Uma volta pela Country/Blues/Folk Music (USA), em vários flavours:
`Atravessaram várias décadas, sem nunca terem ganho o protagonismo merecido.
Liderados pelo enorme Robert Fripp, cruzei-me com os King Crimson em 1982, na sua fase mais mainstream, com o álbum Beat, de onde é retirado este Heartbeat.
Só depois é que fui resgatar os trabalhos do grupo, desde os finais dos anos 60.
Um regalo observar a quantidade de grandes músicos que por lá passaram, em diversas formações da banda.
(Pequeno aparte/Off-Topic, mas este é talvez o melhor tópico para o fazer)
Uma daquelas “histórias”, dúvidas, mitos urbanos, chamem-lhe o que quiserem, mais deliciosas da música Portuguesa - a eterna questão entre O Anzol (Rádio Macau) e o Just like Heaven (The Cure).
Flak, “O Anzol” e as semelhanças com The Cure: “Tenho factos que provam que não se tratou de plágio”
(…)… João Pires de Castro, a.k.a. Flak, autor da música, explica que, apesar de a música só ter sido lançada com o álbum O Elevador da Glória a 1 de novembro de 1987, “foi gravada e masterizada no verão de 1986, em agosto”. Assim, é impossível acusar a banda de plágio, uma vez que o tema Just Like Heavenda banda de rock britânica, só foi lançado em outubro de 1987.
Apesar disso, Flak reconhece a parecença das melodias dos dois temas, mas esclarece que essa coincidência facilmente se justifica. " Produzi a música acompanhado de uma harmónica e de uma guitarra. A sequência de acordes utilizada no Anzol é utilizada em muitas outras músicas. Se pesquisar no YouTube, vai encontrar muitas músicas que têm na base essa sequencial de acordes."
O guitarrista dos Rádio Macau relembrou que, na altura da polémica, o país tinha saído, há pouco tempo, de um regime fascista e que a reação das pessoas à polémica decorreu de um complexo de inferioridade dos portugueses em relação ao estrangeiro. Se alguém tivesse ter copiado alguém, então era óbvio que tinham sido os portugueses".
…(…)
O que falta acrescentar nesta conversa é que o Robert Smith (Vocalista dos The Cure), no Verão de 1987 estava de férias no Sul de França, onde escreveu a letra e compôs a música Just Like Heaven.
Mas além de França, esteve também em Portugal, onde era hábito passar férias na zona da Figueira da Foz.
Ou seja, muito mais provável que o RS tenha ouvido Rádio Macau em Portugal, uma vez que a banda nesse verão já andava a dar concertos pelo país e O Anzol já era tocado antes de ter saído como single.
Era só isto.
Velha história…
Mas de facto, a similitude era mesmo do cacete ![]()
A propósito, e acabado de sair há uns poucos dias, o último trabalho dos The Cure é mesmo uma obra-prima.
E nem fui de modas, ataquei mesmo em formato vinil.
Quem diria que a Manuela Moura Guedes era o Ian Curtis Português.
Encaixa na opção “um álbum apenas”.
Deixa…
Esse gajo quer tomar conta do tópico… ![]()
Reclama e depois mete aqui chico buarque, emilio santiago, gal costa e outras pérolas “desconhecidas” do grande público vietnamita… ![]()
A Banda do Casaco era muito boa. Grandes músicos.
Edison Machado - Edison Machado É Samba Novo
Baterista autodidata que não atingiu o sucesso comercial que merecia, participou no Minas do Milton Nascimento, mais concretamente no Leila (Venha Ser Feliz) e Paula e Bebeto.
Porventura o álbum que eu mais gostava de ter na minha coleção.
Alghazanth. True Black Metal “Majéstico” finlandês (como eles próprios se definiam; na prática semi-sinfónico, mas muito fora do BM sinfónico usual). Acabaram em 2018 por acharem que já tinham dado o que tinham para dar; e não tinham sucesso, nem comercial nem com o underground: para comercial eram demasiado duros e demasiado true believers na filosofia ocultismo/luciferianismo/left hand path; e para o underground eram demasiado melódicos. Os álbums são muito variáveis. Eu adoro os três com o Goat Tormentor (vocalista também dos Swallow the Sun, com quem tem sucesso comercial apreciável), e desses o melhor é o Vinum Intus, de onde seleciono este tema com uma parte vocal feminina no meio.
Só os descobri em 2020, tenho pena, iria a qualquer sítio para os ver, tal como fui à Polónia ver Mgla, à Finlândia ver Aegrus, a Inglaterra ver Dio a solo e com os Sabbs, e mais uma ou outra banda a sítios diferentes, e já agora gostaria de um dia apanhar os Malum finlandeses.
Para quem quiser a letra: Alghazanth - Vinum Intus - Encyclopaedia Metallum: The Metal Archives
Haircut One Hundred e o seu álbum Pelican West
Tudo muito clean, mas este álbum traz-me gratas recordações, dos tempos em que haviam poucas preocupações.
Só fizeram este álbum de jeito, mas tem um som muito “jazzy” com um toque de “calipso”.
Banda onde surgiram grandes vozes femininas da MPP, como Concha e Né Ladeiras.
Se é para ir buscar tuguês obscuro, vejam lá se se lembram destas pérolas…
Era um som de guitarras distintivo.
Mas a música que eu gostava mais deles não está nesse álbum, não no original, só em reedições (foi um B-side do single Fantastic Day e depois também editado em Maxi ou EP) e é um instrumental (apenas com umas vocalizações). Ski Club.
Provavelmente nunca tinham ouvido falar mas eu estou aqui é para vos dar a conhecer coisas magnificas, mesmo sabendo que nunca irão conhecer nenhum elemento da banda (eles viajam muito), deixo-vos aqui esta pérola da musica nacional.
Se eu vos contasse a historia sobre como esta musica foi criada não iriam acreditar…!!!
Vou deixar esta banda que à data eu não conhecia (nem faço ideia da sua popularidade) mas que na altura me fizeram uma companhia do caraças numa viagem alucinante de Bilbao a Lisboa:
Bem, antes de mais agradecer a criação deste tópico. É no geral sou bastante culto em relação às “bandas” mais famosas, conheço bastante música, mas é mais o que é histórico e famoso. Nisso conheço tudo, mas bandas mais obscuras infelizmente sei pouco. Posto isto, deixo o meu contributo para este tópico com uma banda que parece ser muito pouco conhecida e com o seu álbum que eu estou sempre a ouvir: Deerhunter - Halcyon Digest.
Deixo aqui as minhas músicas preferidas desse álbum. Para mim, a primeira então é incrível!!
Espero que gostem!
Chico e Gal dou de barato (vapor barato), Emílio nem os brasileiros com menos de 30 anos o conhecem. Pena mas é verdade.
Anyway, foram no post que veio do outro tópico.
Não sejas picuinhas.
(Se quiseres tenho aqui música vietnamita)