Excelente, caro forista…
Se não te importas posso fazer uma sugestão?
em vez das taças regionais…porque não a inclusão da taça Império e da taça monumental que são titulos nacionais!
Eu disse que a administração está aberta a sugestões e está, mas o fórum levou lifting há dois ou três meses por isso a questão não é antiga. Acho que o design é relativamente consensual e não vejo necessidade de mudança.
Taças de Honra de Lisboa
1914/15, 1915/16, 1916/17, 1947/48, 1961/62, 1963/64, 1965/66, 1970/71, 1984/85, 1990/91, 1991/92, 2013/14 e 2014/15
O erro foi gerado num documento da AFL publicado na sua página de internet em que por erro alguém copiou erradamente os Campeonatos de Lisboa para o campo das Taças entre 1920/21 e 1946/47 inclusive.
Nós não temos essas taças. Maior parte delas não se realizou e não houve nenhuma indexação, foi um erro.
A única dúvida que poderia subsistir é se temos 18 campeonatos e 13 taças ou 19 campeonatos e 12 taças — isto porque a FPF decretou o fim dos Campeonatos Regionais em 1947 e a AF Lisboa realizou encapotadamente mais um Campeonato de Lisboa sob a designação oficial de Taça de Honra, prova que não se realizava desde 1922 por excesso de calendarização. E foi como Taça de Honra que foi homologado, uma vez que de outra forma não teria validade oficial.
Ok [member=7115]Viridis , perante a tua explicação assumo então o meu equivoco. Li de facto um artigo sobre a indexação, mas pelos vistos o artigo estava errado.
Já agora, alguém que diga ao pessoal do site do Sporting para actualizar as Taças de Honra em falta (1992, 2014 e 2015).
(btw, então o site da AFL continua errado, ainda ninguém rectificou aquilo, pois no PDF aparece lá 29 Taças de Honra para o Sporting)
Uma questão: Se vamos contabilizar os Campeonatos de Portugal (que foram dar origem à Taça) não deveriam ser contabilizados como Taças de Portugal?
Pessoalmente prefiro não misturar alhos com bugalhos e deixar tudo clarinho. 18 campeonatos e 16 taças de portugal. Queremos mais? Vamos lá conquista-las!
Não!
Porque naquela época quem ganhava o campeonato de Portugal era o campeão Nacional…se nos outros países se contabilizam todos os campeonatos, porque não no nosso???
No nosso não, porque os lampiões na altura eram ridículos…é a única razão que eu descubro para isso.
Por isso é que houve a necessidade de considerar as ligas experimentais
Portugal é o único país da Europa em que um clube conseguiu que a comunicação social dissesse que a partir de certa altura os campeonatos no formato anterior já não eram determinantes do campeão nacional.
O Campeonato de Portugal não era uma taça com todas as equipas. O troféu foi apenas reciclado para quando se implementou a prova complementar chamada Taça de Portugal, em que participariam todas as equipas da 1ª Divisão, as 6 melhores da 2ª e que se foi alargando a todas as divisões.
O CP era uma competição em que participavam os campeões de cada Associação de Futebol distrital para apurar o Campeão Nacional em jogos ida-e-volta e jogo de desempate. Nas primeiras 5 edições só se qualificavam os vencedores regionais, nas outras qualificavam-se também vice-campeões e em Lisboa qualificavam-se os 3 melhores.
Aliás até mesma a própria 1ª Divisão entre 1938 e 1947 não tinha subidas e descidas. Os participantes continuavam a ser apurados todos os anos através dos campeonatos regionais.
Este formato era popular em muitos países da Europa: