Não tinha reparado na existência deste tópico. Apaguem, por favor, o texto que escrevi no tópico da primeira liga.
Toda esta vaga, absolutamente contraditória, de elogios de muitos benfiquistas (seja na imprensa escrita, televisão rádio, ou redes sociais na internet) a Yannick Djaló, encerra um exercício profundamente hipócrita.
Recordo-me perfeitamente dos comentários de quase todo o universo encarnado, na sua esmagadora maioria depreciativos, em torno do ex-atleta do Sporting Clube de Portugal.
Alguns amigos meus, e muitos outros conhecidos, sempre humilharam o jogador.
Aliás, eu próprio, e assumo isso com todas as letras, sempre duvidei da qualidade do Yannick.
Não sou o sportinguista perfeito, nunca assobio os meus jogadores no meu próprio estádio. Isso nunca o fiz, e nunca farei. Mas nunca gostei do Yannick.
Sempre o achei limitado, um jogador que, quanto a mim, sempre fez muito mais parte do problema, do que da solução.
Mas continuando o raciocínio, não deixa de ser irónico que, muitos daqueles que num passado recente o apelidaram de falhado, fraco, jogador com “duas tábuas nos pés”, trapalhão, “tosco”, sem capacidade de recepção da bola, sem qualidade de passe etc…são agora os mesmos que dizem “bela contratação, vai singrar”.
Esta dualidade interpretativa (a besta tornou-se bestial), entronca muito numa lógica de falta de carácter, mesquinhez, e de completa ausência de honestidade intelectual, e que tão bem caracteriza não só a “esfera desportiva nacional”, como sobretudo, o próprio país.
Evidentemente que, é sempre saudável uma rivalidade entre os dois principais emblemas da capital de Portugal, e por conseguinte, entendo e até sou capaz de subscrever (já dando de barato), alguma animosidade que alguns benfiquistas sentem em relação a um dado jogador do Sporting (e vice-versa, claro).
Animosidade essa que, muitas das vezes percorre o nosso espaço cognitivo, de uma maneira muito mais inconsciente do que se possa pensar, à primeira vista.
Isto é, um bom jogador da equipa adversária é muitas das vezes considerado um “jogador que simplesmente satisfaz”, e um jogador mediano, é normalmente considerado medíocre.
Até aqui, mesmo sendo um raciocínio perverso, parece-me mais ou menos aceitável.
Aquilo que considero violentamente desonesto, é constatar que a mesma pessoa que julgava o Yannick, fraco e inconsistente, o entitula agora de “extremo interessante”, ou até brilhante segundo avançado, como já ouvi dizer, sem que o próprio atleta tivesse tempo de melhorar, evoluir.
É que desde o momento em que o jogador saiu de alvalade, até ao dia de hoje, ainda não realizou sequer um minuto em competições oficiais!
Como é que, de repente, se tornou bom jogador?
Não me atrevo a tecer considerações jurídicas relativamente a esta contratação (a novela Nice-Sporting-Benfica), por variadíssimas razões, sendo a principal o facto da minha pessoa não ter qualquer formação superior em Direito Desportivo.
Dito isto, qualquer argumento que eu anexasse a este texto, seria meramente um mecanismo de facciosismo, catalisado pelo meu coração verde e branco.
Curiosamente, e para que fique claro, contrariamente ao sentimento que nutro pelo João Moutinho, (jogador que tinha responsabilidades acrescidas no balneário), ou até mesmo o Suino Sabrosa (que foi ingrato para com a instituição que lhe deu tudo o que tem hoje. Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, o ódio dos sportinguistas a Simão, não se deve apenas ao facto de ter ido para o benfica, mas sim pela ingratidão denunciada em muitas entrevistas), não tenho qualquer “raiva” ao Yannick.
Foi sempre um jogador correcto, aparentemente de trato fácil, e foi inclusivamente muitas vezes, maltratado em alvalade pelos próprios sócios e adeptos.
Teve alguns períodos interessantes, sobretudo em alguns jogos importantes, frente ao benfica e FC Porto, mas foi sempre um jogador com falta de agressividade, garra…e classe.
Um grande desafio para Jorge Jesus
Por muito perverso que possa parecer, a verdade é que eu próprio tenho alguma curiosidade em saber que tipo de evolução terá o Djaló, na Luz.
Admitindo que o Yannick se transforma, e se torna num óptimo jogador, será a prova flagrante da qualidade de Jorge Jesus, enquanto treinador que “tira o máximo de cada jogador”.
Mais, será também a prova, para eu próprio reflectir, que afinal o mal que reina em alvalade, é a conjectura do próprio clube.
Parece que o Sporting, é muitas das vezes, vítima de si próprio.
Alvalade consegue ser um autêntico barril de pólvora.
A situação de Yannick em alvalade, era absolutamente insustentável.
Não faz sentido, assobiar um jogador, e depois “chorar por ele ter ingressado no rival”.
Tenhamos carácter, e vamos assumir de uma vez por todas, as nossas convicções.
Na minha opinião, mesmo que Yannick marque alguns golos pelo benfica (e seguramente que o irá fazer, não apenas porque está inserido num plantel recheado de excelentes jogadores, mas porque tem alguma raiva acumulada de se ter sentido “a mais” no Sporting), penso que o Yannick não será um grande reforço.
Concorrência no Benfica
A extremo, apesar da sua velocidade, ninguém me convence que o Yannick é mehor que Gaitan, ou Nolito.
Em relação ao espanhol, até vejo que Yannick pode ser “útil” em alguns momentos, dado que ninguém do actual plantel tem a mesma capacidade de aceleração. E compreendo que, de alguma maneira com as saídas de Rúben Amorim (que sendo polivalente, actuou muitas vezes a médio direito) e com a polémica em torno de Enzo Péres, benfica necessitava de um outro tipo de solução.
Mas para jogar nas alas (chamem-lhes extremos, médio interiores, médios-alas) penso que Yannick está uns bons furos abaixo do Gaitan, Nolito, e até do próprio Bruno César.
A segundo avançado (Yannick nunca será um homem de área. Não é ponta-de-lança. Nem Jesus cometerá essa perigosa adaptação), Rodrigo é um milhão de vezes, superior ao “fuck-buddy” da Floribela.
Mas para sintetizar, Gaitan e Nolito, são claramente “muito melhores jogadores” (ponto final, parágrafo. Sem discussão sequer).
Dito isto, qualquer introdução de Yannick no onze do benfica, até prova em contrário, mesmo que continuem a ganhar (e continuarão, não só porque têm equipa para isso, mas porque as próprias equipas de arbitragem se encarregaram do resto), e até mesmo que Yannick marque aqui e ali (aliás, como de resto fez no Sporting. Até contra o próprio benfica), será sempre, na minha opinião, um benfica necessariamente mais fraco, ou pelo menos, um benfica menos forte.
Yannick Djaló e a imprensa
Também estarei atento, à eventual mudança de tratamento da imprensa, em relação ao Djaló.
No Sporting, tinha má imprensa, sempre em cima, sempre a desvalorizar, sempre a criticar, sempre a denegrir, sempre…a humilhar não só o jogador, como o próprio Homem até.
Nesse sentido, importa atentar até que ponto o parcial Jornal A’Bola, conseguirá catapultar o floribelo, criando manchetes tendenciosas, que mais não são do que tentativas de valorizar um activo.
Não me chocaria (porque já estou habituado) que, contra todas as expectativas, Yannick começasse a ser (novamente) convocado para a selecção. O que seria escandaloso : o jogador, mesmo que limitado, já teve alguns períodos interessantes e nunca “serviu verdadeiramente para as contas de Portugal”.
Cuidado Varela, és muito melhor, mas se te descuidas…nem sequer ao Euro vais.
E o senhor Paulinho, “melhor amigo” do Vukcevic, nunca nos enganou.
Infelizmente, o Sporting levou, uma vez mais, uma “ferrada” de um rival.
O clima entre os dois rivais já não é muito saudável desde a história da Jaula, e tal como já se previa, na primeira oportunidade, o benfica não vacilou.
Isto serve para dizer que o suposto fair-play, é e será sempre uma grande treta.
Mesmo que do ponto de vista legal, se apure que não existem quaisquer impedimentos, ninguém de bom senso, poderá dizer que esta contratação contribui para um melhor bem-estar, do futebol nacional.
Os comentários políticamente correctos e facciosos, deixamos para os Goberns que esta vida pariu. Eles que embarquem na ideia de que o Yannick é “uma aposta pessoal do Jesus”.
Mas penso que este jogador, não é um jogador suficientemente valioso, e que justifique esta jogada…meramente provocatória.
Antevejo o jornal A’Bola, RTPN e Sic Notícias.
Djaló: aquele que foi assobiado no início da época, levanta troféu no final.
Claro que o Porto também já nos f****** muitas vezes. Não são melhores.
Mas em jeito de desabafo, permitam-me:
Odeio mesmo o benfica. Sou sportinguista por convicção e orgulho. Mas seria na mesma, por exclusão de partes.