Acredito que já não deve haver muitos Sportinguistas que não estejam conscientes da criticidade que está associada à ida à Champions na próxima época.
Estão em causa quase 60ME (se somarmos a isto as vendas que temos alinhadas, um eventual título ou 2ºlugar pode colocar o SCP numa situação financeira que nenhum de nós nunca viu).
Isso faz com que este seja o campeonato mais importante da história!
Sermos CAMPEÕES este ano será um verdadeiro sonho e temos que fazer tudo para o conseguir!
Com o empate do SLB hoje em Guimarães, a oportunidade está aí!
Olhando para o nosso calendário, eu divido os jogos em 3 tipos:
Os clássicos:
SLB (c)
FCP (f)
Os outros jogos:
Os mais complicados na minha visão:
Moreirense (F) —> curiosamente é já o próximo jogo!
Famalicão (f)
Os restantes:
Chave (C)
Estoril (F)
Portimonense (C)
VG (C)
Gil Vicente (F)
Farense (c)
Boavista (c)
E. Amadora (f)
Rio Ave (f)
Arouca (f)
Analisando o nosso calendário, e sendo modesto, eu só peço o seguinte:
Não perder pontos em relação aos rivais nos jogos fora clássicos.
E temos muito bom calendário para isso (ganhar o próximo jogo com o Moreirense fora será um enorme passo nesse sentido).
Nos clássicos não perder em casa contra o SLB (sendo que temos equipa até para ganhar os 2 clássicos).
Se isto acontecer, basta o SLB não ganhar no Dragão (muito provável) para sermos Campeões.
Repito:
Só precisamos de não perder o derbie em casa e não fazer menos pontos nos jogos contra os pequenos em relação aos rivais.
Acho que o jogo com o Gil está a ser subvalorizado. Eles estão a fazer um campeonato mediano mas são de longe a equipa com maior discrepância entre resultados em jogos em casa e em jogos fora. Têm só 3 pontos fora mas 19 em casa, com 1 derrota em 10 jogos (com o SLB).
Moreira, Fama, Rio Ave, Arouca e esse vão todos ser chatos. Se o SCP ganhar esses 5 e não perder com o Benfica estou convicto de que somos campeões. Aliás, olhando ao calendário, se sairmos de Barcelos em 1º a coisa fica basicamente fechada. O Vitória está muito bem mas nós temos sido completamente arrasadores em casa.
em termos de jogos fora a faltar (exceto clássicos e derbies porque nesse sentido é o slb que está pior, vai ao dragão e vem a alvalade), está assim:
SPORTING
arouca
rio ave
gil vicente
estoril
famalicão (em atraso)
FCP
arouca
gil vicente
portimonense
estoril
casa pia
chaves
braga
SLB
casa pia
farense
famalicão
rio ave
nestes termos, se excluirmos confrontos diretos, parece-me que o porto parte em grande desvantagem para os outros dois mas que o benfica tem ligeiramente vantagem em relação a nós (famalicão e gil vicente tiram-me o sono)
tenho ideia que isto se vai decidir muito pelo derby em alvalade e por igualarmos o resultado do benfica no dragão
estou confiante mas ainda falta muito jogo e a continuidade na liga europa (no nosso caso, que temos um plantel bem curto) também ditará muito do sucesso que possamos ter no campeonato
Essa atitude de falta de humildade e soberba é tudo o que não precisamos.
Não somos nada infinitamente superiores ao SLB e nem sequer ao FCP.
Vejo grande equilíbrio e vantagens de qualidade, a haver, serão sempre curtas.
Á mínima distração, seremos mortos e papados sem misericórdia.
A nossa força tem que ser a humildade!
Só os padres podem tirar este campeonato ao Sporting e olhando para o que aconteceu em certas épocas como 21/22, 15/16, 13/14, 06/07, 04/05, etc… O cenário é real e confirmava a Liga Portuguesa como uma das mais corruptas do mundo, porque em futebol jogado a discrepância entre o Sporting e o resto das equipas é tanta que é como comparar um tubarão branco com um carapau.
Dito isto, eu acredito no título!
Hoje o El Carnidense ter ganho em Guimarães seria um tremendo Boost para eles.
Uma vitória naquele terreno seria muito semelhante à vitória do el grande Sporting na madeira contra o Nacional naquele lamaçal na época do título.
Mas isso não aconteceu e escorregaram. E isso é péssimo para eles psicologicamente.
Qualquer não vitória do el Carnidense seria terrível para eles. E assim sucedeu
Hoje destruímos o Braga com uma facilidade assustadora para os rivais. Falamos do quarto classificado do campeonato.
Nos últimos 8 jogos que fizemos marcámos 33 golos e tivemos um jogo em branco contra o Braga para a taça da liga! Temos uma média de superior a 4 golos por jogo!!
Mas: pés na terra. Esse campeonato aí em Portugal é um hino à corrupção e falcatruas.
Portanto vamos ver no que vai dar.
O melhor é pensar jogo a jogo
Temos que ser campeões este ano, e começar um ciclo hegemónico. O objetivo tem que ser sermos bi, tri, tetra, o que for. Temos que criar uma hegemonia. Ser os melhores em Portugal está ao nosso alcance
Parem lá com as fanfarronisses…
Temos adversários poderosíssimos tanto dentro como fora dos relvados que nos vão cair em cima à mínima das mínimas das distrações.
Não há absolutamente nenhuma margem para qualquer erro.
Agora…
Há motivos para acreditar como nunca!
Ganhando os próximos 3 jogos, teremos ultrapassado sem perdas a tempestade das ausências de Diamonde, Morita, Catamo e talvez até Juste e Fresneda.
Numa equipa em crescendo, e já muito reforçada, ficaremos à espera que os lamps não ganhem no Dragão para no derbie dar-mos uma passo decisivo para o titulo.
Este é o plano!
Já não se pede ao SCP grandes proezas para ganharmos este título.
É cumprir com os pequenos e não perder o derbie em casa (nem merecemos o título se perdermos os 2 derbies, sejamos honestos).
Mas absolutamente nada está garantido.
Aliás…
Neste momento estamos com os mesmos pontos dos lamps.
PS: E que a equipa não se afete minimamente pelos derbies da taça. Aconteça o que acontecer nesses jogos (positivo ou negativo), cada jogo de campeonato é para encarar com o máximo de motivação e de concentração pois é aí (e não em mais nenhum sítio) que se joga o presente e o futuro do clube!
Pode até dar-se o caso de empatarmos o derbie em casa para o campeonato e perdermos os outros 3 clássicos, que a época será provavelmente fantástica, seremos campeões e ficaremos ricos…
But hey…
O SCP tem capacidade para ganhar os clássicos todos. Nada estou a dizer contra isso.
Só estou a constatar que, mesmo sendo modesto e conservador, já estamos numa posição de ter uma grande conquista mesmo tendo uma performance pobre nesses jogos.
É isso. Com 90% de certeza, ganhando os 6 jogos até ao derby, inclusive, muito dificilmente não seremos campeões. Isto contando com os 3 pontos em famalicão. Isto porque cavaríamos uma diferença de 8 pontos eventualmente (3 famalicão, 3 do derby e 2 de no mínimo um empate no lamps vs tripas). Era o cenário perfeito… até lá muito pode acontecer.
Que consigamos manter a equipa saudável , sem lesões (principalmente do meio campo para a frente), e acredito que tenhamos tudo para ser felizes.
PS: e sim também me estou a cagar para a taça e liga europa, se formos campeões.
Mas mesmo que empates o derbie, percas no Dragão e os lamps empatem no Dragão (cenário bastante modesto para nós), sais do ciclo de clássicos com 2 pontos de vantagem sobre os lamps e 4 sobre o FCP já com um calendário desbravado até ao final…