Sou da mesma opinião, erros e casmurrice aliada a alguma falta de sorte em alguns momentos e tivemos uma época demasiado abaixo do que é exigido.
No entanto, sou da opinião que temos boa matéria prima no clube. Com 4 contratações que venham acrescentar não tenho dúvidas que disputamos todos os títulos em Portugal.
Acima de tudo é preciso ambição e deixar algumas casmurrices de lado. Se remarmos todos para o mesmo lado, o futuro pode ser risonho. Ou sou eu que já sou iludido de nascença…
Muito esperançosos são vocês, mas cada um sabe de si. Quando temos um presidente alheado de quase tudo que é o mundo Sporting, que se esconde nas derrotas, mas que se pavoneia nas vitórias, enquanto assim o for, esqueçam lá o caminho em cima do muro.
O SCP nao joga em 3-5-2, joga em 5-2-3, doa a quem doer…
E partilho da opiniao do @BostonGreen , quero ver esta SAD vendida na sua maioria a um grupo qualquer que previna os socios do SCP de poderem votar para a direcao da mesma, e rapido, pq nao sobreviveremos mto mais nesta gestao.
Basta ver o posicionamento médio ou o mapa de calor de diversas aplicações que por aí andam para se confirmar que o Sporting joga em 3-5-2 ou mesmo em 3-4-3.
Mas partilho das tuas reservas em relação à Administração.
Em tempos era bem possivel pedir um emprestimo de 150M e fazer uma oferta publica pelos 83% que a SAD detem.
Em collateral para o emprestimo davas as accoes em si.
Risco 0 mas provavelmente planeamento tambem zero
Também tens razão, e obrigado pelo excelente comentário. É um problema sintomático do Sporting a incapacidade de gerir jogos em vantagem ou esse ajuste de “planos que falas”. Não pude ver o jogo com o benfica, mas, do que li e percebi, o Sporting morreu completamente com a entrada do Paulinho. A ideia provavelmente seria continuar a ameaçar as transições e a profundidade, mas com Paulinho é abdicares disso para tentar segurar a bola, com a possibilidade igual de apostar no jogo aéreo para o pivot. A questão é que o Paulinho não só é cada vez mais incapaz a segurar a bola e a ganhar duelos aéreos, como é super lento e permite que o adversário se sinta ainda mais confortável em subir as linhas de pressão. Deve ter sido um pouco por aí, a juntar à tipica fragilidade emocional de uma equipa a quem várias coisas correram mal este ano.
Espero para ver o ano uma equipa com capacidade de assumir diferentes caras, consoante o adversário e a situação de jogo, como tinhamos, por exemplo, em 2021.
Desde já, saudar pelo resto do comentário. Tal como o Miguel, e outros, és daqueles que gosta de discutir puramente futebol aqui, e isso é de louvar.
Eu não mudava o sistema, sinceramente. Continuo a acreditar que o 343 (nas suas diferentes variantes a atacar ou defender), continua a ser um sistema bem difícil de anular. Podia ocasionalmente, sim, criar diferentes nuances, como em determinados jogos utilizar um 3º médio, desfazendo o trio da frente, ou até o tal 442 ou 4231, com a subida de um central para a posição 6 e o restante deslocamento das peças, que é possibilitado quando tens um tipo como o Pote que é claramente jogador para jogar ali a 2º avançado ou nº10.
Quanto aos reforços é mais ao menos o que se fala. 4 reforços de rendimento imediato. Um 6, um EE, um LD e um 9. Mudar as dinamicas da equipa e fazer render o maximo dos jogadores que atualmente se encontram desvalorizados pelo modelo de jogo.
Não tinha pensado nisso, mas acho que ninguém resumiria melhor a situação Verdade que estamos bem próximos do sucesso e um passo do insucesso. Como disseste, não sou da opinião que em termos de jogadores tenha de mudar assim tanto quanto se pinta. Tem de se criar, como sempre deu certo no Tugão, uma base forte de 5/6 titularíssimos e o resto subirá o nível. É isso que temos de fazer, e acredito que se o modelo de jogo for alterado e valorizar mais as características dos jogadores que temos, ainda veremos caras diferentes de jogadores que estão claramente na mó de baixo. Por exemplo, jogar cruzabol para Paulinho não faz sentido algum. Como não faz ter um Pote longe da baliza e a fazer coisas de MN a 8, etc.
Concordo absolutamente, e acredito que o próprio RA saiba disso. Se correr mal novamente, pairão cada vez mais dúvidas e os méritos anteriores do mesmo serão cada vez mais desvalorizados.
A história diz-nos que neste tipo de fases ou anos decisivos, claudicamos clamorosamente. Mas a história também nos diz muitas coisas que o RA foi capaz de inverter…
Obvio que somos o SCP, e tendo em conta o contexto pre RA, a verdadeira união, como se viu há alguns anos atrás, nunca será possivel. Cabe, sim, à equipa novamente agarrar os adeptos, com as conquistas e a tal “tesão” que aquela equipa de 2021 tinha e cativou tanta gente, incluindo eu, que andava desligada.
E os próprios adeptos sabem da importância do momento e da necessidade de ter uma falange leonina unida. As noticias que tem vindo a publico demonstram a vontade de voltar a ter uma curva sul preenchida e mais pujante, e acredito que só isso já seja um bom impulso e prenúncio para irmos à luta neste ano decisivo.
É optimismo, e é louvável, mas já não caio nessa facilmente do “este ano é que é”. Ir no estilo de “vou jogar na raspadinha e ganhar” não dá a este nível.
No ano passado o plantel era curto para todas frentes e mesmo só para uma frente. Vamos ver se substituindo quem sai é suficiente. Na minha opinião não. Só surgindo jovens a crescerem rápido e a fazerem a diferença é que conseguimos. Temos um novo avançado goleador e dependemos dele (espero que não se lesione). Temos um GR que deu casas como nunca e o suplente é uma incógnita. No meio campo temos demasiadas incógnitas e veremos quem substitui Ugarte (só um 6 é curto) ou teremos um novo desenho tático este ano?
Daqui a umas semanas já vamos perceber. A única coisa que ainda me dá esperanças é que confio no RA.
Bom Post em que concordo com muita coisa mas nem tudo. Nao me vou alongar muito porque estou a escrever do telemovel. Parece que vamos ter finalmente uma lacuna preenchida que e ter opcoes validas a ponta de lanca. Mas mais uma vez mais estou a ver outra lacuna a abrir, e nao estou a ver nada para a resolver. Ugarte foi absolutamente fundamental a segurar a estabilidade da equipa por vezes sem apoio nenhum no meio campo. Quais São as opcoes que temos para o eixo? Morita, Braganca que vem de longa paragem e quem mais? Essugo e Fernandes? Que nunca tiveram do treinador um sinal confianca a serio? Quando estou ver na imprensa que o plantel esta fechado, para mim a epoca ja esta formatada para ser mais um „ano zero“ a discutir u cu da galinha e os resultados nao aparecerem. So uma vez na vida gostava de comecar uma epoca a dizer que temos solucoes e competividade em todos os sectores. Em vez de incognitas a espera do que vai sair dali!
ter o desplante de falarem em “ano 0” após 6 época de mandato desta gente e a entrada para a quarta época do treinador seria de uma falta de vergonha na cara sem limites.
mas já tudo se pode esperar, que abram definitivamente o projecto “Sporting o clube do ano 0 eterno” que já é tempo, e do projecto “vencedor com jovens no amanhã” que nunca chega pois pouco tempo param nos planteis e são logo vendidos
Sempre que se abre a página do fórum aparece isto. Percebo a orientação de parte do fórum, mas é realmente necessário este Marco de depressão, quando estamos em primeiro na Liga???