ZergRush no FM20 - Em Hugo Viana nós confiamos

Isso foi precisamente o que eu pensei! Faz ofertas por um tipo do AZ Alkmaar, por um brasileiro, por um espanhol, por um jogador do Veléz… e nem sequer considera o Antunes? Hugo, então!

A minha esperança é que ele esteja a guardar o Antunes para o mercado de Verão. Fingers crossed!

3 Curtiram

Francisco Geraldes, fruto da sua posição de vice-capitão e de estar a dinamizar com sucesso um clube de leitura no plantel, é um dos jogadores mais influentes neste momento! Atente-se na sua posição de top influencer:

Reparemos como Acuña também está no topo da pirâmide de influência, o que não me surpreende:

Aquilo que me surpreende é ver Ilori e Vietto logo um degrau abaixo. Pensei que eles não fossem propriamente importantes para os colegas, mas afinal são dos mais relevantes. Jesé, uma estrela futebolística e musical, surge incrivelmente apenas no último patamar. Possivelmente é um efeito secundário da reeducação musical que Francisco Geraldes está a levar a cabo.

Também é interessante olharmos para os grupos sociais em que os jogadores se dividiram:

Temos o pessoal certinho e equilibrado, que são também os principais frequentadores do clube de leitura do Geraldes. Depois temos o grupo de amigos do Coates, o pessoal ambicioso e que conversa em espanhol. De seguida temos o Acuña e o seu círculo de Argentinos, a quem também se juntaram o Ristovski, Luiz Phellype e Rosier. E, para terminar, temos o Wendel, com quem ninguém quer falar, e que costuma passar o tempo sozinho num canto, a ouvir música com os phones colocados, enquanto se queixa que ninguém o compreende.

Voltando ao Geraldes, e como resultado da mudança táctica, tem ganho relevância na equipa e costuma actuar como deep lying playmaker, a controlar o jogo a partir de terrenos mais recuados - uma espécie de Pirlo mais intelectual.

No somatório das competições, já leva 20 jogos a titular e 3 como suplente, com um golo marcado e seis assistências, tendo sido considerado duas vezes como homem do jogo. Começou o campeonato como suplente do Robertone, e está agora como titular no meio-campo, com o André Almeida a ser o seu suplente.

E, acima de tudo, Francisco Geraldes está feliz.

Não me liga grande coisa nem se importa se os jogadores me apoiam, mas está feliz e, no grande esquema da vida, isso é que interessa.

5 Curtiram

Mais uma vez os parabéns. A narrativa tem sido brutal.

Acho piada o Neto estar no grupo dos que falam espanhol.

Bem, segundo o seu perfil, ele fala várias línguas, incluindo espanhol:
image

Possivelmente o Coates foi das primeiras pessoas com quem falou quando chegou ao clube, já que ele ia ser um dos seus colegas no centro da defesa, e acabou por se colar socialmente ao uruguaio. Quando deu por si, já estava a gritar para os colegas “¡Vamos, chicos!” e era tarde demais para voltar atrás.

Lindo, obrigado. Já me fartei de rir com a as tuas aventuras. Continua. Abraço.

A janela de transferências europeia já fechou, mas isso não significa que Hugo Viana aproveite para tirar férias. Afinal, ainda há outros mercados em aberto!

Todos aqueles que acham que devíamos vender o Battaglia levantem a mão! Hugo Viana decidiu fazer-vos a vontade! Battaglia está a caminho do campeonato chinês, para jogar no Wuhan, a troco de 9.25 milhões de euros (com quase 2 milhões a irem para o Braga).

Quem também está de saída é o nosso capitão. Sim, Hugo Viana chegou à conclusão que Ilori, Quaresma e Luís Neto chegam para a nossa defesa, e vendeu Coates. O central uruguaio vai fazer companhia a Battaglia no Wuhan, a troco de 18.75 milhões de euros. Parece que Wuhan é um sítio particularmente popular em Fevereiro de 2020.

Insatisfeito em vender apenas Battaglia e Coates, Hugo Viana tentou também vender Marcos Acuña ao Wuhan!

No entanto, Acuña optou por ficar connosco. Parece que vou ter de continuar a ter cuidado para não o irritar muito.

Quem também vai ficar connosco mais uns tempos é Luiz Phellype, que continua a ser alvo de ofertas ao nível do que Hugo Viana oferece por júniores - ainda piores, aliás, considerando que nos pediam para pagar parte dos ordenados do jogador. Hugo Viana voltou a recusar.

A saída de Coates abriu uma vaga para o lugar de capitão, pelo que decidi premiar Francisco Geraldes pelo sucesso do seu clube de leitura, e torná-lo capitão do Sporting. O meu adjunto sugeriu Acuña para vice-capitão e eu senti-me tentado para o recompensar pela sua lealdade ao decidir ficar em vez de ir para Wuhan, mas depois lembrei-me que a última coisa que Acuña precisa é de mais poder. Por isso, atribuí o posto de vice-capitão a Vietto, que é um jogador influente apesar de parecer ser um tipo sossegadito e fixe, e que vai marcando uns golos decisivos.

Obviamente que todas estas saídas podem ser interpretadas como enfraquecendo o plantel, e tive logo uma visita de um grupo de jogadores, desta vez liderado por Francisco Geraldes (de novo, Geraldes?), a queixar-se da situação.

Infelizmente, a opção de “vão queixar-se ao Hugo Viana” não está disponível, pelo que, apesar de a decisão não ser minha, tive de lhes prometer que ia tentar reforçar a equipa para compensar este enfraquecimento. Como o Acuña não fazia parte do grupo que me visitou, suspeito que ele estava à espera junto ao meu carro para furar os pneus caso os jogadores não gostassem da minha resposta… e achei melhor não arriscar dar uma resposta mais dura.

Felizmente os meus dotes teatrais parecem ter convencido Francisco Geraldes, que acalmou e abandonou o meu gabinete… mas não sem antes dizer que espera que eu passe a tomar decisões correctas a partir de agora. É incrível, até parece que estou a falar com o Acuña. És um sacana ingrato, Geraldes.

Chegado a este ponto, resta-me apenas esperar que Hugo Viana dê uso a todo este dinheiro chinês para reforçar a equipa a sério no Verão. Isto é, claro, se o Acuña permitir que eu ainda esteja no clube quando chegar o Verão.

6 Curtiram

O que eu adoro é que isto é uma cópia perfeita do que se passa na vida real. Hugo viana a contratar mal, equipa sem profundidade em quase todas as posições (menos lateral esquerdo), uma confusão no clube e varandas e viana a assobiar para o lado! Cuidado que ainda te culpam e te despedem como keizer e silas! Põe te fino!
Estou a adorar, continua! Ahaha

2 Curtiram

Já faltou mais. O Varandas avalia-me com um C+:
image

Curiosamente, um dos principais motivos de insatisfação está relacionado com a política de contratações:
image

Mais uma vez, falta a opção “queixa-te ao Hugo Viana”. Quase que consigo adivinhar a conversa entre o Varandas e o Hugo…

Varandas: Ó Hugo, esta política de contratações está a deixar-me muito desapontado.

Hugo Viana: A sério? Mas fomos buscar dois laterais de categoria. E enganámos os chineses com aquelas vendas todas. E quase que conseguimos aquele miúdo de 16 anos do Braga!

Varandas: Mas faltam aí nomes sonantes, Hugo! Trazes-me Robertones quando o que o povo quer é Antunes!

Hugo Viana: Tens razão, tens toda a razão. Não te preocupes, eu peço ao Acuña para apertar o Zerg Rush e ver se ele começa a fazer algo de jeito.

4 Curtiram

Para além da actividade do Hugo Viana no mercado, Fevereiro também teve jogos. Muitos jogos. A nossa partida contra o Benfica continua a ser adiada (será que ainda acabamos a liga com dois jogos seguidos contra eles?), mas mesmo assim ainda tivemos 6 jogos. E como é que correram…?

Para começar, foi necessário um pequeno ajuste na equipa. Para tentar dar algum uso aos novos laterais, acabei por meter o Cufré como lateral esquerdo titular, e subi o Acuña para extremo. E não é que resultou?

Primeiro jogo, contra o Gil Vicente, Acuña marca 2 golos e faz 2 assistências, sendo decisivo para a nossa vitória por 4-1. Segundo jogo, contra o Portimonense, mais um golo de Acuña - mas desta vez a verdadeira estrela foi Vietto, com um golo e duas assistências na nossa vitória por 5-1. Pedro Mendes também se destacou ao bater o record de golo mais rápido, com o seu golo aos 22 segundos.

Este golo foi observado por Solskjaer, que decidiu vir observar Pedro Mendes. Será que vamos enganar mais uma vez os ingleses…?

Vietto, entretanto, está a tornar-se um favorito entre os nossos fãs!
image

Chegado a este ponto, tive de dizer ao Jovane que lamento imenso, mas com o Acuña e o Vietto a jogar desta maneira, ele tem de ficar a aquecer o banco. Infelizmente, tal como acontece com Varandas quando diz bem de alguém, o rendimento de Acuña começou a cair quando eu decidi mantê-lo a extremo titular, e no resto do mês apenas teve exibições medianas. Mesmo assim, um Acuña mediano permitiu-nos vencer o Santa Clara por 2-0 (com um golaço de Geraldes), e eliminar o Brugges na liga Europa, com duas vitórias por 2-1.

No segundo jogo com o Brugges ainda fiquei um pouco preocupado, porque eles chegaram a estar à frente da eliminatória ao marcar primeiro, e entrei na segunda parte com 4-4-2… que resultou em cheio, com Sporar e Vietto a assegurar a vitória. Foi uma reviravolta tão fantástica que até o Acuña (sim, o Acuña!) se desfez em elogios!

Infelizmente, apesar de ter tudo para ser um mês perfeito, Fevereiro acabou por não o ser… por causa do Moreirense. Sim, novamente o Moreirense. E pensar que lhes emprestámos o Plata…

Decidi descansar uns quantos titulares por causa do segundo jogo com o Brugges, e acabou por não ser uma das melhores decisões que já tomei. Ainda estivemos a ganhar por 1-0 graças a um golaço de André Almeida, mas a meio da segunda parte decidi descansar ainda mais titulares com as substituições e correu mal: o Moreirense empatou aos 87 numa jogada sortuda de bola parada. E lá perdemos mais uns pontos para o Benfica.

Fica aqui o resumo do mês:

Março vai ser um mês complicado. Para além de Marítimo e Setúbal, temos novamente o Porto e o Braga para a Liga, e vamos defrontar o Wolfsburg para a Liga Europa. Estava a contar com o regresso de lesão de Coates, mas nem isso vou ter (obrigado, Hugo). Suspeito que não vou chegar ao final do mês sem receber uma visita do Acuña. E desta vez não vai ser para se desfazer em elogios.

4 Curtiram

Emanuel Ferro, o meu adjunto, veio inocentemente sugerir que eu devia considerar André Vilas Boas para director desportivo, para “melhorar a qualidade da equipa de scouting”.

Emanuel, será que estou a detectar indícios de uma tentativa de golpe de estado…? Parece que Hugo Viana também tem os seus inimigos…

11 Curtiram

Chegámos a Abril! Incrivelmente, ainda estou no clube. E isso é mais do que o Sérgio Conceição pode dizer, já que acabou despedido a meio do mês. A nossa rivalidade vai deixar de animar as conferências de imprensa. O novo treinador do Porto é…

Segundo os jornais, Michael Laudrup também foi considerado, mas foi Marcelo Bielsa que acabou por abandonar o Leeds para se juntar ao Porto.

Voltando à nossa equipa, Março foi um mês bom na Liga NOS, mas mau na Liga Europa. Peço desculpa por vos desiludir, mas fomos eliminados pelo Wolfsburg… perdemos fora 2-0 e só conseguimos empatar 1-1 em casa. Felizmente que beneficiei dos baixos standards do Varandas, e ele disse-me que estava satisfeito com onde chegámos.

Quanto à Liga NOS, começámos o mês derrotando o Marítimo por 2-1 e o Setúbal por 1-0. Tal como quando fazemos dieta e apenas conseguimos perder 5 kg mas isso chega para vestirmos a nossa roupa de quando éramos magros, foram resultados curtos mas suficientes.

Seguiu-se o jogo contra o Porto. Como é normal, eu e o Sérgio começámos a nossa troca de feedback construtivo - mal eu sabia que seria pela última vez:

Como tem sido apanágio das partidas entre Porto e Sporting, foi um jogo bastante equilibrado. Nós abrimos o marcador com um golo de Pedro Mendes ainda na primeira parte. Na segunda, o Vietto lembrou-se de conceder um penalty ridículo que permitiu ao Porto empatar. Cerca de 5 minutos depois, Uribe colocou-os em vantagem. E voltei a apostar no mítico 4-4-2 no resto do jogo.

Quase pensei que tinha sido uma aposta falhada quando, no minuto 90, num canto… golo! GOLO! GOOOOOLOOOOO! GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOOO!

ILORI! ILORI! IIIIILOOOOORIIIII! ILORILORILORILRORLIROILRIOIROROLIORI!

O meu novo central favorito do Sporting, e substituto de Coates no lado direito da defesa, deu-me o mais delicioso empate desta época. Os nossos jogos com o Porto estão incrivelmente equilibrados: ambos temos uma vitória por 4-2 que eliminou a outra equipa de uma Taça, e empatámos os 2 jogos da liga.

Após pedir ao DJ Jesé para dedicar uma música ao Ilori no balneário, dirigi-me à conferência de imprensa, onde fui informado que Sérgio Conceição foi despedido assim que o jogo acabou. Obviamente, aproveitei para ter a última palavra na nossa rivalidade e mostrei-lhe a solidariedade que era esperada de mim.

O último jogo do mês foi contra o Braga. Eu esperava um jogo difícil e as minhas expectativas não saíram defraudadas. Acuña marcou logo aos 10 minutos, o que me deixou optimista e a pensar que podíamos golear, mas acabou por ser o único golo de uma partida complicada. Até final deu para ver que qualquer equipa poderia sair vencedora.

Quase temi que ia ser o Braga quando ficámos reduzidos a 10, ainda a 20 minutos do fim. Não, o Acuña não voltou a ser expulso… desta vez foi o Rosier que se lesionou 5 minutos depois de eu ter feito a última substituição. Felizmente, a equipa aguentou-se bem e algumas defesas espectaculares do Max contribuíram para uma vitória importantíssima.

E importantíssima porquê? Bem, porque saltámos para o segundo lugar! Finalmente! Não temos hipótese de apanhar o Benfica no primeiro posto, mas começo a acreditar que talvez tenhamos hipóteses de chegar à Liga dos Campeões na próxima época.

Entretanto, os nossos jogadores continuam a atrair a atenção de outros treinadores. Desta vez foi Mourinho que decidiu assistir a um dos nossos jogos para observar várias das nossas estrelas. Incrível, até em Camacho ele está interessado.

Para terminar, uma novidade pessoal: dei mais um passo a caminho da profissionalização! Espero, eventualmente, fazer com que o Sporting volte a ter o seu primeiro treinador que é, de facto, treinador!

4 Curtiram

Para terminar por hoje, fica aqui um post dedicado à última “fornada” saída da Academia. Recebi o relatório do Miguel Quaresma e ele estava parcialmente correcto no relatório preliminar: não há aqui grande coisa de jeito. No entanto, o que há de jeito é simplesmente brilhante.

Este é o Rogério Nogueira, que é considerado o melhor jogador deste grupo. Vejo aqui grande potencial para se vir a afirmar rapidamente no meio-campo… e se calhar até o meto já na próxima época na equipa principal. Aquela altura e aquele flair… acho que temos aqui um mini-Maradona. Só é pena não ser sportinguista.

E este é o Luís Santos, o guarda-redes considerado como segundo melhor da lista. Vejo potencial, mas penso que lhe vou dar mais tempo para crescer, ainda está longe de poder jogar na equipa sénior.

O Hugo Viana informou-me que vai apenas contratar os primeiros 5 da lista. Há ali mais um ou outro que gostava de manter, mas… o Hugo Viana é que decide.

6 Curtiram

A primeira temporada chegou ao fim. Vou juntar cerca de 3 meses de actualizações num só post, pelo que vai ficar bastante longo. É capaz de ser boa ideia irem buscar um café antes de prosseguir a leitura. Estava a planear deixar também uma análise ao trabalho do Hugo Viana nesta época, mas vou deixar isso para um post separado.

Vamos começar pelos jogos!

Após adiamento atrás de adiamento, finalmente defrontámos o Benfica em Abril! E logo por duas vezes, e ambos foram jogos de intensidade incrível. Sim, quase tão intensos como aqueles momentos de espera quando carregamos os sites desportivos pela manhã para ver se o Antunes já assinou!

Na primeira partida, em pleno Estádio da Luz, com 64 mil pessoas a assistir (61 mil benfiquistas)… ganhámos! Um golo solitário de Pedro Mendes foi suficiente para estragar o dia a pelo menos 61 mil benfiquistas. Que maneira de começar o mês!

Seguiu-se o Guimarães e mais uma vitória, desta vez por 3-1, num jogo sem complicações.

O adversário seguinte foi o Tondela, que não se limitou a estacionar o autocarro em Alvalade… estacionou toda a frota dos Transportes Urbanos de Tondela. Mesmo assim, conseguimos vencer, embora tenha sido necessário um penalty.

Estávamos a caminho de mais um jogo com o Benfica. E, na véspera… sabotagem!

Acabei por lançá-lo em jogo na mesma, precavendo-me com 2 rolos de papel higiénico no banco para o que desse e viesse. Foi mais uma daquelas partidas ao nível daqueles momentos intensos em que estamos a pagar as compras no supermercado com multibanco e a máquina nunca mais passa da mensagem de “Em aprovação…”. Infelizmente não conseguimos vencer em Alvalade, mas o empate por 0-0 acaba por não ser um mau resultado, considerando que foi um jogo difícil. Vietto não jogou grande coisa, mas conseguiu aguentar o jogo todo sem pedir para ir à casa-de-banho, o que só por si representa uma vitória.

Encerrámos Abril a jogar com o Aves. Pensei que ia dar em goleada, mas… não é que os tipos que foram humilhados por praticamente toda a gente decidiram dar luta connosco? Começaram por marcar primeiro, logo aos 17 minutos. E a seguir estacionaram ainda mais autocarros do que o Tondela. Por mais que nós atacássemos, não havia maneira de a bola entrar. Até que, finalmente, Wendel marcou um golaço aos 78 minutos. E, quando eu já estava a ver que ia desperdiçar pontos contra o último classificado… Pedro Mendes deu-nos a vitória aos 90+5! Foram precisos 30 remates (contra 5 do Aves), mas ganhámos.

Abril terminou com 4 vitórias e 1 empate. Ficaram a faltar apenas 2 jogos em Maio. Com o Porto a manter-se mais colado a nós do que aqueles colegas da escola quando descobriam que nós tínhamos um pacote de pastilhas, era necessário ganhar ambos os jogos. Na nossa última partida em casa defrontámos o Rio Ave e vencemos 2-0 sem grandes problemas, com dois golos na segunda parte. Ficou a faltar apenas um jogo…

Terminámos a época fora, a jogar contra o Belenenses. Começámos bem, com o Jovane a marcar aos 12 minutos. Depois apanhámos um susto quando o Rúben Lima empatou aos 66. O empate ainda nos servia, mas não é resultado que me deixe confortável. Apesar do risco, decidi lançar o Joelson Fernandes na partida aos 77 e… ele só precisou de um minuto para se estrear a marcar pelo Sporting! Parabéns, Joelson, ganhaste a promoção ao plantel principal na próxima época! E deu-me também margem para lançar o Diogo Sousa nos últimos minutos - e estragar a hipótese ao Max de ser totalista.

Em resumo, foi um final de época bastante bom a nível de resultados:

Infelizmente, a quebra de forma que tivemos em Janeiro causada pela lesão de Coates e pela minha demora em actualizar a táctica acabou por custar-nos o título, que foi para o Benfica. No entanto, o segundo lugar dá a hipótese de ir à Champions, se eu não fizer asneira nas pré-eliminatórias.

Apesar de a equipa principal não ter conseguido o título, chegou a haver campeões esta época: os sub-23!

Recebemos também visitas frequentes de treinadores ingleses desejosos de ser enganados! É de considerar lançar uma gamebox internacional.

E o que seria do final da época sem momentos de tensão causados pelo Acuña? Num agradável final de tarde primaveril, estava sentado no meu gabinete com o Sol a bater agradavelmente na minha cara, quando Hugo Viana veio avisar-me que Acuña queria um novo contrato.

Pedi ao Hugo Viana para tratar do assunto, confiante nas suas capacidades exímias de negociador.

Uh, oh. Acho que todos conseguem adivinhar o que aconteceu a seguir. Sim, mais uma visita de um grupo de jogadores liderado pelo Acuña.

Como não há a opção de dizer para irem chatear o Hugo Viana e não queria estar a prometer um contrato, disse-lhes para pararem com esta discussão antes de estragar o ambiente positivo da equipa. Pensem no ambiente!

Infelizmente, só convenci o Wendel e o Pedro Mendes. Acabei por encerrar a discussão e fiquei a temer o pior - chegar ao carro e descobrir que preciso de 4 pneus novos - mas felizmente não houve mais problemas (com excepção de uma ou outra notícia nos jornais a dizer que o Acuña estava insatisfeito).

Apesar das insatisfações do Acuña, como resultado da sua ascensão a capitão e beneficiando do inacreditável sucesso do seu clube de leitura, Francisco Geraldes conseguiu unir a equipa por completo no final da época!

Até o Jesé trocou as noitadas à Sexta-Feira pelas “Quartas de Romance Clássico”! A kizomba desapareceu do balneário e, no seu lugar, passámos a ter os sons do pop rock electrónico japonês da primeira metade dos anos 80. Os posts no instagram dos jogadores a mostrar o último carro que compraram foram trocados por podcasts de saudável discussão sobre a política mundial entre os vários membros do plantel. As churrascadas ao final da tarde deram lugar a momentos zen de yoga e tai-chi. A época terminou com nível, elevação, cultura e um clube em total e completa união.

Excepto o Emanuel Ferro, que continua a tentar convencer-me a mandar embora o Hugo Viana. Desta vez sugeriu o Fary como director desportivo.

O Hugo Viana também tem as suas sugestões a dar sobre o tema, já que reparou que o seu contrato estava a chegar ao fim.

Mas nada temam! Segui o conselho dele e renovei-lhe o contrato por mais 3 anos, dando-lhe também um merecido aumento.

Quem também renovou connosco foi Eduardo Quaresma. Hugo Viana deu-lhe um contrato até 2023, com uma cláusula de rescisão de 64 milhões, válida apenas para clubes estrangeiros (sim, como se o Porto ou o Benfica conseguissem dar 64 milhões por um jogador).

Quem não renovou foram o Jesé e o Bolasie, que saíram após o fim dos seus empréstimos. Sim, vamos ter de nos despedir de DJ Jesé que, infelizmente, não ficou muito contente com o seu empréstimo.

Estamos quase a terminar! Vou aproveitar para deixar a equipa do ano, que contou com Pedro Mendes, e aproveito também para questionar se não haverá ali uma eventual parcialidade de quem elege esta equipa.

Para encerrar, eis as camisolas mais vendidas esta época.

Deixo-vos com uma pergunta para a qual dificilmente haverá resposta: o que é que terá levado tanta gente a comprar a camisola do Bolasie?

8 Curtiram

Deus no céu, Viana no escritório e Ilori nos relvados. Nada poderia correr mal!

Bolasie é explosividade pura, técnica inigualável, quem é que não quer ter uma camisola desse craque?

Depois daquele golo aos 90 contra o Porto, Ilori ganhou um lugar especial no meu coração! Até estou a pensar metê-lo na lista de capitães, se o Hugo Viana vender o Geraldes ou o Vietto.

3 Curtiram

Seria mais do que merecido. Ilori foi estagiar para Inglaterra e assim obter o know how necessário para depois ajudar o seu clube do coração quando regressasse.

2 Curtiram

Queremos mais aventuras, romance, drama e ação. Quem sabe se o Acuna não encontra a sua cara metade num membro de um gangue qualquer, ou o Geraldes não se candidata a presidente do clube.

Estamos em pulgas para finalmente ver o trabalho invisível de uma época culminar na aquisição do Antunes.

Mais, mais, mais.

2 Curtiram

Companheiros, leitores, sportinguistas, eis o post que olha para o trabalho de Hugo Viana e tenta responder à questão que certamente alguns de vocês, e até o Varandas, colocam neste momento: deve o Sporting contratar o Hugo Viana do FM?

Vou analisar as entradas e saídas de jogadores, para tentar perceber se Hugo Viana fez um bom trabalho. Vou deixar de fora desta análise os empréstimos dos jogadores dos sub-23, porque o Hugo emprestou meio plantel e eu nunca mais sairia daqui. Tenham atenção que a avaliação é dada ao negócio, e não directamente ao jogador.

Preparados? Ainda têm algum do café que foram buscar antes de ler a actualização anterior? Aqui vamos!

Entradas

Arian Gundersen

Lateral direito
Contratado a custo zero ao Start 2, da terceira divisão norueguesa
Fez 15 jogos pelos sub-23 e marcou um golo (segundo a avaliação que “A Bola” fez do Camacho, são números interessantes para um extremo). Saiu no final da época a custo zero.
Avaliação do ZergRush: :poop:

Lucas Robertone

Médio avançado centro/Médio centro
Contratado por 4.4M ao Veléz, contrato até 2024
Fez 44 jogos a titular e 1 a suplente. 4 vezes homem do jogo, 8 assistências e 5 golos, a maioria decisivos. Foi a melhor contratação da época.
Avaliação do ZergRush: :+1:

André Almeida

Médio centro
Contratado ao Guimarães por 1.1M, contrato até 2023
Inicialmente não lhe liguei, e até me esqueci de o inscrever na janela de Verão, pelo que esteve a jogar nos sub-23 até Janeiro. No entanto, acabou por se revelar um jogador útil para a equipa, rodando com o Geraldes e Robertone. Fez 10 jogos a titular e 11 a suplente. Foi eleito 2 vezes homem do jogo e marcou 3 golos.

Carlos Neva

Lateral esquerdo (e ocasionalmente extremo esquerdo)
Contratado ao Granada por 2.1M, contrato até 2023
Fez 3 jogos a titular e 4 a suplente. Marcou 1 golo e tem 2 assistências. O jogador em si não é mau, mas a contratação era completamente desnecessária.
Avaliação do ZergRush: :neutral_face:

Braian Cufré

Lateral esquerdo
Contratado por 3.4M ao Veléz, contrato até 2024
Fez 16 jogos a titular e tem uma assistência. É um defesa certinho e, apesar de inicialmente estar reticente com a contratação, acabou por dar jeito, porque permitiu adiantar o Acuña (que se safou bem a extremo).

Saídas

Bruno Paulista
Vendido ao Goiás por 500 mil euros, e ainda ficámos a pagar 8500 euros por mês de salários até Junho de 2021.
Não tinha lugar cá mas deu-se bem por lá, costuma fazer parte do onze inicial. Teria sido boa venda se não tivéssemos ficado a pagar parte do ordenado.

Mattheus Oliveira
Emprestado à Udinese, com os italianos a pagar os ordenados e ainda 1.1M
Foi suplente utilizado com alguma frequência. O Hugo Viana devia ir preso, porque roubar os italianos desta maneira tem de ser crime.

Matheus Nunes
Emprestado ao Beleneses SAD, que pagou a totalidade dos ordenados
Fez 11 jogos a titular e 19 a suplente, conseguiu 4 assistências e 2 golos. Foi um bom empréstimo para o jogador e para o clube.

Jérémy Mathieu
Vendido ao Lyon por 1.2M
Ficou a aquecer o banco a maior parte da época, só fez 5 jogos. Fez imensa falta por estes lados, teria sido titular a época toda sem dificuldades.

Gonzalo Plata
Emprestado ao Moreirense, que apenas pagou 40% dos ordenados
Fez 24 jogos a titular e 2 suplente. Duas vezes homem do jogo, fez 4 assistências e marcou 6 golos (um dos quais acabou por nos tirar a vitória no jogo contra eles). Deu tempo de jogo a um jogador que dificilmente sairia do banco, mas o Moreirense deveria ter pago a totalidade dos ordenados.

Renan Ribeiro
Vendido por 1M ao Esporte Clube Vitória, que lhe meteu uma cláusula de 68M (gwahahahahahaha)
Não ia sair do banco aqui e é o guarda-redes titular lá. Foi um bom negócio para todos.

Samuel Lobato
Vendido ao Manchester United por 1.3M
É praticamente um dos apanha-bolas dos sub-23 do Manchester United. Foi vendido demasiado cedo e demasiado barato, tinha potencial para a equipa principal daqui a umas épocas mas foi parar a uma equipa que não o vai aproveitar.

Rodrigo Battaglia
Vendido ao Wuhan por 9.25M
Leva 11 jogos a titular e 1 a suplente. Tem um prémio de homem do jogo, duas assistências e um golo. Há poucas coisas neste planeta em que a Humanidade inteira concorda - este ter sido um óptimo negócio para o Sporting é uma delas.

Sebástian Coates
Vendido ao Wuhan por 18.75M
Leva 7 jogos a titular e 4 a suplente, tem um golo e uma assistência. É certo que conseguimos um valor avultado por ele, numa altura em que estava a sair de uma lesão complicada, mas foi uma perda gigantesca para o clube. O único beneficiado foi o Geraldes… sem concorrência a nível de popularidade, passou a ser o Fonzie do Sporting.

Avaliação geral

Hugo Viana não esteve muito mal nas contratações. Ok, é certo que teve uma contratação completamente falhada, e outra desnecessária, e ainda ignorou a maioria dos pontos fracos da equipa, mas… acertou em dois titulares (Robertone e Cufré) e o André Almeida também pode vir a ser muito útil para a equipa.

Nas vendas deixa uma sensação mista. Conseguiu alguns negócios incríveis, como o empréstimo do Mattheus Oliveira e a venda do Battaglia, mas deixou sair a dupla de centrais titular e não trouxe qualquer substituto.

Foi boa ideia entregar o controlo total das transferências ao Hugo Viana? Deve o Sporting ir buscar este Hugo Viana? Sinceramente, nem desgostei do trabalho dele no geral. Algumas asneiras, mas foi melhor do que esperava - o que também se pode dever ao facto de as minhas expectativas à partida serem mais baixas que o Podence.

A minha principal queixa, para além de ter vendido os dois centrais titulares e ter ignorado áreas onde precisava de reforços? Continuo sem ter o Antunes no plantel. Tanto lateral esquerdo e nenhum deles é o Antunes!

Vamos ver agora o que acontece na nova época. Será que ele vai finalmente trazer as contratações que nós precisamos - e ajudar-me a cumprir a promessa de fortalecer o plantel que fiz ao Geraldes, evitando assim mais uma visita de um grupo de jogadores liderado pelo Acuña - ou será que vai continuar a sua busca pelo lateral esquerdo perfeito?

9 Curtiram

Hugo Viana já se está a mexer! Luiz Phellype vendido ao Marítimo por 1.2M! Nada mau, Hugo, nada mau!

Tivemos também a primeira entrada para a nova temporada, com uma contratação para os sub-23. Conseguem adivinhar a posição?

Vamos experimentar dizer todos ao mesmo tempo. Prontos? Vou contar até 3 e depois dizemos!

1…!

2…!

3!
Lateral-esquerdo!

Bem-vindo ao Sporting, Filipe Garcia, ex-lateral-esquerdo do Louletano! Era pretendido por várias equipas, como o Gil Vicente e o Varzim, mas Hugo Viana conseguiu que ele viesse para o Sporting a custo zero!

Não me parece que ele vá conseguir fazer grande coisa nos sub-23. Os adeptos também não gostaram da contratação, mas certamente que Hugo Viana tem um plano! Esse plano possivelmente passa por contratar todos os jogadores que actuam a lateral-esquerdo no planeta. Quando mais nenhuma equipa tiver um lateral-esquerdo, o lado direito do nosso ataque será imbatível!

6 Curtiram

O Hugo Viana andou na mesma escola do Jesus.

Lateral Esquerdo International School of Talent

2 Curtiram