[WC 2006]Portugal vs Inglaterra

Acho que toda a gente tem nocao dos tamanho do ego ingles, principalmente (ate diria quase unicamente pois sao boa gente se bem que muito diferentes de nos!) quando chega ao desporto - melhores do mundo a tudo e mais alguma coisa - “jogador a jogador, ninguem tem equipa melhor que a nossa”).

Vivo em Londres ha quase 6 anos e talvez porque goste de sociologia (e futebol!) sempre achei interessante o facto de todos os estrangeiros (pelo menos os que conheco) serem contra a equipa inglesa (o que causa muita estranheza entre a imprensa de Sua Magestade, principalmente o “odio” escoces ou gales que segundo eles, sao parte do Imperio, ups, do Reino Unido!). Desde o jogo de Portugal com os holandeses, e muito facil explicar este “desdem” pela imprensa inglesa e que reflecte na equipa de futebol:

BBC, Domingo a noite

  • esfregavam aos maos de contentes pelas expulsoes (normal)
  • diziam, sorrindo, que Figo e Ronaldo tmb deveriam ficar de fora (normal talvez mas um pouco estranho para quem diz que nao ha equipa suficiente poderosa para os bater num dia bom…entao porque a felicidade?com certeza nao precisam de favores! Alias, por aqui todos os jornais (ate o Sun na capa, ao que parece) diziam coisas horriveis do Figo a dizer que se ele jogar e uma vergonha, blah blah blah)
  • mais contentes ainda porque os portugueses estavam todos amarelados e com certeza nao iriam querer levar outro neste jogo.
  • falavam ja do Brasil como proximo adversario (nao que eu goste dos espanhois mas nao se estao a esquecer de qualquer coisa? Para nao falar de franceses e ganeses!!) e da vinganca de 2002, quando perderam com os brasucas- era importante nao perder jogadores por expulsao ou lesao contra Portugal diziam eles.
  • finalmente, porque o nosso meio campo esta tao “fraco” sem o Deco e o Costinha, talvez Erickson pudesse dar umas oportunidades a um jogador ou outro - importante descansar Gerrard (nao jogar os 90 minutos)

E justo dizer que a maioria destas notas vieram de comentadores independentes que estao a acompanhar o Mundial na BBC. Tem sido ate uma grande cobertura (que bem esta o Leonardo, ex-campeao do mundo!!) mas talvez porque agora Portugal vai jogar contra a Inglaterra so consigo gritar asneiras para a televisao.

Como um aparte, acrescento que ontem fizeram uma analise a nossa defesa, que consideraram fraca (Ricardo e “somewhat lucky”), principalmente o Nuno Valente (mostraram as fintas do Van Persie…).
Do meio campo para a frente realcaram Maniche e Simao. Figo? nepia. Nao lhe tem muito respeito, va se la saber porque.

Fiquei contente com a vitoria sobre a Holanda e se ficarmos por aqui, paciencia, aplaudo a nossa equipa. Mas dava o meu dedo mindinho :slight_smile: para nao ter de ver os ingleses festejar. Nem mesmo durante o espaco de tempo entre o jogo com Portugal e a meia final…

(desculpem pela falta de acentos!!)

Depois do que vi no Domingo, sinto que esse grupo de trabalho consegue ganhar a qualquer selecção do mundo. Estou calmo.

Também acho, MadeiraLion.

Com todo o respeito que qualquer Seleccao merece.

Eu confio no onze que Scolari escolher para ganhar este duelo.
Mais uma vez eu espero que Portugal mostre aos craques,que tem equipa para se bater com qualquer uma outra.

Forca Portugal!
Vamos ganhar!

Depois do que vi no Domingo, sinto que esse grupo de trabalho consegue ganhar a qualquer selecção do mundo. Estou calmo.

Subscrevo

E ainda digo mais, depois do que vi no Domingo, (e a conferência de imprensa ontem do Pauleta é mais um reflexo da mentalidade que vai naquele grupo), passei a considerar a nossa selecção como o principal candidato a campeão do Mundo. (pronto, vá, riam-se lá e desanquem-me à vontade…)

Apesar de todas as nossas capacidades e de todos os elogios, justos diga-se, ao nosso grupo de trabalho, convençam-se que não é por serem muito unidos e amigos que vão vencer a Inglaterra.

A dificuldade cada vez é maior, a Inglaterra não é pêra doce e temos que ter paciência e muita inteligência a jogar contra eles. Não vai ser nada fácil, mas acredito piamente, que temos argumentos para nos batermos de igual para igual com eles.

Só espero é que a nossa defesa esteja em dia sim, assim como o Ricardo. Lamento mesmo muito a ausência do Deco, pois era um jogador que acho que iria despontar neste jogo, mas pronto, que o substituto esteja à altura dos acontecimentos.

Mas num campeonato do Mundo, onde a qualidade está lá … se um grupo for forte e coeso, com sacrificio e união dentro de campo, parte-se e muito em vantagem em relação ao adversário.

Coisa que não houve no Coreia/Japão por exemplo.
Eu depois de todo o sacrificio que vi no nosso último jogo, só posso estar confiante e acreditar, não me esquecendo que do outro lado está qualidade e perigo eminente, mas num Mundial está sempre, caso contrário não estariam no Mundial.

Mas num campeonato do Mundo, onde a qualidade está lá ... se um grupo for forte e coeso, com sacrificio e união dentro de campo, parte-se e muito em vantagem em relação ao adversário.

Coisa que não houve no Coreia/Japão por exemplo.
Eu depois de todo o sacrificio que vi no nosso último jogo, só posso estar confiante e acreditar, não me esquecendo que do outro lado está qualidade e perigo eminente, mas num Mundial está sempre, caso contrário não estariam no Mundial.

Sim Carlos não o nego obviamente, mas a questão é que é preciso sempre mais do que isso. Agora, obviamente também acredito que temos argumentos mais do que suficientes para os vencer. Esperemos que se torne num belíssimo sábado!

Não se esqueçam é que Sábado o SPORTING faz 100 anos, algo que só vamos ver e viver uma vez na vida :stuck_out_tongue:

Não se esqueçam é que Sábado o SPORTING faz 100 anos, algo que só vamos ver e viver uma vez na vida :P

É a nossa prenda de anos! :smiley:

O Scolari é impressionante… Repararam no Pauleta ontem? “Não temos medo de ninguém”, “Vejam a nossa história”, “Até o Brasil nos tenta pressionar”… Incrível, como umas declarações do Pauleta inventadas, uma subestimação da imprensa britânica e todas as acusações de falta de fair-play, possibilitaram que o Felipão motivasse os jogadores como quem motiva soldados-“Tratam-nos como merda, vamos ver quem é a merda”.
Os ingleses já perceberam a asneira que fizeram. O Erikson já elogiou a lealdade dos nossos atletas, o Beckham já disse que o Scolari é dos melhores treinadores do mundo e até o “The Sun” já trouxe à baila a aliança entre portugueses e ingleses, forjada no séc. XIV e a mais antiga da Europa…
Acho que já é tarde demais, pela postura do Pauleta na conferência de imprensa percebe-se que o Sargentão já tem os recrutas em modo combate, e prontos para comer os bifes (salvo seja).

in Record

Scolari é hoje acusado pela imprensa inglesa de estar a criar uma "mania de perseguição" nos jogadores portugueses, comportamento inserido numa estratégia para os motivar para o encontro de sábado.

Os jornalistas ingleses devolveram as críticas, visando o treinador brasileiro, na sequência da conferência de imprensa de ontem em que Pauleta afirmou que não admitia faltas de respeitos para com Portugal ou qualquer jogador da Selecção Nacional.

"O ponto até onde Scolari está disposto a ir para motivar os seus jogadores ficou ontem (quarta-feira) claro quando o treinador começou a promover uma mania de perseguição na sua equipa", diz o The Guardian.

O jornal considera “injustificadas” as críticas dos portugueses e diz que elas só foram feitas porque o seleccionador “está claramente a manipular o orgulho que os jogadores têm pelo seu país”, porque é "um especialista em criar espírito de equipa e está consciente que a sua equipa enfraquecida vai necessitar dessa qualidade no jogo contra a Inglaterra".

O The Times, outro jornal de referência, foi ainda mais longe classificando as acusações do assessor de imprensa da federação portuguesa como “hilariantes”.

“As relações anglo-portuguesas caíram a pique para níveis nunca vistos desde as rivalidades coloniais do século passado”, diz o correspondente do diário, que está a acompanhar o adversário da selecção inglesa.

O jornal usa ainda a mesma expressão do Guardian para explicar as críticas feitas à imprensa do seu país, considerando que Scolari está deliberadamente a criar uma “mania de perseguição” na selecção portuguesa.
“Até agora a contribuição de Portugal para este torneio é de facto merecedora de respeito, mas a sua mania de perseguição parece um sinal de fraqueza, mesmo que depois possa ser transformado numa fonte de força”, refere o Guardian.

“É Portugal contra o resto do mundo”, acrescenta o jornalista numa forma mais irónica, para logo dizer que a equipa portuguesa “deixou dolorosamente claro que os ingleses são o inimigo e que não devem merecer confiança”.

Já o tablóide Sun, que esteve no centro da polémica de ontem por ter publicado uma suposta entrevista a Pauleta que o jogador nega ter existido, na edição de hoje ignora completamente o tema.
O diário não relata as declarações feitas pelos jogadores portugueses, mas noticia que Carlos Queiroz terá sido “encarregado de convencer Cristiano Ronaldo a ficar em Old Trafford”.

Outro tablóide de grande circulação, o The Mirror, aproveita as declarações de Pauleta na conferência de imprensa para pôr em letras gordas no título: “Tu não me assustas, Inglaterra”.
A conferência de imprensa do seleccionador inglês, Sven-Goran Eriksson, merece o destaque de todos os diários, mas nenhum transcreve as palavras de elogio do treinador relativas a Portugal.

Espero que portugal obrigue estas abeculas a engolir as palavras. :evil:

Só não vê quem não quer ver. Scolari revolucionou completamente a mentalidade da Selecção. Dos jogadores e do povo português. Como hoje li o Nuno Rogeiro, mais vale uma pessoa com ideias fixas do que sem ideias. E também concordo em absoluto que Scolari é um “monstro” na linha lateral. Quem olha para ele de lá de dentro vê um mestre, um pai e um general. Tudo o que nunca nenhum selecionador de Portugal foi.

Só não vê quem não quer ver. Scolari revolucionou completamente a mentalidade da Selecção. Dos jogadores e do povo português. Como hoje li o Nuno Rogeiro, mais vale uma pessoa com ideias fixas do que sem ideias. E também concordo em absoluto que Scolari é um "monstro" na linha lateral. Quem olha para ele de lá de dentro vê um mestre, um pai e um general. Tudo o que nunca nenhum selecionador de Portugal foi.

Caso amanhã Portugal perca com a Inglaterra já vais ouvir das boas.

Só não vê quem não quer ver. Scolari revolucionou completamente a mentalidade da Selecção. Dos jogadores e do povo português. Como hoje li o Nuno Rogeiro, mais vale uma pessoa com ideias fixas do que sem ideias. E também concordo em absoluto que Scolari é um "monstro" na linha lateral. Quem olha para ele de lá de dentro vê um mestre, um pai e um general. Tudo o que nunca nenhum selecionador de Portugal foi.

Caso amanhã Portugal perca com a Inglaterra já vais ouvir das boas.

CAF,

Tenho a certeza que mesmo que Portugal perca só na final, há aí abutres em linha de espera para se agarrarem ao que poderem. O que eles ainda não perceberam (os mais espertos tipo MST já…) é que o homem é acarinhado pelo povo e já entrou para a História do futebol português, e que quanto mais insistirem na atitude mesquinha e serviçal que têm mantido (sabe-se lá já em nome do quê…), mais se vão queimar. Se até já conseguiram criticar o homem por cantar o hino de Portugal… :roll:

Ah Leoa, quanto ao Figo, quem desdenha quer comprar. :slight_smile:

Espero que Portugal ganhe para poder festejar o mais possível. :wink:

Só não vê quem não quer ver. Scolari revolucionou completamente a mentalidade da Selecção. Dos jogadores e do povo português. Como hoje li o Nuno Rogeiro, mais vale uma pessoa com ideias fixas do que sem ideias. E também concordo em absoluto que Scolari é um "monstro" na linha lateral. Quem olha para ele de lá de dentro vê um mestre, um pai e um general. Tudo o que nunca nenhum selecionador de Portugal foi.

Caso amanhã Portugal perca com a Inglaterra já vais ouvir das boas.

CAF,

Tenho a certeza que mesmo que Portugal perca só na final, há aí abutres em linha de espera para se agarrarem ao que poderem. O que eles ainda não perceberam (os mais espertos tipo MST já…) é que o homem é acarinhado pelo povo e já entrou para a História do futebol português, e que quanto mais insistirem na atitude mesquinha e serviçal que têm mantido (sabe-se lá já em nome do quê…), mais se vão queimar. Se até já conseguiram criticar o homem por cantar o hino de Portugal… :roll:

Ora nem mais. :wink:

Nestas coisas não gosto de me esconder.
Assumo por inteiro, a minha antipatia pela personagem, a minha idéia de que ele é um flop como treinador e que, realmente, o único mérito que lhe reconheço foi reunir à sua volta um conjunto de futebolistas, uns mais talentosos que outros, que o veneram com alguma carga de razão. É que se não fosse ele, jamais poriam os pés num campeonato do mundo.
Posso, até, fazer passar a imagem de que afinal, Portugal é que tem andado com o Luis Filipe Scolari aos ombros, nomeadamente o talento das poucas apostas de jovens que ousou fazer, como C.Ronaldo e Deco, apreciação que, dada a sua subjectividade, tem tanta legitimidade como o contrário.

O problema das pessoas é que, desonestamente ou não, os únicos nomes que colocam como comparação com este brasileiro - homem de armas sem dúvida - são a das mediocridades nacional-porreiristas de Oliveirinhas, Coelhos, Tonis, e, o melhor de todos, Queirós.
Se calhar, seria de bom tom colocar a tónica nos seguintes pontos?

  1. Porque não havia tido, até à data da entrada de Scolari, a equipa portuguesa um técnico de gabarito?
  2. Porque se mantém um invertebrado acéfalo como Madaíl em funções após o desaire da Coreia, tendo caído na desgraça todo o elenco federativo vigente à altura?

Realmente, patego que nunca viu avião deslumbra-se com o balão.

Quanto ao desempenho da selecção, o que tenho visto de todos os comentadores internacionais é a tónica posta na capacidade de luta e no grupo coeso construído por Scolari, nunca tendo sido referido o futebol bonito e enleante praticado pq isso simplesmente não está ao alcance desta selecção, digo eu. Ou, por outras palavras, não está ao alcance dos conhecimentos deste treinador.
Podem dizer que outras selecções com futebol mais bonito já fizeram as malas e foram com os cães. Pois é verdade, o problema é a tal subjectividade das equipas que tiveram de defrontar. A Suiça, por exemplo, sem sofrer um único golo, nem uma única derrota, foi eliminada.
Coisas da vida!

Agora, as inteligências reduzidas que costumam fazer associações empíricas fenomenais, tais como confundirem a crítica ao seleccionador com animosidade contra Portugal, têm todo o terreno à frente para lançarem as atoardas que quiserem.

A única coisa que desejo amanhã, é que possa estar totalmente rodeado de pró-Scolaris com a baioneta em punho. :twisted:
Pela selecção hip hip!

Nestas coisas não gosto de me esconder. Assumo por inteiro, a minha antipatia pela personagem, a minha idéia de que ele é um flop como treinador e que, realmente, o único mérito que lhe reconheço foi reunir à sua volta um conjunto de futebolistas, uns mais talentosos que outros, que o veneram com alguma carga de razão. É que se não fosse ele, jamais poriam os pés num campeonato do mundo. Posso, até, fazer passar a imagem de que afinal, Portugal é que tem andado com o Luis Filipe Scolari aos ombros, nomeadamente o talento das poucas apostas de jovens que ousou fazer, como C.Ronaldo e Deco, apreciação que, dada a sua subjectividade, tem tanta legitimidade como o contrário.

O problema das pessoas é que, desonestamente ou não, os únicos nomes que colocam como comparação com este brasileiro - homem de armas sem dúvida - são a das mediocridades nacional-porreiristas de Oliveirinhas, Coelhos, Tonis, e, o melhor de todos, Queirós.
Se calhar, seria de bom tom colocar a tónica nos seguintes pontos?

  1. Porque não havia tido, até à data da entrada de Scolari, a equipa portuguesa um técnico de gabarito?
  2. Porque se mantém um invertebrado acéfalo como Madaíl em funções após o desaire da Coreia, tendo caído na desgraça todo o elenco federativo vigente à altura?

Realmente, patego que nunca viu avião deslumbra-se com o balão.

Quanto ao desempenho da selecção, o que tenho visto de todos os comentadores internacionais é a tónica posta na capacidade de luta e no grupo coeso construído por Scolari, nunca tendo sido referido o futebol bonito e enleante praticado pq isso simplesmente não está ao alcance desta selecção, digo eu. Ou, por outras palavras, não está ao alcance dos conhecimentos deste treinador.
Podem dizer que outras selecções com futebol mais bonito já fizeram as malas e foram com os cães. Pois é verdade, o problema é a tal subjectividade das equipas que tiveram de defrontar. A Suiça, por exemplo, sem sofrer um único golo, nem uma única derrota, foi eliminada.
Coisas da vida!

Agora, as inteligências reduzidas que costumam fazer associações empíricas fenomenais, tais como confundirem a crítica ao seleccionador com animosidade contra Portugal, têm todo o terreno à frente para lançarem as atoardas que quiserem.

A única coisa que desejo amanhã, é que possa estar totalmente rodeado de pró-Scolaris com a baioneta em punho. :twisted:
Pela selecção hip hip!

Concordo em absoluto contigo, mas …

Um treinador para ser completo tem de ser bom tecnicamente e psicologicamente.
Não sei se o Scolari será bom tecnicamente, e aqui concordo ctg … eu pessoalmente não lhe vejo nenhum mérito neste aspecto, mas no resto ele é excelente.

A Forma como ganha um jogador como o Ricardo deixando-o marcar o penalti no euro. A forma como ganha um jogador como o Ronaldo no jogo com o Irão, em que depois de lhe dar um berro por ele andar a brincar, lhe dá a hipotese de marcar o penalti. Isso para mim é de um treinador que sabe trabalhar homens, e isso é importante!

Na questão tecnica, não sei até que ponto um treinador de selecção consegue fazer jogadores evoluirem neste campo … não deve ser fácil. O pouco tempo que tem para trabalhar jogadores, serve essencialmente para os observar e depois poder jogar com essas caracteristicas. Não me parece que ele consiga em pouco tempo implementar mecanismos e tecnicas elaboradas na selecção.

O problema é que até hoje nunca tivemos nenhum melhor na selecção. E neste fase do campeonato estar a criticar alguem que é o melhor que já tivemos, e é o unico que com ou sem condições nos levou a sonhar um pouco mais alto, penso que é no minimo passar a linha.

Obvio que gostaria de ter um treinador que para além de fazer o que o Scolari faz, conseguisse fazer mais ainda … mas teremos capacidade de o ter ? Os que lá estão saveriam escolher um treinador assim ? existirá um treinador assim com vontade de treinar Portugal ? Isso importa e é relevante!

...

(1)
O problema é que até hoje nunca tivemos nenhum melhor na selecção. E neste fase do campeonato estar a criticar alguem que é o melhor que já tivemos, e é o unico que com ou sem condições nos levou a sonhar um pouco mais alto, penso que é no minimo passar a linha.

(2)
Obvio que gostaria de ter um treinador que para além de fazer o que o Scolari faz, conseguisse fazer mais ainda … mas teremos capacidade de o ter ? Os que lá estão saveriam escolher um treinador assim ? existirá um treinador assim com vontade de treinar Portugal ? Isso importa e é relevante!

Resposta a (1)

Como deves estar lembrado, a minha crítica a Scolari é como a fama do Constantino, já vem de longe e incide sobre matérias que não têm a ver propriamente com a liderança de grupos e o “coaching” mas sim com a sagacidade de tomar opções de campo, cultura táctica e riqueza de soluções. Devo dizer por questão de rigor, que o homem até reforçou a impressão que eu tinha no capítulo do “coaching” e liderança, não tanto nos restantes, o que levou à suavização das minhas críticas nesta fase.
Se respondi neste tom é pq há aqui meninos que querem fazer crer a todo o custo que os que não gostam de Scolari estão emboscados atrás do arbusto à espera da escorregadela de Portugal, misturando alhos com bugalhos. Pela parte que me toca estou sempre pronto a defender as minhas posições, independentemente dos momentos serem favoráveis ou não, sem abdicar do direito que me assiste de mudar de opinião se houver razões legítimas que me convençam de que estou errado.

Resposta a (2)

“Temos capacidade para o ter”? Mas tu não sabes que Scolari é o treinador de selecções mais bem pago do mundo? Qual é a tua dúvida? Na capacidade financeira da Federação, que ousa pagar a obscenidade de mais de 35 mil contos a Scolari mas levou até às últimas instâncias a recusa de pagar a indemnização à família do Rui? Ou na capacidade de convencer algum treinador de gabarito que tenha que coabitar com a figura medíocre de Madaíl e a sua triste participação nas confusões do futebol português?