporting mas sim as taras pessoais dele) passam o ano todo a maldizer o Slimani mas no fim da época de repente é ele que está mais valorizado e temos de despachá… err, vendê-lo, “a bem do Sporting”.

O Sporting tem de manter os melhores. Os melhores saem com propostas irrecusáveis. E se não há esse género de propostas, é para ficarem. Se é preciso dinheiro, investe-se com o orçamento previsto ou o que advém da saída dos outros jogadores menos importantes (várias “pequenas” boas vendas podem dar o dinheiro de uma “grande” boa venda).

Pois, vender os titulares é (o mais) fácil. Mas melhorar uma equipa e saber negociar os “suplentes” é a verdadeira boa gestão.

Plenamente de acordo e alem do mais O BARATO SAI CARO E O CARO MUITAS MAS MUITAS VEZES SAI BARATO.

Se o Slimani, Montero e Tanaka sairem deviamos apostar em 2 fixos e um craque:

• Guidetti
  • Hassan
  • Lucas João

OU

• John Córdoba
  • Hassan
  • Lucas João

Ou

• Cornelius
  • Hassan
  • Lucas João

Ou então e para mim era este

• Raul Jimenez
  • Hassan
  • Lucas João

Não me importava de vender o Slimani com o mercado com que ele está se conseguissemos um substituto à altura. Não conheço é nenhum possível substituto à altura, e não me parece que seja aquele Kramer.

Raul Jimenez ou Chicharrito + Rubio + Hassan…até comprava…ehehhehehheh

Depende das propostas mas não descurava uma revolução dos nossos avançados.

Apostava as fichas num avançado de top(e num extremo)

Eu até aceito que se venda ou Montero ou Tanaka, mas não vejo razões para vender o Rubio, assim que chegou tem marcado golos na B. Sim eu sei que não quer dizer que se for para o principal faça o mesmo, mas acho que merece uma oportunidade.

Já agora, e não é a primeira vez que o digo, temos um bom trio de PL que fazem o que lhes compete e não é por eles que não marcamos mais. No entanto, não sendo nenhum de topo, se a ideia for vender para reinvestir, acredito que o Slimani teve uma valorização que permite ‘brincar’ um bocadinho com o dinheiro de uma possível venda. Fala-se em valores com dois dígitos e, com 6 ou 7 milhões, éramos bem capazes de sacar um PL com muito potencial. Qualquer um dos outros não dariam margem suficiente para reinvestir com qualidade que justifique todo o trabalho.

E perguntam vocês: se há quem dê dois dígitos pelo Slimani, porque raio é que não vão directamente buscar esse tal tipo com potencial para chegar longe já que é mais barato? Simples. Porque em campeonatos como o inglês compra-se feito, já que a competitividade do campeonato deles quase não permite trabalhar promessas. Nós em Portugal temos essa ‘vantagem’ e não é por acaso que qualquer jogador no ‘limbo’ com potencial para chegar ao topo quer vir para cá.