A História

Mais uma vez evidencias uma preocupante falta de rigor nas declarações que fazes.

Se é verdade que os EUA só entraram formalmente na guerra em Dezembro de 1941, no entanto, desde Março desse ano já prestavam um apoio militar significativo ao Reino Unido e a outros adversários do Eixo (“Lend-Lease Act”) e desde Setembro a Marinha norte-americana tinha ordens para combater a ameaça naval germano-italiana.

Quanto à tua divertida crítica sobre a alegada tolerância dos EUA à invasão nazi da URSS (ai esse malandro do anticomunismo primário…), convinha que te informasses melhor. Se reparares o apoio dos EUA à União Soviética começa logo após a invasão germânica, em Junho de 1941, ou seja, muitos meses antes do ataque japonês a Pearl Harbour, em Dezembro desse mesmo ano.

Infelizmente, vais ter de guardar essas belas gargalhadas para uma ocasião mais propícia.

2 Curtiram

Isso foi a URSS… O Reino Unido e a França declararam guerra assim que o III Reich invadiu a Polónia.

Tens muita razão e faz sentido o que escreves mas o que o Danix diz também é verdade, houve muito apoio financeiro vindo dos EUA ao regime nazi.
Um dos mais conhecidos foi o apoio da Ford, na pessoa de Henry Ford.
Mas há mais exemplos

1 Curtiu

Mas eu não contesto esse facto óbvio.

O que eu contesto especificamente é a sua ideia de que os EUA só terão apoiado à URSS a partir de Dezembro de 1941, tendo até esse momento sido alegadamente complacentes com a invasão nazi da União Soviética.

Se em vez dessa suposta complacência, o Danix tivesse referido a atitude da URSS em relação à agressão alemã a países como a Polónia ou a França… :sunglasses:

1 Curtiu

:shushing_face:

1 Curtiu

Ui… :fearful:

image

Phillip Citroen 1.pdf (503.3 KB)
Phillip Citroen 2.pdf (218.5 KB)

1 Curtiu

LOOOOOOL

Estou-me a rir muito

Tu ainda me has de dizer onde tiraste a tua licenciatura em História.

Os americanos não confiavam, ou gostavam, muitos dos soviéticos, tanto mais que havia um pacto de não agressão entre nazis e soviéticos e estes também não tinham grande vontade de se envolver, mas a ameaça maior para os americanos era a Alemanha nazi, mais ainda depois de terem invadido a Polónia e pouco depois a Bélgica e a Holanda (edit: e a França também, obviamente!) e há a 1a grande batalha com os aliados.

Mas a razão maior para que os EUA não entrem directamente na II Guerra mais cedo é o chamado “isolacionismo” Americano, em que muita gente, depois da 1a Guerra mundial, é de opinião que os EUA não se devem meter nos conflictos europeus porque, andando os países europeus constantemente em guerra uns com os outros, os americanos devem seguir o seu caminho e não interferir/apoiar.
O presidente americano era contra essa visão e há a suspeita até que Pearl Harbour é um ataque como que consentido/provocado para haver um motivo para declarar guerra ao Japão e aos seus aliados Alemanha e Itália (e outros países mais pequenos também alinhados com essa aliança). O que acontece, imediatamente a seguir a Pearl Harbour, os EUA entram na guerra.

Mas sim, os EUA davam bastante apoio aos aliados antes de entrarem na guerra, o UK principalmente. Desde fornecimento de armas a comida a empréstimos etc.

2 Curtiram

História, há?

1 Curtiu

Como é bem sabido, a entrada na guerra dos EUA contra o III Reich não resultou de nenhum ataque alemão mas sim da declaração de guerra de Hitler aos americanos… No caso da Rússia é que foi necessário Hitler atacar militarmente para que Estaline ripostasse, e mesmo assim este esteve bastante tempo sem dar essa ordem convencido de que poderia ter havido algum equívoco…

2 Curtiram

Foi a Alemanha quem primeiro declarou guerra aos EUA e não o contrário…

3 Curtiram

Acordo de Munique: 29 de Setembro de 1938

Início da 2GGM: 1 de Setembro de 1939

E a URSS é que ficou à espera.

Como sempre, aqui como noutros tópicos, só se fala do que (vos) interessa.

Tens razão, foi sim, mas se não me engano foi tudo no mesmo dia (ou em horas).

Acordos houve diversos, nomeadamente o pacto de neutralidade Nipo-Soviético assinado a 13 de abril de 1941… O que é realmente relevante são as declarações de guerra efetivas e as invasões com ou sem declaração de guerra prévia… Os papéis assinados dificilmente devem ter prioridade sobre os factos bélicos!

2 Curtiram

Convém é interpretar os papéis.

Mas siga, a paga disso já elas a tiveram.

É o problema da História, factos + interpretações, já seria excelente conseguir uma quase concordância de todos relativamente aos factos, já quanto às interpretações é impossível…

O facto é que a França e a Inglaterra assinaram um acordo com a Alemanha Nazi.

A interpretação, minha, é que houve muita hipocrisia de parte a parte e não só da URSS como quiseste sugerir.

Sobre os Gulags , ontem estava a ver um episódio da série Trotsky , e eles a discutir a reintrodução dos meios de coerção czaristas , nomeadamente a pena de morte.

Curiosamente os campos de concentração se não estou enganado foram usados pela primeira vez pelos ingleses na África do Sul em relação aos boers.

1 Curtiu

A declaração de guerra do Hitler em relação aos EUA é decorrente do ataque japonês a Pearl Harbor.

Hitler esperava que os japoneses retribuíssem o favor e declarassem guerra à URSS , mas nunca o fizeram.

Ou pelos americanos relativamente aos indígenas?

1 Curtiu