ZergRush no FM20 - Em Hugo Viana nós confiamos

Raramente jogo com equipas grandes no FM, porque não mete muita piada quando comparado com o desafio de começar nas ligas inferiores. No entanto, lembrei-me de um desafio para o Sporting que pode ser interessante: e se confiássemos cegamente no Hugo Viana?

Pois é, decidi transformar-me numa espécie de Ruben Amorim! Iniciei um save no Sporting e entreguei o controlo de tudo ao Hugo Viana, ficando apenas com a parte relacionada com jogar futebol. Hugo Viana decide todas as entradas e saídas do plantel e tem poder total para decidir o que fazer com o staff. Hugo Viana é um deus neste save, e eu serei um mero servidor, que terá de fazer o melhor que conseguir com as benesses que Hugo Viana lhe atribuir.

Tal como Ruben Amorim, não tenho grande experiência ou passado. Tal como com Ruben Amorim, o Sporting foi buscar um verdadeiro desconhecido, que nunca fez grande coisa nem tem cursos. Mas quem precisa de cursos quando andou na Universidade da Vida do Futebol?

Como se pode ver, não coloquei nada na Adaptability. Não vou precisar de me adaptar, ou as coisas resultam no Sporting ou reformo-me com a indemnização que o Varandas irá pagar. Fui também buscar algumas ideias ao Silas e não coloquei quaisquer pontos na disciplina ou motivação - os jogadores fazem o que querem.

Aqui está a minha entrada gloriosa no clube! Com 34 mil euros por mês, consegui arrendar um aconchegante T1 com 50 m2 no centro de Lisboa e já me mudei para lá.

A primeira reunião com Frederico Varandas não correu muito bem. Tentei propor alterações realistas à visão dele, mas infelizmente foram recusadas e Varandas acabou por impor a sua visão. Eu devia saber que tentar negociar com alguém tão implacável quanto Varandas é impossível. Quem passa 7 meses atrás de Rafael Camacho consegue negociar uma visão para o clube sem problemas. E, assim, ficou decidido que:

• É para desenvolver e contratar jogadores jovens (ouviste, Hugo?)
  • É para jogar futebol ofensivo
  • É para contratar grandes nomes (fiquei em pulgas para ver o que Hugo Viana vai oferecer! Antunes? Será que poderei sonhar?)
  • É para ganhar taças
  • É para lutar pelo título

Vamos agora começar a pré-época. Não mudei planos a nível de local de estágio, porque não quero dar uma desculpa para ser despedido no período de experiência, mas cancelei os amigáveis planeados para meter outros em melhores datas. Mantivemos o estágio no Alemanha, e vamos jogar com o Hannover 96 no último dia. Seguem-se dois amigáveis em casa, nas duas semanas que antecedem a Supertaça: contra Aston Villa e West Ham.

Ainda estou a decidir que táctica irei utilizar. Como não sei o que vai acontecer nas transferências, é complicado planear o que quer que seja, mas estou a pensar optar por um 4-5-1.

Com Rosier e Ristovski lesionados no início da época, Camacho irá provavelmente para lateral direito. Por isso, uma defesa formada por Camacho, Coates, Mathieu e Acuña parece-me ser o melhor que consigo com este plantel. Irei também finalmente dar a oportunidade que Francisco Geraldes tanto merece, estando a pensar colocá-lo como suplente do Vietto e tendo 5 ou 10 minutos em alguns jogos para mostrar todo o seu talento. A menos que Hugo Viana decida oferecer-me uma surpresa, irei depositar as minhas esperanças ofensivas no poderoso Sporar. O resto ainda tenho de ver.

Bem, retirei ao FM a parte que me costuma dar mais diversão, mas espero na mesma que este tópico venha a ser interessante e que o Hugo Viana me dê muitos e felizes motivos para o manter actualizado! Aqui vamos!

18 Curtiram

Ah, a primeira reunião com o plantel principal… que momento inesquecível. Entrar naquele balneário cheio de estrelas do futebol (e da música, graças ao Jesé) e apresentar-me como treinador do Sporting. Fui modesto, dado que afinal sou um desconhecido. Pois é, rapazes, possivelmente nunca ouviram falar de mim, mas sou o novo treinador do Sporting.

image
Mathieu salta imediatamente em minha defesa. É isso mesmo! Nomes não interessam, o que interessa é o que fazemos! Será que temos aqui um potencial novo capitão…?

Decidi aproveitar as boas-vindas que a equipa me deu e ser ambicioso! Pessoal, estão prontos para ser campeões?

Mas… mas… Mathieu, pensei que éramos amigos! Tu eras o escolhido! Não! Neste plantel todo, apenas o Sporar acredita que podemos ser campeões? Eu esperava que a criatividade de Vietto e Geraldes permitissem imaginar um cenário onde ganhássemos o título, mas… apenas Sporar acredita no plantel que temos.

Bem, para ser honesto, não os posso culpar, precisamos desesperadamente que Hugo Viana faça a sua magia e nos traga reforços a sério. Por isso baixei as expectativas. Desculpa, Sporar, mas vamos então apenas apontar para a qualificação para a Champions.

Agora que estamos conversados quanto a ambições, apresentei o Código de Conduta. É um código um pouco para o lado exigente, com multas de uma semana para quem faltar aos treinos e de duas semanas para quem vir vermelho directo, mas parece-me aceitável.

Infelizmente, há que discorde.

Felizmente, quem discorda são apenas o Jesé e o Wendel. Eu percebo os pontos de vista deles… quando se é um rebelde, um bad boy do futebol, é natural que ter de ir a todos os treinos e ter de terminar todos os jogos pareça uma exigência absurda. No entanto, é algo em que irei insistir. Lamento, rapazes, mas este código vai ficar. Ignoro o Jesé e o Wendel e respondo “Ok, ainda bem que todos concordam comigo”. Termina assim a minha reunão com o plantel. Despeço-me da equipa e saio do balneário a rir silenciosamente. Epic burn, Jesé e Wendel!

8 Curtiram

@ZergRush desculpa mas está divinal.

Vou seguir com muita atenção.

Estamos a poucas horas do primeiro amigável da época. O plantel do Sporting ainda não disputou qualquer jogo esta época, mas Hugo Viana já começou a mostrar trabalho!

Bruno Paulista
A aventura de Bruno Paulista no Sporting chegou ao fim! Após ter sido contratado por cerca de 3 milhões há uns anos atrás, Bruno Paulista foi agora vendido ao Goiás por 500 mil euros. No entanto, graças à sagacidade de Hugo Viana, poderemos eventualmente recuperar um pouco mais do investimento inicial, já que ele conseguiu incluir no negócio uma cláusula que nos dá 20% dos lucros de uma venda futura! Infelizmente, nem tudo foram rosas neste negócio, e teremos de continuar a pagar 8500 euros por mês do ordenado do jogador, mas… não se pode ter tudo, pois não?

Mattheus Oliveira
O filho de Bebeto também não estará no Sporting na próxima época, mas sai apenas por empréstimo. Mattheus Oliveira irá para o campeonato italiano, após Hugo Viana ter negociado o seu empréstimo com a poderosa Udinese, que irá pagar 100% dos ordenados do jogador e ainda irá pagar 112 mil euros por mês ao Sporting, quer Mattheus jogue ou não! Mas… mas… agora andamos a enganar italianos, Hugo? A Udinese pode ainda decidir comprar o jogador até final do empréstimo, mediante o pagamento de 900 mil euros.

Jeremy Mathieu
Pois é, o Lille atreveu-se a oferecer um milhão por Mathieu. Um milhão! Que ridículo! Mas eles acham que estamos em saldos? Obviamente, Hugo Viana recusou a oferta. Infelizmente, Mathieu não gostou da recusa e começou a queixar-se… Mathieu, não! Não! Tu eras o escolhido!
Por vezes, temos de meter os jogadores no lugar, mesmo que eles sejam os nossos favoritos. Por isso, disse a Hugo Viana para falar com Mathieu e tratar do assunto. De seguida, fechei-me no meu gabinete e chorei durante alguns minutos. Mathieu, como foste capaz…?
Pouco depois, Hugo Viana telefonou-me. “Já tratei do caso Mathieu”, disse-me ele. Suspirei de alívio. Hugo Viana prosseguiu, “conversámos um pouco e concordei em vendê-lo se surgir outra oferta”. Hugo? Não! Não! Hugo! Não! Não! Não! Hugooooo!

Bernardo Couto
Bernardo Couto foi a primeira (e, até agora, única) tentativa de Hugo Viana para contratar um jogador. Hugo Viana ofereceu meio milhão ao Braga por este prodígio de 16 anos - suponho que seja um prodígio, se bem que nunca tinha ouvido falar dele. Infelizmente, embora o Braga tenha aceite a nossa oferta, o jovem potencial prodígio recusou o contrato oferecido por Hugo Viana (1500 euros por mês), preferindo ficar no Braga a ganhar 275 euros mensais. Bem, Hugo, não podemos ganhar todas.

E agora desejem-me sorte, que aqui vem o primeiro jogo da pré-época!

11 Curtiram

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência

Ok, cometi um pequeno erro no primeiro amigável da pré-época. Não reparei que atribuí o controlo do jogo ao meu adjunto, Emanuel Ferro. Por isso, quando saí do meu gabinete para me dirigir ao autocarro para me deslocar para o terreno de jogo, apenas encontrei um estacionamento vazio. Partiram sem mim! Será que o Emanuel está a tentar mostrar ao Hugo Viana que ele é que devia ser o treinador do Sporting…?

Bem, Emanuel Ferro assumiu assim o controlo da equipa no primeiro jogo. E como é que correu? Perdemos 4-1. Vietto marcou o único golo do Sporting. Raios, Emanuel! O que vale é que ainda temos mais dois amigáveis em casa, e desta vez já garanti que serei eu a controlar a equipa.

Matheus Nunes
Entretanto, enquanto eu fui abandonado pela equipa no estacionamento e estava sentado no passeio à espera que o autocarro regressasse, Hugo Viana concluiu mais um negócio: Matheus Nunes foi emprestado ao Beleneses SAD, com o Belenenses a pagar 100% do ordenado do jogador!

Arian Gundersen
Aqui está a primeira contratação de Hugo Viana! Arian Gundersen, jovem defesa norueguês, chega ao Sporting a custo zero para integrar as camadas jovens. Não me parece melhor do que aquilo que já temos nas camadas jovens, mas certamente que Hugo Viana viu algo que eu ainda não estou a ver. A reacção dos adeptos infelizmente não foi positiva, e estão muito desapontados com a contratação, não esperando que ele venha a ser um jogador de qualidade.

E agora vem o jogo com o Aston Villa. Agora é que é! Emanuel Ferro, chega-te para o lado, agora é a minha vez de mostrar como se mete a equipa a jogar!

6 Curtiram

Os comentários estão qualquer coisa. :grin:

Epá, gabo-te a paciência :joy:

Incrível!

Esta é para acompanhar…

Pede o Beto ao Hugo Viana… Se ele disser que não diz que pagas do teu bolso :rofl: :rofl:

1 Curtiu

Irei confiar a 100% nas capacidades e sapiência de Hugo Viana. Coloquei-o até a controlar o nosso scouting e a ir no meu lugar às reunião desse departamento. Hugo Viana é que decide o que os nossos scouts fazem e que jogadores observam. Eu só recebo os resumos.

3 Curtiram

A pré-epoca terminou. Daqui a pouco estaremos a entrar em campo para o jogo da Supertaça com o Benfica. Enquanto os jogadores se equipam no balneário, aproveitei para vir aqui deixar uma actualização - para ser honesto, qualquer desculpa servia para sair do balneário, o Coates e o Wendel estão de novo a meter reggaeton ou lá como se chama em altos berros, e o Jesé está a cantar e dançar em roupa interior.

Jogos da pré-época
Os jogos da pré-época não correram grande coisa. Depois do desastre que foi meter o Emanuel Ferro a controlar a equipa contra o Hannover, pensei que as coisas iam correr melhor comigo ao comando nos jogos seguintes. Infelizmente, limitámo-nos a empatar 0-0 com o Aston Villa e perdemos 1-0 com o West Ham. A equipa não jogou mal, mas o ataque simplesmente não está a funcionar. Experimentei jogar em 4-4-2 e em 4-5-1, mas nenhum funcionou como queria. Ainda estou a tentar acertar com a táctica.

Mathieu
Infelizmente, tivemos de nos despedir de Mathieu. Não, ele não se cortou num dedo a ler uma revista e o Varandas convenceu-o que era uma lesão para acabar a carreira… despedimo-nos de Mathieu porque Hugo Viana decidiu cumprir a promessa feita ao jogador e vendê-lo.
Mathieu vai prosseguir a sua carreira no Lyon, recebendo o Sporting 1.2M pela transferência (250 mil dos quais têm de ser pagos ao Mathieu como prémio).

Robertone
Eis a primeira aquisição de Hugo Viana para a equipa principal! Lucas Robertone, jogador de 22 anos do Vélez, muda-se para o Sporting por 4.4M, ficando o jogador com direito a 5% de uma venda futura. A reacção dos fãs foi positiva, e os sportinguistas parecem satisfeitos com a primeira compra “a sério” de Hugo Viana.

Olhando para as característica do jogador, diria que Vietto vai ter concorrência - e Geraldes vai ter de procurar outra posição, provavelmente vou descê-lo um pouco no terreno.

Número 10
Chegada a altura de atribuir os números, Sporar e Jesé vieram pedir-me o número 10. Ora bem, a quem é que irei atribuir o número 10? Dou-o ao único jogador de toda a equipa que disse que acha que podemos ser campeões, ou dou-o ao jogador que se queixou que eu sou demasiado exigente com o Código de Conduta? Ah, se todas as escolhas fossem tão fáceis…
Sporar vai ficar com a camisola 10 esta época, mas eu continuo à espera que ele se comporte como um 9 e marque golos atrás de golos. Infelizmente, nem todos têm a mesma confiança que eu tenho, e as casas de apostas não acreditam que Sporar vá conseguir lutar pelo título de melhor marcador. Esta falta de confiança é especialmente desapontante porque até Ruben Ribeiro surge como candidato…

Capitão
Com a saída de Mathieu, sobra apenas um jogador como escolha óbvia para o lugar de capitão: Coates. Para o lugar de vice-capitão, Emanuel Ferro sugeriu Battaglia, mas eu não quero Battaglia. Eu quero um vice-capitão que complemente o capitão. Enquanto Coates dinamiza a equipa pela sua força e carisma, pela sua determinação e espírito vencedor, quero que o vice-capitão seja capaz de os inspirar de outra forma.
Quero um vice-capitão que traga cultura e nível. Quero um vice-capitão que, antes do jogo com o Benfica, suba para um dos bancos no balneário e recite com eloquência “Henrique V” de Shakespeare para o resto do plantel. Quero um vice-capitão que diga para o Wendel, Jesé e Doumbia “Somos um bando de irmãos, pois todos os que hoje derramarem sangue comigo serão meus irmãos”. Há apenas um candidato no plantel com essas características: Francisco Geraldes.

Bónus
Durante a pré-época é também necessário tomar ecisões monetárias. O que fazer quanto aos prémios para as competições? Mantenho o valor esperado? Aumento-os à custa do orçamento de transferências? Ou reduzo-os, para que Hugo Viana tenha mais dinheiro para fazer a sua magia?
Bem, com Robertone a esgotar quase todo o orçamento que existia, apenas sobra uma decisão lógica. Desculpem, pessoal, mas o dinheiro dos vossos prémios terá de ser reinvestido.

Taça da Liga
Para terminar o post, a última novidade que surgiu antes do jogo da Supertaça: saíram os grupos da Taça da Liga. Nós ficámos no grupo C, com Portimonense, Farense e Tondela. Parece-me um grupo acessível, pelo que tenho esperanças que se consiga fazer algo esta época!

E agora está na altura de voltar para o balneário, para das as últimas instruções antes do jogo da Supertaça!

9 Curtiram

Elah, parece que estou no CMPT :grinning:

Muito bom, força nisso!

É sempre um desafio treinar o Sporting nestes tempos. Ter 2 milhões de euros para gastar não é para todos

Muito bom, contínua a dar notícias sobre as aventuras da época. :grinning:

1 Curtiu

A janela de Verão acabou de fechar, fazendo com que este seja um bom ponto para uma actualização, pois Hugo Viana deverá estar relativamente sossegado nos próximos meses.

Supertaça
Tenho de começar com um pedido de desculpas, porque perdi a Supertaça. Jovane ainda marcou primeiro, mas Pizzi empatou logo a seguir. Dez minutos depois, Camacho lembrou-se de fazer uma falta na grande área e Pizzi bisou de penalty. Cheguei ao intervalo a perder e com a defesa quase toda amarelada e, pouco depois do reinício, o estado do jogo piorou… Rafa fez o 3-1. Tentei passar para futebol mais directo e ofensivo, mas sem resultados até final - provavelmente porque cometi o erro de meter o Luiz Phellype como segundo avançado, e não o Coates. Ficou assim pelo caminho o primeiro troféu da época.

Campeonato
Frederico Varandas disse-me que o clube vendeu 25 mil gameboxes esta época! Parece-me um bom número e mostra a confiança que os sportinguistas têm numa época de sucesso!

E, ao contrário da Supertaça, as coisas no campeonato estão a correr bem: 5 jogos, 5 vitórias. Sporar, Wendel e Acuña têm sido os destaques da equipa. A arbitragem também se tem destacado, com 4 penalties a nosso favor em 5 jogos! Sporar já leva 7 golos (4 foram de penalty) e foi também considerado o jogador do mês em Agosto. E não foi o único a ganhar um prémio, porque eu também fui nomeado o treinador do mês! Varandas já veio a público dizer que estava orgulhoso do meu trabalho e que está a prever muitos sucessos no futuro - esperemos que não tenha acabado de me incluir na famigerada lista da “maldição Varandas”!

A equipa tem jogado um futebol atraente, o que tem certamente contribuído para termos consistentemente mais de 40 mil pessoas a assistir aos jogos em casa. O meio-campo tem feito um trabalho exemplar e os adeptos têm-se deleitado com um carrossel de passes entre Wendel, Geraldes e Robertone. A defesa também estado bem, com os centrais relativamente seguros e os laterais a defender bem e atacar melhor. Aliás, temos estado tão bem defensivamente que nem deixámos o Paços rematar quando jogámos com eles!

Transferências
Hugo Viana tem estado relativamente sossegado no mercado de transferências. A sua actividade limitou-se praticamente a emprestar alguns dos nossos sub-23, com o Sporting a pagar os ordenados praticamente todos (com excepção do Mitrovski e Carpentier). Emprestou também Gonzalo Plata ao Moreirense, que irá pagar 40% dos ordenados.
Não houve mais nenhuma contratação para a equipa principal após o Robertone. Hugo Viana ainda tentou ir buscar o Leandro Vega, que suponho seja o Feddal da equipa dele, mas sem sorte - o jogador recusou o ordenado proposto. Isto desiludiu-me um pouco, pois esperava pelo menos mais uma transferência importante com o dinheiro que desviei dos prémios dos jogadores. Onde é que está o meu Antunes, Hugo? Onde?
Houve, no entanto, mais uma contratação para as camadas jovens. Hugo Viana foi buscar André Almeida ao Vitória de Guimarães por 1.1M. Os adeptos parecem satisfeitos com a contratação, mas o jogador ainda não me parece pronto para a equipa principal… mas talvez lhe dê alguns minutos durante a época. Infelizmente esqueci-me de o registar antes de a janela de Verão fechar mas, tal como com o Pedro Mendes na vida real, isso pode servir para o motivar ainda mais.

Liga Europa
Tivemos algum azar no sorteio da Liga Europa. O grupo que nos calhou é um pouco complicado: Lazio, Maribor e Basakzehshirovsk… qualquer coisa. Uma daquelas equipas da Turquia. No entanto, podia ser pior e parece-me que temos hipóteses de seguir em frente.

Táctica
Eis a táctica em que acabei por estabilizar, após algumas experiências. Peço desculpa por quase meia equipa estar em viagem, mas tirei a imagem a meio de jogos das selecções.

A ideia passa por jogar o futebol delicioso de Silas e Amorim, começando a construir a partir de trás. Quero ver o Coates a pegar na bola e usar toda a sua técnica e visão para começar as jogadas. Quero ver os laterais a ir até à linha para cruzar a bola. Quero ver Geraldes e Robertone a funcionar como um duplo pivot criativo no meio-campo (não sei bem o que isso quer dizer, mas soa-me fixe). Quero o Wendel a correr e correr e correr, rematando de longe de vez em quando. Quero os extremos a dar espaço aos laterais, mas também a fazer combinações agradáveis. E finalmente, na frente de ataque, Sporar será o alvo de toda esta criatividade.

Hugo Viana provavelmente vai fazer uma pausa na sua actividade até Janeiro, e aproveitar para umas férias, mas para o resto da equipa vem aí um período cheio de acção! Vamos ver como corre!

10 Curtiram

Uma última actualização por hoje, agora que já vamos com mais uns jogos. Chegámos a meio de Outubro já sem a atmosfera fantástica do início da época, tendo sofrido alguns resultados menos positivos pelo meio. Tivemos até mesmo alguns momentos completamente Silescos.

Dominámos o jogo contra o Portimonense, mas perdemos na mesma e acabámos com 10 após expulsão do Acuña. Contra a Lazio, perdemos com um auto-golo de Coates, causado por um ressalto após Camacho chutar contra ele. Contra o Moreirense, perdemos pontos devido a um golo de Plata, emprestado por Hugo Viana no último dia do mercado.
Pela positiva, no entanto, estamos imbatíveis na Taça da Liga, temos já uma vitória na Liga Europa e seguimos em frente na Taça de Portugal. E até o Jesé já se estreou a marcar, com assistência do Bolasie! Ok, foi contra o Fabril Barreiro, mas também conta.

Parabéns Ilori
Pois é, ganhámos mais um internacional! Tiago Ilori conseguiu a sua primeira internacionalização… pela Nigéria! Tal como Francisco Geraldes disse numa entrevista, por vezes temos de moderar as nossas expectativas. Parabéns ao novo internacional nigeriano!

Pequeno motim
Ainda só vamos no início do campeonato e já tive direito ao meu momento Bruno de Carvalho, com uma amostra do poder que alguns jogadores têm no balneário. Um dia, estava sossegado no meu gabinete quando um grupo de jogadores liderado por Acuña bateu à porta. Mandei-os entrar e perguntei o que queriam. A resposta foi simples: acham que eu perdi o balneário.

Et tu, Geraldes? Foi triste ver o vice-capitão a apunhalar-me pelas costas desta maneira. Alguns dos jogadores são completamente irrelevantes, mas como também há ali um ou outro titular, achei melhor fazer o que Silas faria e disse que iria tentar melhorar. Ainda nem chegámos a Novembro e já tenho alguns jogadores a tentar fazer-me a cama… mas parece que ganhei mais algum tempo.

Acuña e a Selecção
Piquei-me entretanto com o seleccionador argentino, graças ao ingrato do Acuña. Scaloni não quer convocar Acuña porque acha que ele só deve ir à selecção se jogar num clube maior que o Sporting. Obviamente que disse que essas afirmações eram patéticas. Scaloni preferiu dizer que não tinha tempo para me ouvir. Bah.

O resto de Outubro parece fácil em termos de calendário, mas Novembro vai ser difícil: jogamos contra o Porto, Benfica, Braga e Lazio. Como serão os resultados? Iremos ter outro motim? Geraldes voltará a trair-me? Chegaremos a Dezembro ainda a lutar pelo título? Não percam o próximo episódio (ou ainda recebem uma visita de um grupo de jogadores liderado pelo Acuña)!

12 Curtiram

ESPETACULAR !!!
@ZergRush tiro-te o chapéu.

Muito bom este tópico. Não percam o próximo episódio porque nós também não…

Ansioso pelo episódio de hoje. :joy: