Se o Sporting não tem manual de normas gráficas, há dois culpados nisso:
-
a empresa que criou a nova identidade gráfica (ou o designer que o Sporting tenha contratado) porque não o forneceu e hoje em dia é um documento praticamente obrigatório quando se faz branding a sério;
-
o próprio Sporting, que na ausência de iniciativa por parte da empresa de design, devia ter ele próprio exigido esse documento.
No entanto, sem falar com certezas, parece-me que no inicio da década (o novo símbolo foi salvo erro desenvolvido em 2001) ainda não era muito comum desenvolver-se esse tipo de manuais de normas gráficas. Com o tempo é que se tornou algo quase obrigatório. Mas claro que tal não desculpa o facto do Sporting não ter, pois devia actualizar-se e adaptar-se constantemente na linha do tempo.
Concordo um bocado com o Nunoni. Não havendo directrizes claras, num documento como esse, as pessoas podem ver-se desnorteadas. A verdade é que desde 2001 já vamos em pelo menos 4 presidentes, outros tantos conselhos directivos e pelo menos outros tantos departamentos de marketing, portanto é muita gente a ter que mexer na imagem do clube (sem contar com empresas externas de marketing que também gerem a imagem). Não havendo manual, não há consenso, claro!
Mas se de facto não há, está na altura de começar a haver. Como? Um sócio levar o assunto a debate na próxima assembleia.