Isso mesmo. Põem o Melo (não tenho nada contra ele, atenção) a comentar jogos e a não acrescentar nada de nada, põem gajos de quem pouco ouvi falar a ter tempo de antena na Sporting TV e a jogadores como o Iordanov que, para além de ter sido o jogador que foi, que deu tanto dele ao Clube, deixam-no ficar votado ao esquecimento…
O Iordanov é que merecia um programa dos “Senadores” feito sobre ele.
O Melo foi um dos nomes que me veio à cabeça quando escrevi aquilo. Confesso que já senti vergonha alheia dos seus comentários e alguns, a seguir a determinados jogos e que mais não foram do que lamber botas, davam mais do que direito de correr com ele na hora.
Não duvido do seu sportinguismo, mas não lhe reconheço categoria nem peso na família leonina para exercer o papel que tem na SportingTV.
Fora de campo, para mim, era o papel perfeito para o Iorda.
É bem verdade, temos tanta coisa para fazer, meter esta malta cá dentro só engrandece o clube.
Será que tem jeito para comentar ao vivo? Talvez não.
Mas por exemplo já pensei num programa de jogos antigos, passavam um ou dois por semana, com velhas glórias que o jogaram a comentar. Ou um programa em que se sintetizavam épocas, assim para ficar para a história, com entrevista e comentários aos antigos jogadores, etc.
Yorda um Leao verdadeiro daqueles que merecem tudo! Como jogador deu tudo ao clube sente o SCP como poucos mesmo sendo estrangeiro. Sr Presidente traga este grandissimo homem de volta e ponha-o a trabalhar na academia pois sao destes que temos falta para passar a mistica do grande SCP aos miudos. Desejo-te toda a sorte do Mundo Yorda tu mereces es uma grande pessoa.
Antes prefiro estes leões “estrangeiros” no clube (sem vicios portugueses) do que outros nacionais com estatuto de intocáveis.
Já agora, depois de ver o Cesar Prates a cantar a nossa marcha com uma alegria imensa, era outro que trazia para o clube.
Depois desta reportagem brasileira (impossivel ser feita em Portugal) fiquei ainda mais a desejar que os nossos actuais jogadores contratados (não formados) amassem o Clube como nós e como o Bas Dost, Iordanov, Cesar entre outros.
Passe a publicidade, e sem querer ser intrusivo, na próxima segunda-feira, pelas 21.30 e em directo como sempre, vamos falar com o Grande Iordanov no mixlr.com/sporting160.
Faltava confirmar com ele por causa dos jogos de futebol na Bulgária, demora a sair o calendário, mas hoje em conversa com ele já ficou tudo acertado.
Não posso deixar de fazer um edit para por aqui uma frase (entre outras) que me marcou.
“O Sporting não existe sem o Paulinho. É o leão e a seguir o Paulinho”.
“O Sporting é sagrado.”
Aquilo que une estes dois enormes leões é o amor incondicional, genuino e eterno pelo Sporting.
STOICHKOV: « IORDANOV TEVE ENORME CORAGEM»
Sublinha a Record perseverança do "amigo"
Hristo Stoichkov. Diz-lhe alguma coisa? Hoje com 51 anos, o antigo avançado brilhou ao serviço do Barcelona na década de 1990 e foi um dos pilares da seleção da Bulgária que no Mundial dos Estados Unidos da América, disputado em 1994, chegou até às meias-finais – onde caiu apenas aos pés da Itália, de Baggio e companhia. Numa mensagem exclusiva a Record, recordou essa ‘dream tem’ que brilhou em solo norte-americano e na qual partilhava o mesmo onze que o “amigo Ivaylo”.
“O Ivaylo é um grande amigo! Criámos uma grande relação nos anos 1990 e que dura até hoje. Antes de lhe ter sido detetada esclerose múltipla, lembro-me que teve um problema físico [lesão num músculo adutor] que quase o colocou de fora do Mundial’1994. Mas recuperou e ajudou a formar uma ‘dream team’ que fez uma prova espetacular”, explicou o antigo futebolista, concretizando: “Mais tarde, em 1997, soubemos do problema. Ficámos, enquanto seleção e como amigos, muito preocupados. Lembro-me que cheguei a encontrar-me com ele em Lisboa, onde tive a oportunidade de lhe dizer que tinha de ter muita força: graças a Deus é uma pessoa muito forte, um miúdo que teve ume enorme coragem e é também por isso que hoje em dia vive uma vida normal.”
E porque nem só de recordações menos felizes se têm de fazer estas linhas… “Também me lembro do seu grande sorriso, do grande companheiro que sempre foi e da importância que teve para a seleção da Bulgária. O Ivaylo era o mais jovem, mas entrou muito bem. Tenho-lhe muito carinho.”
Azar… que não terminava
A história de Iordanov tem ainda mais dois episódios infelizes, mas também de superação. Em 1995, envolve-se num grave acidente de viação que lhe fratura duas vértebras, obrigando a uma longa recuperação sob ‘custódia’ do departamento clínico do Sporting. Já no novo século, foi-lhe retirado um tumor nos intestinos, barreira também ultrapassada.
Hoje, e após a tormenta, é “feliz” – conta –, pois continua a ligado ao futebol, liderando uma escola na Bulgária que tem ligação direta ao clube do coração, o Sporting. “Temos de continuar a trabalhar!”, garante.