49 aniversário da revolução do 25 de abril 1974

4 Curtiram
1 Curtiu

2 Curtiram

https://twitter.com/TascaDoCherba/status/1650773735689920512

7 Curtiram

Revolução ou golpe de estado? Eu ando mto confuso sobre o nosso povo e este acontecimento, parece me mais um golpe de estado do que outra coisa… Se calhar ainda vou ser insultado aqui tambem como sou pela minha zona aqui…

Achei piada… Foi a fronha que muitos me fizeram quando pergunto o significado de fascismo… Se não é isso de uma certa forma, que vivemos hoje em dia… Então é o que? Democracia? Lel

Vergonha alheia o que hj se passou na AR. Chega a envergonhar nome de Portugal e da instituição AR. Vergonhoso…

3 Curtiram

Eu n apoio o Chega, mas ja nao se pode protestar ou manifestar se? Mas que crl é isto?

Vergonhoso é este Governo estar em funções com o forrobodó que temos assistido. Mentiras atrás de mentiras, manipulações, demissões.

De resto, foi o Chega a ser aquilo que sabe ser. Há muito que aquela Assembleia é um circo, hoje foi apenas mais um dia. Ter o Lula da Silva ali a discursar depois do que andou a dizer e a comentar, sobre guerra, liberdade, paz, também honra muito aquela casa.

8 Curtiram

Um golpe de Estado é um derrube de Governo sem a massa popular.

Uma Revolução tem o povo nas ruas e o seu apoio.

O 25 de Abril transformou-se do primeiro para a segunda assim que o povo tomou conhecimento.

Não vi o que se passou há bocado. Se partiram o focinho ao Lampião Ventura e a sua consorte de amibas, é para isso que serve o 25 de Abril.

7 Curtiram

Simpesmente foi isto que se passou…

1 Curtiu

Todos sabemos que manifestações boas sao as da canhota.
De preferência aquelas que partem tudo o que apanham pela frente.
Falta de classe é manifestações onde apenas se faz barulho.
E sim os deputados do chega têm exactamente o mesmo direito de vaiar o actual presidente do brasil como os outros têm o direito de o aplaudir.

2 Curtiram

1266e9

Tenham lá paciência com a normalização das acções do Chega.

Tb não concordo com a presença de Lula na AR, no dia de hoje.

Mas o Chega apenas deu vazão ao seu Bolsonarismo.

Nada mais.

“Protesto”.

Tá bem, abelha.

2 Curtiram

Nunca vi tal na historia da humanidade, só nos confins da iberia, é que existiu uma “revolucao” sem uma unica gota de sangue ter sido derramado.

1 Curtiu

Morreram alguns Portugueses e houve feridos, aquando da tomada da PIDE/DGS, porque os fdp pegaram em armas e dispararam indiscriminadamente sobre o povo que estava nas ruas.

O Fernando Pereira foi um dos feridos que estava na multidão.

Considerou-se que foi uma Revolução sem sangue pois não houve mortos entre as forças envolvidas.

5 Curtiram

Não entendji cara que se passou na assembleia mê irmão?

Paciência devemos ter é para com um governo que fez questão de estragar o feriado mais importante da democracia portuguesa este ano.
Havia tanta data que podiam ter convidado o lula mas tinham de fazer questão de ser hoje a ir ao parlamento.
E sim o chega tem uma enormidade de defeitos mas o direito a manifestar-se não o deve ser considerado como tal para quem se considera democrata.

No 25 de abril 1974, houve pelo menos 4 mortos… No 28 de maio de 1926 é que não terá havido nenhum… Ambas foram revoluções, não propriamente pela adesão popular maciça, mas pelo facto de terem mudado o regime político vigente… Por isso também o 5 de outubro de 1910 foi uma revolução apesar da escassa participação popular e de militares.

4 Curtiram

Havia gente no Largo do Carmo. E no 1º de Maio muita gente saiu à rua em apoio à revolução.

2 Curtiram

Estás errado!
Morreram, que me lembre, 4 manifestantes a favor da rev. em frente ao edificio da PIDE na Rua António Cardoso, atingidos por disparos de dentro do edificio. E também um Pide, no mesmo local, que estava a ser revistado pelos militares e deu-lhe para fugir. Levou com um balázio.

E claro, não esquecer todas as mortes posteriores no período do PREC. Eu, com 11 aninhos, ainda me lembro de um dia ter que me baixar com a minha mãe junto a um carro estacionado, no Rossio, porque de repente se ouviram metralhadoras a disparar.
E das barreiras nas estradas quando por vezes saía com o meu pai de carro.

Não foi propriamente um passeio.

4 Curtiram