O Scolari como todos os treinadores comete erros, mas no geral até tenho a ideia de que ele também é bastante sagaz no banco e esclarecido tacticamente. De resto o seu currículo diz tudo.
Se me dissessem que ele é um bronco e muitas vezes fala de barriga cheia, eu aceitava, daí para a frente podem não gostar, mas argumentos sustentados para criticá-lo, não estou a vê-los
O Scolari como todos os treinadores comete erros, mas no geral até tenho a ideia de que ele também é bastante sagaz no banco e esclarecido tacticamente. De resto o seu currículo diz tudo.
Se me dissessem que ele é um bronco e muitas vezes fala de barriga cheia, eu aceitava, daí para a frente podem não gostar, mas argumentos sustentados para criticá-lo, não estou a vê-los
O seu curriculo diz tudo??? Ah ah essa é realmente notável.
Um curriculum tão vasto que levar uma selecção aos quartos de final de um campeonato é o seu 3º feito mais importante, segundo as suas próprias palavras. Very impressive indeed!!!
Um curriculum tão vasto que levar uma selecção aos quartos de final de um campeonato é o seu 3º feito mais importante, segundo as suas próprias palavras. Very impressive indeed!!!
A nivel de selecções foi.
Agora a nivel de clubes:
Duas Taças dos Libertadores da América (Grémio, 1995 e Palmeiras, 1999)
Recopa Sul-Americana (Grémio, 1996)
Taça Mercosul (Palmeiras, 1998).
Campeão nacional (Grémio, 1996)
Três Copas do Brasil (Criciúma, 1991; Grémio, 1994; Palmeiras, 1998)
Tri-campeão estadual gaúcho (Grémio, 1987, 1995, 1996)
Campeão do estadual de Alagoas (CSA, 1982)
Torneio Rio-São Paulo (Palmeiras, 2000)
Taça Sul -Minas (Cruzeiro, 2001)
Taça do Golfo (Selecção do Kuwait, 1990)
Taça Salmiya (Al Qadsia, 1989)
Taça do Emir (Al Qadsia, 1990)
E final perdida (extinta Taça Toyota ) em 1995 pelo Grémio contra o Ajax e em 1999 pelo Palmeiras contra o MU
Realmente Juba não tem mesmo nada de impressionante. Nothing indeed
"Temos capacidade para o ter"? Mas tu não sabes que Scolari é o treinador de selecções mais bem pago do mundo? Qual é a tua dúvida? Na capacidade financeira da Federação, que ousa pagar a obscenidade de mais de 35 mil contos a Scolari mas levou até às últimas instâncias a recusa de pagar a indemnização à família do Rui? Ou na capacidade de convencer algum treinador de gabarito que tenha que coabitar com a figura medíocre de Madaíl e a sua triste participação nas confusões do futebol português?
Mentira. Basta olhar o Erikson. Que ganha bem + que o Scolari.
"Temos capacidade para o ter"? Mas tu não sabes que Scolari é o treinador de selecções mais bem pago do mundo? Qual é a tua dúvida? Na capacidade financeira da Federação, que ousa pagar a obscenidade de mais de 35 mil contos a Scolari mas levou até às últimas instâncias a recusa de pagar a indemnização à família do Rui? Ou na capacidade de convencer algum treinador de gabarito que tenha que coabitar com a figura medíocre de Madaíl e a sua triste participação nas confusões do futebol português?
Diz-me lá tu oh prescrutador de contas bancárias quanto ganha o Eriksson? Ou foi ele que te disse?
E ao dizeres “basta olhar para…” isso quer dizer que arranjas exemplos ao pontapé de treinadores que ganham mais do que Scolari?
Além de que o ponto fulcral da minha resposta ao Avantix não é exactamente discutir se o Scolari ganha mais 2 ou 3 mil do que fulano ou sicrano, mas tão somente contestar a afirmação de que a Federação não tem poderio financeiro para ter um treinador “conceituado”! Claro que tem.
Agora a nivel de clubes:
E final perdida (extinta Taça Toyota ) em 1995 pelo Grémio contra o Ajax e em 1999 pelo Palmeiras contra o MU
Ui, impressive à brava. Então essa tacitas das arábias, dos torneios e dos estaduais são do caraças!! Afinal, até acho que o próprio Scolari é bem mais realista em relação ao seu CV qd afirmou que esta classificação para os quartos é o seu 3º maior feito como treinador!!
Por acaso ainda é o actual técnico Campeão do Mundo.
Caro Juba,
acho que todos têm o direito de criticar o Scolari pela forma que põe, ou não põe as equipas a jogar, mas uma coisa que não se pode contestar é o seu CV. Não sei em que contexto ele referiu a frase que citas, mas não me custa acreditar que esteja a referir-se apenas a selecções (1º-Camp. Mundial Brasil; 2º- Vice Campeão Europeu Portugal; 3º Qf Mundial Portugal). É que a nível de clubes acho que é de facto bastante positivo, e até tenho ideia que faltam alguns títulos quando treinou o Cruzeiro.
O problema é que cada vez mais o ‘futebol bonito’ apesar de toda a publicidade à sua volta, cada vez mais está a dar lugar ao pragmatismo, ao jogo para resultados, com consequências directas na qualidade do futebol que se vai praticando por todo o lado. A única excepção que eu vejo a esta regra é o Barcelona, que quanto a mim ainda se preocupa um pouco com o já esquecido futebol-espéctaculo.
Acho que existem várias razões para o empobrecimento cada vez maior dos espéctaculos de futebol, mas nesta altura aponto o dedo aos responsáveis mundiais pelo futebol, FIFA e International Board, que com a sua teimosia, não conseguem perceberque aos poucos estão a matar o futebol ao não fazerem alterações profundas às regras do futebol.
Este é um assunto ao qual voltarei, no fim do Mundial, com mais tempo, porque será importante tentar perceber, no balanço final do mundial, porque é que apesar te todas as excelentes condições, este é o pior mundial de todos os tempos, ao contrário do que pensa o ilustre presidente da FIFA, Joseph Blatter.
Agora a nivel de clubes:
Ui, impressive à brava. Então essa tacitas das arábias, dos torneios e dos estaduais são do caraças!! Afinal, até acho que o próprio Scolari é bem mais realista em relação ao seu CV qd afirmou que esta classificação para os quartos é o seu 3º maior feito como treinador!!
Isto de depreciar o que se ganha é de uma arrogancia impressionante.
Mas pronto, se ganhar umas tacinhas num dos campeonatos mais competitivos do mundo, se soubesses com que competetividade se jogam essas “tacinhas” ficarias deveras surpreendido.
Já agora dás mais mérito a um treinador que treina num campeonato onde o nivel das equipas é muito igual, ou a um Mourinho, onde tem tudo ao seu alcance (dinheiro e mão de obra) para fazer um passeio no campo no seu campeonato??
Diz-me lá tu oh prescrutador de contas bancárias quanto ganha o Eriksson? Ou foi ele que te disse?
E ao dizeres “basta olhar para…” isso quer dizer que arranjas exemplos ao pontapé de treinadores que ganham mais do que Scolari?
Além de que o ponto fulcral da minha resposta ao Avantix não é exactamente discutir se o Scolari ganha mais 2 ou 3 mil do que fulano ou sicrano, mas tão somente contestar a afirmação de que a Federação não tem poderio financeiro para ter um treinador “conceituado”! Claro que tem.
E tu prescrutador de contas bancárias como sabes quanto o Scolari ganha? Pela imprensa certo? Da mesma forma que eu sei quanto ganha o Eriksson. Ganha à volta de 6M€/ano.
Mas pronto, se ganhar umas tacinhas num dos campeonatos mais competitivos do mundo, se soubesses com que competetividade se jogam essas “tacinhas” ficarias deveras surpreendido.
Já agora dás mais mérito a um treinador que treina num campeonato onde o nivel das equipas é muito igual, ou a um Mourinho, onde tem tudo ao seu alcance (dinheiro e mão de obra) para fazer um passeio no campo no seu campeonato??
Não sejas redutor no campo para onde queres levar a questão.
Primeiro, conheço porventura melhor que tu desde muito pequeno (para mais tendo vivido parte da minha vida lá) a envolvente do futebol brasileiro, a competitividade dos campeonatos e as rivalidades entre clubes. E, com maior ou menor competitividade existente em alguns campeonatos quem treina os mais poderosos tem sempre mais chances de ganhar.
Segundo: praticamente desde que me lembro nenhum treinador brasileiro conseguiu ser profeta fora da sua terra. Em Portugal, único país que ainda os vai buscar regularmente, cumprem a lei básica de se sujeitarem a ser campeões qd treinaram beificas, fcp´s ou sportings pelos motivos que todos sabemos, e por aí se ficam os seus feitos. Em 66, a excepção chamou-se Otto Glória que conseguiu o primeiro resultado notável de uma selecção portuguesa, mas aí é passado e estamos conversados.
Na Europa nem sequer são equacionadas alternativas de treinadores brasileiros sendo que a última aposta de relevo - Luxemburgo, considerado o top dos tops dos treinadores brasileiros, no Real Madrid - se constituiu como mais um flop a juntar a dezenas de outros.
Terceiro: claro que dou muito mais mérito a Mourinho por chegar a um campeonato que não conhecia, de enorme competitividade, pegar numa equipa que não tinha tradição de títulos e dois anos seguidos limpar as competições mais importantes. Para além disso, não vejo que o (muito) dinheiro de um qualquer Abramovich seja condição suficiente para fazer uma equipa ganhadora. Há clubes por esse mundo fora que investem milhões durante anos a fio e não passam da cepa torta.
E, já agora, gostava que me explicasses onde está a diferença de ser o dinheiro de um russo milionário a juntar nomes sonantes para os pôr à disposição de Mourinho, ou a facilidade de um treinador do Brasil, que tem à sua disposição como base de recrutamento, os melhores jogadores da maior potência futebolística do planeta?
Acho que quando Scolari diz que vencer hoje seria algo no seu top 3 ele não está a falar de curriculum mas sim de algo mais importante: a importância que para ele tem o facto.
Acho que todos (incluindo eu) temos o direito de nao gostar de algumas coisas em Scolari. Mas negar ao teimoso o mérito de nos ter colocado num patamar competitivo e nos ter dado mais alegrias que toda a turma do bigode junta que nos treina desde 1966 é a meu ver injusto e até pouco agradecido.
Sei que a maior tristeza futebolistica da minha teve a participação de Scolari, mas também sei que os 3 jogos ao vivo que mais vibrei e mais me comovi até hoje também os tenho de agradecer a ele, pois sei que tirando ele apenas mourinho teria a capacidade de unir assim um grupo com as quinas ao peito.
Não me parece que seja uma questão de arrogância. é mais implicância.
Quando não se engraça com determinada personagem não interessa o que ele já fez ou venha a fazer, não presta e ponto final.
O exemplo maximo desse espirito foi quando o Incitatus afirmou que nem que o Peseiro ganhasse dez Ligas dos Campeões seguidas admitiria que ele era um bom treinador :shock: