Zé Carlos (Gato Fedorento) vs. Os Contemporâneos

Eu sou um enorme apreciador de comédia/humor. Desde os inevitáveis Monty Python, passando pelo Herman José (nos bons velhos tempos) ou Britcom terminando em séries cómicas que passem na Fox Life. O motivo pelo qual abro este tópico é porque penso que chegámos a um ponto de saturação em Portugal a nível humorístico. Quando os Gato Fedorento (GF) chegaram, fizeram-no com bastante amadorismo (“O Perfeito Anormal”), mas com muito humor (“Filme Indiano” e “Chupistas”) algo que lhes deu o passaporte para se tornarem o que são hoje.

A verdade é que, na minha opinião, eles vieram a descrescer de qualidade. Enquanto estiveram na SIC tinham bastante piada com as série (Barbosa, Fonseca, etc), mas a passagem da RTP arrastou um decréscimo de qualidade e humor, ainda assim dando-me alguns bons momentos especialmente com os Tesourinhos Deprimentes.

Este regresso dos GF à SIC foi o fim. Considero tão medíocre o humor que lá exibem que só vejo na tentativa de tentar absorver algma coisa de positivo, sem ter muito sucesso diga-se.

No entanto a RTP apostou num grupo novo, Os Contemporâneos. São uma lufada de ar fresco e acredito que podem dar novas cores ao humor em Portugal. Além do tipo de humor (muito dele non-sense, tal como eu costumo fazer), têm uma excelente equipa. Desde as expressões do Bruno Nogueira, passando pela música de Eduardo Madeira e terminando num dos melhores actores do momento… Nuno Lopes!

O Nuno é a pedra basilar do programa e consegue fazer sozinho o que os GF não fazem… dar vida aos sketches! Gostava que vocês opinassem sobre esta “guerra” entre GF e OC, pois na minha opinião a mesma foi ganha após o programa d’Os Contemporâneos na última Quarta-feira. Deixo-vos aqui o video e aguardo o vosso juízo sobre o mesmo:

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=23711&idpod=18515&formato=flv&pag=recentes&escolha=

Concordo com praticamente tudo o que dizes.

Já sigo os Contemporâneos desde o início e o meu interesse nos GF foi decaindo à medida que aumentava em relação aos OC.

De certa forma, em alguns momentos eles fazem lembrar os GF do início, em que havia precisamente uma maior aposta no “non-sense”, ao passo que agora os gatos quase só se limitam a fazer “humor de actualidades”… além disso o Bruno Nogueira & Cª desde o início que introduziram variantes no programa que abrem outros caminhos, como é o caso dos momentos mais tipo “stand-up” do Bruno, a introdução das entrevistas de rua, etc., ou seja, procuram fugir aquele formato de se limitarem a sequências de sketches.

Junte-se lhe uma equipa de argumentistas fantástica (os textos são do Nuno Markl, Eduardo Madeira e Bruno Nogueira), e aquele que é sem dúvida o grande trunfo, que é o facto de praticamente todos os intervenientes serem grandes actores, coisa que como se sabe nos GF só há um (RAP - mesmo que o negue) e temos aquele que eu considero ser o grande programa de humor do momento em Portugal.

Quando muitos vativinavam que a RTP tinha sofrido um grande golpe com a perda dos GF, eis que esta contra-ataca com uma aposta em cheio.

O problema com os gatos é que eles fazem tudo, criam, escrevem e “representam”. É cansativo, e secalhar tem vindo a causar os seus efeitos…

O gato fedorento também me desiludiu (não que tenha sido muito mau mas para o tempo e ideias que podiam ter ficaram àquem) no primeiro programa da série Zé Carlos, nno entanto não acho nada que estejam menos brilhantes, mesmo na altura dos melhores sketches na sic radical, também faziam coisas muito fracas (comparativamente ao “gajo de Alfama”, “ao anão/roberto”, “a minha vida dava um filme indiano”… que são geniais). Se eles em 8 sketches por programa fizerem 2 muito bons e 4 bons já acho que é um sucesso, e já nesta série do Zé Carlos fizeram coisas bem engraçadas.

Os Contemporâneos vi muito poucos programas e achei todos muito fraquinhos, por acaso esse que ai colocaste até está engraçado, mas não passa muito disso. O Nuno Lopes é bem engraçado no formato é o que está melhor e já no tempo em que trabalhava no Herman era o único que tinha piada. O CREDO do programa do Herman até foi engraçado nos primeiros programas e ele estava brilhante, mas depois esmifraram aquilo até ao fim até ser mesmo decadente.
O Bruno Nogueira acho que como actor cómico não é grande coisa, apesar de em stand-up ser dos melhores.

Acho que não tem grande comparação ao nível da qualidade, para além de ter visto alguns minutos do video que ai colocaste e ter reconhecido parecenças naquilo qe o gato fedorento já fez e no que os contemporaneos tentam fazer.

Os Gato Fedorento viveram à custa de muito “hype”, a fim ao cabo, foram eles que introduziram um humor nunca antes visto, ou melhor nunca tão explorado como este [non-sense] e podem-se considerar os “pioneiros” nacionais. Eles sim, deram uma grande lufada de ar fresco ao já muito batido [Herman José] e à crescente ausência de interesse nos seus pupilos [Maria Rueff, Ana Bola, Joaquim Monchique]. É verdade, que a maioria das pessoas “afirma” que o sucesso dos Gato Fedorento apenas se deu num determinado momento [Sic Radical] mas a série completa, tinha sketches que eram uma podridão.

Eu lembro-me perfeitamente de ter uma óptima imagem deles [“chupista”, “filme indiano”, “ar é de todos”, “lusco fusco”,“falam, falam”, “és pouco boa és”] e quando vi o DVD, só me apetecia fazer de conta que nunca tinha pegado nele (!!). Por isso, é certo que eles inauguraram o non-sense duma maneira que ainda nem sequer foi rivalizada por ninguém mas a “promoção” para a RTP, ditou um fim. Porquê? Porque alterou o formato dos Gato Fedorento (!!). Aqueles que eram uns “criativos” que faziam sketches isolados passaram a ter de se refugiar em temas actuais [caso contrário, não passavam em nenhum generalista] e nem se pode dizer que tenham estado mal [“Valentim Loureiro”, “Paulo Bento”, “Aborto”, “Entrevista a João Jardim”] introduzindo ainda um extra verdadeiramente hilariante [“Tesourinhos Deprimentes”].

A ida para a SIC coincidiu com a introdução d´"Os Contemporâneos" [RTP] mas lembro-me de ter visto os primeiros episódios e não achei mesmo nada de especial, só este último é que me colocou a rir à brava. E o mesmo se pode dizer deste novo ciclo dos “Gato Fedorento”, só este último episódio é que teve muita qualidade [aliás, tá hilariante]. Por isso, da mesma maneira que não os considero acabados [GF], não considero o outro melhor apenas pelo desempenho de 1 episódio [Contemporâneos], embora tenham uma equipa de luxo. O Bruno Nogueira não é deste estilo mas ele até a espirrar tem piada, é para mim, o melhor humorista stand-up em Portugal.

[hr]

Já que estamos a falar em humor nacional, acho uma falta de respeito tremenda não mencionarem este enorme programa [Vai Tudo Abaixo] que agora anda a roçar o épico em todos os episódios [América]. Os rapazes estão nos Estados Unidos e se cá já tinham uns cojones gigantes, lá atingiram um patamar inédito.

Vejam o último episódio e digam-me se não dá 10-0 a todos os outros, em cima referidos. :lol:

sem sombra de duvida…alias mitico é aquele sketch feito á porta do galinheiro, para o concurso do homem mais feio do mundo…pura loucura.

Como me pude esquecer do Jel!? Têm toda a razão! É um estilo de humor diferente e, esse sim, inovador em Portugal!! Mas esses improvisam muito, é um formato completamente diferente de GF ou OC. :wink:

Mas por acaso hoje em dia em termos de humor estamos mesmo muito bem servidos. Os contemporânios se continuarem assim como neste último programa (com a equipa que têm acho que têm condições para isso) com os grandes gato fedorento, com o Jel, hoje vi um programa na tvi que não sendo muito bom até foi engraçadito (com gajos da revolta dos pateis de nata, que este também era um belo programa e belos serões que se passavam a ver o programa), ficava a faltar recuperar o Herman para um bom talk show com convidados interessantes e umas brincadeiras pelo meio que ele é o único no país para fazer um programa desses (mas sem pimbalhada), haver um levanta-te e ri mensal ou assim em que se pudesse ver o Aldo LIma, o Bruno, o Fernando Rocha (que no seu género é bastante bom), e eoutros, e se tivessemos um bom programa de apanhados seria então a cereja no topo do bolo.

Mas a maior lacuna mesmo é o Herman não ter um talk Show como existe por todo o mundo, de preferência na RTP que teria uma outra dignidade.
Humor para todos os gostos e boas produções nacionais.

Não sei se viram ontem um na TVI em estreia, CQC, no horário nobre, até fiquei :xock: com a coragem da aposta daquela que é a TV do pimba.

Muito bom pela coragem dos sketches, no género de alguns da SIC radical, então não é que os gajos se metem a entrevistar o Chavez, o Binya (“então Bynia, não partiste nenhuma perna hoje, hem?”), o Cavaco, o Sócrates, o Al Pacino (“hey, All, you’re the best!”), o Branson da Virgin (“qual é a melhor forma de eu me tornar rico? - talvez casando-se com uma mulher rica - tem uma filha, não tem?”), é pá, excelente :rotfl:

Relativamente aos gatos, não tenho visto os da SIC mas via os da RTP e aquilo no geral era fraco porque o formato era muito mau (aquilo das 4 cadeiras, enfim…), mas tinha sketches que vão ser falados durante muito tempo (o Micoli, o Paulo Bento - ainda hoje quem não fala do “tranquilidade”?, os do 1º ministro em geral - a personagem que melhor caracterizam, a do Marcelo do aborto…)

Os contemporâneos são muito díspares, tanto fazem coisas muito boas como fazem coisas que uma pessoa 5 minutos depois, incapaz de dar uma gargalhada, ainda pensa “que estou a fazer a ver isto?”. O Bruno Nogueira é um exemplo, capaz do melhor e do pior, eu se calhar estou com má impressão porque ele tem uma rubrica na TSF às 8:20 da manhã que é do pior que já vi em termos de humor, muito mau mesmo.

eu ás vezes ouço e acho do melhor que tenho ouvido… muito bom mesmo…

Também acho injusto falarem dos Contemporâneos e do GF e não falarem do Vai Tudo Abaixo que tem sido o melhor programa de comédia dos últimos tempos.
Na minha opinião, GF já não é o que era. Lembro-me perfeitamente quando dava na Sic Radical aqueles sketches idiotas mas hilariantes, eles tinham um orçamento tão reduzido mas faziam coisas fantásticas. Aquilo começou a ter sucesso e o director da Radical disse logo “Se tem sucesso não é para estar na Sic Radical”. Com a mudança para a RTP, tornaram-se mainstream e a partir daí salvo raras excepções foi o principio da decadência e agora com esta mudança para a SIC prometiam muito mas atingiram o fundo. Os sketches não têm graça, os assuntos são sempre os mesmos, o formato não é o que era antigamente. Enfim…
Quanto aos Contemporâneos não posso falar muito porque só comecei a ver há algum tempo no entanto acho que está ali muito talento e muito material para andar. O Bruno Nogueira é a alma do programa bem como aquele que normalmente imita os jogadores de futebol cujo nome não me lembro… Acho que tem futuro.
Quanto ao Vai Tudo Abaixo acho hilariante o que eles por lá fazem :lol: Desde as personagens mais clássicas do VTA ás novas e até esta nova temporada nos EUA. O que eu peço é para não tornarem o Vai Tudo Abaixo um mainstream porque senão estragam-se como os GF. :wink:

O nome dele está no meu post… Nuno Lopes! O sketch dele a imitar Ronaldo e Quaresma é muito bom.

Para quem não se lembra:
http://br.youtube.com/watch?v=_NMDDTCGbs4

Acho que os Contemporaneos começaram muito bem, mas pouco a pouco fizeram-me perder o interesse neles. Lembro-me do primeiro episodio, em que no fim, o Bruno apresentava a equipa de uma forma muito peculiar, o que eu me ri com aquilo, já para não falar do sketch “vai masé trabalhar”, que acho muito bom. Mas de resto…tirando um ou outro momento, acho que não são nada do outro mundo, apesar do grande elenco que têm.

Já os Gato, é verdade que há muita coisa que fazem que não tem grande piada, mas na minha opinião, os bons momentos ultrapassam os maus, e isso em qualquer formato que eles alguma vez tiveram. Já na RTP, tiveram dois grandes momentos na serie Lopes da Silva que destaco, o “Telefonema para Bagadad” e “Chico da estrabaria” (não sei se estes são os titulos originais), para mim das coisas mais engraçadas que alguma vez fizeram.

Quanto ao resto do humor tuga destaco o já extinto “Levanta-te e Ri”. Grandes comediantes que deram a conhecer ao mundo, a começar pelo “eterno” apresentador Marco Horacio, passando pelo Bruno Nogueira, João Seabra, Hugo Sousa, Miguel 7 Estacas (que de tão seco que era chegava a ter piada), Aldo Lima, Nilton e claro, o Fernando Rocha.

Uma serie, que devo ser das unica pessoas a gostar, é os Batanetes. Uma visão muito superficial poderá dar a ideia de ser algo do tipo “Malucos do Riso”, mas a verdade é que há muito de non-sense nos seus sketeches, e acima de tudo, é feito por pessoas com piada e não por actores formados (como nos Malucos), e isso faz a diferença, na minha opinião.

De resto, gosto bastante dos Caixilhos e Laminados (Radio Comercial), o Herman nos seus tempos de Herman Enciclopedia, o Homem que mordeu o cão, tanto na tv como na radio (o sketch da corrida de pessoas com alzheimer deu-me um dos maiores ataques de riso que alguma vez tive, ao ponto de me ter começado a sentir mal mesmo), a Contra Informação (um icone da nossa comédia) e o Inimigo Publico (serie que deu na TV).

Mesmo… fiquei parvo com aquilo. Se for apra continuar está ali qualquer coisa interessante. Entrevistas puxadinhas e a mostrar cojones com Hugo Chavéz à mistura…
Mesmo os apanhados se não eram combinados estão um bocadinho puxados… houve ali coisas que eu por exemplo não acharia graça nenhuma. Arrojados, um pouco à semalhança do que se faz lá fora, ou um pouco no estilo do que o Jel faz na Sic Radical.

Está ali um óptimo programa com uma óptima “humorista” [não sei o nome] que veio do antigo “Extase” [SIC] e está a ser muito bem aproveitada neste programa inovador. Não me parece que isto se possa comparar ao “Vai Tudo Abaixo”, até porque o Jel é + “barraqueiro” e só se interessa em publicar polémica e expor algumas verdades. Este programa [CQC] é muito ao estilo de um outro que é feito nos Estados Unidos e que até já foi alvo de muitas criticas.

Portugal teve um período óptimo a nível de humor com a introdução de elementos [Unas, Alvim, Horácio, Fernando Rocha, Francisco Menezes] e é uma pena que alguns não tenham nenhuma ocupação nesse ramo. Já lá vai o tempo em que não tínhamos qualidade. Só para ter uma ideia, fartava-me de rir com os fados do “Rouxinol Faduncho” [Horácio] e até mesmo o “Boa Noite Alvim” teve momentos hilariantes.

Claro não se pode comparar nesse sentido até poque são formatos bem diferentes, mas em Portugal se há algum programa a que o CQC se pode comparar em termos dos conteúdos mais arrojados e da coragem demonstrada será o “Vai Tudo Abaixo” (embora em estilos diferentes) porque por cá anda tudo um bocado a medo.

Quanto aos Contemporâneos dos que já vi até agora não me convenceu embora também já tenha visto melhores dias nos GF.

Esqueci-me completamente dele, o homem para além de ser bom humorista tem um talento vocal acima da média. Houve um episodio no levanta-te e ri que ele até canto lirico interpretou bem.

O GF sempre foi demasiado dependente do RAP e da sua capacidade de representação. Contudo, os estereótipos satirizados por ele, são já repetitivos, o que era expectável. Nenhum dos outros tem uma piada por aí além diante de uma câmara… Então desde que adoptaram este modelo ‘talk show’, caiu ainda mais de qualidade, pois estão a fazer algo que nenhum deles tem jeito, também: apresentar um programa.

Quanto aos Contemporâneos, têm dois actores fabulosos, o Bruno e o Nuno. O último é mesmo um génio da representação. Vivem também à base do mesmo tipo de humor do GF, mas nunca terão o sucesso destes.

O Vai tudo Abaixo conseguiu ainda inovar mais. Os Homens da Luta são qualquer coisa de fantástico… Aquilo que eles fizeram durante a inauguração do Túnel do Marquês ou nas eleições para a Câmara de Lisboa… :lol: :lol:

Mas para mim o topo do humor português, recentemente, foram os anos dourados do CC, com o Bruno, o Unas e o Alvim. Tenho aqui um episódio em VHS, em que o Bruno vai para a regie e dá um autêntico show. Até chorei de tanto rir. :rotfl:

Claro que quando se fala em Gato Fedorento [lê-se, Ricardo Araújo Pereira] mas eu já dei muitas gargalhadas com as palermices desse Sportinguista [Zé Diogo Quintela] e caso não tenham reparado, sempre que há sketches em tronco nú, é Quintela que mostra aqueles dotes abdominais. É o único que se adapta muito bem ao estilo de sketches aleatórios dos Gato, até porque em Stand-up é mesmo muito fraquinho.

Bruno Nogueira pode ser tudo mas não é um actor, e não é de estranhar que o estejam a “descartar” dessas funções [Contemporâneos] e metem-no a fazer entrevistas, a apresentar qualquer tema, a ironizar qualquer situação. Aquela recente saga dos “Incorrigíveis” é de chorar a rir, parti-me todo com o “Túnel de Campo Grande”. De resto, completamente de acordo. As saudades que eu tenho do antigo “Curto Circuito” em que por lá pastavam autênticos senhores da comédia nacional [Fernando Alvim, Pedro Ribeiro, Bruno Nogueira, Rui Unas]. Eram tardes e tardes a rir até ás 18:30 (!!). :slight_smile:

O Bruno, para mim, é um actor. Já fez diversas peças de teatro e um ou outro filme. Nos Contemporâneos, acho que o metem como outsider para que ele não seja o RAP da série, baseando-se mais no Nuno Lopes que tem um talento enorme.

Recordando uns momentos do CC… No Rock In Rio 04, a 5 de Junho [dia da Britney e tal], estava eu a recuperar, no sofá, de milhares de nódoas negras do dia anterior com Metallica, quando vejo o Bruno e o Unas a simularem o acto sexual canino. :rotfl: Memorável… Pena não achar vídeos disso.

Ou mesmo no RIR 06… Quando iam para as portas do recinto. Faziam uma pergunta a alguém, metiam o micro à frente e quando essa pessoa ia responder eles fugiam. ‘Nova forma de entrevistar… É o que está a bater lá fora!’ :lol: :lol:

Penso que o CC, actualmente, está demasiado decadente e já era hora de terminar com aquilo e apostar em algo novo. Começou a decair quando apareceu lá aquele tal de Pedro Moreira, salvo erro. O do ‘Vai apanhar morangos’ dos Ídolos… Também não gosto do Manzarra e muito menos do ‘Tojó’…