49 aniversário da revolução do 25 de abril 1974

Se a revolução/golpe de estado/o que lhe queiram chamar causou tão poucas vítimas e tão poucos confrontos, é porque havia um consenso generalizado sobre a necessidade de mudança do regime, qual é o espanto?

5 Curtiram

A postura deles não te diz nada portanto… É mais um passeio no parque.

1 Curtiu

Sao uma cambada de grunhos mas isso nao lhes retira o direito que a constituição lhes garante a manifestarem-se dentro da legalidade.
Foi o que fizeram.

Como é que poder ser simpatético com isso?

O Chaga É um boneco. Criado e fomentado pelo aparelho de poder vigente e posto lá como autêntico barulho, um pseudo-papão conivente que dá jeito para afastar tendências de voto a certas forças políticas, e uma coisa para meter medo aos burros, porque assim não se vota no Chaga e sim no PS e noutros.

Acreditas no que te contam e propagandeiam? É tudo corrupto, porra!

Dos dois lados do espectro político, sejam Xuxas, Chagas, Blocos ou Comunas!

1 Curtiu

O chega é o resultado de anos e anos seguidos de políticas falhadas numa democracia que se diz de sucesso.
O principal patrocinador do chega é o actual ps que conta manter-se no poder dividindo para reinar.
Estão a criar um monstro e vao ter problemas em o dominar.

O lula devia ter dado o seu convite ao maior lutador pela paz atualmente, o Vladimir Putin. Se não fosse a trampa da nato a armar e apoiar a Ucrânia a guerra já teria terminado. O pobre Vladimir tem que andar a bombardear civis porque a nato não larga o osso. É mais ou menos isto que o lula pensa nao é?

Certo, essas revoluções levaram, mais tarde, a muitas mortes, mas no próprio dia o que me lembrava era de 4 mortes ao tentarem forçar as portas da DGS (simpatizantes do MRPP, salvo erro) e um pide morto não sei em que circunstâncias (ideia vaga de que tentou fugir pelo telhado?)… logo no dia seguinte, um polícia foi morto por um militar porque disparou para o ar quando gajos descontrolados resolveram atacar o carro patrulha policial (ideia vaga também, seria Largo do Camões?)…, mas no próprio dia 25 parece só houve mesmo os tais 5…

4 Curtiram

Trago em mim a memória de quem viveu o 24 de Abril de 1974.

Os meus saudosos avós, que entre eles tinham quem:

• viveu na rua ,
  • trabalhou até literalmente não poder mais (1 caiu num buraco com 3m de profundidade aos 74 anos)
  • fugiu da Guerra Civil Espanhola
  • a que foi violada e a quem retiraram imediatamente a filha assim que ela nasceu

25 de Abril sempre
Fascismo (obscurantismo) nunca mais

7 Curtiram

Foi mais Rotunda (tropa e populares republicanos), Rossio (tropa monárquica), Tejo (navios republicanos)

2 Curtiram

E também porque o programa com que o MFA saiu à rua e expunha no seu comunicado era moderado…, nada tinha a ver com o posterior PREC…, e lembrar que a força estava toda nos militares não havia outras entidades bem armadas (GNR, PIDE, velhinhos da Legião, Polícias) e os militares não estavam divididos nesse dia, só houve uns “faz de conta” nenhum militar estava efetivamente disposto a combater os revoltosos… (nem sei se não seria verdade o que depois se disse de que os dois tanques Paton da rua do Arsenal nem sequer tinham munições para o canhão)… Ninguém iria disparar, ninguém tinha a mais pequena motivação para o fazer…

1 Curtiu

Estou a falar do 1º de Maio a seguir ao 25 de Abril de 1974. Estima-se que pelo menos 1 milhão de pessoas saíram à rua nesse dia.

1 Curtiu

Óbvio!
A revolução, ou o seu grande incentivo, digamos assim, foram as guerras nas colónias.
Os militares já tinham chegado à conclusão que nunca haveria vitória e quem estava a morrer eram eles. Por isso colocaram um ponto final na questão.
Morreram mais de 10.000 militares em África.
O meu irmão salvou-se de ir para lá por meses.
Pelo contrário, teve uma “tropa santa” na Trafaria no Reg. Transmissões. Só lá ia de vez em quando, de cabelo comprido… :rofl: :rofl:

EDIT - Já para não falar dos que regressavam de lá todos apanhadinhos da cabeça. Conheci vários.

3 Curtiram

O meu velho igualmente, escapou à última incorporação por meses.
E estava pronto a passar à clandestinidade, pois era politicamente activo no PCP.

Depois do PREC, com as voltas e reviravoltas políticas, mandou-os ■■■■■ e passou para a UDP.
A minha mãe fez parte do GDUP, embrião de onde surgiram as FP-25.

Ainda conheci o Otelo em miúdo, o meu pai era muito amigo dele e correspondiam-se bastante quando o Otelo esteve preso.

6 Curtiram

Nem mais , eles nunca iam permitir.

2 Curtiram

Conheci vários estropiados e feridos no antigo Hospital Militar da R. Artilharia 1.

Viviam lá depois da guerra, pois perderam membros com minas e granadas, sem pernas ou braços, e necessitavam de cuidados médicos contínuos.

Doeu-me muito ver a condição humana que passavam, não nos tratamentos e cuidados, esses eram garantidos, mas muitos tinham stress pós-traumático…

O que lhes valia é que de vez em quando as putas de lá da rua animavam-lhes o espírito.

3 Curtiram

Bem se não percebeste até hoje não é o fórum do Sporting que te vai explicar

Eram totalmente abandonados…
Dois que conheci, filhos de vizinhos do lado, até os mais próximos deles (que antes os adoravam) se tiveram que afastar, porque era impossível conviver com eles, de tão afectados que estavam…
Médicos nem sabiam (ou não queriam saber) o que fazer.
Óbvio que acabavam nas drogas. Primeiro o fabuloso vinho, que até estava à mão de semear (pais tinham vinhas e faziam o seu próprio vinho). E porque não terminar em beleza com uma heroína, acabada de chegar ao país pela mão de alguns colonos entretanto regressados.
Enfim, o pós-25 de Abril, não fosse a fantástica sensação de liberdade - que muitos nem sabiam o que era ou como era - não teria tido essa aura toda de “já está tudo bem”!

1 Curtiu

Viva o 25 de Abril.
Gosto sempre de ver reportagens da época neste dia.

É daqueles que desistiu da democracia.

2 Curtiram

O Chega a tentar proteger o 25 de Abril é o equivalente do Mustafa querer proteger o estádio da luz… macacoides a atirar cocó é para estarem no jardim zoológico

7 Curtiram

https://twitter.com/vhils1/status/1650782518382059520

https://twitter.com/PhotoHistorylx/status/1650798536311595008

2 Curtiram