Abordagem ao Dossier – Pontas de Lança do SCP - 2015/2016

Crio este tópico para discutirmos a abordagem ao Dossier - Pontas de Lança.

A ideia é cada um definir, de forma realista, com que lote gostaria de abordar a época de 2015/2016.
No fundo, trata-se de responder, de forma fundamentada, às seguintes questões:
Que entradas?
e
Que saídas?

PS:
Quem achar que tem algum interesse para a sua análise pode encontrar alguns dados sobre os nossos jogadores e sobre os jogadores rivais em http://www.forumscp.com/index.php?topic=65104.0.

Kramer, do Den Haag, ja aqui foi falado, parece-me interessante. E como o Wilson Eduardo está a ter relativo sucesso por aquelas partes, pode-se fazer um negócio giro. Género eles levarem o Wilson Eduardo mais um emprestado.

gostava de ver chegar Moussa Konaté a pérola africana de 22 anos.
Sob contrato até junho de 2017, com a formação suíça modesta (7 de 10 da Super League nesta temporada), que comprou por 600.000 €, no verão de 2014, Konaté é atualmente o terceiro artilheiro do campeonato helvético (11 gols em 18 jogos).

Pode evoluir em toda a frente do ataque e com uma grande qualidade técnica, o internacional senegales (9 jogos, 4 gols) já tem uma sólida experiência na Europa, ele que deixou o clube Touré Kunda (Senegal D1) em 2011 para tentar no Maccabi Tel Aviv (42 jogos, 8 gols), antes de passar pelo campeonato russo (Kuban Krasnodar), eo italiano Serie A (Genoa). Realmente é só nesta temporada que ele explodiu.
O AS Saint-Etienne não são os únicos na linha. Estimado em pouco mais de € 1 milhão por Transfermarkt.de. Na verdade, os clubes ingleses West Ham e Newcastle já o tem na mira . Distinguiu-se particularmente no último jogo internacional, com dois gols contra Gana, (2-1) depois de entrar no jogo ao minuto 70 e picos.

Acredito que nesta posição, o clube vai apostar seriamente num avançado completo, tanto bom tecnicamente como fisicamente.
Muito provavelmente a margem financeira para esta posição será maior.

Espero que Montero e Tanaka fiquem. O primeiro tem alguma qualidade e está algo desvalorizado, o segundo não faz sentido sair: veio, gastámos dinheiro com a sua adaptação, e desde a Taça da Liga começou a mostrar bons pormenores. Impõe-se que fique mais um ano.

Depois, é uma questão de perceber se haverão ou não propostas boas pelo Slimani… se houverem pode-se abrir uma janela de oportunidade para, com astúcia e dinheiro, se conseguir trazer um avançado de topo (coisa que não temos); se não houver boas propostas, fica cá e mantemos o trio de ataque que temos… que juntos nos deram bastantes golos este ano (parece-me).

Sinceramente não acho piadinha nenhuma ao Kramer. Já achei mas mudei de ideias. Acho que seria um rotundo flop por cá.

Manteria Montero e Tanaka, e conto com uma boa venda do Slimani, que tem mercado nos principais campeonatos. Para o seu lugar, já fui falando, noutros tópicos, em alguns jogadores. Mas sinceramente, ainda não descobri aquela opção que me pareça ser “a tal”. Havia o Camilo Sanvezzo, mas uma lesão grave no joelho, salvo erro, retirou-o da equação.

Gosto muito do Alán Pulido.

Também gosto do Jhon Córdoba, mas tem um perfil ligeiramente diferente (e ainda sem os números do mexicano).

No tópico de sugestões surgiram alguns nomes que me agradaram.

Já há uns tempos o apelidado de novo Slimani (já não me recordo como se chama, mas é argelino), o Baston que acho que seria complicado ir busca-lo ao Atlético mas com tanto jogador e este a fazer 23 anos não sei o que esperam dele e até mesmo o Belfodil que assim como não quer a coisa podia-se tratar do negócio.

Mohamed Lamine Abid

Espero que saia os 3 da frente, não são garante de golos como por exemplo 1 Jackson Martinez ou Jonas e portanto não servem para 1 Sporting campeão.

Slimani tem mercado, propostas acima dos 15M seriam um bom negócio e dava para reforçar o sector atacante, Montero não serve para o Sporting e Tanaka não mostrou ser 1 PL capaz de garantir pontos e golos com regularidade (mas aqui neste jogador há 1 aspecto, não teve muitas oportunidades de facto)

Compras:

Arkadiusz Milik, emprestado pelo Leverkusen ao Ajax esta época, este menino tem faro de golo e joga que se farta!

Para 2º PL ia buscar o Hassan ao Rio Ave, acho-o um jovem com imenso potencial e nos jogos mais apertados onde precisamos de bolas para a área podia ser uma boa opção para jogar lá na frente com Milik.

Para 3ª opção renovava com Rubio e dava-lhe 1 oportunidade, caso não se consiga renovar mantinha Tanaka ou dava 1 oportunidade a Betinho.

O Ajax já o comprou em definitivo .

Talvez fosse uma boa opção, sim. Do Córdoba não gosto muito.

O que não encontro, para já, é aquela opção pela qual metia as mãos no fogo, como já encontrei no passado (Camilo Sanvezzo, Kramaric). De resto, opções interessantes, vejo algumas. O último que sugeri foi o Moussa Konaté (Sion). Mas também gosto do Makienok (Palermo - empréstimo) ou do Jonathas (Elche), por exemplo. Mas nenhum deles me seduz totalmente.

Volto a dizer que dependendo das saídas(até podem sair os 3 PL’s que temos e o Rubio também), olharia com muita atenção para o Janko(ex-tripeiros), que está em fim de contrato lá pela Austrália.

É daqueles PL’s super fiáveis e que dão jeito a qualquer equipa.

LOLADA.

Kramers têm tendências a ser hypes estilo Boghossian… Além que o campeonato holandês é peculiar para avançados se destacarem.

Gosto do perfil do Cornelius, que preenche uma data de requisitos interessantes para a realidade do Sporting.

Outro nome bastante interessante, seria o Djuricin.

O Montero desce para 10 no apoio ao ponta de lança;
O Tanaka sai;
Slimani fica a não ser que venha uma proposta demasiado boa para recusar;
Rubio sobe para equipa principal;
E fica lugar para + um com grande qualidade técnica e goleador;
Se o Slimani sair temos que contratar 2 avançados.

Isto a pensar no 4x3x3 e no 4x2x2 losango…

Nomes para a nossa carteira e sem ter bem a noção de como evoluíram os outros avançados emprestados é que está mais difícil.

Mas assim de cabeça o Hassan do rio ave, já li aqui nomes bastante interessantes mas não acredito que tenhamos dinheiro para eles.

Nao ia muito confiante com a ideia de atacarmos o campeonato com Montero Tanaka e Rubio (nao sei o que podera valer desta vez na 1L e presumo pelas noticias que vai ficar). Nao me importo que se venda o Montero porque pelo o que percebi ja tem um salario bastante alto e com o plantel que estou a imaginar tambem nao iamos precisar dele para 10/2°Av porque haveria varias opcoes atraves de adaptacoes (Iuri,Mane,Labyad,JM,Tanaka)+Gauld e a 9, jogando como temos jogado (cruzamentos) nao vale a pena. .
Basicamente para mim ou fica o Montero ou fica o Rubio. Contudo, nao sou totalmente contra o facto de ficarem os dois caso o Montero conte tambem para 10/2°Av mas acho que o facto de nao estar ia acabar por dar um boa rotatividade a uma serie de jogadores de qualidade, favorecer-lhes mais minutos.

Estou a presumir que o Slimani sera vendido.

A contratar gostava de ver por ca o Hassan ou o Kramer etc… Um jogador fisicamente tipo Slimani mas com mais qualidade tecnica.

Este tópico traduz um dos dossiers mais complicados que teremos pela frente.

Não me importava que o Montero passasse a contar para uma posição mais recuada, juntando-se ao Gauld na competição pela posição de médio mais avançado. Também não me importava que o Tanaka saísse, desde que dê-se mais dinheiro do que custou.
Para além disso vamos precisar de pelo menos 2 avançados. Um para o lugar do Slimani e um que possa saltar do banco. O lugar de 3º avançado, actualmente ocupado pelo Tanaka, seria entregue ao Rubio. Mas isto, claro está, dependeria da sua abertura para continuar a ser titular na equipa B na próxima época e da renegociação e renovação do contrato.

Num cenário ideal:

Contratação - Hassan (Rio Ave) - Rubio (A/B)

Lolada, porquê?

Com que dinheiro estás a pensar investir no Ewerton, no substituto do Nani (?), na renovação do Carrillo e na contratação de um PL?

Se não se vender o William, como era importante, então vai ter de se vender entre 2 a 3 jogadores minimamente valorizadas (como no ano passado se vendeu Rojo e Dier, e no anterior Bruma e Ilori). Que jogadores venderias?

Parece-me claro que se o Sporting quer contratar um PL para o onze terá de vender o seu titular (não nadamos em dinheiro). Se quisermos contratar um central, é possível que tenhamos de vender um lateral. Eventualmente renovar com o Carrillo também pode obrigar à venda de um médio.

É preciso perceber que o trabalho de recuperação financeira do Sporting se terá de manter, como total a equipa terá de vender se quiser comprar. Uma coisa é não defender contratações. Outra é defender contratações de qualidade, por norma caras, sem vendas de relevo. Isso para mim é utópico.

E a realidade é que não é vendendo Montero, Tanaka, André Martins, Rosell e Boeck que se arrecadará dinheiro para fazer 3 ou 4 investimentos importantes e de qualidade…

Eu por mim estou à vontade, se não chegarem propostas pelo Slimani (não acredito que cheguem pelos outros) não contratava nenhum PL. Se chegarem que se use o dinheiro de forma assertiva para no mínimo não se perder qualidade na posição.

Também me parece absurdo trocar os 3 PL com que atacámos a temporada, honestamente. É sangria à Godinho.