Windows 8

Olá amigos.

Criei este tópico para falarmos acerca do novo Sistema Operativo da Microsoft, o Windows 8.

Começo já com uma pergunta. O Instituto que frequento tem uma parceria com a Microsoft que lhe permite oferecer aos alunos o acesso ao software da Microsoft que necessitem para as actividades lectivas e académicas de que necessitem de forma totalmente gratuita. Acontece que já está disponível há mais de um mês para Download o Windows 8 Profissional.

A pergunta que quero fazer, ou melhor as perguntas, são: Compensa-me instalar já o Windows 8? Encontrarei na internet os drivers suficientes para tirar todo o partido do meu PC? O modelo que tenho é um ASUS n61jq. Desde já obrigado.

Pois eu gostava de saber por parte de quem já está mais informado, as vantagens e desvantagens do windows 8 em relação ao windows 7 :great:

a minha opinião sobre o win8? mais ou menos a mesma deste senhor:
http://www.dedoimedo.com/computers/microsoft-saved-by-classic-shell.html

1ª: Já, já, já, eu diria que não. Até porque o SO sai oficialmente no dia 26 de Outubro.

2ª: Encontrarás alguns drivers, mas que ainda estão demasiado “verdes”.

Aconselhava-te a esperares mais um dois meses, até porque como já referi, o 8 ainda não saiu oficialmente, de forma a teres drivers mais maduras, e programas 100% compatíveis. :wink:

Segundo tenho lido, porque ainda não o experimentei, a grande vantagem em relacão ao 7 é a rapidez.

Por outro lado, não vou dizer que é uma desvantagem, mas a interface Metro está a causar muita comichão para quem estava habituado ao menu Iniciar antigo.

o novo interface metro é A desvantagem. e não é só no startmenu, é por exemplo na parvoice das aplicações que apenas funcionam em ecran total, sem os botões habituais (maximize, minimize e close!!!)

enfim, é a coisinha mais… como dizer… mal feita e amanhada que a microsoft alguma vez meteu cá para fora. ::slight_smile:

Mas com isso do Classic Shell dá para usar o Windows como antigamente?

dá, e esconde a patetice do metro. o windows sempre suportou outras shells, que substituiam o explorer (não o explorador de ficheiros, mas a shell que se chamava explorer). este que aparece no link do artigo que meti aqui é apenas um shell alternativo, irão porventura aparecer muitos outros, à medida que as pessoas se vão apercebendo da burrada que o metro é.

em todo o caso, todas as aplicações actualmente existentes funcionam num interface igual ao que existe agora. para funcionarem no ambiente metro têm que ser reescritas (e porque alguém fará isso? boa pergunta, mas a estupidez humana não costuma ter limites, e como prova tens toda a chusma de lampiões que infectam este nosso cantinho à beira mar plantado). o mais incrível é que quando estiveres a correr uma app «metrificada» não vês as outras todas, visto que não tens a taskbar visível!!!

quanto à rapidez não me posso pronunciar ainda, visto que só tenho usado esta «coisa» em máquinas virtuais.

Não sei se percebi bem a pergunta, mas se estás a perguntar se existe maneira nativa de utilizar o menu iniciar antigo, não.

O que poderás fazer é instalar uma aplicação que trás de volta o menu iniciar, embora não seja exatamente igual, então a nível de pesquisas dizem que está muito fraco.

http://windows.about.com/od/windowsosversions/a/Which-Version-Of-Windows-8-Is-Right-For-You.htm

Tenho testado no portátil o pre-release, que tinha o vista e é da noite para o dia.

Não creio que tenha muitas vantagens numa torre normal versus o 7.

tou com um feeling que o windows 8 vai ser um fail… ::slight_smile:

Pergunta: O que acham que a microsoft deveria/poderia melhorar em comparação com o 7? Gostava de ouvir opiniões :mrgreen:

Acho que a tua avaliação não é muito justa.

Existem agora dois tipos de aplicações Windows:

• As aplicações tradicionais, que correm no Desktop com esses botões habituais que falaste, optimizadas para correrem com rato, teclado, janelas e etc. Tudo isso continua a existir.

• E as novas aplicações, inicialmente chamadas de Metro Apps, que estão preparadas para interacções touch, seguem um paradigma e uma linguagem visual que já ganhou inúmeros prémios de usabilidade e design, e que correm num conjunto alargado de devices - desktops, laptops, slates, tablets, com processadores x86, x64 ou ARM.

O modelo tradicional das janelas não resulta num ambiente touch - se não tens um device touch podes não ver grande valor nas apps metro mas quando saírem os tablets com o windows 8 vais perceber melhor porque as coisas foram desenhadas assim. De qualquer forma continuas a ter praticamente tudo o que já tinhas anteriormente.

sealight, eu trabalho com windows desde a versão 2.0. e desde a versão 3.1 em ambiente empresarial. e digo-te que esta patetice pode ter ganho os prémios que tenha ganho, mas para ambiente empresarial não serve. isto é como voltar aos tempos do ms-dos, só que com um interface mais «pi-pi».

mas alguém num escritório trabalha com ambiente touch? mas isto faz algum sentido?
mas faz algum sentido teres as aplicações todos «ao molho» no menu de aplicações?
faz algum sentido teres por exemplo 3 aplicações abertas, e quando estás no modo desktop veres as três na taskbar, e ao carregares numa delas, a taskbar desaparecer, bem como toda e qualquer indicação de quais aplicações tens a correr?
faz algum sentido teres duas versões do ie?

nada neste ambiente metro faz sentido em desktops/laptops. isto só faz sentido (para quem gosta evidentemente) em ambientes tipicamente monoaplicação (telemóveis e tablets).

e bem podes continuar a bater na tecla dos prémios que isto já ganhou, porque como deves saber e bem, prémios são como as opiniões, cada um tem a sua e dá-a quem muito bem entender. não te deixes levar pelo marketing duma empresa que sempre necessitou dele para fazer valer os seus produtos inferiores. do marketing e da posição monopolista que conquistou à custa da pirataria do seu software.

mas se desconsideras a minha opinião, o que achas da deste senhor (que suponho saibas quem seja)?
http://www.paulallen.com/TemplateGeneric.aspx?contentId=21

Sabes o que foi dito quando se introduziu uma coisa chamada de “rato” no mundo empresarial?
De qualquer forma ninguém te obriga a ter/usar um ambiente touch - as especificações obrigam as apps a funcionarem integralmente só com rato e teclado.

Concordo contigo - tens grupos mas não tens hierarquia. Isso devia ser revisto pela Microsoft. Ainda assim existem algumas tools que podes usar em substituição do start menu, mas já são hacks.

Não entendi. Se essas 3 apps forem apps tradicionais a taskbar não desaparece.

O IE tradicional não é muito user friendly para usar em touch, ao IE metro faltam-lhe muitas features do IE desktop - assim não perdes nada.

Talvez… mas a distinção entre desktops/laptops e tablets está a esbater-se. Podes ter um híbrido onde trabalhas como um laptop e no fim do dia em casa o usas como um tablet. Um só device, um só OS, tipos de utilização distintas.

OK, mas pelo menos é preciso dar o mérito que estão a tentar inovar e não se limitam a copiar o que outros já fizeram (como o android vs iOs), quer se goste ou não o “Metro” está bem pensado (para um determinado tipo de utilização, acedo).

Esse senhor diz o seguinte na sua conclusão:
"Touch seems a natural progression in the evolution of operating systems, and I’m confident that Windows 8 offers the best of legacy Windows features with an eye toward a very promising future. "

Eu pessoalmente concordo.

esse senhor (um dos co-fundadores da ms, melhor seria que ele atacasse a sério a ms) afirma para quem queira ler que o combinar (baralhar seria o nome mais correcto) os dois ambientes num mesmo produto é errado. e é errado.
porque raio a ms não permite que tu escolhas ou um, ou outro? porque razão mais uma vez a ms vem abusar do seu monopólio para obrigar as pessoas a usarem algo que claramente não precisam, é improdutivo, confuso e com uma curva de aprendizagem de todo inadequada. e tudo isto para nem sequer ter vantagem. sim, porque um ambiente monoaplicação não trás vantagem nenhuma às empresas.

e, já agora, gostava de saber o que se dizia quando apareceram os ambientes gráficos com rato. porque se bem me lembro, o que os clientes me perguntavam era quando é que íamos ter versões das aplicações em ambiente gráfico. e muito já usavam rato, tanto nas nossas aplicações feitas em clipper, como no ws e no 4pro.

e já agora, a título de curiosidade, está a ver os programadores a escreverem código num tablet? uma secretária a escrever cartas e memorandos? ou seja lá quem for que precise de escrever mais do que duas ou três linhas de texto? :rotfl:

Resumindo, mantenham o Win 7 e só quando sair a 1ª Serviçe pack com algumas coisas Já reformuladas é que provavelmente valerá a pena instalar o 8. A mim enquanto o 7 der fico com ele, provavelmente o 8 irá ser mais um SO tipo Vista.

O Metro pode ser útil para novos portáteis com touch screen e para Tablet.

Boas malta, eu tenho andado um pouco curioso com este novo Windows, usei uma versão beta no meu portatil e sinceramente não tinha muitas queixas, acho que o metro é so mais uma coisa para nos habituarmos, as poucas “apps” que corri respondiam bem ao teclado e rato.

De resto achei o boot extremamente rápido, e achei que as operaçoes como paste de ficheiros grandes eram mais rápidas… o que eu queria saber neste momento é:

Este windows tem alguma evolução em concreto na performance?

As drivers de hardware estão capazes?

Ainda não o experimentei mas, se a tendência se mantiver, o Windows8 será mau. Isto porque, sempre que a Microsoft procura fazer uma grande inovação nos sistemas operativos, a primeira tentativa sai furada e a só a segunda (que é um upgrade da primeira) corre bem. Os Windows 98, Xp e 7 (que na minha opinião são os mais bem conseguidos), são todos um upgrade dos falhanços anteriores (95, Millenium e Vista).

No portátil com Vista foi da noite para o dia.

Já no HTPC que tinha o 7, não notei grandes diferenças. Até retornei ao 7.