Acho que toda a gente tem nocao dos tamanho do ego ingles, principalmente (ate diria quase unicamente pois sao boa gente se bem que muito diferentes de nos!) quando chega ao desporto - melhores do mundo a tudo e mais alguma coisa - “jogador a jogador, ninguem tem equipa melhor que a nossa”).
Vivo em Londres ha quase 6 anos e talvez porque goste de sociologia (e futebol!) sempre achei interessante o facto de todos os estrangeiros (pelo menos os que conheco) serem contra a equipa inglesa (o que causa muita estranheza entre a imprensa de Sua Magestade, principalmente o “odio” escoces ou gales que segundo eles, sao parte do Imperio, ups, do Reino Unido!). Desde o jogo de Portugal com os holandeses, e muito facil explicar este “desdem” pela imprensa inglesa e que reflecte na equipa de futebol:
BBC, Domingo a noite
- esfregavam aos maos de contentes pelas expulsoes (normal)
- diziam, sorrindo, que Figo e Ronaldo tmb deveriam ficar de fora (normal talvez mas um pouco estranho para quem diz que nao ha equipa suficiente poderosa para os bater num dia bom…entao porque a felicidade?com certeza nao precisam de favores! Alias, por aqui todos os jornais (ate o Sun na capa, ao que parece) diziam coisas horriveis do Figo a dizer que se ele jogar e uma vergonha, blah blah blah)
- mais contentes ainda porque os portugueses estavam todos amarelados e com certeza nao iriam querer levar outro neste jogo.
- falavam ja do Brasil como proximo adversario (nao que eu goste dos espanhois mas nao se estao a esquecer de qualquer coisa? Para nao falar de franceses e ganeses!!) e da vinganca de 2002, quando perderam com os brasucas- era importante nao perder jogadores por expulsao ou lesao contra Portugal diziam eles.
- finalmente, porque o nosso meio campo esta tao “fraco” sem o Deco e o Costinha, talvez Erickson pudesse dar umas oportunidades a um jogador ou outro - importante descansar Gerrard (nao jogar os 90 minutos)
E justo dizer que a maioria destas notas vieram de comentadores independentes que estao a acompanhar o Mundial na BBC. Tem sido ate uma grande cobertura (que bem esta o Leonardo, ex-campeao do mundo!!) mas talvez porque agora Portugal vai jogar contra a Inglaterra so consigo gritar asneiras para a televisao.
Como um aparte, acrescento que ontem fizeram uma analise a nossa defesa, que consideraram fraca (Ricardo e “somewhat lucky”), principalmente o Nuno Valente (mostraram as fintas do Van Persie…).
Do meio campo para a frente realcaram Maniche e Simao. Figo? nepia. Nao lhe tem muito respeito, va se la saber porque.
Fiquei contente com a vitoria sobre a Holanda e se ficarmos por aqui, paciencia, aplaudo a nossa equipa. Mas dava o meu dedo mindinho para nao ter de ver os ingleses festejar. Nem mesmo durante o espaco de tempo entre o jogo com Portugal e a meia final…
(desculpem pela falta de acentos!!)