É importante frisar que este tópico foi criado antes do SCP começar a jogar futebol de grande qualidade de propósito precisamente para mostrar que o futebol é previsível e não é tão complicadao assim. Alguns é que gostam de o complicar…
A partir do momento em que o SCP começou a apostar num 11 que aproveitava os seus recursos, era fatal que as coisas iam mudar mais cedo ou mais tarde. O meu entusiasmo adveio daí. De pressentir que as coisas podiam mudar e de percepcionar que finalmente podiamos estar a trabalhar na direcção certa.
Isso para mim, que estava habituado a ver 11’s patéticos sem perspectivas de futuro, foi entusiasmante. Mais até do que uma eventual grande exibição esporádica de um 11 sem perspectivas de sustentabilidade no futuro.
Para mim, falta apenas absorver 2 jogadores (Jeffren e Matias) para termos o 11 ideal:
Rui Patricio
J.Pereira Ony Rodriguez Insua
Rinaudo
Elias
Jeffren Matias Fernandez Capel
Ricky Van
Considero este 11 tremendo!
PS:
Isto…
Partindo do principio de que não se pode contar com o Izma.
Porque se se puder temos que reflectir um pouco mais…
Ontem nao fiquei entusiasmado, ontem delirei. Ate os comentadores da TVI estavam parvos a relatar o jogo… que tamanho furacao verde e branco aconteceu naquela primeira parte.
Hás-de pedir ao Rui para te mudar o nick para Troll, porque é só isso que tu fazes. Não andas cá para mais nada, já o eras quando eras moderador e agora ainda estás pior. Mas dou-te os parabéns porque és um troll dos bons, acrescentas zero às discussões, és intelectualmente desonesto e fazes citações mal intencionadas escolhidas a dedo.
Discutir contigo é pura perda tempo, gostas é de fantochada.
depois do jogo de ontem é difícil não ficar entusiasmado :drool:
todos nós queremos continuação, vamos lá ver se a equipa corresponde ao nosso desejo :great:
só depende deles e eu acredito…
Mãe: “o teu pai está aí na sala a ver o jogo contigo?”
Eu: “não”
Mãe: “e estás aí a falar sozinho?”
Eu: “estou”
Mãe: “ok!”
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Vejam lá o meu delírio com o jogo de ontem. Sem dúvida dos melhores dos últimos 4 anos. Foi delirante. Ontem voltei a ter esperanças nesta grande equipa, voltei a sentir o Sporting a correr-me pelas veias de uma forma intensa, senti a chama verde! :dance:
Ontem aproveitei a promoção de aniversário de sócio, e levei mais três familiares para ver o jogo no estádio! Não podia ter escolhido melhor jogo! Foi um belo ambiente nas bancadas, sobretudo das claques! Pena é que nas laterais o pessoal não cante tanto e aplauda como nos topos, senão o ambiente seria ainda melhor!
Mas sem dúvida alguma a exibição foi das melhores que me lembro de ver nos últimos anos, e o resto do jogo foi sempre a ver quantos mais golos iriam marcar! Tirando uma ou outra desatenção da defesa na 1ª parte, o jogo esteve sempre dominado, e só o árbitro é que inventou, ao não marcas várias faltas claríssimas no meio-campo (o Rinaudo e o Elias fazem um meio-campo fortíssimo)!
Agora vamos continuar a apoiar e com confiança, a equipa irá melhorar mais!
Isso das faltas a meio-campo foi uma autêntica palhaçada e não foram só faltas que ficaram por marcar para nós, praticamente todas as bolas que recuperávamos o gajo conseguia marcar falta. Lembro-me de alguns cortes limpinhos do Elias em que foi marcada falta.
Em alguns momentos do jogo tornou-se quase impossível recuperar bolas a meio-campo, e vários desses lances foram limpos. Estas arbitragens manhosas em jogos mais complicados podem desequilibrar facilmente o jogo a favor do adversário.
Percebo a ideia mas acho que neste momento não é isto que está em causa. Costumo dizer que uma equipa que se quer campeã em circunstâncias normais tem de jogar mais de metade do campeonato para cilindrar adversários e assim se colocar na luta e depois ganhar/perder o campeonato na raça, naqueles campos onde um 0-1 é um bom resultado e dão o campeonato. Neste momento parece que finalmente temos equipa equipa para cumprir o primeiro requisito, o de ganhar jogos facilmente e a asfixiar, e isso neste momento é uma coisa muito boa já que nos últimos anos não temos visto nada disso. Conseguindo isso fica mais fácil puxar os adeptos para o seu lado e ser o 12º elemento naqueles jogos que são complicados e que realmente distinguem um verdadeiro de um falso candidato ao título. É nessa perspectiva que depois entram jogos como esse que citaste, o de Guimarães e que fazem a distinção.
Mas aí é que está a principal diferença para as últimas épocas, não havia futebol, e sem futebol não há vitórias, pelo menos numa perspectiva de longo prazo. Claro que ninguém ganha os jogos todos a fazer exibições de gala, e vai haver jogos complicados principalmente em deslocações contra aqueles adversários fechados atrás, mas aí o principal problema será sempre (ou tem de ser) marcarmos golos, vai ser precisa muita paciência e claro que por vezes haverá vitórias arrancadas a ferros, mas o que tem acontecido é que nos temos debatido com alguns problemas defensivos.
A defesa tem ainda de melhorar muito, porque o que se viu nestes jogos iniciais foram vários problemas lá atrás, isso e os vários golos sofridos. E são estes erros que nos tais campos complicados podem ditar a diferença entre o sermos campeões ou não.
Ainda assim é como digo, quero ver os jogos com a Lazio e em Guimarães, para ver como a equipa se comporta com adversários um pouco superiores aos dos últimos jogos, e ainda há a interrogação quanto à defesa, principalmente quando tem pela frente avançados rápidos e tem de lidar jogadas rápidas pelas costas.
O jogo com a Lazio vai ser um teste muito importante. Já tivemos um esta época, foi ainda na pré-época, contra o Valência, e falhámos, e todos sabemos os problemas que a equipa teve para se voltar a encontrar depois desse jogo. Esse jogo quase que arrasou por completo a época, e estamos apenas a falar de um simples amigável…
Por fim, depois destes dois jogos e da tal série contra adversários teoricamente mais fracos, não nos podemos esquecer que vem uma série muito complicada: Galinhas - Nacional (com o Zurich pelo meio) - deslocação a Roma - deslocação a Coimbra - Corruptos e por fim a ida a Braga.
Não vou ser hipócrita em não admitir que ontem não vibrei com a exibição, bem como com o ambiente no estádio. Foi fenomenal. Mas ainda me sinto inseguro em relação a esta equipa, tenho medo que a qualquer momento percam um jogo e voltem ao mesmo de há umas semanas.
Eu concordo com o SCP Fan, satisfeito sim, eufórico nem pensar, claro que acredito na equipa, claro que gostei do jogo e da forma como a equipa encarou o adversário, claro que gostei de Alvalade ao rubro com o bom futebol apresentado, mas também não vejo só verde e branco à minha frente, os próximos 2 jogos são fundamentais para perceber se temos um crescimento sustentado e se, principalmente, temos uma defesa ao nível do resto da equipa, eu acho que ainda há muito para fazer na fase defensiva e no preenchimento do espaço entre os centrais e o trinco, acho que há muito para fazer na falta de velocidade dos centrais e na forma como se relacionam posicionalmente em campo, repito, os 2 próximos jogos são muito importantes para perceber até onde podemos ir, não vejo onde é que está a piada! :inde:
Só para perceberes o quão deslocado e despropositado foi o teu comentário, o que eu disse nasce do seguimento da discussão que tenho tido contigo neste assunto do entusiasmo e confiança na equipa e simplesmente só achei graça ao quão difícil é a equipa convencer-te ao ponto de dizeres que te sentes entusiasmado, mesmo após um dos melhores jogos do SCP desde Peseiro. Neste caso até dizes que só o serás se ganharmos ao Guimarães e à Lazio o que já é um avanço! Se achas que tudo é para te provocar então tens a mania da perseguição. Não és assim tão importante. Outras pessoas comentaram o teu parágrafo e explanaram aquilo que eu quis dizer.
Quanto ao resto, um off-topic típico de um pistoleiro desesperado, tenho muita pena que te tenhas revelado um hipócrita, quando num passado recente a opinião não era essa quando a pedi. Como é óbvio não partilhava dessa mesma opinião sobre ti, até que li isto e pelos vistos acabaste por deixar cair a máscara. És portanto apenas mais um que nada vale. A juntar a tantos outros neste mundo.
Percebo o sentimento do forista que abriu o tópico , mas concordo integralmente com aquilo que o ScpFan escreveu (como quase sempre…). Entusiasmo é se conseguirmos realmente materializar a qualidade , não vão ser fogachos semanais que vão tirar o Sporting da penúria. Pés assente na terra.
Embandeirar em arco e aquela conversa de looser do nao mexer em equipa que ganha , é meio caminho andado para a derrota (e normalmente de quem nunca realmente percebeu porque ganhou pontualmente). O importante é retirar as coisas boas destes jogos mas também as más.
O futuro a curto prazo, nomeadamente a ida a guimarães (nao tanto a lazio) vai ditar se estamos realmente na luta , ou se a intermitência é para continuar. Nem me refiro a vitórias , refiro-me a postura e qualidade no próximo jogo para o campeonato. O importante é ter capacidade para crescer e evoluir. Só quando estivermos nesse caminho é que as vitórias vão aparecer com naturalidade.
Na realidade a equipa que tem ganho não tem sido mexida, e as melhorias até têm sido vistas. Entusiasmo não é euforia. Neste caso entusiasmo, para mim, é voltar a gostar dos jogadores e da equipa.