Vinhos preferidos

Em novos. Deixa passar 4/5 anos.

Ainda há 2 fins de semana voltei ao Reserva Arinto 2015… e não, aquilo enjoa-me imenso. E atenção que é das minhas regiões preferidas , simplesmente é um estilo a que não consigo aderir. Já um Luis Pato Vinhas Velhas 2015, aí sim.

A propósito, recomendo o S. Domingos Arinto Reserva 2019.
Muito fresco e elegante e com bom potencial de guarda.

1 Curtiu

Maria Gomes (Fernão Pires) sim, Cerceal nem tanto. Isto, falado exclusivamente nos meus gostos. Chardonnay… Pah, sou muito conservador nessas coisas! Tudo no seu lugar.

A Fernão Pires, a título de curiosidade, é muito consumida em minha casa como uva de mesa, apesar da sua qualidade para fazer vinhos.

Engraçado, bebi o Arinto 16 há pouco tempo e estava com a madeira bem integrada, daí ter feito aquele comentário.

Tal como o Quinta Poço do Lobo de '17, que só agora começa a perder o fulgor da madeira nova e revelar-se um ótimo arinto.

Atenção, eu também não sou grande adepto das castas estrangeiras cá (cada macaco no seu galho), pois raros são os casos em que não descaracterizam por completo o perfil de terroir local. A não ser que sejam usadas com parcimónia para corrigir/ melhorar alguns aspetos do vinho, quando misturadas em pequena quantidade.

Referi a Chardonnay por isso mesmo, porque ela tem sido fundamental para “temperar” os espumantes bairradinos e elevar a sua qualidade - nenhuma casta consegue fazer a espuma que a Chardonnay faz.

Ah, e já agora uma correção ao meu post anterior, a casta da Bairrada é a Cercial e não a Cerceal! A Cerceal é do Dão.

Tinha ideia de que eram a mesma casta, com nomes diferentes… E sim, mais do Dão. Mas também há disso por aqui pela Bairrada, em quantidades quase residuais.

1 Curtiu

Sobre o tema:

2 Curtiram

Chardonnay é uma grande casta internacional, daí a sua grande utilização. Que poderá em parte descaracterizar o terroir, é possível, mas terroir não se limita à casta utilizada, caso contrário limitava se alvarinho a Monção e Melgaço, loureiro vale do lima, antão Vaz à Vidigueira, arinto a bucelas etc.
Em algumas situações Chardonnay é bem interessante na potencialização de espumantes como referiram anteriormente dada a sua versatilidade

https://visao.sapo.pt/visaose7e/comer-e-beber/2022-03-18-tintos-e-brancos-17-bons-vinhos-ate-e10-para-encher-a-garrafeira/?amp

Se encontrarem disto à venda, comprem.

Um Palhete que é autêntica poesia de fruta vermelha, fresco, com um final bem persistente e doce.

Numa casa que é muito falada pelos brancos (que tenho por ali a repousar para provar futuramente), este rótulo proporcionou uma estreia que me deixa muita, muita curiosidade por experimentar as restantes referências.

No meu caso, acompanhou sushi.

5 Curtiram

Isso também deve ser top chucha para uma grelhada no jardim, seja peixe ou carne, ou mesmo para um belo leitão, não?

Para peixes sim, carnes também é capaz de fazer boa figura com um franguinho…agora mais gorduroso que isso, já não me arrisco a dizer, só provando…

Isso parece muito interessante, compraste onde? Eu ando atrás deste há muito tempo mas anda sempre esgotado ( Fernão pires e trincadeira)

na passada 4a fºa provei isto… bonzinho

2 Curtiram

Comprei no armazém que distribui os vinhos deles aqui no Algarve.

Mas já vi em algumas garrafeiras online como a Wineclick (já comprei lá vinho e correu tudo de forma impecável) e a Outwine!

O Medieval de Ourem já bebi, comprei no Garcias (costuma ter a gama toda). Muito bom. Os Lés a Lés costumam ser excelentes!

https://th.bing.com/th/id/R.5de9dc34ea9210d807317adf156ceae0?rik=oj2vf4pWzR10UA&riu=http%3A%2F%2Fwww.garrafeiramundo.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2021%2F06%2F5372677-frente-sem-caixa-1536x1536.jpg&ehk=reMjbPTvbH64BKVVuHE11Ne8OAWFzceExHzxACpMCro%3D&risl=&pid=ImgRaw&r=0

Abri uma destas anteontem, a acompanhar uma bela grelhada de vaca. Suave mas intenso, com um toque de especiarias e ameixa.
Não sendo caro, também não é barato. Um belíssimo Douro.

4 Curtiram

Ao almoço virei 2 fitas pretas do Maçanita.

Agora ao lanche foi um polvozinho apanhado ontem + um verde caseiro de Melgaço. :ok_hand:

2 Curtiram

Gosto muito desse tinto.

Já provei todos os Lés a Lés, falta-me esse. o meu maior amigo e companheiro de provas e petiscos (há 40 e tal anos) falei agora com ele e ele disse-me que o L´Eclerc em oeiras tem. próximo fim de semana não me escapa!!

Aposta ultra segura, vinho mto bem feito, sempre bom e seguro ( o de 2011 era maravilhoso…se bem que em 2011 quase todos eram bons) gosto bastante