[Voz Leonina] Sporting e o Digital

[center]

Voz Leonina: Sporting e o Digital[/center]

No seguimento da iniciativa conjunta entre o Sporting Clube de Portugal e o Fórum SCP já anteriormente anunciada lançamos uma nova sessão de perguntas e respostas destinadas a abordar o tema “Sporting e o Digital” (website, email, redes sociais, entenda-se).

Estejam à vontade para colocar as vossas perguntas. O tópico permanecerá aberto durante cerca de 4 a 5 dias, sendo que as perguntas serão então respondidas por um representante do Sporting.

EDIT: [i]Recebemos a indicação de que Sporting está a ultimar diversas questões sobre o novo Site oficial (que por razões estratégicas ainda não podem ser reveladas), pelo que as questões sobre o actual fazem pouco sentido. Pedimos assim que os foristas se concentrem em torno das redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Tumblr, iniciativas, boas práticas, o que está mal feito, o que poderia ser melhorado, dados estatísticos que queiram saber.

Em alternativa, podem deixar as vossas sugestões para o novo Site. O Sporting compromete-se ainda a fazer um Voz Leonina especialmente dedicado ao tema (Site) quando o mesmo estrear (previsto ainda para este trimestre) para compensar as respostas que não poderá proporcionar no momento actual.[/i]


1) App MeuSporting

Estão previstos desenvolvimentos futuros para esta aplicação? A aplicação é boa, bastante util (para bilhetes então é excelente :mais: :mais:) mas creio que tem margem para ser melhorada, e nomeadamente deixo algumas sugestões:

  • Disponibilização dos videos dos Golos da Equipa B;
  • Disponibilização de estatisticas e calendarios á semelhança das apresentadas para o futebol, para as restantes modalidades;
  • Disponibilização da programação e de conteudos da SportingTV;
  • E por ultimo uma sugestão inovadora. Integrar a Game Box no MeuSporting para quem assim o desejar. Neste caso convinha que a aplicação funcionasse Off Line. Nem sempre há rede/saldo para ligar a App, e por isso convinha que a App funcione Off Line.
  1. Dar os parabéns pela excelente gestão da imagem do Sporting nas redes sociais. Muito dinâmico e agradável de seguir. A este nível, nada a apontar, simplesmente continuar o excelente trabalho que têm feito até agora.

  2. Website: precisa urgentemente de renovação. É muito pouco funcional e esteticamente deixa muito a desejar - há que trabalhar urgentemente na estetica do novo site e torná-lo muito mais “user friendly”. Sei que será alterado brevemente, pelo que deixo algumas sugestões:

  • Destaque às noticias. Em vez da estrutura atual, gostava de algo do genero do que tem ABola no seu site (as noticias classificadas por categoria, por exemplo, de modalidades) mas mais bonito evidentemente. Acho que é a melhor forma de “partilhar” as principais noticias num site. Um bom exemplo dentro do site é a forma como está organizada a publicidade à App Meu Sporting
  • Destaque à Missão Pavilhão e campanhas de angariação de sócios na homepage (isto contando que vão tirar aquela página intermédia horrível antes de entrarmos no site :P) porque no atual site estão muito “escondidos”
  • Melhorar substancialmente a disponibilização de videos e imagens no site (preferencialmente, ter uma subsecção para infografias e videos semelhante à atual “Multimédia” mas melhor organizado e mais apelativo).
  • Trazer algo de novo à área de sócio (como por exemplo permitir comentários às noticias ou acesso a infografias exclusivas).
  1. E-mail
    Bem sei que ninguem gosta de ter a caixa de email entupida com SPAM. Gosto bastante dos e-mails que enviam relativos aos jogos, mas o Sporting não é só futebol e gostava de receber uma “newsletter” semanal com um resumo do que se passou nessa semana em todas as modalidades e escalões e o “planeamento” do que virá nas semanas seguintes. Outra informação interessante era destacar por exemplo a programação mais interessante da Sporting TV ou um “highlight” nas principais noticias do Jornal Sporting. Era algo que gostava que considerassem, pois quem não tem muito tempo estas “newsletters” são uma forma de ficar a par de tudo o que se passa no clube.

  2. Jornal Sporting
    Gostava que melhorassem substancialmente a distribuição eletrónica do mesmo. Em PDF era o ideal, pois é o melhor formato para Tablets e dispositivos moveis. Como está atualmente é muito chato e complicado para visualizar, já para não falar que sou obrigado a ir ao Site. Se houvesse distribuição em pdf, sentia-me mais tentado a pagar os 22 euros da assinatura anual (e já agora um desconto para sócios também era bem vindo!). A portabilidade e facilidade de visualização e manipulação do formato favorece bastante a distribuição digital, como fazem praticamente todos os jornais atualmente. Também era engraçado criar no jornal uma “secção do sócio” tipo “Hora do Presidente” onde os sócios enviavam questões para funcionários do clube previamente escolhidos (Presidente, Inácio, Jogadores, Virgilo, Equipa Técnica, etc), as questões eram selecionados e era publicada uma entrevista com essas questões respondidas pela pessoa em questão. Quanto mais interactivo (no sentido de comunicar com os sócios e ouvir a sua opinião) for o jornal, mais apelativa se tornará a sua compra (na minha opinião).

Muito obrigado e Saudações Leoninas

Por volta de que altura avançará o novo site?

Jornal Sporting

Existem planos de criar uma app de leitura de do Jornal Sporting em dispositivos móveis?

Compreendo que exista o workaround de ir directamente ao site e aceder mas no mundo digital já é fácil disponibilizar soluções de consulta que não envolvam aceder directamente a websites e utilizam aplicações directamente em dispositivos mobile. Exemplo: Ver a solução que o Jornal ABola disponibiliza para aceder à versão diária do jornal.

Não tenho uma pergunta mas tenho uma sugestão/reclamação:

Os seguranças/stewards deveriam estar mais informados sobre o funcionamento da App MeuSporting.

No jogo da taça contra o Famalicão comprei pela primeira vez um bilhete pela App. Quando cheguei ao torniquete tentei passar o QR code e este não estava a ser reconhecido. Na verdade, o telemóvel nem cabia bem no espaço debaixo do leitor. Fui informado de que os QR codes nem sequer são lidos nos torniquetes e que tinha de dar a volta ao estádio e levantar o bilhete físico na bilheteira.

No intervalo do jogo fui dar uma volta pela área dos bares e reparei então que existe um torniquete específico para ler os QR codes.

:offtopic:

Tiveste azar e tens de estar mais atento :mrgreen:.

Eu foi tranquilo. Também tentei num torniquete errado, e não estava a dar. A Steward é que me indicou que devia passar o QR Code no ultimo torniquete que estava preparado para ler o QR Code.

Olhei então para cima, e estava um cartaz a dizer que esse Torniquete era para a App MeuSporting… ^-^ :sick: :wall:

Fim de :offtopic:

Tendo em conta a frase: “Fui informado de que os QR codes nem sequer são lidos nos torniquetes e que tinha de dar a volta ao estádio e levantar o bilhete físico na bilheteira.

Penso que nem se trata de uma questão de atenção do colega :wink:

Boa tarde,

Gostaria de fazer só uma opinião muito simples. Em relação ao site do Sporting não partilho da mesma opinião de renovação. No máximo, gostaria de ver as noticias mais organizadas, por exemplo: para encontrar o pdf da convocatória da próxima assembleia de sócios, foi mais fácil e rápido escrever no google do que ir página a página no site do Sporting.pt para chegar à mesma.

A minha sugestão/pedido de ponto-de-situação é a seguinte.
Salvo erro a 2 de Dezembro enviei para o departamento do Sporting a sugestão de um evento que até já foi realizado à 2 anos atrás. Obtive uma resposta logo no dia 4Dez a indicar: “Informamos que iremos analisar se esta acção se enquadra na linha de actividades que o Clube pretende levar a cabo para a presente época.”.

Fiquei muito satisfeito em 1º lugar pela minha sugestão ser alvo de análise e não ser ignorado (como havia sido 1 ano atrás) e em 2º lugar pelo rápido feedback. Agradeci a atenção e que aguardaria o desfecho.
A semana passada (dia 7Jan), e 1 mês depois no email inicial, enviei novo email simplesmente a pedir um PDS sobre o tema… até hoje continuo a aguardar…

O evento que sugeri foi apenas o re-fazer de um torneio de PES da Playstation realizado em dez de 2012 para apenas sócios do Sporting. Por minha iniciativa, ofereci-me desde o 1º momento a organizar o mesmo em nome do Sporting caso não fosse intenção do clube ocupar um recurso humano para o mesmo.

Gostaria de saber qual o desfecho do tema, ou pelo menos um Ponto-de-situação.

Saudações Leoninas,
Ricardo Lopes Sócio nº 88323

1 - Site
Já vários foristas aqui o referiram. O site, tal como está, não pode continuar. Mal organizado, pouco user friendly, desatualizado. E isto tem que ser corrigido. Tal como referi noutro tópico, mesmo que esteja a ser planeado / produzido outro, tem que ser feito um esforço para este estar, no mínimo organizado e actualizado. Ter no separador da equipa B o plantel do ano 2013/14, ainda com o Abel como treinador ([url]http://www.sporting.pt/Futebol/Fut_Prof/futsen_plantel_equipab_1314.asp[/url]) ou o Lima como treinador dos Juniores ([url]http://www.sporting.pt/Futebol/Fut_Form/Juniores/futjun_plantel.asp[/url]) é desleixo.

1.1 Loja online - Apenas um apontamento. Um leitor de mp3 de 1Gb por 99.99€ é um pouco exagerado. Já se compram leitores por 40 euros… Poderá não se enquadrar no Digital, mas como está na loja online…

2 - Facebook
Nada a apontar. Tem estado impecável. Falta apenas mais divulgação das outras páginas de facebook das modalidades. Uma vez que não tenho os dados, e apenas por curiosidade, qual o alcance médio dos posts?

3 - Outras redes sociais
Não acompanho, mas do que leio no forum e noutros locais, parece-me que está a funcionar bem.

Em relação à Sporting TV ( na parte digital) acho que devia ter uma área dentro do www.sporting.pt. Deveria também ter um endereço de email pois vejo muita gente com ideias e questões para a Sporting TV e não sabem quem contactar. Por fim, o facebook da Sporting TV deveria ser um pouco mais interativo, pois são muito raras as vezes que vejo qualquer resposta da parte da Sporting TV.

Depois destas considerações, tenho que dizer que se nota um desenvolvimento brutal desta vertente de comunicação. Continuem no bom caminho.

Obrigado.

Uma vez que falam em redes sociais a minha pergunta é a seguinte:

Não seria possível vedar o facebook oficial do Sporting Clube de Portugal somente aos Sportinguistas?

Peço desculpa pela pergunta um tanto ao quanto estúpida, mas pergunto isto porque como todos vimos há bem pouco tempo o mesmo serviu para enormes insultos supostamente entre Sportinguistas, sendo que duvido muito que alguns o fossem sequer, como é óbvio daí advém esta minha pergunta.

Não ha muita hipótese quanto a isso. Não consegues controlar quem escreve lá, se e Sportinguista ou não

Ponto prévio: faço parte da administração da Wiki Sporting pelo que as minhas questões em parte podem ser influenciadas por essa experiência.

Recentemente na “Hora do Presidente” ouvi Bruno de Carvalho falar vagamente numa remodelação que estará em curso na área digital do Sporting e gostava de saber concretamente o que se pretende fazer.

Gostava de saber de quem é a responsabilidade do actual site do Sporting pois é de uma pobreza inadmissível com informações desactualizadas como por exemplo os planteis da formação e o acompanhamento que faz à actividade desportiva do Clube é uma miséria, quando deveria ser feito na hora.

Depreendo que o site será feito por profissionais, pois na Wiki actualmente tem 3 editores activos que nos seus tempos livres conseguem fazer isto 2014/15 | Wiki Sporting2014/15 | Wiki Sporting B • https://www.wikisporting.com/index.php?title=Formação 2014/15 • Andebol | Wiki Sporting 2014/15 • Futsal | Wiki Sporting 2014/15 https://www.wikisporting.com/index.php?title=Hóquei em Patins 2014/15 • Basquetebol | Wiki Sporting 2014/15 • Râguebi | Wiki Sporting 2014/15, eu já nem peço que façam tanto, mas pelo menos retirem os planteis de 2013/14 e para informações telegraficas agora há o facebook que é mais próprio para isso.

Sobre o jornal digital que poderia ser uma boa solução para os assinantes que como eu vivem fora de Portugal continental e que com a inexplicável passagem do dia da edição para a 5ª feira estão a recebe-lo na semana seguinte, não se percebe porque é que ele não se pode guardar o que para mim como coleccionador é um factor fundamental.

As questões editoriais do jornal talvez não se enquadrem aqui, mas uma vez que já foram afloradas e que me parecem muito importantes, aproveito para referir a minha visão estratégica daquilo que eu penso que deve ser o jornal Sporting, que não pode querer competir com os diários desportivos e não deve ser orientado por questões meramente economicistas. O jornal Sporting deve apostar essencialmente em conteúdos exclusivos que para além das óbvias entrevistas e dos artigos sobre o nosso riquíssimo passado, que sempre fizeram parte da sua politica editorial, tem na minha opinião o dever de acompanhar toda actividade desportiva do Clube, principalmente aquela que não aparece nos desportivos e não a que já foi amplamente relatada e discutida em cima do acontecimento.

Só para dar dois exemplos daquilo a que me refiro, diria que na época passada o Sporting foi campeão Regional de Futebol em Juvenis e Iniciados e praticamente não se leu nada sobre essas equipas, Nessa matéria o jornal até piorou, pois agora a informação sobre os campeonatos regionais da formação, limita-se aos resultados e marcadores dos golos. A única coisa que melhorou foi que acabaram com as resmas de artigos de opinião que ninguém lia.

|SCP-1906|,

Obrigado pela resposta, mas pensei que existissem hipóteses de se controlar quem lá escreve tipo aqui no FORUM SCP quando se escreve nas infos a que nem todos tem acesso.

Penso ser correto qualquer Sportinguista ter direito à sua opinião, isso é ponto assente, pois se eu gosto de A ou B não quer dizer que alguém tenha também que gostar.

Mas também deveria ser ponto assente que goste-se ou não, o insulto e o criticar só por criticar o bom nome do Sporting Clube de Portugal não deveria ser permitido, dai eu falar em não serem permitidos certos comentários e no mínimo apagados na hora, não dando assim a mínima hipótese a desenrolar de mal dizer estupido e mesquinho.

Paracelsus, o tema TV enquadra-se?

Em caso afirmativo, o que está a ser feito para que TODOS possamos aceder ao canal do clube independentemente do operador - como sabemos hoje e a título de exemplo o canal não está disponível na Vodafone, e sendo assim se ponderam uma emissão em streaming live dos conteúdos via site oficial.

  1. Sítio oficial: se não está morto, parece. Urge mudança radical. Tal como o to-mane afirmou, há situações que não são aceitáveis. E o Sporting (site) poderia e deveria usar todo o trabalho desenvolvido pela equipa da Wiki.

Se não sabem o que fazer basta espreitar os sites das equipas da Ligue1 ou Bundesliga. Simples e actuais.

  1. Loja online: tal como o sítio, necessita de mudança total. Se é para promover o SCP e os seus produtos, aquilo não serve.

  2. Redes sociais: estão muito bem. Continuar o bom trabalho.

  3. Televisão: Sporting TV para todos, seja cabo ou TDT.

  4. Aumentar a interacção com os diversos espaços leoninos na rede. Esta iniciativa é um bom exemplo.

  5. Sócio num minuto multilingue para expandir o Universo sportinguista.

  6. Olhem para as sugestões da malta do scouting cá do sítio… 8)

Em relação às redes sociais do clube (também extensível ao site oficial), para quando uma consolidação referente às traduções das publicações? Felizmente o Sporting é um clube com reputação mundial, temos imensos fãs/seguidores de outros países, para quando a tradução de TODOS os posts feitos nas nossas redes sociais, pelo menos na língua inglesa? Qual o nível de importância que o Sporting dá a essa questão e qual a urgência que lhe atribui?

SL

Já sabemos que o SPORTING terá um novo site, mas já há uma data prevista?

Qual a possibilidade de incluir no jornal Sporting 1 poster nas suas edições? E se for em papel de revista em vez de papel jornal então seria fantástico.

Obrigado

Para quando a decisão de tornar a Wiki oficial e estar ligada ao site do Sporting?

Uma pergunta para os foristas: Se isto é Sporting e o Digital, porque é que eu leio questões sobre a Sporting TV ser TDT ou sobre o que é escrito no jornal ou posters incluídos?

Algum bom senso não fazia mal nenhum…