Acho bem estar a treinar na A (ou pelo menos ir a alguns treinos), tendo em conta que é uma posição a colmatar e que o Zaid tem estado muito bem em todos os contextos em que tem entrado. Faz todo o sentido a equipa técnica ver o jogador.
Mas nesta fase, também acho que o ideal era ser opção regular na B. Até pode subir rápido daí, mas diria que o passo intermédio lhe faria bem até para perceber qual seria o transfer do que ele tem feito num nível mais sénior.
É exatamente isto.
SE o rapaz conseguir traduzir todo o muito potencial que tem num contexto competitivo acima daquilo que está habituado, temos claramente jogador. Acho bem que vá treinar com os A de quando em vez.
Que se lhe faça o “recrutamento em contexto profissional” nos B e logo poderemos avaliar como é que ele se dá quando a exigência sobe.
Precisa de ganhar andamento mas a qualidade está lá toda. Gerir bem, precisa de ter muitos minutos e competição mas treinar na A regularmente pode acelerar o processo de crescimento
Eu gostei muito do que vi dele principalmente no contexto da youth league
Reis, Morita, Mangas, Fresneda, Rui Silva, Virginia, Vagiannidis, Kocho, realmente ainda é alguma malta, isto de quisermos ter o melhor plantel da liga e equipa forte de Champions..
Mas sim, o Bafdili tem muita qualidade, características que já podem ser úteis na equipa A.
Sou adepto de que estes diferenciados muito jovens devem começar a ser aposta bem cedo e na A. Afinal são vistos todos os dias, estes não precisam de andar 2-3 anos em observação, alguns até perdem muito do que tinha para dar.
Se o Quenda andasse de sub 23, para B, depois para A, voltar à B, nunca mais era o jogador que é hoje.
O Mateus é o mesmo, ainda jogou pela A, mas baixava quase sempre para jogar na B e via-se que tinha mais que maturidade futebolistica para a A. Se calhar ainda por aí estava ou tinha saído pelo dobro, certo?
Até o João S se andassem a ver e observar na B, provavelmente agora, era só um jogador muito bom na B que merecia ir à A…e já era tarde ou nem cá estava.
Só para terminar e é só a minha opinião, vejo o Zaid mais à frente para a A do que o Flávio por exemplo, parece que estão a fazer ao contrário, apesar de gostar muito também do Flávio, jogador diferente, mas ambos para irem sendo deslocados para os As…aparecem muito poucos como o Zaid.
Se o Quenda andasse de sub 23, para B, depois para A, voltar à B, nunca mais era o jogador que é hoje.
Como assim??? O quenda passou exatamente pelo processo que dizes que ele não podia passar.
Andou a treinar na A ocasionalmente, foi para a B onde começou a jogar regularmente e na época seguinte, com 17 anos, é que o amorim o colocou na pré-época e depois o fixou na equipa principal. Perdeu-se com este processo, foi?
Do que vi, tem um aspeto essencial para ser integrado no plantel principal tão novo: conhecimento do jogo. Leitura do jogo e noções táticas nem todos têm aos 17 anos. Quenda, por exemplo, surpreendeu muito nesse sentido, não é só um miúdo que sabe fazer umas fintas.
É rápido, ágil e aguerrido, o que compensa um pouco o facto de ser baixo e franzino. Na idade dele nota-se a diferença para os outros, mas para dar o salto para equipa principal penso que ainda tem de subir uns degraus em termos de dimensão física (que é normal ainda não ter ao dia de hoje), caso contrário não me parece que vá aguentar o andamento.
Eu vi uma reportagem onde diziam que ele não era jogador de destaque nos escalões de formação.
E que até olhavam para ele com algum desdém por causa da altura e da capacidade física, e que foi uma história do querer do jogador em acreditar nas suas capacidades.
O rapaz foi encostado no Genk por se recusar renovar, se calhar foi por isso que não se estreou pela equipa principal. A qualidade estava toda lá, antes de assinar pelo Sporting falava-se do interesse do Dortmund e Man United. É normal haver muita expectativa quanto a ele.
Questionei porque não acompanho a equipa B, não faço ideia do que o puto possa valer, alguém que já o tenha visto pode ter uma opinião formada a esse respeito.
É que nós precisamos como de pão para a boca desse tipo de jogador e este veio rotulado de craque.
Também o vi jogar nos nossos sub23, nas transmissões televisivas. E sim, acho bem que vá treinar à A, nem que seja como prémio pela consistência que tem apresentado. Vendo-o nesses treinos que decidam se é para continuar nos sub23 ou subir à b, continuando ou não a treinar com a equipa A