Eu acho que há uma diferença, sim. Não que seja clara. Isto é, o Sporting não tem conseguido ter um avançado que garanta o mesmo rendimento que Jackson ou Jonas (pelo tempo de utilização), mas o treinador soube gerir as qualidades dos seus avançados, com os 3 a contribuírem para os golos e para a equipa.
Idealmente, gostaria tentar contratar “O” ponta-de-lança. Mas penso que, num Clube com as dificuldades financeiras do Sporting, tal só deveria ser tentado caso se consiga boas vendas, em especial pelo Slimani. Talvez abrisse uma boa janela de oportunidade para o substituir com qualidade, com alguma sorte num ponta-de-lança ainda mais completo.
É evidente, para mim, que o Sporting não tem os argumentos do porto, por exemplo. Mas vejo sinceramente como acções mais prioritárias a renovação com o Carrillo, a manutenção do William e a contratação do Ewerton, que a mudança na frente de ataque.
O Sporting terá sempre como objectivo discutir o título. Mas não terá as mesmas condições dos outros. Com Slimani e Montero, ou com outra dupla qualquer.
Se chegarem boas propostas pelo Slimani… sim, não me importaria de vender e contratar um avançado que pudesse ser “craque” da equipa. Se não… deixava o Slimani cá ficar mais um ano, e reforçava outras posições.
Para mim a diferença de golos, mais ainda que no avançado, poderá ser conseguida através de um incremento dos processos colectivos (é o primeiro ano do treinador, e isso também faz diferença) e através do maior contributo dos outros jogadores (do lateral-direito, em particular, que tem de aparecer com bem mais perigo na frente, e depois dos que jogam atrás do PL no corredor central, onde de bola corrida só João Mário cria desequilíbrios e situações de finalização regularmente).
Se isso, sem novo avançado, será suficiente para dar o salto? Não sei. Depende de muitos factores (até de eventuais mexidas nos rivais). Mas não me parece trágico, nem me parece que o caminho do Sporting esteja errado ou justifique loucuras e sangrias.