A História

O tópico da História era giro.

Este da medição de gravidade de crimes contra a Humanidade e insultos entre participantes é demasiado monótono…

1 Curtiu

Não gostas que te repitam as críticas? :sunglasses:

Não é nada que não possas resolver. Basta que desligues a cassete do “Passado incómodo não me interessa e do Presente só vejo o que me convém” e dês férias ao whataboutism compulsivo.

#saidacaixa
#largaacassette

Caso não tenhas percebido, essa troca de galhardetes não passou de uma recriação hiper-realista (apesar de alguns comprometedores anacronismos, como a utilização de hashtags e a referência ao bot) dos acalorados e maniqueístas debates ideológicos da saudosa Guerra Fria.

Aquilo que tecnicamente se chama História Viva… :sunglasses:

1 Curtiu

Sim, mas este topico era mesmo sobre historia, efemerides, situacoes que o tempo esqueceu, muita coisa que eu pessoalmente desconhecia, agora esta a transformar-se no topico das politicas nacionais e internacionais, tudo pq alguem nao gostou da reportagem sobre os Gulags…
Arrangem la campos de concentracao em paises capitalistas, para fazer reportagem tambem, para que fique toda a gente contente e nao tenham que andar a negar aqui a fome na Ucrania mascarada de politica agricola falhada…
Historia e historia, penso que a moderacao devia de apagar quaisquer comentarios de critica, acerca daquilo que e real e nao tem discussao, afinal existem imagens, testemunhos, documentos e em muitos casos cadaveres…

3 Curtiram

Incomodaste-me muito.

1 Curtiu

Agora estiveste bem.

Revolucionário que é revolucionário mostra a sua olímpica indiferença perante as ferroadas inofensivas da burguesia. :muscle:

1 Curtiu

Lol

Aqueles em que colocaram os presos alemães e onde proliferou a ideologia Nazi?

Ainda tiveram que lidar com isso quando extrapolou de lá para fora.

E Guantanamo é o quê? :rofl:

Baseias-te no quê para fazeres essa afirmação?

Claro que nenhum pais capitalista teve um campo de concentração na historia. No momento em que tem, passa a ser “autoritário” em vez de capitalista.

O newspeak de Direita é mil vezes mais eficaz que o da esquerda.

Nunca viste o Apocalipse II Guerra Mundial?

1 Curtiu

Vi.
No entanto, a tua afirmação dá a entender que a detenção de prisioneiros alemães em campos de concentração foi inútil no processo de desnazificação promovidos pelos Aliados, tendo antes um efeito contrário.

As autoridades que dominam o Estado assumirem o Terror como política deliberada, que chega a incluir quotas de repressão por região, não é vulgar, e julgo que terá tido início na Revolução Francesa… A eliminação maciça de revolucionários por antigos companheiros também é interessante como fenómeno bem como a dimensão e influência da polícia política em toda a sociedade. Os campos ocidentais tiveram diretamente a ver com a guerra, não existiriam sem ela.

Campos de concentração não são propriamente sítios onde se vá passar férias.

Foram presos a trabalhar sob condições sub humanas.

Mas se queres ver como eram os campos de concentração americanos, vê os que serviram para prender os japoneses.

Já tinha conhecimento desses factos históricos e, por isso, estou de acordo contigo.

O que eu não percebo é o significado de uma parte específica da tua anterior afirmação (que assinalei a itálico): “Aqueles em que colocaram os presos alemães e onde proliferou a ideologia Nazi?
Ainda tiveram que lidar com isso quando extrapolou de lá para fora.”

Porque os soldados alemães foram presos e postos a trabalhar, mas não houve preocupação dos americanos em perseguir e parar a doutrina nazi.

Ela estava bem presente nos prisioneiros.

É verdade que o processo de desnazificação na zona de ocupação americana da Alemanha foi repleto de incongruências, falhanços e de contradições, havendo muitos criminosos nazis punidos com penas mais ou menos severas e muitos outros criminosos nazis que escaparam ilesos ou foram até protegidos pelos EUA, quando a Guerra Fria tornou o combate ao Comunismo prioritário em relação ao combate ao Nazismo.

Mas daí concluir que os EUA não tiveram a mínima preocupação em reprimir os derrotados e não desenvolveram qualquer esforço para evitar o ressurgimento do nazismo vai uma longa distância em relação aos factos históricos. Caso fosse assim, por exemplo, os Julgamentos de Nuremberga não teriam ocorrido…

Se levássemos a tua lógica até às últimas consequências, seríamos forçados a concluir que, para além de outros países ocidentais (como o Reino Unido e a França), também estados comunistas como a República Democrática Alemã ou a União Soviética não tiveram preocupação em “perseguir e parar a doutrina nazi”.

1 Curtiu

E convém também referir que a sociedade dos anos 40/50 não era a sociedade do século XXI…

O que para aí vai.
Mas onde é que eu disse isso tudo que para aí está escrito?

Eu disse 2 coisas,

  1. sim, existiram campos de concentração em países capitalistas

  2. nos campos de concentração americanos o ideário Nazi existiu e foi aplicado entre prisioneiros

Mais recentemente acrescentei que também os japoneses foram perseguidos e presos nos EUA. E não estou a falar de soldados…

O que para aí vai é o facto de não explicares as tuas vagas afirmações com o detalhe que elas exigem. Sobretudo, tratando-se de assuntos tão vastos e complexos como a história dos sistemas concentracionários e a repressão do nazismo no pós-guerra.

A minha tentativa de interpretação do ponto 2 resultou do facto da tua explicação ("Porque os soldados alemães foram presos e postos a trabalhar, mas não houve preocupação dos americanos em perseguir e parar a doutrina nazi) não explicar devidamente o significado da afirmação anterior: “Aqueles em que colocaram os presos alemães e onde proliferou a ideologia Nazi? Ainda tiveram que lidar com isso quando extrapolou de lá para fora”.

Factos concretos, exemplos específicos, locais, pessoas, datas, documentos, etc, precisam-se…

1 Curtiu

Eu limitei-me a dizer isto.

Mas como é óbvio, há imensos exemplos de como o Nazifascismo fascinou altas figuras americanas.

Felizmente não ao ponto governamental.
Mas também só entraram na Guerra depois de serem atacados porque enquanto Hitler seguia para Leste, estava-se bem🤣