Não é para ti em particular, mas para quem partilha dessa opinião de que as coisas se irão recompor sob o mesmo e actual desígnio.
Não queria entrar pelo discurso directo, porque todos queremos o melhor para o Sporting, mas há evidências que contrariam um pouco a opinião que escreveste.
Tu próprio falaste numa limitação e teimosia que já tem uma duração bastante considerável. Desacredito completamente que o Paulo Bento tenha capacidade para aprender rapidamente aquilo que já devia saber neste patamar (treinar o Sporting) e a prova disso é a tal teimosia, que o faz repetir os mesmos erros vezes sem conta, até que decide mudar sem qualquer tipo de convicção como, aliás, fez contra o Leixões.
Ele (o Paulo Bento) pegou numa equipa que não ganhava à uns anos e pô-la a ganhar e a jogar bem, estou a falar dos juniores do Sporting, acho que é pessoa para reconhecer os erros e deixar-se de teimosias por exemplo:
O Tiago jogou mal contra o Braga e neste jogo pôs o Rui Patricio, o M. Veloso não rende a central neste jogo pôs o Gladstone por isso acredito que ele é capaz de mudar o que está mal.
Quanto às contratações vejamos:
Stoi - acertou
Pedro Silva - acho que sim
Had - ainda estou para ver
Izmailov - acertou
Vucekvic - acho que acertou
Purovic - errou
Derlei - ainda estou para ver
Quanto a mim, a teimosia espero que esteja a passar, e o que falta são alguns (poucos) reforços, um sistema alternativo ao losango e principalmente atitude e espirito ganhador
Peter 1906, li a tua resposta, e discordo. Todas essas mudanças aconteceram depois de muita teimosia, tendo errado não apenas uma, mas várias vezes.
Como é possível, por exemplo, que um treinador mostre uma tamanha displicência com as bolas paradas, que tantas vezes ganham jogos? Livres disparatados, penaltys falhados, nenhuma jogada estudada…
Como é possível, por exemplo, que grande parte dos jogadores não mostrem qualquer evolução? Mas que raio treinam eles durante a semana, para que o futebol praticado se mantenha a um nível tão básico? Jogam playstation? Têm folga depois de serem humilhados em Braga? Não me admiro que os jogadores simpatizem com Paulo Bento…
É este o produto de um trabalho de 2 épocas? Acho pouco e acho-me no direito de criticar a ambição de quem discorda.
Penso que o tempo de Paulo Bento está a acabar, não se notam evoluções no que quer que seja (pelo contrário). Não sou apologista de mudanças constantes, mas quando as coisas não estão bem há que mudar.
Mais exemplos: insiste na nulidade Ronny e ainda por cima põe-no a marcar livres, insiste num Djaló imaturo e incapaz de segurar uma bola, insiste na alternativa Tiago tendo Rui Patrício ali à mão, isto para falar apenas na má utilização dos jogadores que tem à disposição. Quanto a tácticas, reina a confusão (como se pode mudar tudo só porque se sofre um golo fortuito aos 10 minutos de jogo?!).
Mas mais grave é que, tal como já fizera na época passada com o caso Miguel Veloso, só muito tarde vem dar razão aos que o criticavam, acabando por adoptar tudo o que lhe era sugerido. Mas sem nunca dar a mão à palmatória. Isto mostra pouca firmeza e falta de perfil para treinador de uma equipa de futebol profissional.
A pergunta merecia uma resposta mais profunda mas como o tempo é pouco limito-me a dizer-te que penso que em dois anos o Paulo Bento tem feito um bom trabalho, cometendo alguns erros é certo, mas na maioria dos casos tenho estado de acordo com ele.
Penso também que ele tem todas as condições para concluir esta temporada com um balanço positivo e dar seguimento ao seu trabalho que não deve ser desprezado.
Essencialmente penso que faz falta ao Sporting um Presidente carismático ( atenção não confundir com palhaço), um Director Técnico conhecedor e competente, melhores jogadores e adeptos realmente diferentes.
Nesta altura o último que eu mudava era o treinador, isto não quer dizer que daqui a um mês as condições se deteriorem ao ponto dele ficar numa posição insustentável, como aconteceu com o Peseiro, mas espero sinceramente que tal não suceda, não para vir para aqui aos saltos dizer que tinha razão, mas apenas porque o que mais me interessa é o sucesso do Sporting
Fundamentar uma opinião sobre este assunto com base, exclusivamente, nos resultados desportivos é - no mínimo - um pensamento sujeito a uma transformação diametral nas próximas semanas… a prazo, portanto, revelando algum conformismo do género “deixa andar”.
Além de que “as Taças” não são objectivos que satisfaçam a ambição do Sporting.
@to-mane: Peseiro pôs a equipa a jogar futebol a um nível que não vi com o Paulo Bento. Tinha outros problemas que Paulo Bento não tem, mas não merece, nem é verdadeiro, tratá-lo como referência de mau treinador. Nunca vi falta de entusiasmo enquanto exerceu, como actualmente se discute. Aliás, desde que me lembro, o Sporting de Peseiro foi o mais ambicioso.
Não percebi quando disseste que tens estado de acordo com ele… compreendes a sucessão de erros e opções?
Alargar a discussão a outros níveis da hierarquia não é o objectivo desta discussão. Partilho da tua opinião, mas analisando apenas o treinador, não tenho dúvidas de que este não serve os interesses do Sporting.
Vou tentar explicar-me melhor noutra altura se tiver tempo.
Mas se leres com atenção o que eu escrevi verás que eu não referenciei o Peseiro como um mau treinador
Pronto, para não ser só sobre os resultados desportivos posso acrescentar que o cabelinho à paulo bento já esteve mais criticável. Embora um boné à Pedroto resolvesse o problema de uma vez e até daria mais consistência à comparação com o Mister Fergusson.
Bolas! O maior fundamento para o criticar o PB são fracos resultados que a equipa alcançou neste início de época. E eu rebati porque esses fracos resultados não são de todo irrecuperáveis, como se viu no ano passado que ele soube recuperar a equipa para uma boa recta final no campeonato.
Certo que neste ano pode não haver nenhuma quebra nos andrades, mas mesmo assim acredito nos nossos.