Vitimas da Rotatividade?

Eu não disse que estava contente com o Sporting, nem que o problema são dos jogadores, apenas disse que o problema do Sporting não é o Paulo Bento, muito pelo contrário…

O Paulo Bento é jovem, como treinador, não queiram que ele dê banhos tácticos a treinadores que por muito maus que sejam sempre têm anos disto. Podem atirar o nome do Mourinho “eu não tenho falhas”, mas este teve muito tempo de aprendizagem como adjunto…

O principal problema do jogo contra o Benfica foi aquele golo a abrir, para não falar do toquezinho do penalty, porque se não o baile táctico não tinha existido…

O Sporting joga mal, é verdade, mas ñ vejo as outras equipas a jogarem melhor, mesmo o porto que está no primeiro lugar e o problema não tem sido o da rotatividade, até porque esta tem de existir, ou vejamos, Caneira não aguentava jogar duas vezes por semana, defesa direito que mande no lugar não temos (Abel tem sido uma nódoa do que foi na 1ª época),médios têm de ir rodando, e avançado ninguém tem segurado o lugar… A única critica que podem fazer é o porquê de Custódio, e não de Veloso, aí sim compreendo, mas o mal duma equipa ñ está num só jogador… e perdemos contra o Inter e benfica não foi só por causa dele.

Não vês ninguém a jogar melhor que o Sporting? Eu nem sei que campeonato é que andas as ver mas com certeza que não é o português, o porto joga muito melhor que nós, lembremo-nos do jogo na Russia contra o CSKA que é bem mais forte que o Spartak e foram completamente afundado pela qualidade portista. O benfas parece o Sporting dos tempos de Peseiro, mas o que é certo é que se jogarem bem, jogam bem melhor que o Sporting. Aliás eu só vi o Sporting jogar e bem contra o Boavista, o Inter em casa, o Bayern fora e em casa, curiosamente destes 4 jogos apenas ganhamos 2. Sem ser estes, não praticamos futebol nenhum.

Não sei com que base e com que pretexto resolves dizer que os médios tem de rodar, mas desde quando é que 2 em 4 médios tem de rodar todas as semanas, mais propriamente em todos os jogos? O meio campo é uma zona extremamente importante, precisa de criar rotinas e entrosamento entres os jogadores e isso é impossivel. Neste momento só tens dois jogadores indescutiveis para Paulo Bento no meio campo, que são Custódio e João Moutinho, só um é de facto bom, estás satisfeito com isto?

Como é que o mesmo iluminado Paulo Bento conseguiu fazer aquela segunda volta o ano passado? A defesa era sempre a mesma, o meio campo era sempre o mesmo, a não ser que algum jogador não pudesse jogar e na frente de ataque dependia. Este ano resolveu inventar mas ainda me querem convencer que é obrigado a fazer rotatividade.

Jardax, desde quando é que as equipas são a qualidade individual dos jogadores? Uma equipa é a união de todos os sectores, é o entrosamento entre todos os jogadores, são as rotinas entre todos os jogadores e não, a qualidade de um ou de outro. Obviamente que se tivessemos um Ronaldo e um Henry, estavamos bem servidos mas isso não significa vitorias e mais uma vez digo, vê o Real Madrid. Uma equipa tem de jogar num todo e não num jogador ou noutro.

O coitado do Paulo Bento já é tão intocável, que chegam ao ponto de dizer que ele está a fazer o melhor porque esta equipa não dá mais, surreal.

Se provavelmente a esta hora tivesses metade da qualidade do plantel do porto no teu Sporting, provavelmente nem Paulo Bento seria um iluminado nem o Sporting estaria no lugar em que está. Se a equipa é um todo, é assim que se tem comportado e safo o clube de uma miserável posição e sabes porquê? Porque temos muitos jogadores do plantel que nem no Barreirense teriam lugar e a atitude e a entrega que temos tido, tem safo este Sporting de maiores descalabros.

Mas gostaria de ver o tão sorridente Jesualdo com algumas das “pérolas” do Sporting no seu comando e provavelmente, começava-se a perceber mais alguma coisa do “insucesso” do Sporting.

O Sporting tem se safado por jogar como um todo? Caro Jardax, todos sabemos que a equipa se tem safado pela entrega desalmada que dão, mas não apresentam um fio de jogo e todos os golos que marcam é de situações invulgares ou mérito de um homem. Não existe uma equipa, não existe um todo, cada um joga por si, tem sido cada vez mais nitido, mas existem uns que fogem a regra. O Sporting safa-se com sorte ou com bolas paradas, porque uma equipa e um todo, desculpa mas não têm.

Ah uma coisa, no campeonato alemão quem está em primeiro é o Schalke 04, tem a mesma qualidade que o Bayern ou Werder Bremen, não me parece. Compara o orçamento do Schakle 04 com o do Bayern ou com o do Werder Bremen e vê as diferenças.

É por isso que em futebol não há vitorias certas.

Rotatividade no meio campo, em relação ao ano passado com o Paulo Bento os jogadores jogavam apenas fim de semana a fim de semana, e se uns aguentam jogar mais do que isso outros não aguentam… logo tem de existir rotatividade, pouca mas tem, todos os bons treinadores o fazem, principalmente se têm jogadores fora de forma como os nossos… Se calhar já pensaste que o Paulo Bento tem feito mais rotatividade do que queria… Os jogadores não dão o que ele quer, ele muda e dá oportunidade a outros, para mim tem de existir um núcleo duro, esse sim para criar as tais rotinas que falas, uns 5 ou 6 jogadores, os outros têm sempre que forçosamente rodar, ou então tens um plantel insatisfeito e um plantel que não vai aguentar até final, tens de ter…

.

Lá porque os porcos não jogaram nada contra nós, não faz do Sporting superior ao porto, porque nitidamente que os porcos quando querem praticam um bom futebol e ainda não têm o Andersson. O benfas já disse que é irregular mas que quando as coisas correm bem, jogam melhor do que o Sporting tem jogado. O que eu quero dizer é que o “jogar bem” do Sporting é inferior ao “jogar bem” do porto ou do benfas.

O Paulo Bento não é obrigado a nada, ele deve e pode criar um onze base, e mais nada. No máximo que mude 1 jogador apenas em cada jogo, mas não pode mudar 4 jogadores, desculpa mas até no Moreirense não se muda nenhum

Objectivos? - Antes do sorteio sair. Quantos daqui é que acreditariam sinceramente que tinhamos reais hipoteses de passar este dificil grupo? Alguns inclusivé disseram que iria ser uma repetição do que foi há uns anos. Temos 5 pontos, poderemos ter 8 e perdemos sempre pela margem minima. Melhor? Poderiamos fazer sim senhor, mas com o que jogámos, e apesar de alguns erros nossos[no fim das coisas acontecerem é fácil ser-se treinador] acho que foi/está a ser uma campanha positiva, faltando a vitória em casa para sairmos da LC para a Uefa.

Obviamente que a mensagem passada para o grupo tem de ser positiva e tem de ser uma de “vamos passar, temos capacidade para isso, mesmo reconhecendo o potencial do inter e do bayern, sem descurar os russos”.

Rotinas? Elas são feitas nos treinos, todos os dias e com todo o plantel. Quando se está a treinar, esta-se a treinar rotinas, ambientação ao clube e da equipa do x, amanhã para o y, depois para z, esta-se a treinar espaços, conhecimentos de zonas e colegas, isto dia após dia. Não acredito que a este nível seja preciso um jogador x estar ao lado do y para a jogada z aparecer sempre. Obviamente que há mais enquadramento com uns do que com outros, mas vejo neste plantel vários jogadores de posições semelhantes com o nivel de qualidade semelhante e todos sabemos que PB priveligia a equipa em prol de a, b ou c.

Para mim o 11 foi mal escolhido, mas não concordo com isso das rotinas, etc, etc … concordaria sim, como no meu caso que treino miudos que alguns são fundamentais e se colocar outros em prol desses a qualidade seja deveras baixa. A este nível não considero que haja diferenças desse tipo para haver falta de rotinas, trabalhando-se várias horas diárias, praticamente de Segunda a Sábado. O que se vem falando de falta de rotinas a meu ver é mais teórico do que prático, não descurando algumas avaliações feitas aqui e ali e algumas opiniões de critica que tb considero válidas.

E podiamos continuar a dizer que um joga melhor que o outro, tens a tua opinião eu tenho a minha, acho que tas a comparar muito estes dois três últimos jogos do Sporting, e estes dois três últimos do porto… Memoria curta para umas coisas longa para outras, mas pronto são opiniões…

Quanto a rotatividade, não posso concordar, uma equipa jovem a jogar nas competições europeias não pode jogar sempre com o mesmo 11 mudando um jogador de vês em quando…
Quanto à defesa a rotatividade penso que toda a gente a faria, já que o Caneira não dá para tudo e ultimamente até era se o Caneira estivesse bem, Caneira Polga Tonel e Tello…
Avançados, Liedson e o companheiro Bueno Alec e Djalo, Djalo tem andado lesionado, e quer Alec, que ainda marcou e Bueno não conseguem segurar um lugar… Logo tem de haver rotatividade…
Meio campo, Moutinho e mais três, Nani costuma jogar, depois para os outros dois lugares não tens jogador nenhum que mereça sempre a titularidade, nem Nani a merecia… logo tem de haver rotatividade.
Para além disto volto a carregar na mesma tecla, componente física de jogadores jovens sem grande experiência não dá para todos os jogos ter o mesmo 11.

Uma coisa é certa, tenho saudades de ver FUTEBOL em Alvalade. No ano passado chegámos a jogar bastante bem, e era PB o treinador. Os players este ano é que...

Eu acho que o ano passado não havia esta ridicula rotatividade :?

Uma coisa é certa, tenho saudades de ver FUTEBOL em Alvalade. No ano passado chegámos a jogar bastante bem, e era PB o treinador. Os players este ano é que...

Eu acho que o ano passado não havia esta ridicula rotatividade :?

Pois não e tinhamos ainda menos qualidade, mas enfim há uns que se vão contentando com isto, aliás tem toda a razão de ser

A rotatividade existe esta época devido às competições múltiplas onde o Sporting está inserido. Esta mesma rotatividade que vocês não gostam muito, não existia a época passada porque o Sporting pura e simplesmente só actuava ao fim de semana e tinha como único objectivo o campeonato e periodicamente a taça de portugal.

O que é certo é que nós falamos da rotatividade, nós falamos das opções, mas nós sabemos afinal alguma coisa em concreto para poder opinar sobre as mesmas opções? Deixem trabalhar quem está lá dentro e é competente para tal.

Como diria o Paulo Bento, eu encaro a (aparentemente mal amada) rotatividade com bastante naturalidade e, até mesmo, com tranquilidade (pois, claro…).

Na “ralidade” (como diz o timex) e de acordo com a leitura de Paulo Bento, existem no Sporting 6 jogadores que constituem a estrutura base da equipa e que jogam quase sempre independentemente do adversário. São eles: Ricardo, Tonel, Polga, Custódio (após a recuperação da lesão), Moutinho e Liedson. Destes seis eventualmente as situações actualmente mais polémicas (pelo menos pela leitura dos post aqui no fórum) relacionar-se-ão com as titularidades de Custódio (capitão), de Ricardo (vice-capitão) e de Liedson (nos últimos anos, o melhor marcador da equipa). No entanto, jogando o Sporting com dois pontas de lança, Liedson, mesmo em crise de confiança, não parece ter qualquer alternativa no actual plantel sportinguista para ser opção para pelo menos uma dessas duas posições. Ricardo, poderá, futuramente, ter uma alternativa em Rui Patrício, mas admito que, neste tipo de situações, existe sempre o receio que um lançamento abrupto de um jovem guarda redes às feras antes do seu tempo, possa acabar prematuramente com uma carreira promissora. Custódio será, neste momento, assim, deste sexteto base, a situação mais questionável, sobretudo face às boas exibições de Miguel Veloso naquela posição (já que as de Paredes ainda não convenceram).

Existem mais dois jogadores que, a partir de determinada altura, têm estado quase sempre nessa estrutura base: Nani e Tello. Nas duas situações parece-me que Paulo Bento aproveitou bem fases “twilight zone” desses dois jogadores. No primeiro caso, o extraordinário início de época, fez com que a titularidade de Nani fosse indiscutível (diria até exigida) durante a fase inicial da época oficial (recordo também que no ano passado e durante a pré-época da actual, Nani alternou bastante com Carlos Martins e mesmo com Romagnoli…). Tello, surpreendentemente para todos (idem aspas para mim), foi, por seu lado, o jogador que melhor aproveitou uma oportunidade de rotatividade dada por Paulo Bento para consolidar uma titularidade, neste momento, relativamente indiscutível (mesmo admitindo-se que Tello esteja a jogar claramente acima das suas reais possibilidades…).

A não inclusão de Caneira nessa estrutura base, relaciona-se apenas, na minha perspectiva, inicialmente, com o atraso da preparação de pré-época (resultante das férias pós- Mundial), depois, com a ocorrência de pequenas mazelas que colocavam em risco a sua participação nos jogos mais importantes e, por fim, com a recente lesão sofrida em Milão. De qualquer forma, Paulo Bento, nessas partidas mais importantes, nunca deixou de contar com Caneira na lateral direita ou esquerda.

Então, quando se questiona a excessiva rotatividade de que situações estamos realmente a falar? Se descontarmos uma ou outra situação pontual de lesão, de castigo, de menor fulgor físico ou de nítida baixa de forma (caso de Nani, quando acabou a sua fase “twilight zone”), estamos a falar de rotatividade apenas em duas posições: a de segundo avançado e a de um dos vértices avançados do meio campo. Por que razão (aparentemente) misteriosa é que Paulo Bento teima, então, em efectuar rotatividade nessas posições?

Simplesmente – admito eu - porque, provavelmente, na opinião de Paulo Bento, nenhum dos jogadores utilizados nessas funções conseguiu um nível de desempenho e de consistência capaz de o tornar indiscutível. Para uma das posições temos Carlos Martins, Romagnoli, Farnerud e, em certos jogos, até Paredes. Alguém me poderá dizer a qual destes jogadores Paulo Bento deveria ter dado a titularidade indiscutível não o sujeitando à rotatividade? Carlos Martins até fez um ou outro bom jogo, mas além da pilha não durar mais do que 60 minutos, teve mais uma lesão muscular na selecção e, a partir daí, tem feito jogos irregulares, alternando o muito bom (Aveiro) com o desaparecimento em campo (por exemplo, segunda parte contra o Benfica ou jogo em Milão). Romagnoli fez uma grande pré-época, com um excelente ritmo e qualidade de passe, mas, gradualmente, foi-se apagando, à medida que o fulgor físico se foi, também ele, extinguindo. Reapareceu, aparentemente bem no jogo na Figueira da Foz, o que poderá ter feito com que Paulo Bento lhe tivesse dado a titularidade contra os orcs. Farnerud teve uma lesão relativamente prolongada na pré-época e, apesar de alguns bons pormenores nos jogos que fez, não me parece que tenha demonstrado ser indiscutível naquela posição (entretanto lesionou-se outra vez). Paredes (também com lesão prolongada no início de época), como atrás referi, ainda não convenceu na maior parte dos jogos que efectuou.

E na posição de segundo avançado, poderão dizer-me também a qual dos três jogadores Paulo Bento deveria ter dado a titularidade indiscutível não o sujeitando à rotatividade? Djaló esteve bem na pré-época, mas depois, em competição, revelou que, apesar de promissor, ainda está um pouco tenrinho para ser indiscutível de caras (sobretudo contra equipas muito fechadas). Paulo Bento, por vezes, tem também apostado nele para um dos vértices do meio campo, mas, sinceramente, penso que Djaló não tem características para render muito nessa posição (a recente lesão também não ajudou muito à sua consolidação). Alecsandro veio do Brasileirão com bastantes jogos e terá (pelas suas características naturais, não sei se conseguirá) que adaptar-se ao ritmo do futebol europeu. Poderá ser importante em jogos com equipas mais fechadas, mas parece evidente que, pelo menos neste momento, nem pouco mais ou menos evidencia ritmo de jogo para jogar 90 minutos, quanto mais para 90 sobre 90 minutos. Bueno, bom, Bueno, até se esforça bastante (um pouco ao jeito de Sá Pinto), mas, além de já ter demonstrado bastante inépcia na concretização (e não só…), teve algum azar em determinadas situações, continuando a perseguir desesperadamente um golo que lhe dê um pouco de confiança (o qual, por vezes, tem sido negado de forma miraculosa - recordo o jogo contra a Naval, o Amadora ou o Paços). A sua titularidade contra os orcs é bastante discutível, mas recordo que Djaló vinha de uma lesão e Alecsandro, após os 90 minutos sozinho na frente de ataque em Milão, tinha apresentado um desempenho mais fraco que Bueno na Figueira da Foz.

Dirão alguns, mas Paulo Bento mesmo não existindo um jogador para aquelas duas posições que tenha justificado de caras a titularidade em permanência, poderia ter insistido num determinado jogador (mesmo que ele não rendesse muito), em ordem a apurar as rotinas (ou como diria alguém, os automatismos) da equipa e a conferir-lhe confiança. Admito que sim, que tal seria possível. No entanto, parece-me que nenhum dos quatro jogadores em causa no meio campo tem capacidade, neste momento (e alguns deles em nenhuma circunstância), para fazer 90 sobre 90 minutos consecutivamente. No ataque, Bueno e Djaló poderão ter, eventualmente, essa disponibilidade física, mas, o primeiro, por falta de qualidade e, o segundo, por comprovada (e natural) inexperiência (sobretudo para jogar contra equipas muito fechadas), não conseguiram até ao momento impor-se, de forma, indiscutível.

Assim, não me parece que a mal amada rotatividade seja a principal causa do resultado do Sporting contra os orcs, nem do não apuramento para a fase seguinte da Liga dos Campeões (isso será matéria para outros posts que este já vai longo…). A falta de soluções de qualidade e/ou consistentes para (sejamos simpáticos) pelo menos duas posições da equipa, obrigou, na prática, Paulo Bento a adoptar o sistema de rotatividade. Em breve, e até a pedido de diversas famílias de adeptos (que, em alguns casos, são também aquelas que criticam, em simultâneo, a rotatividade), perspectiva-se que essa rotatividade venha, aliás, a aumentar, designadamente, se a cabeça de Nani não aterrar, se Tello renovar, se Liedson não recuperar, se Ricardo continuar a disparatar e, claro, se o substituto de Custódio não singrar… Depois, se não resultar, os adeptos começarão então a exigir (alguns, porventura precipitadamente, já se anteciparam) a continuação da aplicação do princípio de rotatividade, desta vez, como é habitual, em relação à equipa técnica…
:roll:

A rotatividade existe esta época devido às competições múltiplas onde o Sporting está inserido. Esta mesma rotatividade que vocês não gostam muito, não existia a época passada porque o Sporting pura e simplesmente só actuava ao fim de semana e tinha como único objectivo o campeonato e periodicamente a taça de portugal.

O que é certo é que nós falamos da rotatividade, nós falamos das opções, mas nós sabemos afinal alguma coisa em concreto para poder opinar sobre as mesmas opções? Deixem trabalhar quem está lá dentro e é competente para tal.

Ah pronto, agora o Paulo Bento tem toda a razão, primeiro o plantel não tinha qualidade e por isso mesmo o Paulo Bento tinha de fazer a chamada “rotatividade”, depois o Paulo Bento está a fazer o melhor porque afinal de contas o plantel não dá mais que isto e por ultimo mas não menos importante afinal ele faz a “rotatividade” porque o Sporting está a disputar a Liga dos Campeões.

Só posso concordar com a última, e de certo ponto posso compreendê-la mas não é isso que se passa, se o Paulo Bento prefere desinvestir no Campeonato para tentar fazer uma boa Liga dos Campeões, eu assim não o posso apoiar. Na Liga dos Campeões nunca podiamos fazer mais que isto, por isso não seria melhor ter sempre apostado no Campeonato e termos jogado na mesma a Liga dos Campeões mas não colocar o Campeonato para segundo plano?

Eu já vi jogos em que o Paulo Bento fez rotatividade em Spartak, já vi rotatividade em dois jogos seguidos para o Campeonato, enfim continuem a tapar-se com as suas teorias.

Só digo mais uma coisa, sem uma equipa base não vamos a lado nenhum, e se tudo continuar na mesma verão de que falo

Venha o Domingos para treinador do SPORTING … afinal ele já tem uma equipa base no Leiria 8)

rotatividade tem lógica num chelsea ou assim onde ha jogadores de qualidade para a mesma posição.

Senão digam lá porque o moutinho, liedson etc não rodam?
E estes não andam ai a cair para os lados apesar da quantidade de jogos nas pernas.

Esta é uma teoria daquelas que provavelmente jamais acabaria. Cada um tem a sua opinião, eu tenho a minha, sei que Paulo Bento também erra, também deve reconhecer que comete as suas argoladas, mas também devo reconhecer que tem feito um bom trabalho à frente do Sporting.

Rotatividades ou falta da mesma, só ele saberá. Ele lida diariamente com o plantel, sabe ao pormenor todas as condições e condicionantes de um grupo de trabalho e até este momento, não tenho motivos para referir que tem desempenhado um mau papel.

Obviamente que um clube como o Sporting carece sempre de títulos, não o nego, mas acredito que este trabalho efectuado por Paulo Bento, com melhor matéria prima, melhor qualidade de mão de obra, dará os seus frutos. Pode nem ser a curto prazo, mas a médio prazo, acredito que sim.

Defendo Paulo Bento porque neste momento merece o meu apoio e pelas razões acima mencionadas. Transmitiu valores que considero importantes para uma equipa como o Sporting e duvido que outro treinador com este plantel, conseguisse idêntico ou melhor trabalho do que actualmente efectuado.

No dia em que tiver razões para deixar de defender Paulo Bento, serei o primeiro a assumir essa tese. Por enquanto, teve, tem e terá o meu apoio e quem não estiver satisfeito com isso, já não é problema meu. Eu respeito a opinião de todos e não é por discordarem de opinião minha x ou y, que me vou chatear. Nada disso.

Sobre a tal rotatividade, já disse aquilo que pensava, já dei a minha opinião e portanto este tópico para mim encerrou, porque as opiniões divergem e provavelmente jamais chegaremos a alguma conclusão, até porque quem tem que chegar a essa conclusão, não somos efectivamente nós.

Venha o Domingos para treinador do SPORTING ... afinal ele já tem uma equipa base no Leiria 8)

:lol: :lol: :lol:

O Paulo Bento é jovem, como treinador, não queiram que ele dê banhos tácticos a treinadores que por muito maus que sejam sempre têm anos disto. Podem atirar o nome do Mourinho “eu não tenho falhas”, mas este teve muito tempo de aprendizagem como adjunto…

Isso é uma treta Beto, desculpa. Essa coisa do “como é jovem pode ser estupido / casmurro / papado” é um mito futebolístico da treta que ainda por cima pensei que já tinha caído com o Mourinho.

Não há desculpa para o Bento ser burro e teimoso. Que me digam que tem falta de jogadores tudo bem, agora coisas como assumir Veloso como central, terminar com o crescimento que o puto estava a ter, apenas porque o Bostódio tem que jogar porque tem lugar cativo e cartão de sócio do “grupo” isso é inaceitável.

É uma palhaçada.

Como diria o Paulo Bento, eu encaro a (aparentemente mal amada) rotatividade com bastante naturalidade e, até mesmo, com tranquilidade (pois, claro…).

Na “ralidade” (como diz o timex) e de acordo com a leitura de Paulo Bento, existem no Sporting 6 jogadores que constituem a estrutura base da equipa e que jogam quase sempre independentemente do adversário.

(…)

Depois, se não resultar, os adeptos começarão então a exigir (alguns, porventura precipitadamente, já se anteciparam) a continuação da aplicação do princípio de rotatividade, desta vez, como é habitual, em relação à equipa técnica…
:roll:

Muito bom post Pedro, finalmente alguém suficientemente lúcido e paciente para descrever a realidade :wink:

Bom post Pedro,

Também acho que o PB tem opções limitadas (MUITO limitadas) para a construção de um onze titular a que se devem adicionar os problemas com as lesões.

Não concordo no entanto quando referes 2 posições de rotatividade, acho que são 4…

E se é verdade que devido à qualidade do plantel se torna dificil escolher, uma das responsabilidades de PB é mesmo optar e manter as suas apostas até os resultados as suportarem ou o obrigarem a reve-las.

Parece consensual que Tello é neste momento um dos jogadores mais regulares da equipa, no entanto não foi assim no inicio da época. Ele não era titular, entrava na politica da rotatividade e a razão para a sua estabilizaçao passa pela aposta de PB na sua titularidade.

Porque razão PB não apostou da mesma forma num dos avançados? Se o aproveitamento acaba por ser o mesmo independentemente do nome, ele que mantenha a aposta num deles.

O mesmo se aplica para as outras posições. O PB deveria ter assumido um onze titular e mante-lo durante meia duzia de jogos, dando “tranquilidade” a esses jogadores para poderem provar ou não.

A titularidade é o que pode ajudar jogadores de menos qualidade a moralizarem e a ganharem certos mecanismos que disfarcem a falta de qualidade. E isso não se alcança com a rotatividade.

Sem dúvidas que somos vitimas da rotatividade, mas não da rotatividade “normal”.
O problema não é mudar o 11 constantemente, o problema é os jogadores que jogam não se conseguirem fixar numa posição.

O Moutinho é trinco, médio direito/esquerdo ou nº 10 ?
O Martins/Nani são médios direitos/esquerdos ou nº10 ?
O Tello é defesa ou médio esquerdo ?
O Caneira é defesa esquerdo ou direito ?
O Paredes é trinco ou médio-direito ?
O Veloso é trinco ou defesa central ?

Esta indefinição de posições está a matar o futebol do Sporting, chegámos ao ridiculo de ver jogadores do Sporting a chocarem uns contra os outros no jogo de sexta.
Acorda PB

Pois que para mim a maior falha de Paulo Bento nem se chama rotatividade. Chama-se mesmo Custódio. Começa aqui a minha implicação com o treinador, andando já num esforço sobre-humano para não desatar a insultar gratuitamente o treinador do Sporting sempre que vejo o Custódio no onze inicial. A rotatividade até compreendo, mas o Custódio não.

A lógica da rotatividade assenta na tentativa de manter os jogadores constantemente motivados, sempre na expectativa de poderem ser chamados para ajudar a equipa. Tem, como é óbvio, alguns problemas, como a tal dificuldade nos automatismos, mas é também verdade que só rodam os jogadores que não têm tido um rendimento mais constante (fora o Custódio) ou aqueles de quem se espera mais (como o Liedson). Assim que um jogador realmente agarra a oportunidade, fica no onze habitual. É o caso de Tello, que entrou na equipa fruto da tal rotatividade.

Os maiores problemas de Paulo Bento este ano são dois: a má época de Liedson e o mau reforço da equipa. Liedson era o jogador que nos colocava a ganhar, retirando da cartola jogadas que o definiam como um jogador muito acima da média. Este ano não tem sido assim, mostrando até alguma apatia em determinados jogos. Somado a esse problema, o facto de não terem chegado ao plantel alternativas válidas para a sua posição. Ao contrário do ano passado, em que o regresso de Carlos Freitas coincidiu com a chegada de Abel e Caneira, reforços verdadeiros para Paulo Bento, este ano Paulo Bento pouco ou nada terá a agradecer ao amigo Freitas: não há um único reforço trazido por este que tenha mostrado ser uma mais-valia até ao momento, ficando a ideia de que a equipa piorou em relação ao ano passado. Ao contrário do que seria de esperar, já se anseia pela reabertura de mercado para corrigir o que vai mal no plantel.

Mas ainda não me juntei aos que já pedem a cabeça do treinador, deixando de acreditar nas suas capacidades. Paulo Bento ainda me merece algum crédito. Gostei de ver o Sporting destemido em qualquer campo, abandonando uma postura algo reverente que cheguei a ver com diversos treinadores. Foi por exemplo bonito ver os miúdos na Alemanha a jogarem de igual para igual com o poderoso Bayern. Dirão que é um jogo. Respondo que é uma mentalidade.

Olho para Paulo Bento como um talento em ascensão. Consigo desculpar-lhe alguns erros, como desculpo os de um miúdo que veio das camadas jovens. Tenho é de notar-lhe evolução com o passar do tempo. E é neste ponto que ainda não tenho uma opinião formada, preferindo aguardar mais algum tempo. Desde já, aguardar até amanhã, altura em que jogaremos um jogo decisivo para o resto da época. Se por acaso perdêssemos, o Paulo Bento dificilmente se livraria de levar com um carimbo de mais do mesmo, por muito cruel que isso pudesse parecer. É realmente um jogo apenas, mas é um jogo que vem na sequência na pior das derrotas que podemos sofrer, deixando desde logo um espaço de manobra muito curto para a equipa e para o treinador. E é em situações como esta que se coloca à prova a capacidade de um treinador, para o bem ou para o mal. Cá estarei para avaliar, sempre na expectativa de que consigamos dar a volta por cima. Se o Custódio não jogar, temos logo uma vantagem inicial.

A rotatividade existe esta época devido às competições múltiplas onde o Sporting está inserido.

Quais competições múltiplas Jardas?

O Sporting jogou até agora na Champions e Liga. Só. Já tivemos inclusive uma interrupção de 2 semanas neste campeonato da treta.

Lá fora já jogaram para taças, taças da liga, campeonatos ao fim de semana e meio da semana, e não abdicam dos principais jogadores nem se poem a mudar a equipa todas as semanas.

Além disso a questão não é só a rotatividade: são algumas opções incompreensíveis. Vale a pena tirar um jogador de futebol para colocar um bidon? Não me parece, por mais rotativo que isso seja.

Mas ainda não me juntei aos que já pedem a cabeça do treinador, deixando de acreditar nas suas capacidades. Paulo Bento ainda me merece algum crédito.

Calma, ninguém está a pedir a cabeça do treinador. O que se pede é um treinador com cabeça. Ele que a active novamente.

Fiquei abismado e aplaudo a tua análise.
Só te falta pedires essa sim mais do que justificada cabeça do gestor de activos de alto rendimento para eu fazer vénias de admiração e surpresa :slight_smile: