Álbuns e Grupos "menos conhecidos"

Uma volta pela Country/Blues/Folk Music (USA), em vários flavours:

Uma volta à América Latina, em vários sotaques:

`Atravessaram várias décadas, sem nunca terem ganho o protagonismo merecido.
Liderados pelo enorme Robert Fripp, cruzei-me com os King Crimson em 1982, na sua fase mais mainstream, com o álbum Beat, de onde é retirado este Heartbeat.
Só depois é que fui resgatar os trabalhos do grupo, desde os finais dos anos 60.
Um regalo observar a quantidade de grandes músicos que por lá passaram, em diversas formações da banda.

2 Curtiram

(Pequeno aparte/Off-Topic, mas este é talvez o melhor tópico para o fazer)

Uma daquelas “histórias”, dúvidas, mitos urbanos, chamem-lhe o que quiserem, mais deliciosas da música Portuguesa - a eterna questão entre O Anzol (Rádio Macau) e o Just like Heaven (The Cure).

Flak, “O Anzol” e as semelhanças com The Cure: “Tenho factos que provam que não se tratou de plágio”

(…)… João Pires de Castro, a.k.a. Flak, autor da música, explica que, apesar de a música só ter sido lançada com o álbum O Elevador da Glória a 1 de novembro de 1987, “foi gravada e masterizada no verão de 1986, em agosto”. Assim, é impossível acusar a banda de plágio, uma vez que o tema Just Like Heavenda banda de rock britânica, só foi lançado em outubro de 1987.

Apesar disso, Flak reconhece a parecença das melodias dos dois temas, mas esclarece que essa coincidência facilmente se justifica. " Produzi a música acompanhado de uma harmónica e de uma guitarra. A sequência de acordes utilizada no Anzol é utilizada em muitas outras músicas. Se pesquisar no YouTube, vai encontrar muitas músicas que têm na base essa sequencial de acordes."

O guitarrista dos Rádio Macau relembrou que, na altura da polémica, o país tinha saído, há pouco tempo, de um regime fascista e que a reação das pessoas à polémica decorreu de um complexo de inferioridade dos portugueses em relação ao estrangeiro. Se alguém tivesse ter copiado alguém, então era óbvio que tinham sido os portugueses".
…(…)

O que falta acrescentar nesta conversa é que o Robert Smith (Vocalista dos The Cure), no Verão de 1987 estava de férias no Sul de França, onde escreveu a letra e compôs a música Just Like Heaven.
Mas além de França, esteve também em Portugal, onde era hábito passar férias na zona da Figueira da Foz.

Ou seja, muito mais provável que o RS tenha ouvido Rádio Macau em Portugal, uma vez que a banda nesse verão já andava a dar concertos pelo país e O Anzol já era tocado antes de ter saído como single.

Era só isto.

2 Curtiram

Velha história…
Mas de facto, a similitude era mesmo do cacete :sweat_smile:
A propósito, e acabado de sair há uns poucos dias, o último trabalho dos The Cure é mesmo uma obra-prima.
E nem fui de modas, ataquei mesmo em formato vinil.

Obscuro Português, ou whatever

1 Curtiu

Quem diria que a Manuela Moura Guedes era o Ian Curtis Português.

2 Curtiram

Encaixa na opção “um álbum apenas”.

Deixa…
Esse gajo quer tomar conta do tópico… :joy:
Reclama e depois mete aqui chico buarque, emilio santiago, gal costa e outras pérolas “desconhecidas” do grande público vietnamita… :joy:

4 Curtiram

A Banda do Casaco era muito boa. Grandes músicos.

4 Curtiram

Edison Machado - Edison Machado É Samba Novo

Baterista autodidata que não atingiu o sucesso comercial que merecia, participou no Minas do Milton Nascimento, mais concretamente no Leila (Venha Ser Feliz) e Paula e Bebeto.

Porventura o álbum que eu mais gostava de ter na minha coleção.

1 Curtiu

Alghazanth. True Black Metal “Majéstico” finlandês (como eles próprios se definiam; na prática semi-sinfónico, mas muito fora do BM sinfónico usual). Acabaram em 2018 por acharem que já tinham dado o que tinham para dar; e não tinham sucesso, nem comercial nem com o underground: para comercial eram demasiado duros e demasiado true believers na filosofia ocultismo/luciferianismo/left hand path; e para o underground eram demasiado melódicos. Os álbums são muito variáveis. Eu adoro os três com o Goat Tormentor (vocalista também dos Swallow the Sun, com quem tem sucesso comercial apreciável), e desses o melhor é o Vinum Intus, de onde seleciono este tema com uma parte vocal feminina no meio.

Só os descobri em 2020, tenho pena, iria a qualquer sítio para os ver, tal como fui à Polónia ver Mgla, à Finlândia ver Aegrus, a Inglaterra ver Dio a solo e com os Sabbs, e mais uma ou outra banda a sítios diferentes, e já agora gostaria de um dia apanhar os Malum finlandeses.

Para quem quiser a letra: Alghazanth - Vinum Intus - Encyclopaedia Metallum: The Metal Archives

1 Curtiu

Haircut One Hundred e o seu álbum Pelican West

Tudo muito clean, mas este álbum traz-me gratas recordações, dos tempos em que haviam poucas preocupações.

Só fizeram este álbum de jeito, mas tem um som muito “jazzy” com um toque de “calipso”.

2 Curtiram

Banda onde surgiram grandes vozes femininas da MPP, como Concha e Né Ladeiras.

Se é para ir buscar tuguês obscuro, vejam lá se se lembram destas pérolas…

3 Curtiram

Era um som de guitarras distintivo.
Mas a música que eu gostava mais deles não está nesse álbum, não no original, só em reedições (foi um B-side do single Fantastic Day e depois também editado em Maxi ou EP) e é um instrumental (apenas com umas vocalizações). Ski Club.

1 Curtiu

Uma bela voz do blues/soul, que tem 2 álbuns editados.

.

.

Provavelmente nunca tinham ouvido falar mas eu estou aqui é para vos dar a conhecer coisas magnificas, mesmo sabendo que nunca irão conhecer nenhum elemento da banda (eles viajam muito), deixo-vos aqui esta pérola da musica nacional.
Se eu vos contasse a historia sobre como esta musica foi criada não iriam acreditar…!!!

3 Curtiram

Vou deixar esta banda que à data eu não conhecia (nem faço ideia da sua popularidade) mas que na altura me fizeram uma companhia do caraças numa viagem alucinante de Bilbao a Lisboa:

2 Curtiram

Bem, antes de mais agradecer a criação deste tópico. É no geral sou bastante culto em relação às “bandas” mais famosas, conheço bastante música, mas é mais o que é histórico e famoso. Nisso conheço tudo, mas bandas mais obscuras infelizmente sei pouco. Posto isto, deixo o meu contributo para este tópico com uma banda que parece ser muito pouco conhecida e com o seu álbum que eu estou sempre a ouvir: Deerhunter - Halcyon Digest.
Deixo aqui as minhas músicas preferidas desse álbum. Para mim, a primeira então é incrível!!

Espero que gostem!

2 Curtiram

Chico e Gal dou de barato (vapor barato), Emílio nem os brasileiros com menos de 30 anos o conhecem. Pena mas é verdade.

Anyway, foram no post que veio do outro tópico.

Não sejas picuinhas.

(Se quiseres tenho aqui música vietnamita)

1 Curtiu