O fundamental é mesmo a competência… porque sem competência nem com reforços de 10M / 15M hoje em dia se consegue boas contratações.
Há muito bom jogador a preços acessíveis no mercado, não são craques à chegada mas podem ser claramente craques semanas depois de chegarem. Mas para isso é preciso competência a toda a linha, quer na prospecção, quer na analise rigorosa do jogador e potencialidades, quer em algo básico mas que muitas e muitas vezes falha…, nas características do jogador para o esquema de jogo.
Eu mencionei-o várias vezes para ser o “craque” da equipa como extremo esquerdo, numa série de drafts que tinham como denominador comum ele na esquerda e Matheus na direita, mas só após ele nos ter sido apontado em 2016 quando estava no Getafe B.
Espero sinceramente que estejas numafutura candidatura então, é que se arranjar talento a bom preço para ti é fácil, é exactamente de ti que precisamos lá!
Eu não disse que era competente… A verdade é que basta olhar para a Alemanha e para itália para ver a quantidade de jogadores que lá entram por valores baixíssimos e que acabam por dar craques. E em vários clubes.
Perigosamente generalizando, mas - e tal como a política - se os competentes estivessem nas listas, ou tivessem tempo/dinheiro para essas festas, o Sporting não estava neste estado.
É óbvio que é possível reforçar um clube por valores mais baixos, com uma estrutura forte, hierarquizada mas ágil, com boa percepção do mercado e capacidade de antecipação. Basta ver exemplos na Bélgica, Itália, enfim. Mas isto demora tempo e não resolve problemas no presente porque o Sporting não funciona dessa maneira, por isso mesmo tem mesmo de apostar em jogadores que diminuem o risco e por isso, mais caros.
Mas quanto ao Wanderson: se 10M assustaram a direção e o Feddal vier mesmo, estamos conversados quanto ao que vai acontecer neste mercado.
Eu até acredito que o Sporting queira este jogador, e pelos comentários de muitos users, parece ser um excelente jogador. Nunca o vi jogar. Mas pelo que li, clubes da Premier parece que estão atrás dele. Mais do que o entrave dos 10M, se calhar aí está o maior problema.
Certo… Mas hoje em dia não é assim tão fácil sacar um gajo por menos de 10M a menos que venha do kosovo ou assim.
Olha para a nossa liga, vê quanto pedem por um Taremi desta vida…
10M, com a inflação dos últimos anos nos preços dos jogadores, não é assim tanto quanto isso.
Pode ser que o covid ajude a relaxar o mercado para valores mais baixo pelo menos…
Tens um nome com 6 dias: Iannis Hagi. 3,5M para o Rangers de um dos clubes que melhor contrata nas periferias: Genk. Contratado para estes, que não tiveram tanta paciência com ele como esperava, por 4M. O Sisto, que tantos por aí falam, já dava bem nas vistas na dinamarca foi por 6M para o Celta. Sigurdsson do CSKA também já dava nas vistas na Suécia foi por 4M para Moscovo. Sam Larsson custou 4M ao Feyenoord depois de uma super época no Herenveen. Berenguer que encaixava neste nosso sistema novo como uma luva, custou 5M ao Torino vindo de Espanha e não foi um tiro para o escuro, já tinha feito uma grande época. Verbic custou 4 ou 5 ao Kiev vindo do Copenhaga. Marcus Thuram custou 8 ou 9M. Sinkgraven praí uns 4 ou 5M.
E tantos outros podemos dar como exemplo.
A maioria não são ligas principais, mas também não são o Kosovo.
O Taremi, tenho para mim, vai custar menos de 5M aos lamps. E está valorizado agora, quando pôde vir para o Sporting custava dois pães com chouriço e um sumol, em novembro / dezembro andava nos 2M. O próprio Tapsoba, quando alguns viram os primeiros tres jogos e se notou a largas distancias que estava ali talento - e muita gente disse que era para comprar já, mas só o porto perguntou por ele -, estava a custar 5M…claro depois andou até aos 20M.
Já alguém te vem dizer que por menos de 10-15M não compras nada de jeito.
Se não souberes onde procurar, ou estiveres à espera da última semana do mercado para comprar entulho caro à pressa só para calar uns palermas, ou que empresários amigos te venham apresentar o catálogo realmente não deves conseguir comprar.
O Taremi também não vinha ser o salvador da pátria. Quanto muito seria um bocadinho melhor do que o Sporar. Mas aposto aqui que nem ganha o lugar ao Vinícius, nem será titular e fará uma época estrondosa.
Quanto a este Wanderson, era MUITO bem contratado.
O Wanderson é para esquecer… é bom jogador, portanto não reúne critérios para vir, de resto, ao que parece foi oferecido e rejeitado… nada de novo… nem esperava eu outra coisa desta direção…