Sim, mas entre 19/20 e 21/22 jogou no Verona, equipa da SuperLega na altura.
EDSON VALENCIA É REFORÇO PARA O VOLEIBOL LEONINO
Por Sporting CP
22 Jul, 2024
Oposto é opção de peso para João Coelho e mostrou enorme entusiasmo por se juntar ao projecto
Edson Valencia é reforço para a equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal. O oposto internacional venezuelano regressa a Portugal pela mão do clube Leonino, depois de já ter representado a AJ Fonte do Bastardo, e em declarações aos meios de comunicação do Clube não escondeu o enorme entusiasmo por se juntar ao clube de Alvalade.
“Estou muito feliz. Vir para o Sporting CP é um compromisso que é preciso assumir com muito profissionalismo e também com muito carisma para aproveitar que estou numa grande equipa, na qual é possível conquistar coisas interessantes. Joguei aqui muitas vezes, mas do outro lado do campo e conseguia-se perceber o que era a energia e as coisas boas desta arena tão bonita. Agora, estar deste lado é muito bom”, referiu o novo oposto da equipa Leonina, que não tem dúvidas que esta mudança significa “um passo em frente” na sua carreira.
O ingresso no Sporting CP vai marcar também o reencontro com João Coelho, que treinou Edson Valencia na AJ Fonte do Bastardo, circunstância que também enche de satisfação o jogador. “Um dos motivos pelos quais acertei com o Sporting CP foi por conhecer a grande equipa técnica, porque já consegui trabalhar com João Coelho, com Pedro [Teixeira, treinador-adjunto] e voltar a trabalhar com uma equipa de trabalho tão espectacular, tão profissional, que vivem para o voleibol, é muito interessante. Vai ser muito bom, tenho um bom feeling”, perspectivou.
Edson Valencia é conhecido pela potência no remate e no serviço, mas deu-se a conhecer melhor aos Sportinguistas. “Há que acreditar no trabalho que se faz dia-a-dia, gosto das situações complicadas, quando é preciso fazer algo que dê um despertar ao jogo ou o vire. No dia-a-dia tento pensar que um treino é um jogo, é uma final, e assim vou ao serviço, a lutar e a lutar em cada treino. Vou sempre com vontade e confiança para atingir os objectivos”, sublinhou.
Nada será estranho no Sporting CP, tendo em conta ainda o reencontro com o antigo companheiro de equipa e compatriota venezuelano, o distribuidor Armando Velásquez. Um conhecimento prévio que será essencial no desejado entrosamento, atentou a cara nova dos Leões: “É muito importante conseguir essa comunicação, que é primordial, indispensável, não só para a posição de oposto e já ter essa parceria de há alguns anos dos campeonatos pela selecção do país [Venezuela]. Aqui, em Portugal, de certeza que vai ser uma ajuda para conseguir um bom nível de jogo. Vai ser preciso muito trabalho, mas é ajuda muito importante ter essa referência de já termos jogado juntos há uns anos”.
Edson Valencia considerou que o Sporting CP tem uma excelente base para iniciar o trabalho e dar seguimento ao conseguido em 2023/2024, um ponto de partida que fez questão de assinalar. “Este Pavilhão é muito bonito, já tive adeptos contra em jogos da Challenge e nas meias-finais do Campeonato e deu para perceber como os adeptos gostam de apoiar a equipa. Há dois anos não era comparado ao que foi na época passada, segui o campeonato português e já se viram mais Sportinguistas, porque o Sporting CP fez um campeonato muito bom e é bom aproveitar esse trabalho que se estava a fazer e tentar somar ainda mais, para que não caiba nem mais uma pessoa, para o Pavilhão estar cheio e conseguir mais conquistas”, apontou.
Edson Valencia entende que as boas bases estão lançadas para ter mais sucessos colectivos. “Mais do que falar de resultados, gosto mais de falar do trabalho, os resultados são consequência do que se está a fazer e se continuarmos, não tenho dúvidas de que vamos conquistar muitas mais coisas. Há um grupo de trabalho muito bom, instalações, uma equipa grande, sólida, e isso é matemático. Bons jogadores, com uma equipa bem estruturada e muito trabalho dá para boas conquistas”, considerou.
Por fim, o novo oposto Leonino deixou uma mensagem aos Sportinguistas para que se façam sempre sentir com o indispensável e decisivo apoio. “Gosto de não poupar nada e gostaria que o Pavilhão ficasse cada vez mais cheio, porque vamos dar cem por cento cada dia, em cada jogo. Estamos a defender as cores do Sporting CP com todo o coração e com toda a garra, por isso espero que apareçam, pois vamos com tudo para fazer o possível para oferecer conquistas a todos”, concluiu.
Aguenier é truta, experiência em liga italiana e no chaumont que é uma das boas equipas de frança. Deve vir para o lugar do Van Berkel, enquanto o Virgil sera para ocupar o lugar do Tombión
O Barth fica ou sai?
Fica. Estão encontrados os 14
Chema Carrasco ↔ Yurii Synytsia
Gil Meireles ↔ Matías Perren
Wagner Silva ↔ Edson Valencia
Kevin Kobrine ↔ Mario Quesada
Lucas van Berkel ↔ Jonas Aguenier
Imanol Tombion ↔ Alejandro Vigil
Ficam: Armando Velásquez, Gonçalo Sousa, Kelton Tavares, Tiago Barth, Tiago Pereira, Vinicius Lersch, Jan Galabov, Martin Licek, Leonel Lanção
Plantel teoricamente superior ao do ano passado. O que era esperado neste projeto de evolução constante e com melhorias de condições para o voleibol.
Apenas uma coisa me deixa um bocado de pé atrás, 10 nacionalidades diferentes em 14 jogadores. Mas espero que se consiga criar um grupo coeso e unido à imagem do ano passado. Se assim for, teremos todas as condições para sermos felizes.
Finalmente crlh!!! Este Valência já chega com, pelo menos, 5 anos de atraso…
Só mesmo um departamento que esteve tanto tempo entregue aos bichos para deixar escapar um jogador destes, que esteve tantos anos em Portugal, e por acaso, nunca foi para os rabolhos…
Quanto aos últimos nomes falados, o zuca cubano vem do sexto classificado da Liga brasileira. Não devia jogar muito, até pela idade, mas é um bom indicador.
Se estamos superiores ao ano passado e o ano passado já nos aproximamos bastante dos lamps então devemos sonhar com o título. Ainda por cima quando há menos alterações que o ano passado na equipa (parece-me).
Basicamente já os igualamos… O ano passado só não és campeão porque na 2a fase perdes na Luz depois de estarmos a ganhar 0-2… Ficando em 1o na fase regular os lamps já não tinham tido hipótese… Foi uma pena
eu penso que este ano dá para ganhar eles tb perderam jogadores
Eles próprios estão preocupados. Dizem que subiram o nível mas pouco e que nós subimos muito. Dizem que estão mais fracos no centro mas melhores nas outras posições todas embora algumas posições tenham jogadores com historial de lesões.
Não faço ideia, só transmito o que li lá.
O zuca que os treina não parece ser nada especial no scouting. Em 5 anos não melhorou a equipa.
Foram buscar estes 3 jogadores o Nivaldo,o Michal e o Alejandro.
São bons jogadores ?melhor do que fomos buscar?não me parece mas não sei .
Foto Isabel Silva
DISTRIBUIDOR YURII SYNYTSIA É REFORÇO
Por Sporting CP
26 Jul, 2024
Internacional ucraniano chega ao Sporting CP, depois de ter jogado na época anterior na China
Yurii Synytsia é reforço para a equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal. O jogador ucraniano de 30 anos mostrou grande entusiasmo por se juntar ao conjunto Leonino, em declarações aos meios de comunicação do Clube.
“Estou realmente muito feliz por me juntar ao Sporting Clube de Portugal e entusiasmado. Sou um distribuidor, tenho 30 anos, boa experiência pois já joguei em diversas equipas, sou um jogador forte. O distribuidor é o cérebro da equipa e se o distribuidor tiver experiência, ajuda a equipa”, referiu o jogador, 30 vezes internacional pela Ucrânia.
Yurii Synytsia destacou a grandeza do Sporting CP, as condições proporcionadas e quer retribuir com muitas vitórias e conquistas. “O Sporting CP é um grande clube, com boas condições, tem um projecto ambicioso, estou muito feliz. É muito bom também que o Sporting CP tenha muitos adeptos que nos venham apoiar. Vamos tentar ganhar cada jogo e cada troféu e precisamos do apoio dos nossos adeptos”, perspectivou.
Sobre o treinador, João Coelho, o reforço Leonino teve palavras muito elogiosas e de grande expectativa. “Excelente pessoa, técnico muito inteligente e estou ansioso por começar a trabalhar com ele”.
Creio que o Velázquez perdeu a titularidade…
Ja na epoca passada o titular era para ser o Chema, e foi durante grande parte da época, mas nao rendeu o que se esperava nos Playoff e perdeu o lugar para o Armando. Era natural que fossem buscar um distribuidor ainda melhor que o Chema, e boa escolha esta do Yurii
Vamos ver como será a adaptação do Ucraniano. No papel, pelo currículo, é titular de caras… Mas isso é no papel…
Edit: Nota se que este ano deve ter havido algum encremento orçamental