49 aniversário da revolução do 25 de abril 1974

Ja vi umas coisas no utube, obrigado :wink:

Hoje é um dia importante, obviamente, porque foi no dia 25 de Abril de 1974 que alguém teve a iniciativa de avançar, e em que ficou claro que o Povo estava do lado da mudança. Mas celebrar hoje o dia da Liberdade, quando tivemos um ano e meio de PREC, com luta, mortes, prisões, violência, atentados aos direitos mais básicos, e que hoje temos como adquiridos… Só celebramos hoje a liberdade porque, na altura, não quiseram chatear muito os Comunas!

É um pormenor, com o qual vivo bem. Mas, se eu mandasse, era outro 25 que se celebraria!

Muita confusão nas vossas cabeças.

No 25 de Abril acabou-se com uma ditadura de quase 50 anos, meio século de atraso civilizacional, guerra colonial, e miséria de bolso e de espírito.

No 25 de Novembro tiveste um golpe de estado anulado. O PREC teve os seus erros, mas quereres comprar com o que o Salazar fez este país passar é desonesto.

Ambas as datas deviam ser comemoradas e nunca se deve retirar o verdadeiro valor ao 25 de Abril como defendes.

E serias o fundador e líder do Partido Conista! :joy: :joy: :joy:

O dia mais belo.

2 Curtiram

Especialmente por Brasil, Angola, Moçambique existirem hoje como países… Desculpa por todos o portugueses que morreram durante séculos para que isso fosse possível hoje… Entretanto, por aqui, esperamos as desculpas de romanos, árabes, etc… Tivemos uma História, fomos alguma coisa, o mundo que nos desculpe…

Como Ulisses recomendava na Odisseia: “…não fazer recair a desonra sobre a família dos antepassados, que outrora se distinguiram em todas as terras pelo valor e pela coragem”… É isso que “eles” querem e para isso arranjam desculpas aparentemente razoáveis …

1 Curtiu

Não. Houve um militar morto acidentalmente por causa de um ricochete. Era primo de uma familiar minha.

Filhadaputocracia.

Governados por filhos da ■■■■ sem consciência moral e cívica e que se estão a marimbar para os interesses, bem-estar e desenvolvimento do povo.

Desconhecia, que azar…

https://twitter.com/jovemasdireitas/status/1650862630243037187

Diácono Remédios - Imgflip

Com papas e bolos se enganam os tolos.

O período colonial já acabou há muito , ele só diz essas baboseiras para agradar aos brasileiros e aos Palops que ainda vivem nesse período , porque não passam de países falhados cujos líderes corruptos usam essa contínua desculpa para enganar as populações.

Ele que se preocupe é com Portugal , e que não viremos um país falhado , pelo andar da carruagem não deve demorar muito que ainda venhamos a ouvir que a culpa de Portugal estar mal foi da colonização.

3 Curtiram

O PREC foi muito pior do que 50 anos de Estado Novo. Se não sabes, investiga! Tens um livro muito bom, chamado “Quando Portugal Ardeu”. Se precisares, eu empresto. Mas, como o Pê-Esse sempre preferiu baixar as calças aos “Camaradas”, quando precisaram deles para governar tranquilos, não se importaram de meter para debaixo do tapete o seu próprio mérito de terem ajudado a impedir os vermelhuscos de tornar Portugal num Soviete…

Eu conheço vários antigos combatentes daqui da zona que ficaram com sequelas psicológicas principalmente á noite durante o sono. Pesadelos com cenas viveram.

E conheço um daqui da terra do meu bisavô, que ainda é meu parente, que antes de ir pra tropa em Angola, trabalhava em padaria onde tinha negócio, e vivia bem. Vestia se decentemente, bem apresentável, etc. Foi pra tropa, pirou da cabeça, quando voltou vinha totalmente transtornado, vendeu negócio, vendeu vários terrenos na época da abertura das estradas na zona de Lisboa, recebeu churudas indenizações e veio pra aqui e até hj vive como bicho do mato, não confia em ninguém, nem na família e vive isolado numa casa pequena num barroco no meio da encosta…

Cada vez vê um avião, começa correr em direção ao meio do mato ou do pinhal e mete se a gritar deitado no chão " eles vem aí, fujam vem aí…"

Se trouxer chapéu de chuva esconde se no meio do mato e mete se apontar, a fazer de arma…

Não aceita ajudas, não quer a reforma, tem uma conta no banco com uns bons milhares de € e só ele é titular. E não tem filhos, só sobrinhos…

Ficou assim traumatizado com o que viveu na guerra

1 Curtiu

Coitado do homem. O stress de guerra é incurável, rebenta com um ser humano para o resto da vida.

Soube de casos desses, um deles era quando lançavam fogo de artifício e o pai de um conhecido meu mandava-se para debaixo da cama a gritar que era um ataque de morteiro.

Outros que ficavam transtornados se vissem algo na televisão que despoletava a psicose de guerra.

Já eu, espero uma desculpa do gajo que criou esta merda há anos e nada…

EDIT - Perdão, fui um bocado sexista. Onde se lê gajo leia-se gajo/a/e

Eu quando era adolescente na Covilhã, vi um que parecia um bicho com barba. Ele chegava a dormir em contentores de lixo, há testemunhas que o virem a sair de um junto a uma esplanada amblematica junto a Camara. Eu soube que ele tinha problemas psicologicas, mas como andou nos comandos ele virava um verdadeiro “Rambo” se fosse preciso.

Tenho dúvidas quanto aos últimos 2 adjetivos que a nossa amiga lista e de certo se considera.

Conheci um caso peculiar. Ficou com o miolo frito porque esteve na Legião Estrangeira e combateu. Nunca mais ficou bom…

O tipo foi detido no lago do Campo Grande, porque estava a puxar um pato para fora de água com uma gravata. O polícia perguntou-lhe o que estava a fazer, e ele disse que estava salvar o pato para este não se afogar.

Foi detido e foi a Tribunal, e perante o juiz, saiu-se com esta:

O juiz diz-lhe: - Levante-se o réu!

E ele para o juiz: - Levante-se você primeiro, que eu não o conheço de lado nenhum!

O tipo era um paz de alma, mas o Tico e o Teco foram ao ar.

1 Curtiu

O PREC nunca devia era ter acabado tão cedo…

Este ainda á meses atrás vinha andar pelo passeio abaixo e eu ia a falar ao telemóvel pra cima… lembro me de dizer ao telemóvel que " os tipos são doidos matam tudo" ( julgo acho vinha falar sobre guerra da Ucrânia ) e ele ouviu me dizer aquilo, saltou pra trás do muro do passeio, deitou se no meio da erva e com chapéu apontado meia altura, pra zona do passeio. Confesso que até fiquei constrangido e acabei por desligar temporariamente a chamada, para falar com ele e explicar lhe tinha percebido mal. Lá acabou por se levantar e voltou a seguir seu caminho…

Já o tentaram ajudar, ele recusa e foge encosta acima, como bicho.