A Cruxificação de Santo Estojo (e outros nojos)

Tudo isto me está a meter um enorme nojo, perdoem-me mas tinha de desabafar.

Mete-me imenso nojo o que gramei ontem durante o jogo, com a total ausência de escrupulos e profissionalismo de comentadores que em nenhum momento referiram o óbvio: que não era atraso.

Meteu-me (menos) nojo ver sportiguistas serem papados por essa leitura, mas concedo que a ignorância da lei pode ajudar.

Meteu-me mais nojo ler hoje a forma despoduradamente tendenciosa como alguns jornais querem cruxificar o Estojo, alguns fazendo finca pé que um jogador que se atira e estica a perna para retirar a bola dos pés de um adversário em posição perigosa faz um passe atrasado a um keeper.

Meteu-me AINDA MAIS nojo ver o nosso treinador ter tempo para ver tudo na TV no balneário e preferir ir à conferência de imprensa não só admitir um erro que não existe como considerar justa (?!?!) a vitória de um adversário que fez tanto ou tão pouco como nós para justificar uma vitória, quando ainda por cima devia estar a jogar com 10 desde a primeira parte, como é hoje UNÂNIME nos diversos jornais, mesmo aqueles que preferem fazer leituras surreais no lance capital.

Já com o estômago bastante revolvido leio a coluna do Rui Santos e fico a perceber porque é que o (segundo) Meireles que nos lixa com f grande nunca mais sai de Alvalade: é que algures ou alguém aceitou assinar com ele um contrato profissional que lhe atribui uma cláusula indeminizatória em caso de despedimento sem justa causa de… 670!!! mil euros. Certamente algum dos brilhantes gestores que tivemos nestes últimos 10 anos, com o beneplácito dos respectivos presidentes que por lá passaram.

Única coisa positiva: todos estes NOJOS me fizeram clarificar melhor porque é que deixei de pagar quotas em Janeiro, ajudou a acalmar alguns impusos parvos que me percorriam a alma.

Obrigado, afinal não estou só, nem vi mal o que me pareceu óbvio…

Desde a primeira vez que vi o lance (na televisão), não me restou qualquer dúvida que Polga quase no chão e em desequilíbrio não queira mais senão cortar um lance perigoso que isolaria Postiga já perto da baliza do nosso Sporting. Que o árbitro tenha agido mal, talvez não aguentando a pressão do jogo, já estamos habituados, mas o que realmente me impressiona é a forma desonesta como a imprensa de hoje tenta crucificar o nosso guarda redes que, tal como eu, não teve qualquer dúvida quanto ao corte do Polga. Saliento a análise de antigos árbitros e de comentadores esclarecidos como Rui Santos que também não viram nenhum passe ao Guarda-redes.

Não gostei da forma demasiado politicamente correcta com que Paulo Bento comentou este lance, bem como todo o jogo, não defendendo os interesses do nosso Sporting para os próximos encontros com este árbitro. Devemos vincar a nossa insatisfação com lances incorrectamente ajuizados pelos árbitros e que definem resultados e campeonatos. O Sporting tem que deixar de ser o coitadinho, o clube simpático e correcto, que os árbitros não respeitam nem têm medo de prejudicar. Senão veja-se as 3 cotoveladas dos jogadores do Porto bem como a entrada do Quaresma sobre o Miguel Veloso, lances anti-desportivos e passíveis de penalização com os cartões adequados. O árbitro não viu e … poucos falam!!! Porque será?

Machado,

A forma politicamente correcta do PB comentar o lance é simples de perceber: é que o maturro também não sabe a lei. Só isso explica a forma como reagiu ao lance, filmado no banco, a berrar não quando viu tão bem como nós e com obrigação de ver muito melhor porque é profissional de futebol que aquilo foi um corte. Se fosse para a conferência de imprensa dizer que tinha sido roubado levava com essa, e se calhar não esteve para isso. Mas a humildade ficaria bem. Podia ter dito que após ver a repetição viu o quão escandalosa foi a decisão. Decidiu enterrar o pp jogador, admitindo um erro que nao existe, e possivelmente intensificando agora sim algum nervosismo de stojkovic nos próximos jogos, que deve andar confuso com a ignorância de árbitros, comentadores, próprios adeptos! e … até o pp treinador! Se tremer nos próximos jogos quem o pode criticar?! deve pensar que aterrou num planeta diferente, um planeta onde se dizem coisas tipo “ah mas isto é Portugal logo só tinha de chutar”. Deve ser uma lei escondida do futebol que ninguém conhece.

Obviamente a imprensa revolta, mas quando é o pp treinador a baixar a cabeça e assumir um erro que não o é não podemos esperar que sejam os outros a salvar-nos a cara. Valha-nos coroado e outros competentes, que clamam neste momento aos 4 ventos o óbvio: o sporting foi ontem claramente expoliado, não só nesse lance como numa expulsão clara que devia ter acontecido na primeira parte.

Fui um dos que cruxifiquei Stoijkovic ontem pouco depois do jogo, mas mais a frio tenho uma opinião diferente. Stoijkovic foi ingenuo? Foi. Cometeu falta? Não, mas jogavamos no Dragão com uma atmosfera propicia a que acontecesse situações do genero, se o campo por si já é um mito em relação a espoliar os que lá vão jogar, depois de uma semana inteira de pressão sobre o arbitro, o desfecho de em caso de duvida è sempre FCP era algo que o P.Bento e os jogadores já deviam estar precavidos e o Stoijkovic, talvez por falta de aviso acabou por ser anjinho demais.
Sim é triste que assim seja, mas é a realidade do nosso pais.

Claramente uma decisão a pedido do jogador do porco mais ajuda do público. O boi negro errou ao assinalar falta quando toda gente viu um corte em carrinho do Polga. Mas que tinha tempo de sacudir aquela bola lá isso tinha.

1)Nem penses que me arrastas para a discussão da intencionalidade. Só o Polga poderia tirar as dúvidas e mesmo assim acho que nem ele deve saber bem. O futebol não é uma ciência exacta, nunca será e como tal não se pode dizer categoricamente que aquilo foi um corte, tal como não se pode dizer categoricamente que aquilo foi um atraso. Mas mesmo que fosse ainda haveria que contar com o factor “deliberação do árbitro”, que é susceptível a outro tipo de viciações.

A partir daqui a coisa mais sensata a fazer seria mandar um charuto na bola. Não crucifico o Santo Estojo por esse lance em particular porque ele, para além de ter poucos anos no currículo profissional, tem zero de experiência em futebol português e como tal falta-lhe o maquiavelismo que os anos passados neste circo acrescentam a uma pessoa.

2)Em resposta à tua pergunta: Sim, acho que fomos roubados ontem (não só nesse lance), tal como fomos roubados no jogo com o Paços, tal como fomos roubados ao longo de anos e anos. Se a tua postura do passado te retira o direito de dizer que ontem fomos roubados? Claro que não. Mas para quem atribui méritos a PdC pela conjuntura actual do futebol em Portugal e até lhe agradece; para quem achas aquilo que se passou ontem mais escandaloso do que um golo sofrido com a mão que nos acabou por custar o campeonato, acho que ficas um bocado mal na fotografia.

Portanto, o que deve estar nas nossas cabeças neste momento é se queremos, logo à 2ª jornada, entrar pelo caminho da vitimização e cultivar a cultura da desresponsabilização na equipa, passando a pôr as culpas no árbitro, no relvado ou no nevoeiro sempre que as coisas correrem mal. Crucificar o guarda-redes? Não. Crucificar terceiros? Pior ainda.

3)Atentem mas é na postura do nosso jovem capitão. Já nunca surpreendente mas sempre digna de registo: a dar a cara, a mostrar-se solidário com o guarda-redes e a dizer que no lugar dele teria decidido o mesmo. Já havia feito algo semelhante há 2 anos, aquando do frango monumental de Ricardo frente ao Belenenses na jornada inaugural que motivou a assobiadela geral dos adeptos. No flash interview, ainda com a timidez própria dum jovem humilde de 19 anos vem, quase que a medo, pedir aos adeptos para não assobiarem o Ricardo porque toda a gente é livre de errar e o Ricardo já tinha dado muito àquela equipa.

4)Stojo saiu mal na fotografia? Sim. Vamos crucificá-lo? Não. Nem é isso a que esta massa de adeptos tem habituado a equipa. Enquanto outros animais atiravam verylights ao carro do seu treinador, nós aplaudimos em massa um defesa (Hugo) que em 3 jogos deu 2 fífias que custaram pontos à equipa.

Por isso façam um estandarte ao Santo Stojo, gritem e cantem sempre que ele agarrar na bola e façam das nossas fraquezas as nossas fortalezas. Já dizia alguém: vou guardando todas as pedras que me atiram, no fim construirei um castelo.

Ó eddie, só para dizer que concordo contigo.

Um sincero :clap: pelo teu post.

Tb me irritam os pasquins, aliás o jogo online refere a seguinte tirada:
“polga corta a bola e endossa-a ao seu GR”, ou seja pressupõe 2 momentos quando o Polga apenas toca uma vez na bola.

Tb acho que PB deveria vir defender o seu GR, afinal quem errou foi o árbitro

Ja disse e reafirmo…e acho que e claro como a agua.

O jogo de ontem foi para pagar a super-taça e o suposto penalty do Tonel nao assinalado.

So nao ve quem nao quer ou que acredita na verdade desportiva neste pais.

Alguem de bom senso viu de bom tom a nomeaçao do mesmo arbitro da super-taça ? creio que ninguem !

A culpa nao foi dele…foi de um chefe de arbitragem que por acaso ate e do Sporting…mas que como arbitro sempre nos roubou…para mostrar a tal imparcialidade…e agora como chefe dos arbitros nos rouba ainda mais…para continuar a mostrar a tal imparcialidade.

O brilhantinas ontem condicionado pelo tal suposto erro do jogo de Leiria…ia fazer o que estivesse ao seu alcance para limpar o suposto erro.

E como nao houve lançes na area para poder marcar 1 penalty contra nos…aquele lançe caiu-lhe do ceu para supostamente se limpar do jogo de Leiria.

E admiro a coragem que o jesualdo colgate falou durante a semana…porque de facto e preciso ter muita coragem,muita lata e muita vergonha na cara para fazer o que esse burgesso fez ontem.

Nao esqueçer o vermelho directo a Quaresma que transformou num salomonico amarelo.

Nao esqueçer a entrada de Bozingwa sobre Moutinho…para mim e outro vermelho directo…mas nem amarelo…se lhe acertasse em cheio…hoje o Moutinho estava no estaleiro por uns bons meses.

Por ultimo a agressao de Pedro Emanuel a Derlei…mais 1 vermelho directo.

Estou com o Mauras sobre Paulo Bento…nao tinha de enterrar o Stojkovic…tinha de o defender…e depois de ver as imagens que de certeza viu…so tinha de gritar e bem alto que o que se passou ontem foi um roubo…e teria de so falar nisso!!!

PB nao teve tomates para fazer barulho…talvez embuido no espirirto de que como supostamente fomos beneficiados em Leiria agora tenho de me calar.

Vmoas ver se PB nao vai por a cereja no topo do bolo e meter o Patricio a titular ja no proximo jogo do campeonato…isso ai e estar a perder o jogador para sempre a meu ver.

Stojkovic teve um erro…guiou-se pelas leis do jogo…e foi ingenuo…ainda nao o aviasaram que em Portugal as regras sao diferentes dos outros paises…e que a verdade desportiva nao existe !

Por ultimo no fim do jogo o Tonel este quase a chegar a vias de facto com o Derlei e teve que ir la um jogador do porto separar os gajos…ja começa a estalar o verniz…no balneario sera ?

Acho que vou novamente ignorar os jogos realizados para o campeonato.
Duas vitórias dos andrades só como golos de livre, dois dos quais… só mesmo por jogarem de azul e branco.

A dúvida que me fica é se já jogaste à bola. É que ir buscar intencionalidade numa discussão destas não faz sentido nenhum.
Quem jogou alguma vez à bola sabe bem a diferença de um passe e um corte. Para fazer um passe tenho de estar no controle da mesma, nem que seja por um milésimo de segundo, nem que seja no controle da recepção da mesma para fazer desde logo um passe de primeira. Mas a bola é minha.

Ali a bola era de postiga. Postiga rodava para se preparar para dar o tiro. Polga estica a perna e efectua aquilo que tecnicamente é um corte. Provavelmente confunde-se corte por passe porque a bola foi para um sitio seguro, e em direcção de um defesa, mas não deixa de ser um corte. Só que um corte muito bem executado, mas não o deixa de ser. A bola não é de polga, não está controlada ou prestes a ser recebida por ele para alguma vez se falar em passe.

Quanto ao resto concordo, nem quero vitimizar o Sporting. Apontei os erros de Bento, que a meu ver existiram. Não subscrevo posturas atemorizadas. A única coisa que digo, que é óbvio e claro é que ontem perdemos objectivamente por culpa desse lance, e que ainda nos podemos queixar de uma expulsão de quaresma que não existiu e que devia ter existido.

Quanto ao Estojo lá está… defender que ele devia ter chutado porque “estamos em Portugal” ou porque é melhor nunca fiar é coisa que não percebo, devo ser burro, aliás sou um bocado, portanto deve ser por isso. O homem cumpre a lei, opta pela opção mais segura naquele momento em termos do trabalho de um keeper, é alvo de uma decisão escandalosa que coloca o árbitro ao nível de qualquer gajo que nunca jogou à bola e o culpado é o nosso keeper, até para o pp treinador.

Go figure…

Eu teria feito exactamente o mesmo que o Stoj naquele lance porque, a meu ver, o atraso do Polga foi um corte. Não foi um passe intencional. Ele nem sequer tinha posse da bola, quem controlava o esférico era o Postiga e o Polga conseguiu (esticando-se todo) a custo tirar a bola dali. Nem sequer considero que ele tivesse outras hipoteses de tirar a bola como disse o Manha ontem na televisão.

E portanto se eu posso agarrar a bola (visto ter sido um corte e não um passe) porque não o hei de fazer? Porque estou no Dragão??! Não. O Stojkovic tinha todo o tempo do mundo para chutar a bola para bem longe. Se o fizesse provavelmente iríamos perder o controlo da bola. Ele preferiu agarrar a bola, segurar o jogo e tentar passar a bola de forma controlada. Podia agarrar a bola? Na minha opinião, sim!

Este é um bom lance para o International Board estudar e dar o seu parecer. Ou se elimina qualquer atraso ao guarda-redes e tira-se qualquer dúvida. Ou mantem-se esta lei, mas define-se o que é ou não um atraso intencional.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Essa e uma autentica perola !!!

Reafirmo o que disse no outro post…façam um topico…para ficar em sticky…para ver as arbitagens dos 3 grandes ao longo do campeonato.

E que ainda agora comçeou e nos temos -1 ponto…o porto tem +2 pontos…acho que a festa vai ser longa este ano.

E que o ano passado com a mao de Ronny roubaram-nos o campeonato…este ano ja estamos a levar na corneta !!!

Então tu que passas a vida a criticar a nossa calimerice, desde os nossos jogadores, aos nossos dirigentes; que vês na nossa própria ingenuidade a principal razão para o estado a que chegou o futebol em Portugal; vens agora defender uma total confiança nas leis e regras, ignorando, de forma quase autista, o maquiavelismo pelo qual se rege este circo?

Go figure THAT!

E o tribunal do jogo? Sò o coroado consegue argumentar o resto dizem que foi um passe.

Mas o coroado explicou o que vem escrito na lei de jogo, as adendas que sairam para esclarecer estes casos…

Onde se pode encontrar a lei de jogo etc para esfregar isso na cara dos porcos?

Nisto , concordo com o Eddie , Mauras estás-te a contradizer continuadamente , vens falar de roubo no jogo de ontem depois de defenderes aqui antes a postura de Pinto da Costa & C.
Sabendo que nas antas os árbitros na dúvida e não só beneficiam os porcos , vens falar aqui no cumprimento das regras , se há sitio onde elas raramente são cumpridas é ali naquele estádio.

Mas o tribunal do Jogo é constituído por 3 árbitros “amigos da fruta”, que em caso de dúvida (e não dúvida) era sempre a favor do FiêCiêPiê. Quem não se lembra do Rosa Santos, do António Rola, dessa geração de “grande qualidade”…
Quando ao Coroado, é provavelmente quem melhor sabe as regras, mas também é aquele que na prática não as sabia utilizá-las. Quanto jogos vi em que o Coroado expulsava jogadores com entradas para cartão amarelo… ::slight_smile:

No ano passado fomos roubados igualmente à 2ª jornada!

Até tenho colegas lampiões que dizem que o Polga faz um corte e não um passe!

Foi o que disse ao meu pai ontem :arrow: