Álbuns e Grupos "menos conhecidos"

Pessoal, tal como disse no tópico dos tops de 10 álbuns, a ideia aqui é cada forista colocar um ou mais grupos que goste mas que só tenham editado 1 ou 2 álbuns ou então que seja desconhecido ou quase da maioria das pessoas. E claro, podendo, deveria colocar informação sobre o mesmo.
Mas a ideia seria sempre só colocar um álbum ou um grupo de cada vez. Não fazer listas. Se possível com a tal informação e um vídeo ou música. Eu começo já no próximo post.

2 Curtiram

Blue Rondo A La Turk

Grupo londrino composto por Chris Sullivan (Voz Principal), Mark Reilly (Guitarra), Christos Tolera (Vozes), Kito Poncioni (Baixo), Moses Mount Bassie (Sax. Tenor), Mike Lloyd Bynoe (Timbales, Bateria), Tholo Peter Tsegona (Trompete), Art Collins (Sax), Danny White (Piano), Geraldo D’Arbilly (Bateria, Percussão).

O nome do grupo advém da música do mesmo nome da autoria de Dave Brubeck.

Passado um tempo do lançamento do álbum a banda separou-se. Mark Reilly viria a formar os Matt Bianco.

Editaram um único álbum “Chewing the Fat”, de 1982.

A música “Me and Mr. Sanchez” foi nº 1 no Brasil e tema do Mundial de Futebol de 1982.

Desse álbum destaco “Klacto Vee Seedstein”, “The Heavens Are Crying”, mas principalmente um tema que é como se tivessem feito um postal cliché do que é o jazz e está delicioso que se chama “The Method”.

Desculpem a qualidade do vídeo, mas foi o que se pôde arranjar…

4 Curtiram

Começo por uma coisa que descobri há uns anos então:

Tommy Mandel

Era nos anos 80 e parte dos 90, o gajo das teclas (órgão e sintetizador), das digressões do Bryan Adams. Mas tinha toda uma carreira a solo que é brilhante. Uma cena muito new age e post punk, com coisas fenomenais e muito obscuras:

2 Curtiram

O nome do gajo não me é estranho, mas não reconheço a música. Devo estar a pensar noutro Mandel…

8 Curtiram

1 Curtiu

O side project e espécie de super banda com um dos meus favoritos, David Bowie (que vejo agora eu me esqueci de mencionar nos álbuns favoritos).
Tin Machine

Publicaram 2 álbuns.
Tenho os 2 e gosto bastante.

1 Curtiu

Vou passar a vida neste tópico… sendo que a avaliação “Álbuns e Grupos ”menos conhecidos”” pode ser muito subjetiva e alvo de diferentes interpertações…

Winnipeg’s Class Info released this 12" EP in a limited run of 500 copies way back in 1983 on the indie Classified label, and though few outside Manitoba took notice at the time, the stunning new wave synth sounds contained herein have made the record highly sought after, with sealed copies fetching close to $700. The multi-talented Jay Willman handled vocals, guitar, synth, bass and drum machine, as well as writing all five tracks here, including the quirky guitar/synth workout ‘Come for Me’, which surely must have had even the chin-strokers dancing back then.

Class Info also issued two of the songs on a 45 rpm single, ‘Come for Me’ b/w ‘Circle Game’ . Half of those singles were sent as promos to college radio stations, with the record making it to the number one spot on the University of Manitoba Hit Parade for a few weeks. After taking a few decades off, Willman formed a brand new project called Karma 180.

2 Curtiram

Abwärts (“Downwards”) is a German post-punk band from Hamburg. Members FM Einheit and Mark Chung would leave the group in the early 1980s to join West Berlin band Einstürzende Neubauten.

Lembro-me bem desse grupo!
.

1 Curtiu

Duchess Says is a Canadian punk rock band from Montreal.The band describes its genre as “moog rock”, and is known for its large, loud and theatrical live shows.

2 Curtiram

Um dos discos que mais ouvi em 2024… para mim um dos grandes álbuns de 2024. Passou em PT em 2023 e conquistou-me…

1 Curtiu

Same same, “Menos conhecidos” é o meu genre favorito.

2 Curtiram

Português obscuro - DWART - Synesthesia

Ao vivo na RTP em 1987

Adoro esta merda. Artsy Naive Pop com sabor a bacalhau.

2 Curtiram

…e por falar em bacalhau :smile:, embora seja muito famosa, esta actuação ao vivo da Lena D‘Água é talvez das melhores coisas da música Portuguesa anos 80.

Absolutamente 5 estrelas

Não fosse o cavalo tinha sido uma rainha sem igual. Que talento.

1 Curtiu

Outro dos meus favoritos anos 80, Coati Mundi.

Puerto Rico meets New York scene.

Este é o trabalho a solo, mas para quem conhece, ele fazia parte dos Kid Creole.

2 Curtiram

Este é um post obrigatório, por tudo o que acarreta.
Tão épico que até fizeram um filme sobre eles.

2 irmãos, no principio dos anos 80, gravaram um albúm no celeiro da quinta onde viviam, perdidos no meio do Midwest Americano.

Aquilo não deu em nada, e seguiram com as vidas deles…até que há uns anos atrás alguém descobriu o albúm, um dos poucos que tinham produzidos em vinil, e tornaram-se um fenómeno de fama tardia.

Muito por conta desta música:

O albúm completo:

O filme:

1 Curtiu

7 Curtiram

YOUNG MARBLE GIANTS / THE GIST

Grupo galês (Cardiff) composto por Phil Moxham (Baixo), Stuart Moxham (Guitarra), Alison Statton (Voz) e Peter Joyce (Sintetizador, Gravador).

Lançaram apenas um álbum, “Colossal Youth”, em 1980.

Algum tempo depois o grupo separou-se.

Stuart fundou o grupo The Gist (que também só lançou um álbum) – “Embrace the Herd”.

1 Curtiu

Embora seja bastante conhecido no UK (Escocês), nunca ouvi falar dele fora da ilha. Mas admito que possa ser eu a andar distraído.
É um “segredo” muito bem guardado.
Tem trabalho de muita qualidade.

No 1o vídeo pode-se perceber onde o The Edge foi buscar o seu “signature sound”. Video é de 1973!

2 Curtiram