[Voz Leonina] Sporting e o Digital

Acho que o pessoal se entusiasmou e começou a meter toda a política de comunicação ao barulho. Apesar de não serem assuntos mutuamente exclusivos, convinha que a malta se confinasse mais ao site, às redes sociais, às comunicações por email.

Televisão Digital Terrestre, vulgo TDT.

Sporting TV em streaming no site será… Digital. :great:

Mas isso não me parece que seja uma decisão do digital mas sim da TV lol

As únicas duas coisa que peço são:

  • Os Resumos da Equipa B e da Equipa Principal no Site oficial do Sporting, uma vez que a TVGOLO fechou… :-\

  • Streaming da SportingTV no site era genial.

:great:

Eu penso que não fazia mal nenhum alargar o título para [Voz Leonina] Sporting, o Digital e o Jornal, uma vez que o pessoal já começou a falar do jornal que até tem a sua edição digital e também porque me parece que o Jornal só por si não é um assunto que vá ter muito que dizer, ao contrário por exemplo da TV.

Para mim, acho que o website precisa de levar uma volta. Já há muito tempo que não se veem melhoramentos e há funcionalidades que estão disponíveis, penso que devido a má manutenção.

Por exemplo, uma das minha filhas consta na sua ficha de sócia com uma data de nascimento errada e simplesmente não a consegue alterar e não é devido a falta de jeito que a miúda até percebe muito mais destas coisas das TI do que eu.

Também concordo que a Loja online está a precisar duma “barrela”. Uma funcionalidade que poderia estar disponível na loja era, para todos os “users” registados existir a possibilidade de receberem por email informações sobre eventuais promoções ou lançamentos de novos produtos.

Quanto ao Jornal do Sporting, poderia ser incluído uma secção de Diversões, todas com a temática Sporting Clube de Portugal por trás, nomeadamente, Quizz, Palavras Cruzadas, Cruzadex, Sopa de Letras, etc… Às vezes aparece alguma coisa deste género mas só de quando em vez e muito poucas vezes.

Quanto ao email para atendimento ao sócio:
servico.socio@gmail.com

Dá a impressão que escolhem à sorte os emails a que vão responder. Há pessoas a quem respondem logo, outras é semanas a insistir e nada. É uma frustração. Actualmente estou à espera de um simples esclarecimento há uma semana mas está aí um membro do fórum que espera ser atendido há mais de um mês, por isso já me estou a preparar.

Na linha de atendimento 707 20 44 44 há coisas que dizem não poder resolver e remetem para o email mas como no email não respondem, a pessoa fica de mãos atadas.

[hr]

Sobre a área de sócio. Entrar é um suplício com um PIN de 6 números que raramente funciona porque a pessoa raramente o usa. Contudo só serve para ver os dados básicos e saber a última quota paga. Não se consegue ver o histórico de pagamentos, não se consegue tirar um extracto. Podia dar acesso ao nosso arquivo e a todo o histórico de números de sócio anteriores, pagamentos, etc, mas está tão básico que actualmente nem sequer se disponibiliza a data de admissão (há uns anos disponibilizava).

Pior ainda, para pagar as quotas tem de se fazer um login diferente, desta feita não com o aborrecido PIN mas com o número de BI a servir de password, porque o pagamento de quotas está desligado da área de sócio. A dado ponto dá vontade de desistir.

[hr]

Erros ou linguagem ambígua na área de sócio:

Inibir Comunicação
Desinibir Inibir
(sem sentido)

Peridiocidade
(erro)

Os campos com * são passíveis de serem alterados
(erro de gramática)

Utilizador Site
(??)

[hr]

Pois assim o Sporting e o digital não se relacionam grande coisa no que realmente interessa.

O pior é que numa plataforma digital é tudo anónimo, ninguém dá a cara para se poder perguntar "porquê? ". Nunca vamos saber quem são as pessoas que mexem no site nem onde andam quando não respondem a um email. Não há interacção nem retorno.

Bom Dia.

Pergunto se está previsto um canal Youtube do Sporting ou Sporting TV.
Onde poderiam colocar e organizar reportagens e programas que tenham sido exibidos na Sporting TV.

Visto eu não ter acesso ao Canal de televisão, pois só tenho TDT e gostaria de ver alguns programas que por lá passam.

SL

O site é muito fraco, é uma confusão, não tem informação (ou não se emcontra) sobre as várias equipas/modalidades. Precisa urgentemente de uma revolução.
Existe loja online? Aquilo que temos hoje é quase zero.
SportingTV online também seria muito bom.

Para quando (se é que está previsto) a app MeuSporting para Windows Phone?

Bom dia,

Resumindo as minhas sugestão meramente ao Digital, creio que é obrigatório rever o site, melhorar, oferecer mais e melhores conteúdos, favorecer o site e detrimento de redes sociais de terceiros.

Não vejo que as aplicações moveis sejam uma prioridade, pois apenas uma franja mais nova da população as utiliza, os mais “velhos” gostam de ir ao site ver as noticias, novidades, etc.

Para mim a grande aposta é no site e a sua restruturação.

Obrigado

As redes estão melhor que nunca, só falta o site. Como já sabemos que chega no primeiro trimestre, é aguardar!

  1. Quando é que está prevista a apresentação de um website renovado e ao nível de um clube como o nosso? Irá contar com quantas línguas disponíveis?

  2. A evolução nas redes sociais tem sido significativa. No entanto ainda existem falhas no que toca à Língua Inglesa, para quando está prevista uma uniformização da estratégia para que todos os sócios e adeptos, mesmo aqueles que não falem português, possam acompanhar de perto o Sporting?

  3. Ainda em relação às redes sociais, porque razão é o Youtube negligenciado na recente estratégia seguida? Vários Clubes espalhados por essa Europa fora, especialmente os de grande dimensão como o nosso, utilizam-no para a colocação de vídeos exclusivos dos bastidores das principais equipas de futebol e até dos quadros administrativos. São até organizadas actividades semanais de interacção com jogadores especialmente focadas para esses vídeos. Contando com jogadores de várias nacionalidades a todos os níveis poderia ser mais um importante meio de difusão que não tem grandes custos associados e apenas necessita de uma estratégia bem pensada.

  4. É fundamental disponibilizar a Sporting TV online para todos aqueles que não vivem em Portugal. É a forma mais fácil de o fazer até porque o canal ainda não dispõe de conteúdos exclusivos suficientes que mereçam a atenção de operadores internacionais por cabo espalhados por esse Mundo fora.

  5. Como já foi reconhecido pelo Sporting Clube de Portugal, o trabalho realizado na Wiki Fórum SCP tem sido fantástico. Está prevista alguma forma de expansão digital desse mesmo trabalho que permita um maior reconhecimento e visibilidade não só dos Sportinguistas como também de todos os outros?

  6. Um pouco relacionada com a pergunta anterior, para quando está prevista a modernização do nosso Museu? Isto é, com plataformas de qualidade cada vez mais focadas na digitalização de conteúdos que permitam dignificar a nossa história com a imortalidade que merece.

  7. Em relação à Loja online, à semelhança da Loja Física, é extremamente fraca. Não está ao nível de um clube como o nosso. Exigem-se mais formas de pagamento, maior visibilidade dos produtos, promoções directas dos mesmos nas Redes Sociais, vídeos dos jogadores a usarem os produtos, prazos de entrega muito mais eficientes para dentro e fora do país… Quando é que estão previstas mudanças a este nível?

  8. Para além da linha de atendimento e do e-mail “serviço ao sócio” porque não é criada uma funcionalidade do génerolive chat” no website oficial onde os sócios e adeptos podem esclarecer as suas dúvidas na hora com uma breve troca de mensagens? Evitava-se o entupimento das outras formas de atendimento e agilizavam-se processos. Diminuía-se a burocracia e ganhava-se tempo.

  9. O próprio Presidente Bruno de Carvalho já participou em conferências onde são mencionadas várias “obrigações” estratégicas que um Clube da nossa dimensão deve ter ao nível digital. Para quando wi-fi gratuito em todo o Estádio? Para quando uma aplicação diferente da app “Meu Sporting” especialmente focada nos jogos da nossa equipa e com o acompanhamento do tempo de jogo, respectivas estatísticas e formas de interacção simples e eficazes com os adeptos durante a duração do jogo?

  10. Para quando a reformulação da app “Meu Sporting”? É demasiado primitiva para os tempos que correm. Pode e deve oferecer muito mais serviços aos sócios e adeptos, fomentar cada vez mais a interacção com os mesmos e ainda disponibilizar de forma simples toda a história do Clube bem como todos os nomes e estatísticas actualizadas daqueles que hoje t^ªem o privilégio de fazer parte dos quadros do Clube em todas as modalidades.

Qual a duração do contrato da YoungNetwork com o SCP? Se for possível responder claro… :great:

Continuem o bom trabalho, que diga-se, nota-se desde a entrada da YN. :clap:

No seguimento daquilo que alguns foristas já disseram venho propor duas coisas que gostava de ver no nosso site (completamente remodelado):

Aposta nas línguas do mundo:

  • Versão em língua inglesa, francês e espanhol no imediato e, a médio prazo, versões em línguas asiáticas como o mandarim e o japonês. Em árabe também não era de descartar. Apesar de possivelmente isto não ser barato, também não me parece que seja proibitivo. Estou certo que os proveitos que daí poderíamos tirar compensariam os custos, até porque para as grandes massas do oriente o inglês não é assim tão comum.

  • streaming da Sporting TV. Para ontem. Na realidade, fundir o mais possível, TV e Site: parece-me que o mundo das telecomunicações vai nessa direcção, aliás. Daí, talvez, a referência constante á SportingTV numa discussão sobre o digital. Não é uma questão de falta de atenção: É a realidade que a põe na mesa.

Isto, na «forma» de apresentar o Sporting.

Quanto aos «conteúdos», gostava que o acompanhar da vida do Clube apostasse mais na vida de bastidores do Clube e no dia-a-dia dos atletas ao pessoal administrativo. Gostava de ver a vida do nosso Clube «por dentro».

SL

eu assino o Jornal Sporting em papel, sobretudo para servir de referência futura; preferia assinar o Digital, mas o Sporting não dá garantia que ficará disponível para sempre, ou seja, para referência futura não serve.

“Garantia” aqui é garantia formal, ou então disponibilizar uma versão para ficar com ela, por ex. um PDF, que até poderia ser ao fim de um certo tempo depois de sair de modo a evitar piratarias.

A pergunta é se há intenção ou possibilidade de alterar isto sff!

ps.

Nota: O reconhecimento foi por parte do Grupo Stromp, que não é um órgão do Sporting Clube de Portugal, isto para além da divulgação da Wiki pelo facebook oficial, claro. Expansão está prevista, é o que tem vindo a ser feito por membros do Fórum SCP desde o início da Wiki, com cada novo artigo ou correcção, e é o que vai continuar a ser feito, por membros do Fórum SCP. Eu posso achar (e acho) que a Wiki tem um lugar especial dentro das páginas dedicadas à história do Sporting, e que esse lugar vai continuar a crescer simplesmente pelo aumento constante da informação disponibilizada, mas o Sporting não tem obrigação de ajudar uma página da net só porque eu acho que ela é especial. Para algumas coisas que só o Sporting tem, eu gostava de ter ajuda, pode ser que algum dia isso aconteça, mas em qualquer dos casos a Wiki vai continuar a crescer e a expandir o conteúdo.

Boas, Queria saber quando a APP do Sporting, Poderá estar disponível para o Windows Phone?

Alguma vez foi ponderado pelo Sporting, processar ou pedir uma indemnização aqueles que usam o Sporting para ganhar dinheiro na internet, à conta dos seus blogs, foruns e afins!?

Claro que não podes fazer isso REI LEAO.