Crio este tópico para discutirmos a abordagem ao Dossier - Pontas de Lança.
A ideia é cada um definir, de forma realista, com que lote gostaria de abordar a época de 2015/2016.
No fundo, trata-se de responder, de forma fundamentada, às seguintes questões:
Que entradas?
e
Que saídas?
PS:
Quem achar que tem algum interesse para a sua análise pode encontrar alguns dados sobre os nossos jogadores e sobre os jogadores rivais em http://www.forumscp.com/index.php?topic=65104.0.
Kramer, do Den Haag, ja aqui foi falado, parece-me interessante. E como o Wilson Eduardo está a ter relativo sucesso por aquelas partes, pode-se fazer um negócio giro. Género eles levarem o Wilson Eduardo mais um emprestado.
gostava de ver chegar Moussa Konaté a pérola africana de 22 anos.
Sob contrato até junho de 2017, com a formação suíça modesta (7 de 10 da Super League nesta temporada), que comprou por 600.000 €, no verão de 2014, Konaté é atualmente o terceiro artilheiro do campeonato helvético (11 gols em 18 jogos).
Pode evoluir em toda a frente do ataque e com uma grande qualidade técnica, o internacional senegales (9 jogos, 4 gols) já tem uma sólida experiência na Europa, ele que deixou o clube Touré Kunda (Senegal D1) em 2011 para tentar no Maccabi Tel Aviv (42 jogos, 8 gols), antes de passar pelo campeonato russo (Kuban Krasnodar), eo italiano Serie A (Genoa). Realmente é só nesta temporada que ele explodiu.
O AS Saint-Etienne não são os únicos na linha. Estimado em pouco mais de € 1 milhão por Transfermarkt.de. Na verdade, os clubes ingleses West Ham e Newcastle já o tem na mira . Distinguiu-se particularmente no último jogo internacional, com dois gols contra Gana, (2-1) depois de entrar no jogo ao minuto 70 e picos.
Acredito que nesta posição, o clube vai apostar seriamente num avançado completo, tanto bom tecnicamente como fisicamente.
Muito provavelmente a margem financeira para esta posição será maior.
Espero que Montero e Tanaka fiquem. O primeiro tem alguma qualidade e está algo desvalorizado, o segundo não faz sentido sair: veio, gastámos dinheiro com a sua adaptação, e desde a Taça da Liga começou a mostrar bons pormenores. Impõe-se que fique mais um ano.
Depois, é uma questão de perceber se haverão ou não propostas boas pelo Slimani… se houverem pode-se abrir uma janela de oportunidade para, com astúcia e dinheiro, se conseguir trazer um avançado de topo (coisa que não temos); se não houver boas propostas, fica cá e mantemos o trio de ataque que temos… que juntos nos deram bastantes golos este ano (parece-me).
Manteria Montero e Tanaka, e conto com uma boa venda do Slimani, que tem mercado nos principais campeonatos. Para o seu lugar, já fui falando, noutros tópicos, em alguns jogadores. Mas sinceramente, ainda não descobri aquela opção que me pareça ser “a tal”. Havia o Camilo Sanvezzo, mas uma lesão grave no joelho, salvo erro, retirou-o da equação.
No tópico de sugestões surgiram alguns nomes que me agradaram.
Já há uns tempos o apelidado de novo Slimani (já não me recordo como se chama, mas é argelino), o Baston que acho que seria complicado ir busca-lo ao Atlético mas com tanto jogador e este a fazer 23 anos não sei o que esperam dele e até mesmo o Belfodil que assim como não quer a coisa podia-se tratar do negócio.
Espero que saia os 3 da frente, não são garante de golos como por exemplo 1 Jackson Martinez ou Jonas e portanto não servem para 1 Sporting campeão.
Slimani tem mercado, propostas acima dos 15M seriam um bom negócio e dava para reforçar o sector atacante, Montero não serve para o Sporting e Tanaka não mostrou ser 1 PL capaz de garantir pontos e golos com regularidade (mas aqui neste jogador há 1 aspecto, não teve muitas oportunidades de facto)…
Compras:
Arkadiusz Milik, emprestado pelo Leverkusen ao Ajax esta época, este menino tem faro de golo e joga que se farta!
Para 2º PL ia buscar o Hassan ao Rio Ave, acho-o um jovem com imenso potencial e nos jogos mais apertados onde precisamos de bolas para a área podia ser uma boa opção para jogar lá na frente com Milik.
Para 3ª opção renovava com Rubio e dava-lhe 1 oportunidade, caso não se consiga renovar mantinha Tanaka ou dava 1 oportunidade a Betinho.
Talvez fosse uma boa opção, sim. Do Córdoba não gosto muito.
O que não encontro, para já, é aquela opção pela qual metia as mãos no fogo, como já encontrei no passado (Camilo Sanvezzo, Kramaric). De resto, opções interessantes, vejo algumas. O último que sugeri foi o Moussa Konaté (Sion). Mas também gosto do Makienok (Palermo - empréstimo) ou do Jonathas (Elche), por exemplo. Mas nenhum deles me seduz totalmente.
Volto a dizer que dependendo das saídas(até podem sair os 3 PL’s que temos e o Rubio também), olharia com muita atenção para o Janko(ex-tripeiros), que está em fim de contrato lá pela Austrália.
É daqueles PL’s super fiáveis e que dão jeito a qualquer equipa.
O Montero desce para 10 no apoio ao ponta de lança;
O Tanaka sai;
Slimani fica a não ser que venha uma proposta demasiado boa para recusar;
Rubio sobe para equipa principal;
E fica lugar para + um com grande qualidade técnica e goleador;
Se o Slimani sair temos que contratar 2 avançados.
Isto a pensar no 4x3x3 e no 4x2x2 losango…
Nomes para a nossa carteira e sem ter bem a noção de como evoluíram os outros avançados emprestados é que está mais difícil.
Mas assim de cabeça o Hassan do rio ave, já li aqui nomes bastante interessantes mas não acredito que tenhamos dinheiro para eles.
Nao ia muito confiante com a ideia de atacarmos o campeonato com Montero Tanaka e Rubio (nao sei o que podera valer desta vez na 1L e presumo pelas noticias que vai ficar). Nao me importo que se venda o Montero porque pelo o que percebi ja tem um salario bastante alto e com o plantel que estou a imaginar tambem nao iamos precisar dele para 10/2°Av porque haveria varias opcoes atraves de adaptacoes (Iuri,Mane,Labyad,JM,Tanaka)+Gauld e a 9, jogando como temos jogado (cruzamentos) nao vale a pena. .
Basicamente para mim ou fica o Montero ou fica o Rubio. Contudo, nao sou totalmente contra o facto de ficarem os dois caso o Montero conte tambem para 10/2°Av mas acho que o facto de nao estar ia acabar por dar um boa rotatividade a uma serie de jogadores de qualidade, favorecer-lhes mais minutos.
Estou a presumir que o Slimani sera vendido.
A contratar gostava de ver por ca o Hassan ou o Kramer etc… Um jogador fisicamente tipo Slimani mas com mais qualidade tecnica.
Este tópico traduz um dos dossiers mais complicados que teremos pela frente.
Não me importava que o Montero passasse a contar para uma posição mais recuada, juntando-se ao Gauld na competição pela posição de médio mais avançado. Também não me importava que o Tanaka saísse, desde que dê-se mais dinheiro do que custou.
Para além disso vamos precisar de pelo menos 2 avançados. Um para o lugar do Slimani e um que possa saltar do banco. O lugar de 3º avançado, actualmente ocupado pelo Tanaka, seria entregue ao Rubio. Mas isto, claro está, dependeria da sua abertura para continuar a ser titular na equipa B na próxima época e da renegociação e renovação do contrato.
Com que dinheiro estás a pensar investir no Ewerton, no substituto do Nani (?), na renovação do Carrillo e na contratação de um PL?
Se não se vender o William, como era importante, então vai ter de se vender entre 2 a 3 jogadores minimamente valorizadas (como no ano passado se vendeu Rojo e Dier, e no anterior Bruma e Ilori). Que jogadores venderias?
Parece-me claro que se o Sporting quer contratar um PL para o onze terá de vender o seu titular (não nadamos em dinheiro). Se quisermos contratar um central, é possível que tenhamos de vender um lateral. Eventualmente renovar com o Carrillo também pode obrigar à venda de um médio.
É preciso perceber que o trabalho de recuperação financeira do Sporting se terá de manter, como total a equipa terá de vender se quiser comprar. Uma coisa é não defender contratações. Outra é defender contratações de qualidade, por norma caras, sem vendas de relevo. Isso para mim é utópico.
E a realidade é que não é vendendo Montero, Tanaka, André Martins, Rosell e Boeck que se arrecadará dinheiro para fazer 3 ou 4 investimentos importantes e de qualidade…
Eu por mim estou à vontade, se não chegarem propostas pelo Slimani (não acredito que cheguem pelos outros) não contratava nenhum PL. Se chegarem que se use o dinheiro de forma assertiva para no mínimo não se perder qualidade na posição.
Também me parece absurdo trocar os 3 PL com que atacámos a temporada, honestamente. É sangria à Godinho.