2023: A crónica de uma morte anunciada e a possibilidade de um renascer do Leão

Parei de ler quando referes “teimosia do Amorim”: vai para o ■■■■■■■

1 Curtiu

Então ?

Não quero imaginar se ele achasse o Amorim teimoso.

Já tavamos a jogar em casa na pedreira

Ótimo post. É nice ver posts destes, que de facto valem a pena ler, em vez do constante spam que há aqui em altura de transferências, onde em 100 posts, 99 são dos mesmos users a dar repost em contas do Twitter com 15 seguidores sobre o jogador X ir para ali ou para acolá ou um off topic descomunal que só tira a vontade de vir aqui.

Acho que analisaste muito bem os pontos chave que fizeram com que a época passada fosse um autêntico desastre. O planeamento de mercado até começou bem (St Juste, Morita) mas a partir daí foi sempre a descer e que culmina com o episódio Matheus Nunes que nos deixa com 2 (!) médios séniores para uma época desportiva inteira. Isto porque não conto com Sotiris.

A teimosia em arranjar jogadores (e aqui não falo só de um PL declarado) que consigam fazer, de forma regular, golos e a insistência num modelo de jogo esgotadíssimo, previsível e fácil de anular pela maneira como as equipas se comportam no tugão, assim como a insistência em jogadores que não tem qualidade para jogar no Sporting resultou numa época deplorável onde se salvam momentos esporádicos, como a eliminatória com Arsenal ou alguns jogos da fase de grupos da Champions.

No entanto, a verdade é que os sinais que Amorim foi dando ao longo da época, seja em conferências de imprensa, seja em ajustes táticos, seja em escolha de jogadores ou comportamentos da equipa no desenrolar do jogo não são nada prometedores. Aconteceu várias vezes a equipa entrar bem e no controlo do jogo e o treinador adversário fazer um ajuste e a partir daí parecemos completamente sem ideias. Isto aconteceu, por exemplo, no jogo em alvalade com o porto. Ou em outros como o jogo com o benfica em Alvalade onde fazemos uma excelente 1ª parte (melhores 45 min da época) e Amorim desfaz tudo com a inércia de lançar Paulinho e mudar por completo a forma de jogar. Estou a dar estes exemplos porque são os que me ficaram na cabeça.

Falando da próxima época, estou apreensivo porque, até pelos sinais dados na “entrevista” do varandas ontem, não acho que vá mudar muita coisa. Já se percebeu que deu a mão à palmatória na questão do avançado mas a delapidação do plantel nos últimos anos faz com que haja demasiadas posições “prioritárias” para reforçar. Falo dos casos de Guarda Redes e ala esquerdo que não vão ter mudanças e acho que nos vai custar caro. A grande aposta em Bragança é uma incógnita. Sofreu uma lesão gravíssima, esteve uma época toda afastado. Ninguém sabe como vai responder o jogador. Coates continuará como titular indiscutível? Preocupante. Como vai ser a gestão dos jovens? Vai continuar a ser estilo rodinha do preço certo onde num jogo random (normalmente sempre de dificuldade acrescida) entra um jogador ao calhas. É tudo um pouco às escuras e como digo estou apreensivo porque a época passada Amorim ia dizendo durante as Ci’s que ia mudar e tudo mais mas depois ficava tudo igual.

Espero que tenha de facto havido uma mudança de mentalidade lá dentro e perceber que o caminho que se deve perseguir é o das primeiras duas épocas de Amorim, e não a da época passada.

Parabéns pelo post.

7 Curtiram

Infelizmente, acredito mais neste…

Santa Claus GIF by Mexico Indie

1 Curtiu

Uma estrutura que substitui o Bas Dost pelo Jese… e um treinador que só conhece o Paulinho e precisa de 30 meses para se convencer que o Paulinho é curto…

Esta gente para mim está apresentada!

3 Curtiram

O Bas Dost não foi substituído. Tinha rescindido, ele e mais uma carrada deles…

Parabéns pela reflexão , estou com @MiguelPires77 , finalmente uma lufada de ar fresco depois da palha de outros tópicos.

Pelo o que escreveste , devemos aproveitar (e bem) o trabalho tactico do Amorim da época 2022\2023 para jogos Europeus , não deixa ser curioso que há muitas semelhanças com Jorge Jesus em que Amorim foi seu discípulo.

Ou seja lutamos de igual para igual com Real Madrid , Barcelona ,Borussia Dortmund e principalmente Atlético Madrid deu aula tactica ao Simeone, isto no tempo do JJ e RA foi Frankfurt (Vencedor da Liga Europa), Tothenahm , Borussia Dortmund e Arsenal.

As diferenças são com JJ fizemos grandes jogos onde merciamos ganhar e perdemos com RA merciamos ganhar e ganhámos.

Aqui se vê a inteligência emocional do RA com o JJ que nasceu nos anos 50 e RA nos anos 80, isto provoca “aberturas de cabeça” completamente diferentes, depois está ligado a oportunidade de estudar, coisa que Amadorense não teve sorte, porque naquele tempo comecáva-se a trabalhar muito cedo, o oposto da realidade que RA viveu.

Soube de umas coisas tanto no Sporting e nos rabolhos, jogadores já não queriam fazer uma segunda época, mesmo tenham feito a melhores épocas das suas carreiras nas mãos do JJ, a falta de inteligência emocional provoca um degaste completamente desnecessário.

O Rúben, curiosamente, é o jogador que mais anos trabalhou comigo. Nenhum outro trabalhou sete anos comigo. Não foi só no Benfica, foi também no Belenenses. Fez uma carreira comigo, como jogador. O carinho que ele tem por mim ou eu por ele foi sempre dentro da normalidade, sendo que há vários jogadores diferentes dos outros. Tinha muita personalidade, às vezes tínhamos algumas discussões entre jogador e treinador

Mas para jogos nacionais vamos pelo caminho tactico de 2020\2021 ou 2021\2022?

Se tivesses montar um 4-4-2:

Partindo de 3-4-3 camaleónico para um 4-4-2 a meio de um jogo sem queimar substituições contra autocarros.

Partindo para 4-4-2 para início de jogo.

Como montavas a equipa com plantel actual sem Ugarte e reforços?

Outra coisa que não se fala, é que tivémos uma época atípica por termos um mundial no Inverno, pela primeira vez na história do futebol, o que teve consequências.

Uma coisa e gerir a carga física dos jogos Europeus de Setembro a Dezembro .

Outra coisa condensar 6 jogos Europeus Setembro e Outubro.

Ainda me lembro da cara de estafados do Ugarte e Morita em Frankfurt, pareciam que iam no quinto jogo europeu mas tinham acabado fazer o primeiro, curiosamente o Juste nesse jogo dá o seu sinal de alarme no que toca a lesões.

Ou seja em termos de preparação física não pesámos bem na balança o que acarretava ter um mundial no Inverno.

Falam de Palhinha, Mateus Nunes, Porro e Sarabia mas o Feddal fez muita falta , a tal ausência de maturidade que RA reconheceu ter faltado.

Se o campeonato arrancasse em Janeiro só com uma volta , o Sporting ficava em segundo a 2 pontos do primeiro.

Mas como fomos roubados em Alvalade pelo o artista João Pinheiro, contra os rabolhos, que nos roubou a vitória ficavamos em 1°lugar

Isto dá que pensar!

3 Curtiram

Campeões de quê? Não vejo, sinceramente, qualquer possibilidades disso. Diria que iremos ter mais uma época em 4º lugar ou pior…
A preparação começa já no inicio de Julho e não vejo contratações ou vendas fechadas. Nem o Ugarte ainda acertaram.

Como é possivel iniciar a preparação de uma época nestas condições?
Parece-me que já vi este filme de esplanadas demasiadas vezes…

2 Curtiram

Antes de mais muitos Parabéns pelo tópico, é disto que precisámos no fórum. De textos e ideias construtivas e não o habitual de críticas e insultos aos nossos dirigentes.

Obviamente que que quando se falha se deve criticar, mas não dá forma ridícula como tem sido feitos.

Concordo com muito do que foi escrito e toca num ponto que referiste, o extremo esquerdo.

Gosto muitos Pote, mas penso que a venda dele poderia ser muito positiva, além do dinheiro poderíamos apostar num jogador com características diferentes, o tal abre latas que podia ser um jogador mais técnico ou por exemplo o Samuel Lino, jogador que aparecerá mais vezes na meio para finalizar.

2 Curtiram

Parabéns pelo texto e obrigado por agora já não me aparecer mais no telemóvel o ketchup das assembleias gerais :rofl:

4 Curtiram

O post é excelente e muito pertinente.

Acho que tivemos a ambição de começar a jogar melhor, o Sporting fez 3 ou 4 exibições de topo que não tinham paralelo em épocas anteriores, não fomos regulares devido aos problemas enumerados.

Posto isto, parece-me que há uma ligação emocional do treinador com os “seus” jogadores e isto poderá vir a diminuir a união do grupo que era uma das nossas principais forças. Pouco se tem falado neste aspeto, mas parecemos menos unidos…

2 Curtiram

Obrigado por tudo o que fazes pelo nosso fórum e por tentares manter os Sportinguistas unidos

4 Curtiram

Excelente post. Acho que nem dos melhores jornalistas poderiam fazer um post deste calibre.

My biggest take: direcção (Matheus Nunes) e casmurrice do Amorim custou nos a Champoins - no mínimo.

E ao fim do dia? Aumento de salários para todos! Só mesmo no nosso clube!

2 Curtiram

De Futsal? Bem provável.

1 Curtiu

O problema devia estar nos vencimentos dos dirigentes…

1 Curtiu

Não sendo fã desta direcção (pelo contrário), é uma incógnita se a provável estabilidade de ideias de jogo e plantel não nos trará sucesso na próxima época.

Não há assim tanto clube rotinado no 3-5-2 como o Sporting. E isso pode vir a ser uma mais valia. Ou um desastre.

Não é que discorde de muito, mas muitos dos problemas que identificas agora estavam lá à um ano atras. E o resto é auto de fé. Acreditemos então.

belíssimo post. boa radiografia do que foram os problemas desta época.
estamos num ponto intermédio onde acredito genuinamente que não estamos assim tão longe do sucesso. um mercado bem feito, uma assunção de erros de amorim e consequentes mudanças, quer de escalonamento de equipa quer de ajustes táticos, e desenvolvimento de alguns dos nossos jogadores mais talentosos e tenho a certeza que vamos voltar aos patamares competitivos de 20/21 e 21/22. se calhar com um teto superior até.
mas estamos igualmente perto do fracasso. a entrevista de varandas e a não assunção de erros é um mau começo. espero que seja meramente comunicação e que as CIs de fim de época de amorim onde assume os erros e os reports de que vamos atacar o mercado agressivamente sejam verdadeiros. até 31 de agosto vai ficar definido muito do nosso destino.
espero que alguns jogadores deem uma resposta de leão; especialmente jogadores com anos de casa têm a obrigação de sentir o orgulho ferido e responder a todas as dúvidas externas á volta do seu valor. os que ainda não conquistaram títulos pelo Sporting têm de ter uma fome insaciável.
o treinador tem de dar resposta; 22/23 tem de ser o outlier de amorim e não o novo normal. esta época definirá muito da sustentabilidade futura do “projeto amorim”, eventualmente muito do seu legado se for uma época negativa, mas também muito daquilo que será o futuro da sua carreira, dos patamares que poderá ou não atingir.
a direção tem de dar resposta. nenhum adepto razoável não responsabiliza a direção por esta época fracassada; a reputação de dar primazia ao aspeto financeiro e não ao desportivo é difícil de contrariar e poderá ser fatal se se repetir dois anos consecutivos. se querem sobreviver no Sporting terão de crescer muito em relação á época anterior.
acho que também era muito importante os adeptos darem uma resposta. o amor pelo Sporting tem de ser superior a tudo e era essencial criar um ambiente positivo em torno da época. alvalade tem sido uma sombra do que foi, verdadeiramente deprimente, e é muito evidente que a equipa também o sente. se começarmos a época já com desconfiança, pessimismo e se por acaso tropeçarmos no inicio poderá ser mais uma época hipotecada nas primeiras jornadas, e a criação logo á partida de um ciclo negativo. não pode acontecer.
se todos os fatores coexistirem, como quase nunca acontece no Sporting, acho que podemos efetivamente ser felizes. faltando uma ou mais peças será complicado

2 Curtiram

Para dizer a verdade eu quero que o Sporting seja comprado por um homem ou empresa… pq nos ao contrario do porto e benfica nao temos capacidade de raciocinio de tomar desicoes pro bem do clube explo…isto