Faço parte desta familia à cerca de 8 anos. Ao longo desse tempo já tive a honra de ser administrador e pude por isso conhecer por dentro o trabalho diário que é feito para manter este espaço vivo. Tenho por isso um carinho especial pelo ForumSCP que é, sem duvida alguma, um lugar incontornável para quem quer viver e sentir o pulsar do Sporting.
Foi aqui que começou, à muitos anos atras, por nascer a consciência de que o caminho que o clube trilhava iria, mais cedo ou mais tarde, ter consequências nefastas para o Sporting. Sendo nessa época uma linha de pensamento que ia contra a corrente, era por isso mesmo claramente minoritária, razão porque teve de percorrer um caminho longo e árduo até conseguir ser levada a serio.
Faço parte dos que começou por olhar essa corrente de pensamento com ceptismo, mas a convivência diária no Forum e as discussões que aqui se iam mantendo foram-me alertando para situações que desconhecia, obrigando-me a prestar mais atenção a muitas outras que eram camufladas na imprensa. Se hoje posso dizer que sou um sócio minimamente esclarecido sobre a vida do clube, devo-o a este espaço.
O ForumSCP foi, por isso, o grande responsável pela crescimento da minha consciência critica em relação ao rumo que estava a ser dado ao clube. Foi aqui que percebi a gravidade das opções que FSF tomou quando decidiu vender o património não desportivo, ou os riscos das operações financeiras que foram feitas no tempo de JEB. Fruto deste despertar, tudo aquilo que se passou neste consulado de GL não foi surpresa para mim. Infelizmente para o Sporting, muito do que foram estes dois anos, foi aqui antecipado, discutido, explicado, demostrado.
Paradoxalmente, apesar do crescimento desta consciencialização, só com a chegada de BdC como rosto visível da mudança, é que essa crença deixou de estar órfã. Antes, nem SAM (por falta de carisma, e por ter aparecido talvez cedo demais), e PPC (por ser uma figura pouco credível e confiável, como a história veio a demonstrar), conseguiram verdadeiramente mobilizar os sócios que ansiavam por um Sporting diferente.
Enquanto o rosto mobilizador da desejada mudança não aparecia, o ForumSCP funcionou como um porto de abrigo, para todos aqueles que a desejavam.
Com o aparecimento de BdC, este espaço reconheceu-o como o líder que o Sporting precisava para sair do estado calamitoso onde se encontrava. Por isso e sem surpresa, aqui se reuniram muitas das vozes que procuraram ajudar à eleição de BdC nas eleições de 2011. Não é alheio a esse facto o próprio BdC ter-se feito forista e na primeira pessoa, ter vindo por diversas vezes aqui explicar as suas ideias.
Durante os últimos dois anos, o Forum, foi um espécie de quartel general de BdC. Não deixou morrer a esperança, combateu e denunciou a vergonhosa presidência de GL e quando a hora chegou, mobilizou-se de uma forma irrepreensível para, desta vez, não permitir que a mudança fosse mais uma vez adiada.
Não tenho duvidas que, se hoje o BdC foi oficialmente confirmado como o 42 presidente do Sporting, deve-o em parte ao Forum e ao esforço de muitos foristas que nunca deixaram de acreditar que era possível mudar de paradigma e devolver a esperança ao clube de todos nós. Por isso esta vitoria, também é a vitoria do Forum.
Olhando para o futuro, importa manter este espaço, livre e independente. É essa a sua força.