ZergRush no FM20 - Em Hugo Viana nós confiamos

Hey, eu também ganhei umas… bem, uh, uma, tecnicamente falando, mas ele teve 4 épocas e eu ainda só vou na terceira.

Será que… será que sou o Carlos Queiroz? Substituições parvas que levam a goleadas em jogos decisivos, taça em que derrotei na final um clube da Madeira… oh não, sou o Carlos Queiroz.

3 Curtiram

Elementar, meu caro.

Quem nos dera ter um Carlos Queiroz agora :upside_down_face:

Medo. Daqui pouco sugeres o Manel José

2 Curtiram

Para treinador não, mas para tomar conta da formação era bem sacado. Tem é o defeito de criar inimigos de empreitada…

1 Curtiu

Quem fez de Vitorino Antunes a máquina infernal de jogar futebol, que todos nós conhecemos, foi o José Mota. Por esta mui singela razão, só ele pode ser o treinador mais parecido a @ZergRush.

2 Curtiram

Infelizmente, não tive o privilégio de treinar o Antunes. Tanto lateral esquerdo e esse escapou… :frowning:

2 Curtiram

Comecem a imaginar uma música típica do genérico de um programa desportivo. Comecem a imaginar-me de fato, à frente de um fundo preto, com os braços cruzados e ar altivo. De seguida, imaginem a transição para uma fotografia do Hugo Viana a ser percorrida por uma lupa, numa sequência criada recorrendo a efeitos de computador que parecem importados directamente de 2003. Terminamos com o título do programa, escrito num tipo de letra pseudo tridimensional, a aproximar-se de vocês num efeito tirado de uma daquelas apresentações de Powerpoint que têm de ver no trabalho. Sim, está na hora de mais um “Analisando Viana”!

Como já é normal, vamos ignorar a miríade de empréstimos das camadas jovens, que Hugo Viana continua a dispersar um pouco por todo o mundo. A sua generosidade é lendária e tem sido aproveitada em todos os cantos do planeta, pelo que ficaria aqui até amanhã se falasse em todos.

Preparados? Têm café e bolachas ao lado? Aqui vamos!

Entradas

Lucas Mazetti

Lateral direito

Adquirido por 110 mil euros. Fez uma boa época a titular… no Caldas, onde esteve emprestado. Não deve ir muito mais longe do que isso.

Avaliação do ZergRush: :poop:

Maximilian Wöber

Central

A grande contratação de Hugo Viana esta temporada. Custou mais de 21 milhões, mas pelo menos fez uma boa época. Titular indiscutível, fez 50 jogos a titular e 2 a suplente, tendo marcado 9 golos. Foi obscenamente caro e teve algumas paragens cerebrais que nos custaram pontos, mas até considero que foi uma boa contratação.

Avaliação do ZergRush: :+1:

Sime Vrsaljko

Lateral direito

Contratado por 8 milhões ao Atlético, e ficou com o ordenado mais elevado do plantel (330 mil por mês). Foi o lateral direito titular, principalmente porque a alternativa era o Camacho. Mesmo assim, só fez pouco mais de 30 jogos esta época. Lesionou-se 7 vezes durante a época, e passou 4 meses no total de fora. Não é mau jogador mas, olhando para o custo/benefício, foi mais um negócio à Atlético.

Ilaix Moriba

Médio

Veio emprestado do Barcelona, só pagámos os ordenados (surpreendentemente baixos para a qualidade do jogador, 50 mil euros por mês). É um bom jogador, e só não jogou mais porque veio para uma das posições mais fortes do plantel. Mesmo assim, fez 44 jogos a titular e 5 a suplente, com 2 golos e 3 assistências - foi mais importante do que os números revelam.

Scott McTominay

Médio
Outro empréstimo em que só pagámos os ordenados. Tirou sem dificuldades o lugar ao Wendel. Fez 47 jogos a titular e 1 a suplente, com 2 golos e 4 assistências. Fez-me lembrar o Rinaudo na sua primeira época.

Diego Laxalt

Lateral esquerdo

Contratado ao Milan por 3.7 milhões. Aparentemente veio para vender camisolas, tendo sido a quarta mais vendida esta época. Fez 8 jogos a titular e 11 a suplente - e já foram demasiados.

Mauro Silva

Central

Comprado ao Estoril por meio milhão, que pode chegar aos 800 mil. Foi directamente para as camadas jovens, onde fez uma época decente. Talvez venha a dar um central decente daqui a 3 ou 4 anos, mas foi demasiado caro.

Emeric Depussay

Médio

Contratado por 725 mil euros, passou a maior parte do tempo como apanha-bolas nos sub-23. Não se portou mal quando entrou e serve como reserva de emergência nos sub-23, mas por 50 mil já tinha sido caro.

Max de Waal

Médio

Contratado ao Ajax por 350 mil euros, fez uma boa época no Sporting B (19 jogos, 6 golos, 4 assistências). É novo, tem potencial, contrato longo, foi barato e talvez chegue ao plantel principal daqui a uma época. Se todas as apostas de risco do Hugo Viana fossem assim…

Giuseppe Leone

Médio

Mais uma das compras de “talvez dê em alguma coisa”, Hugo Viana foi buscá-lo à Juventus por 155 mil euros. Duvido que chegue à equipa principal, mas talvez venha a dar lucro.

Avaliação do ZergRush: :neutral_face:

Mahmoud Dahoud

Médio

Emprestado pelo Dortmund, com o Sporting a pagar apenas os salários… o que seria bom, se não fosse estes chegarem aos 325 mil euros. É um bom jogador, mas veio para uma posição onde concorre com Zaracho e Moriba, pelo que praticamente não jogou. A única coisa de jeito que fez foi ter marcado o que os adeptos consideraram ser o melhor golo da época.

Iván Erquiaga

Lateral esquerdo

Contratado ao Estudiantes por 6.5 milhões, para substituir Braian Cufré. Foi o lateral esquerdo titular no que sobrou da época. Preferia ter mantido o Cufré, mas este também é bom jogador.

Saídas

Stefan Ristovski

Vendido ao Empoli por 575 mil euros, onde foi titular. Teria sido um bom negócio se não tivéssemos ficado a pagar parte do ordenado.

Cristián Borja

Vendido ao Marítimo por um milhão. É titular indiscutível lá e fez uma boa época. Mais um bom negócio estragado por ficarmos a pagar parte do ordenado do jogador.

Luís Neto

Foi para os Emirados Árabes Unidos a troco de meio milhão. Não ia fazer nada aqui e é titular por lá - provavelmente até os está a ensinar a jogar futebol. Como eles estão cheios de petrodólares, não ficámos a pagar ordenados.

Lucas Robertone

Vendido ao Wuhan por 24 milhões, depois de ter custado 4.4 a época passada. Foi um dos melhores negócios do Hugo Viana até agora: bom jogador enquanto cá esteve, deu lucro brutal e foi bem substituído esta época pelo empréstimo do Moriba.

Mattia Bani

É o negócio que piora a cada ano que passa. Depois do desastre da contratação, agora tivemos o desastre do empréstimo. Esteve uma época a jogar regularmente no Tondela, que pagou 350 mil euros pelo empréstimo, mas nós ficámos a pagar os ordenados (mais de 100 mil por mês).

Chico Lamba

Vendido para o Paços de Ferreira por 150 mil euros, fez uma boa época nos sub-23 deles. Se calhar podíamos ter conseguido mais algum dinheiro.

Francisco Canário

Vendido por pouco mais de 20 mil euros ao Boavista, que o colocou nos sub-19. É demasiado cedo para avaliar quem ficou a ganhar com o negócio.

Tiago Ilori

Vendido para o Cardiff por 1.4 milhões. Foi um bom negócio, já não tinha hipóteses no plantel principal - e provavelmente muitos de vocês queriam ver o mesmo negócio a acontecer na realidade. Não fez grande coisa no regresso a Inglaterra.

Braian Cufré

Mais uma volta no carrossel chinês, foi vendido ao Wuhan por 15.5 milhões. Óptimo negócio a nível financeiro, já que tinha custado 3.4 milhões. Ficámos a perder um pouco a nível futebolístico, mas não dá para negar o lucro financeiro - e o substituto, embora algo inferior, também é bom jogador.

Carlos Silva

Vendido ao Guimarães por 250 mil euros, que podem chegar aos 500 mil. Acho que era difícil fazer melhor.

Ivanildo Fernandes

Vendido ao Paços de Ferreira por 1.2 milhões. Bom negócio para todos, não ia jogar aqui e está a safar-se decentemente lá. Só é pena ter sido para a equipa do Pêpa, mas não se pode ter tudo.

Geovani Júnior

Pagámos um milhão por um brasileiro medíocre com 17 anos que só chega na próxima época. Se não fosse o negócio do Vrsaljko, teria potencial para ser o pior do ano.

Avaliação geral

Esta foi a época do Viana vendedor. O destaque vai para as mega vendas de Robertone e Cufré. Aqui foi o director desportivo perfeito, quintuplicou o valor inicial e compensou adequadamente ambas as saídas. Também positivas foram as vendas do excedente de centrais (Ilori, Neto e Fernandes) , e a compra de Max de Waal ainda deve vir a ser útil.

Infelizmente, apenas foi o director desportivo perfeito nessas situações. As duas principais contratações da época podiam ter sido melhores. A contratação de Wöber foi positiva, mas foi algo cara. A de Vrsaljko foi o típico negócio em que fomos comidos pelo Atlético - pagámos 8 milhões por um jogador que, embora não seja mau, não vale metade disso e que passou uma boa parte da época no departamento médico.

Ainda pela negativa tivemos também a habitual generosidade do Pai Natal Viana, a pagar ordenados de jogadores que vendemos e emprestamos. Junta-se igualmente o tradicional desperdício em compras e empréstimos inúteis, como Laxalt e Dahoud, que ninguém sabe bem o que vieram cá fazer.

No entanto, a principal queixa que faço é mesmo sobre o tremendo desequilíbrio no plantel. Tivemos um meio campo fortíssimo e uma lateral esquerda bem preenchida, mas tive de recorrer ao Camacho na direita, só temos o Sporar para avançado e, embora o Max já esteja ao nível esperado do titular, continuamos com o Diogo Sousa como guarda-redes suplente.

A próxima época vai começar com um plantel fraco. Para além dos pontos fracos, o fim dos empréstimos de McTominay e Moriba também deixa o meio-campo em mau estado. Será que Hugo Viana vai trazer as contratações que tão desesperadamente precisamos? Será que vamos dar mais umas voltas no carrossel chinês? Será que fico no clube o tempo suficiente para descobrirmos a resposta a estas questões?

11 Curtiram

Muito bem!

Ao menos continuas ao leme da equipa. A ver se o campeonato chega na quarta temporada!

não querendo ser mau agoiro, deduzo que seja por pouco tempo. quando começam as conversas de “preso por um fio”, normalmente o despedimento cai quando menos se espera, independentemente dos resultados.

E, ainda por cima, o Rúben Amorim está livre.

2 Curtiram

Mas não será muito caro?

Nada que umas vendas à China não paguem.

1 Curtiu

só se o Varandas for um inapto é que te vai despedir!.. esse jogo é quão real? :wink:

A relva do campo de golfe é gentilmente sacudida por uma leve brisa de Verão. O Sol resplandesce num deslumbrante céu azul. Está um dia fantástico, um daqueles dias que poderiam aparecer como definição de “perfeito” no dicionário. Mas… algo está errado. Um dia destes, e Hugo Viana não está no green? Um dia destes, e os seus tacos de golfe continuam no armário? Um dia destes, e ele está fechado no seu gabinete? Isso só pode significar uma coisa…

Tremei, directores desportivos de outros clubes! “El loco” Viana está de volta e não há cláusulas de rescisão que o detenham! Sim, é verdade, a Tempestade Viana está de regresso, e desta vez não se vai ficar por aguaceiros fracos! Preparem-se para metafóricos ventos fortes e figurativas chuvas torrenciais, preparem-se porque a indomável força da natureza que é Hugo Viana está a chegar!

Depois de ter esmagado todos os records com a aquisição de Maximilian Wöber na época transacta, Hugo Viana voltou a surpreender os sportinguistas. Para ser honesto, voltou a surpreender toda a gente, ninguém esperava algo assim! “El loco” Viana pegou em 26 milhões de euros, meteu-os no seu saco de golfe, enfiou-se num avião privado e, para reforçar o meio-campo do Sporting, foi buscar Marcos Antonio ao Shakhtar! Os adeptos adoram a contratação e até Varandas está extasiado por ter outro dos nomes sonantes que tanto pede!

É bom jogador, tenho definitivamente um novo titular para o meio-campo. Parece-me um substituto à altura do Moriba. Não daria 26 milhões por ele - nem metade - mas podia ter sido bem pior.

Começar esta actualização pelo negócio de Marcos Antonio implicou um salto para meio do mês de Julho. Vamos agora regressar atrás, para começar a pré-época desde o início. E o início teve Hugo Viana a anunciar a entrada de 2 milhões de euros nos nossos cofres, devido à venda de… Rafael Leão. O Liverpool foi buscá-lo ao Milan por 102 milhões de Euros, e nós recebemos os direitos de formação. Sim, parece que os ingleses também têm o seu “El loco” Viana!

Entretanto, continuam os convites oriundos do carrossel chinês, com Sporar, Wendel e Zaracho a serem alvo de ofertas milionárias. Hugo Viana rejeitou as propostas por Sporar e Wendel, e aceitou a de Zaracho. No entanto, não estou preocupado. A oferta não veio do Wuhan, pelo que duvido que Zaracho a aceite.

Confirma-se, Zaracho recusou. Se não for para Wuhan, nenhum dos nossos jogadores aceita ir para a China. Que mistérios esconderá Wuhan?

Quem vai sair em definitivo, mas para outro clube de Portugal, é Mattia Bani. Sim, vamos perder o nosso Feddal. Depois de o ter contratado por 2.7 milhões na segunda época, Hugo Viana decidiu vender o central esquerdino ao Marítimo, por 650 mil euros, com o Sporting a cobrir ainda parte dos ordenados do jogador. É mais um negócio desastroso para o clube. Irá Feddal ter o mesmo destino daqui a duas épocas?

Palhinha está igualmente de saída. Não, não vai para a Rússia nem para Inglaterra. O nosso Palhinha vai regressar a Braga. Hugo Viana confirmou a venda por 1.4 milhões - e, mais uma vez, ficamos a pagar parte dos ordenados. Hugo Viana espalha o nosso dinheiro como eu espalho manteiga de amendoim no pão: generosamente e sem ligar às calorias.

A última saída da pré-época foi Tristan Hammond, das nossas camadas jovens. Sai para os australianos do Macarthur FC por 300 mil euros. Acho que dificilmente conseguiríamos mais.

Quem não deve sair nos próximos tempos é a dupla Fernandes: Joelson e Rodrigo. Hugo Viana acertou a renovação contratual de ambos.

E porque uma pré-época não seria completa sem uma contratação inútil para as camadas jovens, eis que damos as boas-vindas a Stefano Cester, médio contratado a custo zero depois de o seu contrato com o Inter ter chegado ao fim.

Não quero ser acusado de negativismo, mas acho que temos jogadores melhores nos iniciados e infantis.

Decidi também fazer um pequeno ajuste na lista de capitães. Não, não retirei Francisco Geraldes. Não me interessa que Geraldes já não seja o Fonzie do plantel. Não me que interessa que Geraldes já não seja popular entre todos os jogadores. Não me interessa que Geraldes já nem sequer tenha lugar no banco. Nada disso é relevante. Geraldes é o nosso eterno capitão.

O ajuste prende-se com a passagem de Daniel Bragança para vice-capitão. Não, não me chateei com o Vietto, e tenho pena do downgrade que lhe fiz, mas Daniel Bragança está a assumir-se como a figura da equipa - excepto na venda de camisolas. Talento jovem, oriundo da academia, frequentador do clube de leitura de Francisco Geraldes e o esteio do nosso meio-campo, parece-me justo que passe para vice-capitão.

Tal como o professor Xavier contou com Cyclops para liderar uma nova geração de super-heróis mutantes, eu conto com Daniel Bragança para liderar a próxima geração da academia. Excepto que Francisco Geraldes também é o Cyclops, um Cyclops mais velho, experiente e culto, mas mais fraco. Ok, tenho dois Cyclops, em que um deles é proveniente do futuro. Se calhar até mesmo de uma realidade alternativa. E também tenho mais cabelo que o professor Xavier, mas o conceito mantém-se no geral.

Ficámos também a saber qual o nosso grupo da Taça da Liga. Calhámos com o Aves, Covilhã e Guimarães. É um grupo acessível, penso que temos boas hipóteses de chegar a mais uma final.

Entretanto, as casas de apostas perderam a confiança em Sporar. Na época passada liderou a tabela de candidatos ao título de melhor marcador, esta época até o Luiz Phellype surge à frente dele.

“Zerg! Hey, Zerg! Podes fazer uma pausa na actualização?”

Sim, Hugo. Que é que se passa?

“Lembras-te de teres dito que precisavas de um avançado?”

Sim. Estou sempre a dizer isso. Acho que até digo isso durante o sono.

“Surpresa! Contratei um avançado!”

Fantástico! Finalmente, um avançado! Finalmente, um dos pontos fracos do plantel é endereçado! Quem é?

“Guilherme Anselmo!”

Quem?

“Nem imaginas, foi baratíssimo! Nem chegou aos 2.5 milhões! É quase dado! A única desvantagem é que só chega na próxima época, porque ainda só tem 17 anos.”

Vai-te lixar, Hugo.

Sim, Hugo Viana gastou 2.3 milhões em mais uma das suas loucas apostas para as camadas jovens.

Eu vejo ali algum potencial, mas mesmo que eventualmente chegue à equipa principal, dificilmente irá conseguir fazê-lo em menos de 3 ou 4 épocas. Estou a ver que vou chegar ao fim da pré-época sem novo avançado.

Para terminar, uma notícia de fora dos relvados: as eleições estão a aproximar-se!

Será que Frederico Varandas vai recandidatar-se? E será que vai vencer, ou irei durar mais tempo no clube do que ele? E ainda estarei no Sporting quando forem as eleições? Irá Hugo Viana trazer-me o avançado que preciso? Continuaremos a ter “El loco” Viana nesta janela de transferências, ou os 26 milhões gastos em Marcos Antonio transformaram a Tempestade Viana numa suave e refrescante brisa de Verão? Também estão a achar estranha a ausência de novos laterais? E irão as próximas actualizações responder a estas questões?

13 Curtiram

Bem, temos um plantel completamente desequilibrado, contratações sem sentido, maus resultados, carrosséis… só não temos o Antunes.

1 Curtiu

Continua o bom trabalho dentro das possibilidades com esses inaptos… gosto muito de vir aqui ver como está a historia, isto é mais interessante do que o mundo real em que o nosso clube está enterrado…

1 Curtiu

Covid!

Eles querem ir para o centro do problema!

Top!