Zouhair Feddal (Saída: Fim de contrato)

Foto José Lorvão

FEDDAL REFORÇA SPORTING CP

Por Sporting CP
18 Ago, 2020

EQUIPA PRINCIPAL

Defesa marroquino junta-se aos Leões

Zouhair Feddal é a mais recente contratação para a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. O defesa-central de 30 anos assinou por duas temporadas (com opção de prorrogação), chega a Alvalade proveniente do Real Betis Balompié.

“Quero dizer aos Sportinguistas que estou muito feliz por estar aqui e por pertencer a este enorme Clube. A única coisa que posso prometer é compromisso, trabalho, sacrifício, luta e entrega até ao final. Isso nunca me vai faltar e espero que possamos conseguir atingir os nossos objectivos”, começou por dizer aos meios de comunicação do Sporting CP.

Internacional pela selecção de Marrocos, Feddal conta, como sénior, com passagens por vários clubes do país vizinho. Nas últimas temporadas vestiu a camisola do Real Betis Balompié, tendo antes representado Deportivo Alavés (2016/2017) e Levante UD (2015/2016). Em 2013/2014 e 2014/2015, o magrebino jogou em Itália ao serviço de Parma FC, SSR Siena e USC Palermo e antes havia jogado pelos marroquinos do FUS Rabat e por diferentes conjuntos espanhóis.

Agora, chega ao Sporting CP, um Clube que conhece bem, até porque alguns compatriotas já vestiram a camisola verde e branca. “Sei que já jogaram aqui outros jogadores marroquinos, como Naybet ou Hadji. É um Clube muito reconhecido a nível europeu e também a nível africano. É um dos grandes clubes de Portugal e vamos seguramente atingir os objectivos temos. Sei que estou num Clube que pensa em ganhar e quero conseguir coisas importantes”, assegurou.

Descrevendo-se como “um jogador competitivo”, Feddal revelou que gosta “de futebol e de sair a jogar”, mas garantiu que “não complica muito”. “Tenho de demonstrar a todos os Sportinguistas que estou aqui para conseguir coisas boas e para ajudar o Sporting CP”, acrescentou ainda.

Por fim, o novo Leão explicou que se adapta “ao que o treinador quiser” e que está disponível “para o que ele precisar” antes de contar, numa só palavra, o que mais quer fazer no Sporting CP: “Ganhar”.

Enfim…

Bem vindo e que tenhas sorte.

Zero expectativas.

Não é mau jogador e sabe sair a jogar que é algo que nos faz imensa falta. O problema aqui é a herança deixada por Mathieu.

Uns vão buscar o Vertonghen, nós fomos buscar este.

Boa sorte em conseguir calçar o que os sapatos do Monsieur Mathieu.

Sporting Tático

13 min ·

:mag_right:Análise Contratações Época 2020/21

:pushpin:Aquisição Nº4

:heavy_check_mark:Feddal
Experiência. Saída com bola. Capacidade física robusta! Mas não fará esquecer Mathieu!

Zouhair Feddal é o quarto reforço do Sporting para a temporada 2020/21 e chega a Alvalade num negócio a rondar os 3 milhões de euros. Sendo que, estes valores carecem de oficialização por parte do Clube leonino. Então quem é Feddal e o que pode acrescentar ao Sporting?

Feddal é o central escolhido para substituir Mathieu no lado esquerdo da defesa de Rubén Amorim. Longe de estar ao nível do internacional francês, todavia, tem características interessantes que podem ser muito úteis tendo em conta as particularidades do futebol português: compleição física muito forte, muito vigoroso nos duelos individuais e qualidade de saída com bola na primeira fase de construção. Já jogou várias vezes em sistemas de três centrais, o que terá levado Amorim a selecionar esta opção. Mas nem tudo pode ser contado de forma cor de rosa no percurso do internacional marroquino.

Carreira muito irregular! Viajou cedo para Itália onde nunca conseguiu impor o seu futebol. Saltou em várias equipas na Liga italiana, porém foi em Espanha que conseguiu encontrar o seu espaço. 108 jogos na Liga espanhola nas últimas cinco temporadas, divididos por equipas de “meia tabela”: Bétis, Levante e Alavés. Contudo, nem sempre foi usado de forma regular: ou por opção técnica ou por impedimento devido a lesão. Tem 16 internacionalizações por Marrocos, porém, só em 2019 voltou a ser opção depois de ter estado afastado da seleção quase 5 anos. Nos últimos 6 encontros da sua seleção foi sempre convocado e titular em quatro partidas.

Não fará esquecer Mathieu, pese embora possa ser útil neste modelo de Rúben Amorim. Não é fácil encontrar centrais esquerdinos de qualidade, mas Feddal pode trazer utilidade.

:mag_right:Mais-valias:
Experiência. Mais de 100 jogos na Liga espanhola nas últimas 5 temporadas trazem alguma rodagem ao futebol português. Impressiona pela sua capacidade no passe na primeira fase de construção. Seja em bolas na profundidade ou passes verticais a explorar espaços no corredor central, Feddal não sabe sair a jogar mal. Mostra até alguma elegância nesse momento do jogo. Mete bolas a 30 ou 40 metros como uma facilidade impressionante. Muito forte fisicamente o que lhe permite ganhar muitos duelos individuais sobretudo quando joga em antecipação. Forte estatura o que lhe permite dominar o seu espaço aéreo. Por último, pode ser determinante quando a bola cai naquele espaço morto entre o guarda-redes e o avançado que vai atacar a bola. Lê bem esse espaço.

:mag_right:Limitações:
É muito duro fisicamente o que lhe poderá trazer dissabores no futebol português, em que o contacto físico resulta muitas vezes de “faltinhas” e cartões amarelos. Vai ter de dosear a virilidade que emprega em cada lance. Sem bola tem algumas dificuldades na leitura de jogo, sobretudo quando está mais longe da baliza. Nem sempre se posiciona bem. Não é um defesa veloz apesar de conseguir fazer bem as dobras nos corredores. Mas pode ter problemas com jogadores rápidos. Apesar de ser muito alto não é um goleador nato nas bolas paradas. Pode aproveitar no campeonato português para evoluir neste momento do jogo cada vez mais importante no futebol. Quando dá espaço aos adversários sente mais dificuldades no 1vs.

Deixamos aqui link para 4 vídeos das ações individuais de Feddal:

Feddal vs Real Madrid: https://streamable.com/qa7r6g

Feddal vs Celta: https://streamable.com/bt4d60

Feddal vs Granada: https://streamable.com/zpfy14

Feddal vs Alavés e vs Espanyol: https://streamable.com/6opgyy

SL.


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "PORTING SCF TO N S n"

A minha esperaça para este ano, apesar de não serem grande coisa (para já é o que eu acho), temos um treinador brutal que vai tirar o melhor deles todos, vai ser a melhor época da carreira por larga margem para vários deles…

Força RUBEN…és o maior.
(pelo menos foste caro como o c…é bom que faças melhor que a porcaria apresentada até agora)

Não é um mau central, tenho é algumas dúvidas que encaixe bem no sistema de três defesas do treinador.

Bem-vindo!

Este não vale uma unha do pé do Mathieu.

Apesar de tudo não tem culpa que se tenham lembrado dele. Bem-vindo.

Mais entulho, enfim…já parecemos a lixeira de carros abandonados que tenho à frente da minha empresa!

Nota para os comentários dos adeptos do Bétis (positivos na larga maioria).

Obviamente que não é um Mathieu(poucos o são), mas é um jogador com características para encaixar nas ideias de jogo de Amorim( que diga-se o sucesso das mesmas já se percebeu não depende só dos atletas…).

Resta saber os contornos do negócio, e se não se pagou demasiado.

Quanto ao jogador, boa sorte.

Que tenha a melhor sorte do mundo.
É o que lhe desejo!

Bem vindo e boa sorte.

Péssima escolha!

Boa sorte.

1 Curtiu

Como tinha dito a duas horas atrás, foi apresentado.
Sabe se tudo dentro deste clube, que triste.
Mas parabéns! Bem vindo , não me parece que seja mau jogador.

Parece-me ue dentro das limitações que temos é uma boa opção. Que se confirme.

Bons tempos em que havia comunicados a dizer o que se pagou pelo jogador.

Alguém sabe quais são os contornos do negocio ou o que se falava na CS?

Vejam lá que soube da sua apresentacao hoje através da pessoa que faz as estampagens na camisola.
Ao que a pessoa me disse "duvido que algum adepto tenha pedido para estampar Feddal antes de ele assinar, já que não é um nome tão sonante assim’

E não estou a brincar.

1 Curtiu

Não é mau jogador…