Tintos entre 14 e 18°.
Depois é usar o bom senso. Se estiver muito calor serve-se um pouco mais frio pois rapidamente a temperatura do vinho subirá. Se estiver mais frio, serve-se perto dos 16-18° pois a temperatura do vinho irá manter-se estável por mais tempo.
E a quantidade de empregados que ainda teimam que “tinto é para servir à temperatura ambiente, mas se o senhor gosta mais frio, tudo bem”.
Uma vez passei-me com um (eu estava meio atravessado nesse dia), e perguntei-lhe onde é que ele tinha aprendido isso. “Toda a gente sabe. Branco é gelado, e tinto é à temperatura ambiente”, foi a resposta dele. Mandei-o googlar cursos de vinho…
Não consigo perceber também, as na verdade a mim não me sabe beber vinho tinto “fresco”. Quando quero um vinho fresco bebo branco seja maduro ou verde e esse sim sempre a “estalar”.
O vinho tinto é demasiado encorpado (no meu paladar claro) para beber “fresco”.
A questão não é beber fresco. É beber à temperatura de serviço. Um tinto encorpado revela as suas melhores características entre os 16º e os 18º. Se for um tinto jovem, mais frutado, entre os 14º e os 16º. Num restaurante, nesta altura do ano, a temperatura ambiente são 25ºc. É impossível apreciar um tinto a essa temperatura, só se sente o álcool.
Tintos normalmente num range 17-20o
Brancos pode ir 8 a 11/12 por exemplo.
Há brancos que gosto de beber a 12 de maneira a sentir notas que gelado por exemplo não se nota