Todas esses detalhes, vamos ter de esperar para ver.
O que acharei completamente natural (como já disse) é o treinador mudar para um sistema com o qual ele se identifica mais - que não é este e que passa por ter uma linha de 4 atrás.
Daí para a frente, há “todas” as duvidas relacionadas com quem vem\fica e de que forma a equipa vai atacar.
Ninguém falou se ia dar certo ou errado. Falou-se que seria natural o treinador mudar para o sistema que ele prefere. E tu andavas para aí a dizer que não vai acontecer porque não temos jogadores ou porque era preciso uma revolução no plantel.
Eu disse que dá para jogar noutro sistema sem nenhuma revolução.
Se vai dar certo ou errado nem sequer é assunto porque isso não depende apenas dos jogadores, tb depende da qualidade do treinador.
Portanto escusas agora de tentar partir a espinha e mudar o assunto porque não tens sorte nenhuma. Mas já percebi que és só mais um saloio para eu colocar em ignore.
Não é à toa que fazia parte do grupo de capitães no Anderlecht, e não ficava nada surpreendido se rapidamente entrasse no grupo de capitães no Sporting mesmo sendo ainda muito novo.
Jogadores deste perfil (como o Hjulmand também é , mas num outro nível - também mais velho ), que aliam qualidade a liderança são jogadores que fazem equipas campeãs. E o Debast tem ainda muito por onde melhorar (especialmente nos duelos individuais, já que tem altura para isso, tem que ganhar massa muscular e aprender a usar melhor o corpo e a impor se), mas o teto dele é altíssimo. E para mim pode ser topo mundial é como central (mas tem que melhorar nos duelos) , mas face ao calvario de lesões que tivemos assumiu a posição de médio e assumiu muito bem.
Talvez não vá ser tão valorizado como outros neste título, mas foi uma das pedras basilares nesta 2a fase da época. O meio campo sofreu com tanta lesão e falta de reforço em inverno, e sem este reforço improvisado o bi seria quase impossível .
Às vezes esqueço me que tem apenas 21 anos.
Teve a estaleca de aguentar o barco numa altura onde andámos perdidos.
Dos jogadores mais importantes da época.
Um gajo que aos 19/20 anos já é Capitão de um grande Clube como o Anderletch é porque tem que ser mesmo bom e com mentalidade vencedora,foi uma grande contratação e aí esta a prova que devemos estar atentos a jogadores de clubes como o Anderletch. Clubes com historia rica,adeptos exigentes e cultura de vitoria,se ja jogam bem la é mais de meio caminho andado para terem sucesso aqui.
A taxa de acerto é altíssima, tem que ser a norma no clube, menos é mais. Só falharam em contratações de elevados valores o Pongolle, Elias, Vinagre e Tello (mais ou menos este último).
Quem diria, depois daquele começo na Supertaça, que este menino ia acabar a época assim… e no meio-campo!
O potencial estava lá, ok, mas revelou uma personalidade que poucos (ou nenhuns…) poderiam esperar.
Na hora que a equipa mais precisou, chegou-se à frente (literalmente…) e segurou o meio campo, numa prova de enorme categoria, colocando o “projeto pessoal” em segundo plano.
Os passes ao 1:40 e aos 2:34 estão ao nível de poucos.
Ele tornar-se um médio de topo depende de como evoluir no aspecto da agilidade de deslocamento e no jogo de costas para o jogo, quando recebe a bola dos defesas.
Porque, de resto, é um tratado, e quanto mais jogos fizer, mais evolui.
O que sei é que ele não pode não ser primeira escolha, seja numa posição ou na outra.
Orgulho-me de ter entrado no Hype Train desde o primeiro dia e de nunca ter saído.