A imagem do SCP (emblemas, equipamentos, "verde Sporting", normas...)

No seguimento de alguma discussão em torno da imagem do Sporting que tem sido gerada em diversos tópicos, serve este para agregar essa mesma informação que actualmente se encontra dispersa e continuar o seu debate.

Pretende-se discutir a imagem do clube, no passado e no presente, como esta tem sido gerida por parte das direcções, departamentos de comunicação, empresas externas e marcas que patrocinam o Sporting.

Divulgar conteúdos relativos à comunicação do Clube, manuais de normas, regras para tratamento da imagem Sporting.

Outras matérias que se enquadrem.

[hr]

Os emblemas do Sporting:

1907 - 1913 - 1930 - 1945 - 2001

Cinquentenário - Centenário

[size=6pt]http://www.sporting.pt/Clube/Historia/historia_emblemas.asp[/size]

[hr]

Estudo sobre o “verde Sporting” por nunoni:

[size=6pt]verde branco - Sporting Clube de Portugal - camisolas

Todas as cores do Sporting desde 1998: tudo menos vermelho

[hr]

Actualização: 21 Abril 2014

O “Verde Sporting” - Manual de Identidade Visual do SCP:

Sobre o Manual de normas do Sporting:

Já referi anteriormente nos tópicos onde se falou nisto, que existe o tal manual de normas.

Posso hoje adiantar mais informações sobre o assunto porque entretanto falei com pessoas que já fizeram trabalhos para o clube, contudo o feedback não é o mais positivo.
Classificaram-me o Dpt. de Marketing como amador e desorganizado. Se isto podia servir como atenuante (que não serve), quem me disse, classificou o do Porto da mesma forma.
No que toca a conteúdos, o Sporting tem o tal manual e (aqui uma novidade) tem um site inclusivamente com acesso limitado onde se entra com password e se tem acessos a conteúdos multimedia do clube, como um banco de imagens, ainda que fraco segundo o que me foi dito.

Creio que esta informação pelo menos serve (no meu caso serviu) para ficar mais descansado quanto à consciencialização por parte de quem manda no Sporting de que deve haver um tratamento regrado da imagem. Se esse tem sido negligenciado, isso já é outra conversa.

interessante, sobretudo saber que há o manual de normas.

Inclui o verde dos equipamentos?! Será que definiram um verde azulado como a norma?!?!?!

Retomando a discussão sobre o verde que a Puma tem vindo a usar para o Sporting. Tenho aqui um exemplo duma camisola do catálogo Puma Teamwear 12/13. Parece ter verdes diferentes nas listas em comparação com as mangas, mas são muito idênticos ao verde usado nas camisolas do Sporting. Será que nem se dão ao trabalho de mudar?

Os valores RGB (podem variar consoante o ambiente em que a camisola for fotografada)

Camisola Template (mangas):
R 5%
G 38%
B 36%

Camisola Template (listas):
R 7%
G 45%
B 48%

Camisola SCP:
R 0%
G 47%
B 40%

Tentei tirar os valores onde as cores me pareciam mais correctas. Há sempre uma dose de imprecisão aqui.

Eu ainda não vi o tal manual. Se me chegar às mãos e não houver problema em ser divulgado, coloco aqui. Mas a título especulativo, creio que isso estará definido para o emblema apenas, ficando o resto entregue à criatividade. :think:

:offtopic:

O que é aquela primeira camisola ?

:offtopic:

Umas sugestões, e se achares pertinente, no post inicial ter os diferentes emblemas do Sporting desde 1906, o Leão de Rompante em prata e individualizado, já que é um dos símbolos máximos, e também o gráfico sobre o estudo dos verdes nos equipamentos pelo Nunoni, e que consta na sua página da Web. Fico-me por aqui até me lembrar de algo mais. :mrgreen:

Dmstx07 é um mero template da Puma.

Delatio anotado. Quando tiver tempo vou actualizar e colocar as tuas sugestões.

já agora, é estranho, quando eu faço RGB nas minhas fotos (com photoshop), as actuais têm bastante vermelho, e não é só da luz, porque as antigas dos anos 70 e 80 têm muito menos!

Aqui vê-se bem: à esquerda a toda a altura, uma Le Coq Sportif. À direita também a toda a altura uma camisola de algodão sem marca dos anos 1970. Por cima dela, uma Puma de 2006/07. Estas três têm o verde ligeiramente diferente umas das outras, mas dentro dos parâmetros “verde Sporting”. Ao centro está a camisola de 2010/11, onde se nota claramente o tom ligeiramente azulado. Para comparar, à esquerda por cima da LCS, uma Adidas onde é clara a componente vermelha forte!

Aquela adidas dos anos 90… que atentado.

vista em isolado… até são bonitas!

A da Le Coq Sportif talvez seja a mais certa

pelo menos é a que tem o verde mais bonito, na minha opinião.

Usei o Medidor de Cor (nativo da Apple) para calcular os valor RGB da camisola de 2010/2011 que colocas-te em baixo e dá-me cerca de 10% de vermelho. Deve ser do ambiente.

A olho nú, essa e a sem marca, parecem realmente ser as que têm o verde mais “verde Sporting” na minha modesta opinião.

Também tenho a mesma ideia que tu nunoni, lembro-me de gostar de ver essa camisola, até pelos leões em marca d’água. Agora em comparação com as outras parece realmente ser muito verde seco fruto da componente elevada de vermelho.

Os equipamentos não são uma marca, logo não possuem um manual de normas. Agora o emblema sim, quase de certeza que possui e aí a lei é o que está lá escrito, desde as tonalidades, medidas, distâncias, lettering, etc.

Independentemente de haver ou não esse manual, a verdade é que nunca houve sensibilidade em respeitar o símbolo maior do clube. Já por diversas vezes por aqui denunciei casos de alterações que revelam puro amadorismo, mesmo que por vezes possam ter passado ao lado ao adepto comum.

O último caso que me recordo de ter acontecido, já na era GL, foram as linhas brancas, ou neste caso, a falta delas. Alguém inexperiente em programas de edição de imagem, ao tentar retirar um fundo branco onde esteja incluído o símbolo, corre o risco de retirar essas mesmas linhas. Como? Basta utilizar a “varinha” e esta retira tudo o que está a branco, linhas incluídas visto não haver uma separação visível.

Em pessoas inexperientes… aceita-se. Mas num clube com a grandeza do Sporting, ver esse erro mais do que uma vez no site (recordo-me dos primeiros vídeos mensais onde GL falava aos adeptos) e até mesmo em produtos oficiais à venda na LV, é imperdoável.

E isto são coisas que, quer exista ou não manual de normas, NUNCA poderiam acontecer.

Quanto ao verde Sporting, na minha opinião, não passa de um mero mito. Sem querer induzir alguém em erro e correndo o risco de estar completamente errado, penso que ao longo da nossa história tivemos sempre diversas tonalidades de verde nos nossos equipamentos. Por isso, o verde Sporting é, para muitos, apenas a tonalidade de verde que mais gostaram.

Muito sinceramente esta variedade incomoda-me, porque apesar de sermos associados a uma cor, a verdade é que não temos uma tonalidade “definida”. Se existisse uma espécie de evolução ao longo dos tempos, ainda compreenderia, agora ter variações ano após ano parece-me descabido e retira mesmo alguma personalidade ao clube. E porquê? Precisamente por não termos um verde Sporting, mas sim um verde.

Para mim, verde Sporting deveria ser o mesmo quer nos equipamentos, quer no símbolo.

Quando a questão do Manual surgiu, foi noutro tópico e o contexto era todo o universo Sporting e não só os equipamentos. Um Manual como disseste serve para definir as linhas mestras do tratamento da imagem de uma marca, neste caso a marca Sporting, e os equipamentos fazem parte dessa marca, logo até é possível que estivessem contemplados nesse Manual, uma vez que são um dos maiores suportes de comunicação do Sporting. Até os próprios estatutos têm regras sugerindo a largura das listas portanto faz todo o sentido. Agora se têm ou não, não sei.

Por acaso não estava a par de mais essa facada na nossa comunicação… Enfim, só vai de encontro ao que tenho visto certas vezes e ao que me tem sido dito sobre o profissionalismo (ou falta dele), da nossa comunicação.

Quando foi suscitada a discussão sobre o “verde Sporting” foi precisamente por isto tudo que referes! Que eu saiba não existe um “verde Sporting”, nem nos estatutos (o nunoni desmentir-me-á se estiver enganado), por isso mesmo devia ser feito um estudo por parte do Sporting para se chegar a uma conclusão em relação a esta matéria.
Concordo plenamente quando dizes que ao usarmos verdes diferentes de ano para ano ou de marca de equipamento para marca de equipamento, perdemos identidade com isso. Deve haver uniformização, deve haver padrão, deve haver identidade e devemos poder olhar para um verde e dizer - “isto é o verde Sporting”. Este deve estar presente no emblema também como referes.
Não existe nenhuma marca que se preze que não tenha as suas cores bem definidas e respeitadas nas suas comunicações. A cor da bandeira da Escócia é um Pantone X e não é mais nenhum. O mesmo em relação ao vermelho da Coca-Cola, ao verde do BES, num exemplo futebolístico até arriscaria o verde do Celtic. Sempre o mesmo!

Ainda assim há uma variação cromática que acaba por ser natural. Sem querer chamar os outros ao barulho, temos na Selecção Nacional e no Benfica exemplos de que por vezes também há variação na tonalidade de cor. Acontece mais na Selecção, é certo, mas o Benfica também tem variantes. Quem de facto não costuma mexer muito é o FC Porto. Nunca me dei ao trabalho de comparar camisolas deles mas, à primeira vista, o azul aparenta ser sempre mais ou menos o mesmo.

Acho que é difícil nesta altura ser “decidido” algo em relação ao verde Sporting. A maneira mais correcta seria a direcção propor aos sócios e adeptos uma espécie de votação com 4 ou 5 alternativas de verde, e naturalmente o mais votado seria considerado o tal verde Sporting. Mas temo que perante uma eventualidade dessas os Sportinguistas se deixassem levar pela treta que têm sido os equipamentos e o símbolo actual, ou seja, seriam influenciados por este verde azulado que temos tido e provavelmente votariam nele.
É óbvio que na natureza há gostos para tudo e os mesmos devem ser respeitados, mas vejo por aí muita gente dizer maravilhas deste verde azulado que nos tem calhado a rifa e pessoalmente não entendo. Não nos identifica nada!

Em relação ao haver manual de normas, como eu disse no meu post no outro tópico, admito que em 2001 possa ter sido feita uma espécie de manual adaptado às necessidades de então. Mas a importância da imagem transmitida aumentou muito na última década e talvez o Sporting não se tenha actualizado. Acontece que agora o manual já não deve ser suficiente e precisa de uma actualização e de um complemento.
De resto, não ponho a mão no fogo pelos Andrades, mas se como foi dito também são um bocado amadores nisto, não se nota muito. Eu pessoalmente tenho visto sempre muito cuidado da parte deles em divulgar a imagem do clube.

Por fim, havendo possibilidade de acesso ao manual do Sporting, acho que não deve haver pudor em divulgá-lo pois o objectivo desse documento é precisamente esse e todas as grandes empresas o disponibilizam. Os casos, em Portugal, que me vêm à cabeça são os do BES, da PT e suas sub-marcas, e da EDP. Já vi o manual de todos e está muito completo.

Acho sinceramente que também há detalhes que escapam ao controlo do Sporting. Por exemplo, é muito difícil existir consenso na imprensa escrita. Quer seja em jornais ou revistas, é comum as tonalidades saírem ligeiramente alteradas devido às técnicas de impressão ou por outros motivos obscuros. Mas tal também pode acontecer por a CS ir buscar à net e não directamente ao manual de normas (aí peca o Sporting por não o disponibilizar).

Estive a ver os estatutos, por causa de uma afirmação que li num tópico, e realmente a única coisa que diz é que o equipamento deve adoptar em princípio as cores tradicionais do Clube.

A minha ideia seria, se concordarem e for possível, promover aqui no forum uma alteração dos estatutos, fazendo chegar uma proposta à próxima Assembleia Geral, que seria qualquer coisa deste género:

“O equipamento a envergar pelos atletas deve adoptar as seguintes características
a) equipamento principal - Listas verde SCP (Pantone 362C) com uma espessura mínima de X e máxima de Y. As faixas não devem ser interrompidas por nenhum tipo de caixa nem no peito, nem nas costas, com excepção de uma caixa para a numeração dos atletas, sendo que a cor desta deve ser o Verde SCP ou branco”

O que acham?

EDIT: remoção do link

Verde é verde não é azulado. A da Le Coq Sportif é a única que é realmente verde.