Lenda.
O Forum ganhou um ponto de interesse maior que as contratações do andebol que nunca mais chegam…
Vou cancelar a Netflix
Por acaso o André Almeida foi uma boa compra, eletem bastante potencial.provavelmente o HV meteu lhe uma cláusula de rescisão de 3M… não podemos cortar as pernas aos jogadores
Contrato até 2023 sem cláusulas de rescisão, mas com dois aumentos pelo meio e o jogador recebe 5% da próxima transferência. Há que distribuir a riqueza, não pode ficar toda no clube. É por isso que o Hugo Viana nunca recebeu visitas do Acuña.
Ah, Dezembro… chegaram as noites a ver televisão enroscado num cobertor, chegaram as idas ao supermercado ao som contínuo de músicas natalícias, chegaram os anúncios da Coca-Cola com o Pai Natal… e, ao contrário do normal, nós continuamos na luta pelo título!
Outubro foi um mês fantástico: 6 jogos, 6 vitórias! Estivemos completamente imparáveis e até assistimos ao primeiro golo do Francisco Geraldes pelo Sporting. Parabéns, vice-capitão!
Novembro… bem, Novembro podia ter corrido melhor. Foi menos complicado a nível de calendário do que eu esperava, já que o jogo com o Benfica foi adiado para Janeiro, mas mesmo assim tivemos surpresas desagradáveis.
Sporting - Porto
Dei por mim a perder por 2-0 aos 20 minutos de jogo. Um ressalto no Coates deu a Marega um golo fácil, enquanto que Díaz partiu por completo os rins (e mais um ou outro orgão) a Camacho no segundo golo. Para a segunda parte, decidi abandonar o nosso 4-5-1… tirei Battaglia e lancei Pedro Mendes. Bastou um minuto em campo para Mendes roubar a bola a um jogador do Porto e marcar. Seguiu-se uma segunda parte de bom nível do Sporting, mas foi preciso esperar até ao minuto 81 para Vietto marcar e empatar a partida. Pelo meio, Sporar falhou dois golos que nem o Sporar real falharia, pelo que podíamos ter saído dali com a vitória… mas o empate acaba por também não ser mau.
Maribor - Sporting
Jogo teoricamente fácil, decidi descansar alguns dos habituais titulares para os ter frescos para a partida com o Braga. Demorámos a marcar, mas nem pareceu uma má decisão quando Ilori meteu a bola na baliza adversária pouco antes de irmos para intervalo.
O Maribor empatou quando regressámos para a segunda parte, o que me fez colocar uma equipa mais ofensiva. Pensei que estava a resultar quando o Jesé (sim, o Jesé) marcou o 2-1. “Se até o Jesé marca, isto já está mais do que ganho”. Perto do final, decidi fazer uma Silice e tirei o Sporar para meter o Doumbia, e segurar o resultado. O Maribor não estava a causar grande perigo, mas pareceu-me melhor jogar pelo seguro.
Bem, fiz asneira. Nos últimos 5 minutos da partida, o Maribor marca dois golos e dá a volta ao resultado. Dominámos a partida, jogámos melhor que eles e… perdemos. Senti-me como quando vamos à pastelaria e vemos que têm o nosso bolo preferido mas, quando estamos quase a ser atendidos, o tipo que está à nossa frente decide encomendar todos e nós acabamos por ter de nos contentar com uma meia-de-leite e duas torradas.
Braga - Sporting
O jogo contra o Braga foi difícil. Não foi difícil porque o Braga é difícil - a equipa deles não é má e o Galeno causou-nos alguns calafrios, mas pareceu ao nosso alcance. Foi difícil porque o Acuña lembrou-se de ver mais um vermelho directo. Foi difícil porque o Jesé, que entrou ao intervalo porque o Vietto estava amarelado e eu não quis arriscar, conseguiu a proeza de ver dois amarelos em 15 minutos.
Sim, acabámos a jogar com 9 na maioria da segunda parte. Acabámos a jogar em 5-2-1, com o Jovane a lateral esquerdo. Pensei que o jogo estava perdido, mas… após uma luta épica de quem ficou em campo, conseguimos segurar o 0-0 até ao fim. Apesar de tudo, não me safei de um susto aos 89 minutos, quando Wilson Eduardo (tinha de ser ele) meteu a bola na baliza… felizmente, o VAR anulou o golo por fora-de-jogo.
No entanto, nem tudo é negativo. Graças ao Código de Conduta, já poupámos um mês de ordenados do Acuña esta época graças às multas pelas expulsões.
Oliveirense - Sporting
Típico jogo de Taça em que descansei alguns titulares. O único destaque foi o Bolasie ter marcado o seu primeiro golo pelo Sporting. E o segundo. E até final ainda teve tempo para se lesionar por uma semana. A próxima eliminatória deve ser mais difícil, calhou-nos o Porto.
Lazio - Sporting
Foi um jogo difícil e equilibrado. A Lazio marcou primeiro, aos 50 minutos, e cheguei a pensar que íamos perder… mas Pedro Mendes voltou a ser um super-substituto e empatou aos 90+3. As contas para a Liga Europa não estão fáceis, mas estão piores para o Maribor, que vai jogar contra a Lazio enquanto nós defrontamos os turcos do Basakshasjdtyuiyasdjaksdhu.
Resumo dos resultados
Aqui estão os resultados dos jogos oficiais até ao momento, incluindo os nossos marcadores:
Tabela da liga
E aqui está a tabela da Liga:
O Benfica está a fazer um bom campeonato, com Tondela, Portimonense e Marítimo também a surpreenderem. O Porto ainda não tem derrotas, mas empatou metade dos jogos. O Boavista é a única equipa que ainda não ganhou. E o Aves está a ser Aves.
Scaloni
Continuo a discutir com o Scaloni por causa do ingrato do Acuña. Sendo perfeitamente honesto, começo a achar que ele tem razão em não convocar o Acuña para a selecção, mas… não convocar só porque ele joga no Sporting merece uma resposta.
Geraldes
Pensei que ele ia ficar como suplente após a chegada de Robertone, mas… Francisco Geraldes tem aproveitado bem as oportunidades que lhe vou concedendo. Aliás, tem aproveitado tão bem que até já captou a atenção de Cristiano Ronaldo, que decidiu comentar as suas exibições. Estará Ronaldo a preparar-se para tentar um lugar como comentador desportivo quando terminar a carreira…?
Chegados aqui, parece que evitei mais um motim, apesar de Novembro ter sido fraco. O calendário de Dezembro não parece complicado, embora tenha a partida com o Porto para a Taça e dois jogos decisivos para a Liga Europa e Taça da Liga. Será que ainda estaremos em todas as competições quando chegarmos a Janeiro? E será que Hugo Viana vai dar-nos um presente no dia de Reis, já que o mercado de transferências está fechado no Natal…? Irá Acuña voltar a ser expulso até final do ano? Não percam as respostas a estas e outras perguntas (possivelmente) no próximo update!
Top! Vou seguir!
Abraço
2020, pessoal! Bom ano novo! Chegámos a Janeiro! Não sei qual é o vosso feeling, mas estou com esperanças que este vá ser um ano positivo!
Voltando rapidamente a 2019, Dezembro começou bem. Vencemos (ou melhor, esmagámos) o surpreendente Tondela por 3-0, com um hat-trick de Jovane. A seguir derrotámos o não-tão-surpreendente Aves por 2-1 (que, apesar de tudo, quase nos surpreendeu). Terminámos o ano em segundo lugar no campeonato, a 8 pontos do Benfica (mas com 2 jogos a menos).
Seguiu-se o jogo decisivo da Liga Europa, contra os turcos com nome comprido. Não começámos bem, já que eles marcaram aos 12 minutos. Apesar de estarmos a dominar a partida, foi preciso esperar até ao último minuto da primeira parte para Vietto empatar. Na segunda parte, um bis de Pedro Mendes confirmou a nossa passagem à fase seguinte - no entanto, apenas serviu para comemorarmos a passagem mais cedo, porque a Lazio venceu o Maribor com um golo aos 90+6, pelo que até a derrota teria servido para passarmos. O próximo adversário é o Club Brugge!
Na Taça da Liga também seguimos em frente, embora não da forma suave que eu gostaria. Chegámos a estar a vencer o Portimonense por 2-0, com Vietto a deliciar-nos com um golo em que pegou na bola a meio-campo e só parou para comemorar e com Max a defender um penalty concedido de forma infantil por Ristovski, mas o Portimonense acabou por marcar 2 golos nos últimos 10 minutos e empatou. Felizmente, conseguimos na mesma o primeiro lugar do grupo, e vamos defrontar o Porto na meia-final. A outra meia-final vai ser entre o Braga e o Nacional (que venceu o grupo do Benfica).
Na Taça de Portugal as coisas já não correram tão bem. Tive uma pequena troca de palavras através dos jornais com o Sérgio Conceição, que acabou comigo a dizer que o único problema de ganhar era ter de ouvir as choraminguices dele e do seu clubezeco, e acho que isso levou-me a entrar em campo mais ofensivo do que devia. Essa pequena falha táctica, em conjunto com um lado direito que foi uma auto-estrada para o Porto (Camacho primeiro e Ilori depois nada fizeram para parar os adversários), mais uma paragem cerebral de Luís Neto, levaram a uma pesada derrota por 4-2. Para além de ter de aturar as bocas do Sérgio, ainda ficámos fora da Taça. Espero conseguir vingar-me na Taça da Liga.
Sebástian Coates
O jogo contra o Porto não foi a única má notícia que recebemos nessa semana. Num dos treinos que se seguiram, Coates fez uma rotura de ligamentos e vai ficar de fora durante 3 meses. Espero que Hugo Viana traga uma prenda para a nossa defesa em Janeiro, porque não estou a ver como nos vamos safar só com Ilori, Neto e Quaresma.
Renan
Hugo Viana avisou-me que Renan vai regressar ao Brasil. O Esporte Clube Vitória, do Brasileirão B, ofereceu 1 milhão por ele. Ainda pensei em colocar o Renan no jogo com o Portimonense para a despedida, mas ele apanhou uma gripe e falhou essa semana.
Luiz Phellype
Quem também está a atrair o interesse do Brasil é Luiz Phellype. Quase todas as semanas chegaram propostas a rondar o meio milhão, mas Hugo Viana rejeitou todas.
A Academia
Já chegou também uma pequena previsão do que podemos esperar na “fornada” deste ano na Academia.
Aparentemente, a expectativa é que iremos ter um bom guarda-redes, um bom central e… provavelmente é tudo. Devia ter colocado também o Hugo Viana à frente da Academia, quem sabe teríamos um novo Antunes.
Calendário
Aqui fica o calendário com os jogos de Dezembro e com o que nos espera em Janeiro. Mesmo com o jogo do Benfica a ser empurrado para Fevereiro, ainda teremos de disputar 8 partidas. Vai ser um longo mês! Para além de ser recheado de jogos, espero também que vá ser recheado de surpresas do Hugo Viana!
Para terminar esta actualização, boas notícias: fui informado que o Acuña voltou a confiar em mim! Gracias, Acuña!
P.S. - O Acuña não voltou a ser expulso até final do ano mas, após dois vermelhos directos, viu finalmente o seu primeiro amarelo esta época.
Awww… o Ronaldo acha que eu sou perfeito para o Sporting! Obrigado, Cristiano! Depois de recuperar a confiança do Acuña, as boas notícias não param de chegar! Só falta a Scarlett Johansson finalmente aceitar sair comigo (e o Antunes ser oficializado na vida real)!
Um update rápido, tivemos a primeira contratação falhada da nova janela. Hugo Viana quase que conseguiu dar-me uma prenda de dia de Reis, mas o seu alvo recusou o ordenado que o Sporting propôs.
Na sua infinita sabedoria, Hugo Viana decidiu que, com Acuña, Borja e Nuno Mendes no plantel, aquilo que nós precisávamos mesmo era de investir 4.7M num lateral esquerdo. Não, o seu alvo não era o Antunes… Hugo Viana tentou contratar Thomas Ouwejan, lateral esquerdo do AZ Alkmaar.
Infelizmente (ou felizmente), o jogador não quis vir para o Sporting. Irá Hugo Viana tentar trazer outro lateral esquerdo? Será que vai buscar o central que nós tanto precisamos? Irá surpreender-nos com uma contratação completamente inesperada? Ou será que ficou desanimado com esta rejeição e não arrisca trazer mais nenhum jogador? O que é que Janeiro irá trazer?
Estou a escrever esta actualização enquanto, no gabinete do lado, Hugo Viana tenta freneticamente fechar os últimos negócios desta janela de transferências. Vou fazer uma actualização em separado para as transferências, por isso nesta vou concentrar-me nos jogos. E como é que correram os jogos?
Liga
Janeiro era um mês complicado a nível de número de jogos, com 8 partidas, mas os adversários eram todos relativamente fáceis. Infelizmente, a ausência de Coates sentiu-se e alguns dos jogos “relativamente fáceis” tiveram a mesma sorte que os golos “relativamente fáceis” costumam ter para o Sporar: resultaram num falhanço inacreditável.
Começámos com uma vitória por 4-3 contra o Belenenses, mas os 3 golos sofridos já indicavam que Ilori, Quaresma e Luis Neto não são substitutos para Coates. Seguiu-se o Santa Clara e… fomos humilhados. Controlámos a partida, mas perdemos 3-0. No jogo seguinte defrontámos o Famalicão e até começámos bem com um golo de Jovane, mas eles deram a volta e acabámos por perder 2-1. Seguiu-se o Paços de Ferreira e voltámos a ter mais do mesmo… bom começo, estivemos a ganhar 2-0, e deixámos que eles empatassem 2-2.
Chegado a esta altura, e já a pensar que Acuña estava prestes a perder novamente a confiança em mim, decidi mudar as coisas. Infelizmente tive de abandonar o delicioso futebol ofensivo a que habituei Alvalade, e trocar o médio ofensivo por um médio defensivo. Sim, é feio. Sim, é defensivo. Sim, é o que Silas provavelmente faria. Mas teve de ser. Sem Coates não dá para confiar nos 2 centrais, pelo que meti-lhes um jogador à frente. E resultou?
Resultou! E de que maneira! 4-0 ao Boavista, com um hat-trick de Pedro Mendes e com o primeiro golo de Camacho! E voltaria a resultar novamente no último jogo do mês, quando vencemos o Rio Ave por 2-0, com o Sporar a deleitar-nos com um golaço, que acabou por ser considerado “Golo do mês”! Quando lhe dei os parabéns, ele agradeceu e disse que é sempre bom receber prémios, mas já marcou golos bem melhores. Mostra-me um, Sporar! Mostra-me um!
Infelizmente, as alterações na táctica foram tardias e o Benfica descolou por completo. Já levam 10 pontos de vantagem. O campeonato está praticamente perdido, mas… vamos continuar a lutar, nem que seja pela Champions.
Taça da Liga
Entre o Boavista e o Rio Ave tivemos a Taça da Liga. A meia-final contra o Porto foi, no mínimo, emocionante. O Porto marcou primeiro, aos 45 minutos, por Marega. Quando pensei que íamos para o intervalo a perder, Lucas Robertone marca um golaço de livre logo a seguir.
Regressamos do intervalo e Rafael Camacho, que se tinha estreado a marcar no jogo anterior, marca mais um! 2-1! Mas agora foi a vez do Porto não nos deixar celebrar… Diáz fez o 2-2 4 minutos depois.
O resto da segunda parte foi complicada, com oportunidades para ambos os lados. Quando já estávamos na recta final, numa altura em que eu estava já a preparar os penalties, trocando o Quaresma e Jovane por Neto e Sporar, surge um penalty a nosso favor aos 89 minutos! Pedro Mendes não desperdiçou e colocou-nos na frente do marcador! Antes do final do jogo, ainda houve tempo para Vietto marcar mais um, aos 90+6. Vitória por 4-2, e a derrota na Taça de Portugal estava vingada!
Como é óbvio, após a partida mantive a minha mini-guerra com Sérgio Conceição, e disse aos jornais que ele é tão mau perdedor que nem me cumprimentou no final da partida. Conceição disse que eu nem tentei cumprimentá-lo. E a nossa guerra de palavras continua.
Na outra meia-final, o Nacional voltou a surpreender e derrotou o Braga. Quando vi quem nos calhou, pensei que estava mais do que ganho! Pensei que tivemos sorte que os totós do Braga e Benfica ficaram pelo caminho contra uma equipa da Segunda Liga, e que a Taça já estava ganha. Mesmo assim, marquei uma reunião com a equipa e disse-lhes que esperava que eles dessem o seu melhor nesta oportunidade única, e que saíssem de campo com a Taça nas mãos. A reacção dos jogadores foi quase unânime.
Infelizmente, fiquei a perceber que o jogo não ia ser tão fácil quanto eu esperava quando o Nacional, aos 20 minutos de jogo, se adiantou no marcador.
Apesar de estarmos a perder, estávamos a dominar o jogo, pelo que foi só uma questão de tempo até Vietto empatar com um dos seus melhores golos desde que está no Sporting. Imediatamente comecei a pensar como podíamos ganhar rapidamente. Enquanto o meu consciente pensava nas alterações a fazer ao intervalo para esmagarmos o Nacional numa torrente de futebol ofensivo, o meu subconsciente começou a gritar “Camacho! O que é que estás a fazer? Camacho!! Não! Camacho!!! Não!!!”.
Rafael Camacho, que já estava amarelado, decidiu colocar a mão na bola numa jogada sem perigo nenhum e viu o segundo amarelo. Terminámos assim a primeira parte a jogar com 10, e os meus planos complicaram-se.
Felizmente, mesmo com 10 conseguimos manter algum controlo sobre a partida, mas tivemos uns quantos calafrios pelo meio. E… deja vu. Estávamos já perto do final, estava já a planear quem ia substituir para melhorar as nossas hipóteses nos penalties, quando surge um penalty a nosso favor no mítico minuto oitchenta e oitcho. Vietto pega na bola e bisa na partida! Passámos para a frente do marcador e depois foi só segurar a bola até terminar! A Taça da Liga é nossa!
Estes são os 23 jogadores que receberam a medalha de vencedor da Taça da Liga:
Até Varandas me deu os parabéns por atingir um dos objectivos da época!
Aqui fica a lista de resultados de Janeiro. Foi pena aquela primeira metade.
Para terminar este post, uma pequena notícia que mostra que o Braga não é o único clube que vende treinadores. O Porto pagou-nos 350 mil euros para contratar o futuro treinador da sua equipa B. Sim, é verdade… o Porto pagou-nos para levar… Leonel Pontes! Andámos a enganar ingleses, andámos a enganar italianos e agora estreamo-nos no mercado nacional! Eu até desejaria boa sorte e bom trabalho aos adeptos do Porto, mas acho que não conseguia chegar ao fim da frase sem me rir.
Pela negativa, o Porto B paga ao seu treinador apenas 8 mil euros a menos do que o Varandas está a pagar-me. Sinto que estão a ir-me ao bolso.
No próximo update: que negócios é que Hugo Viana fez neste mercado? Será que algum chega aos calcanhares do melhor Antunes de sempre?
O mercado de transferências fechou! O Hugo Viana gastou uns milhões para trazer um par de prendas, mas também houve um par de saídas. Começando por aí…
As saídas
Já tinha falado nele: Renan Ribeiro foi a primeira saída desta janela, voltando ao Brasil por um milhão de Euros. Não me parece mau negócio.
Voltámos também a enganar os ingleses. E novamente o Manchester United! Aqueles idiotas nunca aprendem! Desta vez pagaram 1.3M por Samuel Lobato, médio que estava nos nossos sub-23. Chelsea, Tottenham e Inter também fizeram ofertas, mas foi o United que ficou com o jogador.
As entradas
Hugo Viana tentou e falhou a contratação do lateral esquerdo do AZ Alkmaar. Mas isso não o deteve de tentar corrigir o nosso ponto mais fraco. Afinal, só temos Acuña, Borja e Nuno Mendes para aquela posição, e que clube é que sobrevive a uma época apenas com 3 jogadores para a lateral esquerda?
Assim, Hugo Viana fez novamente ofertas por laterais. Sim, “ofertas”, no plural. Hugo Viana ofereceu 3.7 milhões por Léo, do São Paulo, e 2.1 milhões por Carlos Neva, lateral do colosso Granada. Ambos com 23 anos.
Ambas as ofertas foram aceites pelo clube, mas Léo rejeitou o contrato proposto por Hugo Viana. Carlos Neva, no entanto, aceitou. E assim chegou ao clube o nosso quarto lateral-esquerdo. Não me parece que sirva para mais do que suplente, mas os adeptos ficaram contentes com a contratação. Bem-vindo, Carlos Neva!
Quando Hugo Viana falhou a contratação de Léo, eu pensei que afinal nem tinha sido mal pensado. Ele queria garantir um lateral, por isso fez duas ofertas, para assegurar que pelo menos uma delas era garantida. Estava eu a admirar os dotes de planeador de Hugo Viana quando ele faz mais uma oferta. Por outro lateral esquerdo. Claramente, Borja, Acuña, Nuno Mendes e Neva não são suficientes para o deixar descansado quanto ao nosso lado esquerdo.
O escolhido desta vez foi Braian Cufré, lateral esquerdo (também com 23 anos) do Veléz. A oferta? 3.4 milhões. Com o fecho da janela a apertar, as negociações foram rápidas e Cufré rapidamente se tornou no nosso quinto lateral esquerdo. Os adeptos, mais uma vez, ficaram satisfeitos com uma contratação deste calibre. E eu fiquei a tentar descobrir o que fazer com 5 jogadores para a lateral esquerda.
Hugo Viana tentou ainda mais uma contratação antes do fecho do mercado, oferecendo meio milhão por Bruno Santos, avançado de 16 anos do Tondela. No entanto, já com tudo aceite por clube e jogador, a transferência foi cancelada. O jogador falhou os testes médicos, pois encontra-se lesionado com uma dupla hérnia.
E foi assim o mercado de Inverno. Continuo a precisar desesperadamente de um central e de um lateral direito, e um extremo também seria bom… mas, em compensação, tenho agora 5 jogadores para a lateral esquerda. Obrigado, Hugo!
@ZergRush em grande.
Não estavas a precisar de guarda-costas por causa do Acuna? Aí estão eles !!! Ou então está a mostrar quem é o próximo a sair
Hugo Viana o papa laterais esquerdos… O homem deve passar o tempo a ler o blog Lateral Esquerdo
O Acuña mandou dizer que voltou a confiar em mim. Por enquanto, sinto-me seguro e já não tenho de olhar por cima do ombro quando me desloco nas instalações do clube. Por enquanto…
Eu tenho esperanças que, na próxima janela, ele vá buscar O lateral esquerdo e eu passe a poder contar com o melhor Antunes de sempre. Até lá, estes 5 terão de servir.
Bem, tive a conferência de imprensa para apresentação dos reforços. Fui um pouco evasivo nas respostas, mas mesmo assim os jornais encontraram algo positivo para a direcção.
Quando me perguntaram se eu achava que o Cufré poderia fazer a diferença entre sucesso e falhanço, obviamente que a minha resposta foi “eu espero bem que sim”. Não acrescentei o “caso contrário queimámos uns milhões numa contratação inútil e desnecessária”, mas pensei que estava subentendido.
O jornalista do Público transformou isso numa declaração de confiança no jogador. Só falta dizerem que veio a meu pedido.
Magnífico.
As gargalhadas que já dei em casa.
Continua que eu vou seguir este tópico com fervor.
Quero saber mais das aventuras do vice capitão!
Tópico incrível. Mas a pergunta é?
Tanto lateral esquerdo e não há abordagens pelo Vitorino?