As famosas escolas que nunca existiram, as escolas eram os muçulmanos.
Muçulmanos? Os beduínos do deserto viriam a aprender quase tudo com o Império Romano do Oriente e com o Império Persa Sassânida… Depois foi mais pirataria mediterrânica, grandes navegações não se afigura…
O centro de discussão entre os diversos intervenientes nas navegações henriquinas não foi Sagres mas sim Lagos como já referi antes:
A Escola de Lagos
“Embora não possamos localizá-lo em Sagres, parece-me óbvio que o sucesso dos Descobrimentos henriquinos passou pela existência de um centro dinamizador de conhecimento, onde as informações recolhidas no mar podiam ser analisadas por homens de conhecimentos e experiências variadas, e onde se encontravam as respostas técnicas, e mesmo científicas, indispensáveis para o prosseguimento das navegações em segurança. Não estou a falar, evidentemente, de um edifício destinado à lecionação, mas tão-só de um espaço de convívio e de cruzamento de experiências e de saberes, que criou uma escola, entendida neste caso como um estilo próprio de navegação oceânica… O local onde teve lugar esse convívio tem uma localização óbvia e, em meu entender, indiscutível - A vila de LAGOS, o centro nevrálgico das navegações henriquinas. A par da construção naval e da navegação astronómica, também a cartografia se desenvolveu sob a égide do infante.”. (A “escola” de Lagos, em “Henrique o Infante” de João Paulo Oliveira e Costa, 2009)
Caríssimo, só havia os beduínos do deserto? A astronomia, a medicina e tanta coisa mais em que os muçulmanos dominavam….a tua caravela….sem o conhecimento muçulmano, né pás de descobrimentos. As escolas são uma ideia, não são físicas
O cáravo mouro não era mesma caravela, aliás nem as caravelas mencionadas em documentos portugueses de 1255 (foral de Vila Nova de Gaia) eram a mesma caravela dos Descobrimentos, esta só surge no séc. XV.
Certamente não seria
Entrevista do Historiador Tom Holland…
História da primeira medalha olímpica de Portugal.
https://www.jornaldenegocios.pt/weekend/detalhe/portugal-ganhou-a-primeira-medalha-olimpica-ha-um-seculo?n=1
Sebastião José de Bugalho e Melo…
Então não foi em Lisboa ou é a teoria que o avô o mandou vir para Lisboa quando ele ainda tinha poucos dias.
o pessoal que tire agora a licenciatura tem mais 50 livros para ler
Quem assinou isto, o Paulo Alves Batista do chega?
Há um gajo do Chega com esse nome?.., seja como for não vamos cair na falácia Argumentum ad hominem, o relevante, e a discutir, é sempre o valor do conteúdo numa posição de análise racional.
A falácia está logo no primeiro parágrafo, que mal acabei de o ler fui ver quem assinava isto.
A quem interessar ontem passou um documentário sobre o futebol em Portugal de nome Salazar não ia à bola na RTP 1